Dicas para deixar um apartamento alugado com a sua cara

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

decorar apartamento alugado

Como decorar apartamento alugado? Sempre que decoramos o imóvel em que moramos, a ideia é deixá-lo com a nossa cara e adaptá-lo ao nosso estilo de vida.

Só que quando vamos decorar um apartamento alugado, nem sempre as mudanças que queremos fazer são parte dos móveis e dos objetos de decoração. Na realidade, elas fazem parte de itens que já estão instalados e que são da estrutura do imóvel.

Portanto, como fazer para colocar nossa própria marca neste apartamento?

Mas, como decorar um apartamento alugado?

Na realidade quando entramos em um novo imóvel, não nos não importa quantas pessoas viveram lá antes de nós. Tampouco quantas pessoas viverão depois que sairmos, o que importa é que agora ele é nosso e, por isso, precisa refletir o nosso estilo.

Embora seja uma verdade que é preciso respeitar certos limites de alterações para que não quebremos regras de aluguel. Ainda assim, há muitas coisas que podemos fazer para criar um espaço que para chamar de nosso.

Algumas alterações em acabamentos parecem ser insignificantes, mas fazem muita diferença depois de efetuadas.

Algumas dicas a seguir envolvem troca de equipamentos, portanto, guarde os existentes para voltar a situação original ao entregar o imóvel.

Ou ainda, você pode obter uma autorização do locador a cada mudança significativa pretendida. Muitos locadores concordam com alterações que valorizem seu imóvel e não tenham custo para eles.

Dicas simples para fazer um apartamento alugado refletir seu estilo pessoal
Altere equipamentos funcionais

Uma torneira de design diferenciado em um lavabo pode fazer toda a diferença.

Apesar de parecer sutil, uma maneira fácil de fazer uma grande diferença é mudar os equipamentos fixos das peças. E isso não precisa se limitar ao itens que você levará junto ao devolver o imóvel.

Por exemplo, troque maçanetas, fechaduras, dobradiças aparentes, torneiras, espelhos (tampas) de tomadas e interruptores. Mas, faça isso somente se os existentes forem ultrapassados, não se adequarem ao seu estilo, ou não sejam de seu agrado.

Embora pareça um detalhe pequeno, os equipamentos funcionais ajudam a definir o tom de um ambiente. Assim, substituir algo padrão por algo especial faz uma diferença enorme.

Lembrando mais uma vez, que você precisa guardar os originais com cuidado para poder trocá-los de volta quando sair. Isso se você não tiver a anuência do locador.

Substitua as luminárias

Muitos apartamentos de aluguel têm em seu acabamento luminárias padrão, comuns, ou até apenas o soquete pendurado pelos fios.

A iluminação de uma peça é um item muito importante. Portanto você deve trocá-la, se você quiser deixar o apartamento mais aconchegante, e o melhor é fazê-lo antes de se mudar.

Portanto, substitua as luminárias por algo elegante e especial que se adapte ao seu gosto e sua decoração.

Novamente vale o lembrete de informar o proprietário ou guardar os acessórios retirados para que você possa colocá-los de volta quando sair.

decoração criativa de apartamento alugado

Não deixe apenas persianas nas janelas

Um dos itens mais impessoal e que denuncia que o apartamento foi alugado é ter apenas persianas nas janelas. Portanto, se o apê que você alugou não tem cortinas ou acabamentos nas janelas, mas apenas as persianas, providencie um tratamento adequado para elas.

Um cortina, principalmente, é um equipamento imprescindível em qualquer janela para dar acabamento.

Utilize prateleiras flutuantes

Uma prateleira flutuante é uma maneira fácil de criar interesse visual em uma parede nua. Além disso, ela aumenta o espaço de armazenamento sem a utilização de armários embutidos.

Coloque prateleiras flutuantes sobre uma cama ou um sofá e preencha-as com seus itens pessoais. Por exemplo, use fotos, artesanatos trazidos de viagens e outros objetos pessoais ou heranças de família.

Use papel de parede removível

Isso mesmo, existem muitos papéis de paredes que depois de removidos não deixam nenhuma marca na parede em que estavam instalados.

A cola do papel de parede tradicional é reconhecida por ser muito difícil de remover sem danificar a parede. Mas os papéis removíveis são rápidos e fáceis de instalar e retirar.

Se o apartamento tem uma parede feia, danificada, ou que o deixa sem graça, considere a instalação de papel de parede nele.

Por exemplo, um hall de entrada com papel de parede, ou um lavabo com uma parede de destaque ficam muito marcantes. As possibilidades são infinitas com este truque de decoração.

Cubra as paredes

Uma parede vazia é uma oportunidade perdida de imprimir sua personalidade a um ambiente. A arte ajuda a expressar sua personalidade e seu estilo. Além disso, ela também tem um enorme impacto em um espaço.

Objetos de arte de pendurar são obrigatórios em qualquer peça, principalmente na sala de estar. É melhor ter que preencher alguns buracos de pregos quando você se mudar do que nunca instalar nada nas paredes.

E se você acredita que o locador pode se incomodar com isso, há alternativas para pendurar quadros sem danificar as paredes, como as que ensinamos no texto “Como pendurar quadros sem fazer furos nas paredes? Selecionamos 5 dicas ótimas”.

Conclusão

Enfim, há muitas coisas que você pode fazer para modificar a frieza de um apartamento alugado.

Muitas pessoas não têm criatividade quando moram de aluguel. Elas acreditam que, como suas opções são limitadas, dessa forma, elas não podem criar o tipo de casa que realmente desejam morar.

Entretanto, mesmo que você não possa substituir os pisos ou derrubar as paredes, você ainda pode ter a casa dos seus sonhos morando de aluguel.

Pinte as paredes, coloque tapetes, objetos bonitos e tente algumas das dicas acima. Assim, você poderá ter uma surpresa com o tipo de espaço bonito que você você mesmo criou.

Enfim, você pode ainda não ter comprado seu próprio apê. Mas nem por isso precisa ficar morando em um espaço impessoal. Ainda mais, agora descobriu que decorar um apartamento alugado não é tão difícil assim.


Leia também:
Maneiras fáceis e baratas de deixar um apartamento mais silencioso
O que você deve saber antes de alugar apartamento
Confira 5 dicas para não errar no momento de comprar casa
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I
Tipos de apartamentos: como decorá-los
Erros ao decorar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *