O que é o estilo Urban Jungle?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Urban Jungle Sala de Estar

Se você adora passar o dia cercado de plantas, mas não mora em um local onde possa estar em contato direto com a natureza, então o estilo Urban Jungle foi feito para você.

Portanto, se você está projetando ou reformando sua casa ou apartamento, talvez seja um bom momento para pensar nisso. Os ambientes fechados repletos de plantas ainda são poucos, mas são verdadeiramente únicos e em crescimento.

Então, você pode estar se perguntando o que há de tão especial na selva urbana no design de interiores? Descubra a seguir e confira as cores características do estilo Urban Jungle. Dessa forma, inspire-se e crie um interior cheio de padrões de plantas exóticas.

Estilo de decorar Urban Jungle

Segundo vários estudos, a saúde mental ganha um grande impulso mesmo quando passamos apenas 30 minutos por dia em contato com a natureza. Assim, a “terapia na floresta” e as caminhadas na natureza estão sendo incluídas nos planos de saúde mental como forma de reduzir os níveis de estresse, diminuir a pressão arterial e acalmar a mente.

Mas, embora muitas pessoas tentem fazer com que atividades ao ar livre regulares aconteçam em suas vidas, nem sempre isso é possível todos os dias. Portanto, se você não pode ir ao encontro da natureza, o que acha de trazê-la até você?

Então, mais do que adotar uma terapia para a mente e a alma, recorra à natureza também para decorar os espaços internos da sua casa. Escolher plantas por sua explosão de verde vibrante, assim como formas decorativas puras e texturas variadas podem funcionar muito bem com outros itens naturais. Por exemplo, prateleiras e mesas de madeira, sofás e poltronas de couro, metais industriais com o desgaste do tempo de uso.

Portanto, saiba como trazer a natureza até você, desde o momento em que você acorda até o final do dia através do estilo Urban Jungle. Ou seja, aprenda a criar uma selva urbana dentro de sua própria casa.

Urban Jungle Plantas

Afinal, o que é o estilo Urban Jungle?

O Urban Jungle, ou selva urbana é uma maneira única de decorar interiores. Ou seja, refere-se diretamente a temas florais e exóticos. Assim, ele se caracteriza por conter muitos itens não só em forma de plantas vivas, mas também com texturas que remetem à natureza. Portanto, seja em almofadas, cobertores e paredes, entre outros detalhes, a selva está presente.

O estilo de selva urbana está se tornando muito popular recentemente justamente por essa tentativa de retorno à natureza. Ele está sendo aceito com tanto entusiasmo que aparece não só nos interiores das casas, mas também nos cafés e restaurantes. Ainda mais nas grandes cidades, por causa de sua atmosfera única e que destoa do cinza do concreto.

Assim, os interiores das cidades estão ficando mais verdes. A tendência da selva urbana começou lenta e sem alardes, mas está se destacando. Não importa o estilo de decoração, as plantas e a lembrança delas sempre são bem-vindas nas nossas casas.

Qual é a paleta de cores do Urban Jungle?

O estilo selva urbana usa muitos tons e versões de verde, desde um tom muito claro a uma cor verde musgo profundo e texturas variadas. Seu objetivo é criar uma selva, assim como o nome indica, portanto suas cores remetem às plantas, principalmente as exóticas, como cactos, palmeiras e trepadeiras.

E esses temas não incluem apenas cores, mas também estampas e texturas. É principalmente sobre as texturas que aparecem nas almofadas em locais destinados ao relaxamento. Por exemplo, estampas de monstera (Costela de Adão), assim como palmeiras e cactos.

Além disso, a selva urbana é muito mais rica do que somente o verde, usa outras cores também. Assim, o verde da natureza se completa principalmente com branco, bege, marrom, cinza e amarelo.

No entanto, isso não significa que você não pode projetar um interior de selva urbana usando outras cores. Tons de azul, em especial os brilhantes, também complementam perfeitamente o estilo de vegetação exuberante.

Urban Jungle Sala

O estilo Urban Jungle combina com qualquer peça da casa?

Nada se opõe ao uso do estilo selva urbana em qualquer ambiente de interior, e isso não depende de ser uma casa ou um apartamento. Assim, o que importa é que você queira usar esse estilo.

Os interiores mais amplos e espaçosos têm mais potencial. Dessa forma, você pode usar muitas plantas que parecem únicas e criam um oásis de paz junto à natureza. Mas isso não significa que você não possa planejar um canto de selva urbana em um pequeno espaço. A diferença é que, nesse caso, você terá que minimizar o volume e a variedade de plantas. Por exemplo, uma Costela de Adão grande ou uma palmeira pode ser suficiente se você ainda adicionar objetos de decoração com padrões e texturas exóticos.

O Urban Jungle é tão popular que muitas vezes é usado em corredores ou em jardins de condomínios. Assim, é uma solução moderna muito usada por pessoas mais jovens que nunca tiveram oportunidade de viver na natureza.

Planeje paredes criativas

Se você não tem espaço suficiente para muitas flores e plantas, não é um problema. Você ainda pode escolher decorações de parede no estilo da selva urbana, elas também têm um bom efeito. Mas que itens e pinturas seriam esses? Considere as seguintes ideias para se aproximar da natureza:

  • Prateleiras de madeira natural;
  • Folhas secas grandes penduradas na parede;
  • Quadros de musgo natural;
  • Um mini jardim vertical;
  • Fotos de padrão floral com palmeiras, cactos, folhas de monstera (Costela de Adão);
  • Decorações de plantas secas;
  • Objetos de de vime ou rattan;
  • Fatias de tronco de árvore;
  • Metal aparente;
  • Quadros de vidro com plantas prensadas no seu interior.

Enfim, existem muitas opções para decorar paredes com motivos de selva urbana. Dessa forma, basta escolher o que você mais gosta dentro do tema.

Além disso, você mesmo pode fazer alguns adornos e enfeites pelo método DIY (faça você mesmo). No entanto, se você não tiver boas ideias, sempre pode encontrar opções com dicas na internet. Por exemplo, um papel de parede com tema de plantas ou um mural de fotos de natureza na parede. Mas não escolha cores muito escuras para um espaço pequeno, pois elas farão com que ele pareça ainda menor.

Desenhos com motivos Urban Jungle também são uma boa opção para decorar um peitoril de janela ou uma sacada. Nesse caso, há apenas uma boa regra para o sucesso, use o máximo de plantas que puder. Assim como, você também pode usar outros acessórios, como uma casinha de madeira com um vaso com um cacto ou uma hera.

Assim, em um projeto de Urban Jungle, para obter o efeito desejado, escolha diferentes espécies de plantas. Por exemplo, use dracena, antúrio, begônia, cróton, planta aranha, aranha, cheflera, pothos, jiboia, zamioculca, entre outras.

Urban Jungle

Conclusão

O estilo Urban Jungle ou de selva urbana não é apenas design de interiores com plantas, embora em grande parte seja isso. Mas na verdade compreende temas que remetem à selva e vida na natureza. Dê vida aos cantos e espaços perdidos com plantas em vasos. Se não houver luminosidade suficiente para plantas vivas, considere usar plantas artificiais.

Então, nem sempre você vai precisar de muitas modificações para remodelar completamente o interior e de grandes espaços. Para começar, tudo o que você precisa é de um ou vários cobertores verdes ou almofadas com padrão floral. Além disso, você também pode escolher móveis verdes, mas essa é uma solução mais ousada.

Inclua uma variedade de plantas resistentes e de baixa manutenção para facilitar sua vida. Por exemplo, os lírios da paz são exuberantes, são difíceis de matar e suas folhas murchas lembram a rega de outras plantas. Distribua folhas individuais em centros de mesa, a Costela-de-Adão é excelente para isso e dura muito na água.

Natureza dentro de casa exige dedicação

Mas o essencial que é que você cuide de suas plantas, o ato de dedicação de limpar as folhas exuberantes de uma planta faz maravilhas para acalmar a mente e alimentar a alma.

As plantas não pedem nada de você, mas recompensam dez vezes mais com folhas exuberantes e brilhantes quando você cuida bem delas. Há poucas coisas mais empolgantes do que observar uma nova folha se formando.

Escolha bem suas plantas, selecione formas que signifiquem alguma coisa para você e que você sinta que se adequam esteticamente ao seu espaço.

Além disso, prepare-se para alguns erros. Porque, na medida em que você coleta mais plantas, sua rotina de manutenção da selva se tornará mais consistente, mas em compensação colherá grandes recompensas.

Urban Jungle Parede


Leia também:
O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar
O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração
Como cultivar samambaias dentro de casa
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *