O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração

O estilo de decoração Bauhaus é um termo que descreve projetos arquitetônicos, móveis, objetos, artes gráficas e interiores criados como resultado do influente movimento de design e arquitetura do início do século 20 e que carrega o nome da escola alemã fundada pelo arquiteto Walter Gropius.

O que é Bauhaus?

Antes do minimalismo ser uma tendência e mais ou menos na mesma época do aparecimento da Art Déco, surgiu então um estilo vanguardista, inovador, moderno e elegante. Esse estilo foi o Bauhaus, com uma abordagem de design que ficou enraizada na história e que ainda hoje é relevante.

Exterior de casa bauhaus

Conforme escrevemos acima, a Bauhaus foi uma escola de arte fundada pelo arquiteto Walter Gropius na Alemanha no ano de 1919 e que ganhou fama muito rapidamente. Ele usou como base as ideias do arquiteto norte-americano Louis Sullivan, de que a forma sempre segue a função. O que isso significa, exatamente? É o que veremos a seguir.

O objetivo de Gropius era reunir a arquitetura, o design de interiores, o artesanato e materiais têxteis, colocando-os no mesmo nível das belas-artes, unindo assim criatividade e manufatura moderna para criar uma nova forma radical de design e arquitetura na reconstrução da sociedade pós-Primeira Guerra Mundial.

Infelizmente essa escola existiu por apenas 14 anos, antes de ser fechada pelos nazistas, porém mesmo em tão pouco tempo deixou seu legado, passando a significar todo um visual ou estilo, o estilo Bauhaus.

Portanto, decoração em estilo Bauhaus é um design que representa esse movimento, reunindo móveis, objetos de decoração, interiores e arquitetura com uma estética de design racional e funcional que assume uma função minimalista, em que menos é mais.

Abrangência do estilo

Com o foco em confundir as linhas de design entre disciplinadas e usar técnicas de artes e ofícios em um mundo cada vez mais industrializado e produzido em massa, o design da Bauhaus incluiu, além de móveis, objetos domésticos, tipografia, arte gráfica, até edifícios e inúmeros projetos de casas.

O conceito Bauhaus evoluiu para ser um estilo internacional quando Gropius, Ludwig Mies van der Rohe e outros membros proeminentes do movimento emigraram para os Estados Unidos na década de 1930 e influenciaram o desenvolvimento do modernismo nas décadas de 1950 e 60. Antes de se radicar nos EUA, Gropius deixou a Alemanha fugindo do nazismo e foi para a Inglaterra, depois para a Itália.

A arquitetura, assim como o design da Bauhaus tiveram um impacto duradouro em gerações de designers. Um exemplo notável é o de Steve Jobs, que costumava creditar a influência da simplicidade da cultura Bauhaus na aparência dos produtos da Apple.

Principais características da decoração em estilo Bauhaus

O design do estilo Bauhaus é racional, simples e funcional. Os princípios do design da Bauhaus compreendem que  forma segue a função e que menos é mais. Portanto é um estilo caracterizado pela falta de ornamentos e foco em linhas limpas que reduzem as formas aos seus elementos essenciais.

O design, a arte e a arquitetura da Bauhaus costumam apresentar formas geométricas simples, como círculos, quadrados e triângulos. Usa as cores primárias – vermelho, amarelo e azul – de uma forma ousada, mas moderada.

Também um dos princípios básicos do design da Bauhaus é a noção de “verdade para os materiais”, onde usa-se os materiais ​​em seu estado o mais natural possível e sem vernizes ou pinturas.

O estilo Bauhaus valoriza materiais como vidro, aço, plástico e madeira compensada. Esses materiais simples e baratos permitiram que os projetos da Bauhaus fossem facilmente produzidos em massa e acessíveis a um grande número de pessoas.

Como a Bauhaus se transformou em coisas que podemos ter em nossas casas?

Pelo seu conceito, a escola Bauhaus teve um grande impacto no design de interiores e na mobília moderna. Como o estilo Bauhaus trata de reduzir as coisas aos seus elementos básicos, tornou-se sinônimo de espaços limpos e reduzidos e formas simplificadas.

Foi esse conceito que abriu o caminho para o minimalismo, influenciando tudo. Desde uma sala de estar em plano aberto e cozinhas equipadas, até cadeiras dobráveis ​​e móveis específicos. Conforme relatamos acima, até mesmo nossos iPhones e iPads incorporaram esse conceito.

Como os projetos também eram simples, então eles eram repetidos e feitos com mais eficiência usando técnicas industriais e de produção em massa. Portanto, a Bauhaus realmente revolucionou o design, tornando-o mais democrático e acessível a todos.

Móveis e decoração em estilo Bauhaus

Os móveis de estilo Bauhaus têm uma aparência aerodinâmica e uma elegância atemporal que é fácil de incorporar aos interiores de hoje. Os móveis e objetos de decoração Bauhaus funcionam muito bem em interiores minimalistas. Isso porque sua impressionante simplicidade faz a maior parte do trabalho de definir o estilo de design de uma sala.

Os designs da Bauhaus também são suficientemente simplificados para funcionarem em interiores mais ecléticos e combinam bem com interiores em estilo vintage, antigos ou contemporâneos, para assim criar uma aparência atemporal.

Muitos designs de estilo Bauhaus se tornaram peças icônicas de móveis que ainda são reproduzidos e amplamente fabricadas nos dias atuais. Alguns clássicos notáveis ​​da Bauhaus incluem a Cadeira Barcelona, projetada por Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich em 1929.

Cadeira Barcelona, de Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich

Outra cadeira icônica de metal foi a Cesca, projetada pelo arquiteto e designer de móveis Marcel Breuer em 1928, ou a sua cadeira Wassily, que foi inspirada na estrutura de metal tubular de uma bicicleta e parece tão atual quanto em 1925, quando ele a projetou pela primeira vez.

Cadeira Cesca, de Marcel Breuer

Cadeira Wassily, de Marcel Breuer

Você certamente já viu essas cadeiras em inúmeros ambientes, não é mesmo?

Outra maneira de incorporar um pouco do estilo Bauhaus a um ambiente é destacar cores primárias, como pintar uma porta ou parede em vermelho, amarelo ou azul. Cartazes vintage emoldurados ou reproduções da Bauhaus são uma forma popular de incorporar um pouco de estilo vintage e, assim, mostrar os gráficos geométricos atraentes e duradouros que marcaram a era.

mesa de encaixar Bauhaus

Como reconhecer os interiores da escola Bauhaus ou uma peça do design da Bauhaus?

Como o princípio básico da Bauhaus é “a forma segue a função”, então os designs foram feitos para serem funcionais, práticos, úteis e simples. Ou seja, antes de considerar a beleza, considerar a utilidade.

Desta forma, os designs da Bauhaus são definidos pela falta de ornamentos, pelo uso de linhas limpas, superfícies lisas e formas geométricas. Eles também utilizavam materiais novos e revolucionários para a época em que foram concebidos, quando a maioria dos móveis na década fabricada em madeira, como o aço tubular, vidro, madeira compensada e plástico, por exemplo.

Hoje, em termos de designs inspirados na Bauhaus, é possível observar móveis leves apoiados em pés impossivelmente finos e retos, designs multifuncionais. Além disso, esses móveis podem se adaptar a diferentes usos e tecidos com padrões de blocos, formas geométricas e toques de cores brilhantes.

Vamos então ver mais exemplos de ambientes com decoração Bauhaus?


Leia também:
Como acertar na decoração monocromática
14 ideias geniais para “esconder” os cabos de energia aparentes
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
O que é Japandi?
Como usar o amarelo na decoração
Como usar o verde na decoração
60 ideias de decoração em estilo Boho Chic e ainda muitas dicas para você se inspirar
Tudo o que você precisa saber sobre shiplap + 40 ideias para inspiração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *