Como cultivar antúrio

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

como cultivar antúrio

Aprenda como cultivar e cuidar do antúrio, essa flor tropical e exuberante que embeleza tanto jardins como interiores das casas.

Isso mesmo, o antúrio é uma planta que se adapta bem tanto em interiores como em exteriores. De aparência exótica com uma flor diferente e folhas grandes e brilhantes, essa linda planta se destaca em qualquer local.

Saiba tudo sobre o antúrio

Os antúrios são originários das florestas tropicais da América do Sul, Central e Caribe, onde são epífitas, crescendo nas fendas das árvores. Portanto, se você replicar esse ambiente, fornecendo à ela calor, luz forte filtrada e muita umidade é provável que consiga que floresça o ano todo.

Seu nome é derivado de duas palavras gregas, anthos e ouras, que significa flor de cauda.

Uma parte da “flor” do antúrio, em formato de coração, é na verdade uma bráctea, ou seja, folha de cores vivas que atrai insetos na natureza. Na verdade, a flor é apenas o espádice central, formado por muitas flores minúsculas.

As florações acontecem ao longo de todo o ano e duram entre seis a oito semanas, podendo haver um intervalo de até três meses entre elas. Mas cultivar antúrio também exige paciência, porque seu crescimento é de lento a moderado.

Existem mais de 1.000 variedades de antúrio no mundo, mas no Brasil a variedade mais comum é o Anthurium andreanum, que tem folhas em forma de coração e flores brilhantes em uma variedade de cores.

As flores (espádice central) em geral são vermelhas, rosas ou brancas, embora você também possa encontrar tons de verde, amarelo, bordô, lilás e até flores bicolores e manchadas.

Os antúrios quando ingeridos são tóxicos para humanos e animais de estimação, portanto devem ser manuseados com cuidado e, de preferência, com luvas.

Em geral, com os cuidados certos, o antúrio vive cerca de 5 anos dentro de casa, mas se você propagá-lo pode cultivar antúrios saudáveis por tempo indeterminado.

Como plantar e cultivar o antúrio

Como você já sabe, os antúrios são nativos das florestas tropicais, então isso já dá muitas pistas sobre seus cuidados.

Eles prosperam e se desenvolvem bem em um ambiente quente, bem iluminado sem sol a pleno e com muita umidade. Por exemplo, um banheiro, um jardim de inverno, um estufa ou uma janela com luz filtrada são perfeitos para ele.

Nos meses mais frios e com plantas aclimatadas o antúrio até tolera bem sol a pleno, mas se as temperaturas caírem muito, a planta sofrerá.

Solo

Os antúrios cultivados em vasos preferem uma mistura de envasamento rica, mas bem drenada, que deve ser mantida úmida, mas não encharcada. A mistura de vasos para orquídeas, com um pouco de areia e turfa misturados, é a ideal.

Ao plantar diretamente no jardim, escolha um local bem drenado.

antúrio na natureza

Rega

O solo deve ser mantido úmido, nunca deve secar completamente e também não pode ser permanentemente encharcado.

Uma boa opção é simular seu habitat natural, para isso, coloque o vaso dentro de uma bandeja com pedras ou cascalho e água. Dessa forma, quando você regá-lo a água vai drenar para ela e ajudar a manter os níveis de umidade mais altos ao redor da planta.

Mas sempre deixe a superfície do solo secar ao toque antes de regar novamente. Dentro de casa, a rega pode ser feita uma vez por semana, em jardins, em dias quentes e com pouca chuva, pode ser a cada dois ou três dias.

Temperatura e umidade

Como os antúrios são plantas tropicais nativas, então replicar essas condições lhe dará maiores chances de sucesso. Portanto, o ideal é mantê-los com a umidade alta e temperaturas acima de 18ºC, tanto em jardins como dentro de casa.

Além disso, em locais de clima seco, borrife a planta de dentro de casa diariamente para manter os níveis de umidade altos. Você também pode usar um umidificador durante os meses secos.

Quando cultivada em jardim, procure o local mais úmido e com menos luz solar direta, de preferência protegido por árvores.

Fertilizante

É recomendável o uso de fertilizante líquido durante todo o período de crescimento do antúrio. Use um fertilizante com alto teor de fósforo nas plantas uma vez por semana, mas sem exagero. O fertilizante rico em fósforo estimulará a floração do antúrio.

Poda

Quando um antúrio tem folhas mortas ou murchas, ele usa sua energia na tentativa de reviver essas folhas. Portanto, você pode ajudar sua planta a concentrar sua energia na criação de novas folhas e flores, removendo as folhas que escurecerem.

Se elas não forem fáceis de arrancar, então use podadores para apará-las. Além disso, remova as flores desbotadas cortando-as na base. Você deve deixar as flores desbotadas por mais tempo apenas se quiser que a planta produza sementes para replantar.

Por fim, corte as folhas ou brotos errantes que fazem a planta parecer desequilibrada.

antúrio com flor vermelha

Propagação através de estacas

Os antúrios “avisam” que estão prontos para se propagar criando raízes aéreas. Essas raízes são carnudas, parecendo quase nodosas ou tuberosas e começarão a se projetar de um caule acima da linha do solo no vaso.

Isso pode acontecer em qualquer estação do ano. Sendo assim, a propagação é uma boa ideia para as plantas que pararam de florescer ou diminuíram a frequência de floração.

Você pode propagar para cultivar um novo antúrio a partir de estacas de raízes aéreas ou estacas de caule.

Para isso use um vaso com solo rico e bem drenado e uma faca ou podador esterilizado. Então, corte as raízes aéreas ou um caule de, pelo menos, 15 centímetros de comprimento e com dois a três conjuntos de folhas.

Para aumentar a chance de o sucesso você pode usar hormônio de enraizamento, nesse caso, mergulhe a extremidade cortada no hormônio de enraizamento por um ou dois dias.

Então, plante a extremidade cortada do caule ou a raiz aérea no vaso. Em seguida, regue bem o solo e mantenha-o sempre úmido. Coloque o vaso em um local quente, mas com luz indireta. Em cerca de de 4 a 6 semanas você deverá observar o crescimento.

Propagação através de sementes

Você também pode cultivar o antúrio a partir de sementes, mas pode levar até quatro anos para ele florescer. Se mesmo assim você quiser experimentar, então coloque vermiculita úmida em um vaso e pressione levemente a semente sobre ela, a cerca de 3 centímetros de altura.

Para acelerar a germinação, cubra com plástico transparente e coloque o vaso perto de uma janela, mas não sob luz direta. Se formar água no plástico, então abra um lado e deixe entrar um pouco de ar, pois a planta precisa respirar.

Então, quando você perceber a germinação, retire o plástico totalmente.

como cultivar antúrio - vaso

Reenvasamento

Quando o antúrio começar a desenvolver muitas raízes aéreas, isso significa que suas raízes tomaram conta do vaso e é hora de replantá-lo em um vaso maior. Em geral, isso acontece a cada dois anos ou mais.

Se o antúrio estiver como excesso de raízes internas, tomando conta de todo o vaso, você pode usar a técnica que ensinamos no texto “Poda de raízes, o que fazer quando as raízes tomam conta do vaso?”.

Para replantar o antúrio, preencha um vaso maior com a mesma mistura do primeiro plantio que você fez e, em seguida, coloque a planta sobre o solo e complete até o nível em que a planta estava em seu vaso antigo.

À medida que novas raízes aéreas se formarem acima do solo nas semanas seguintes, então cubra-as colocando a mesma mistura de envasamento ao redor delas.

Doenças e pragas comuns

Os antúrios estão sujeitos às mesmas pragas que costumam afetar a maioria das plantas domésticas, como cochonilhas, ácaros, moscas-brancas.

Pulgões também podem atacá-los e deixam as folhas manchadas distorcidas ao longo do tempo. Se houver formigas fazendo rastro até seu antúrio, então isso é um indício que está infestado de pulgões. Isso acontece porque as formigas se alimentam do resíduo pegajoso dos pulgões.

Folhas com pontilhado amarelo podem ser ácaros e cochonilhas, que costumam de brotos novos. Dessa forma, se você não combatê-los, os brotos vão murchar, a planta deixará de produzir novos brotos e os que nascerem morrerão.

Para combater esse tipo de praga, você pode usar jatos fortes de água. Assim como, você pode usar um spray de água com sabão ou óleo mineral.

Folhas amareladas

Muita luz solar direta pode deixar as folhas do antúrio amarelas, assim como, pontas descoloridas e marrons também indicam que ela está recebendo muita luz.

Portanto, se isso estiver acontecendo, retire a planta da luz solar direta.

Como fazer para o antúrio florescer

Quem se propõe a cultivar antúrio certamente o faz pelas suas lindas flores exóticas.

Como já explicamos, os antúrios são exigentes tanto em relação ao clima como ao solo, mas, suas flores de beleza única fazem com que valha o esforço.

As flores podem durar seis semanas, assim como retornarem a cada poucos meses. No entanto, se se sua planta tiver solo encharcado, iluminação insuficiente ou estiver muito enraizada ela não floresce.

Portanto, para fazer esta planta florescer, além de manter a umidade alta, você precisa alimentá-la semanalmente com com um fertilizante com alto teor de fósforo e provê-la de uma boa iluminação. Mas lembre-se, iluminação sem ser sol direto à pleno.


Leia também:
Como cultivar lavanda em vaso
Simbolismos da flor do antúrio
Como plantar e como cuidar da planta-aranha
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *