Como cultivar pitaya

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

cultivar pitaya

Aprenda a cultivar pitaya em vaso ou diretamente no jardim. Você já viu uma fruta rosa exótica de aparência estranha no mercado? Então, essa é a pitaya.

Assim, não só a fruta é exótica, como também o cacto que produz essa fruta. Então, vamos conhecê-la e a aprender a cultivar pitaya em vaso ou no seu jardim?

A pitaya, também chamada de fruta do dragão ou pitaia, não é apenas uma planta de casa exótica atraente e de crescimento rápido, mas também produz um fruto comestível colorido e delicioso.

Pitaia significa “fruta escamosa” e ela é conhecida como fruta do dragão ou fruta-dragão pela sua aparência. Ela é nativa da América Central e México. Na verdade, essa fruta é gerada por vários cactos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. Dessa forma, um desses gêneros vem sendo cultivado no Brasil, em Israel e na China.

Você pode cultivar a pitaya dentro de casa?

Assim, você pode cultivar a planta da pitaya da espécie Hylocereus undatus dentro de casa se sua casa tiver um local com muita luz solar. Por exemplo, uma marquise, uma janela grande, ou um uma sacada onde ela receba de seis a oito horas de luz solar.

No entanto, para fazer um cacto de pitaya de interior dar frutos isso pode exigir polinização manual, um trabalho que ao ar livre é feito por mariposas, morcegos e abelhas. Posteriormente, nesse texto vamos ensinar a fazer isso.

Se você conseguir produzir a fruta, então espere até que ela esteja rosa brilhante para obter o sabor ideal e torça ou corte a fruta do seu talo.

Como é a planta da pitaya

A pitaya se comporta como uma trepadeira, com raízes aéreas emergindo de seus galhos e se prendendo a objetos. Portanto ela precisa de suporte para crescer na vertical, você pode usar uma treliça ou estacas para isso. Mas, tenha certeza de que seja resistente e forte o suficiente para suportar os galhos, ainda mais se gerarem frutas. Isso porque elas podem ficar bem pesadas.

Então vamos aprender como cultivar pitaya tanto em vaso como no jardim?

Como cultivar pitaya em um vaso

A pitaya pode ser plantada em vaso desde que esse vaso tenha pelo menos 50 cm de largura. Então, escolha um vaso com pelo menos 50 cm tanto de largura como de profundidade. Além disso, escolha uma vaso pesado, como cerâmica ou terracota (barro), eles são melhores do que plástico, pois é menos provável que tombem.

Use no vaso substrato para cactos de drenagem livre e mistura para suculentas. Então, coloque no vaso um suporte para que a planta possa se agarrar ao crescer. Você pode optar também por não escorar os caules, nesse caso eles crescerão como se fosse uma planta de pendurar.

pitaya em vaso


Em seguida, cave dois ou três buracos de plantio ao redor da base do suporte, remova as mudas dos seus recipientes e solte suavemente suas raízes. Além disso, corte as raízes circulares ou emaranhadas. Por fim, posicione as plantas nos buracos, complete o substrato firmando suavemente e regue bem.

Depois disso, se você quiser que ela cresça na vertical, então pode todos os brotos laterais dos caules principais e prenda-os estrutura de suporte. Mas procure não apertar demais os laços que vão prender os caules no suporte.

Então coloque esse vaso em sol pleno e proteja de ventos fortes.

Acima de tudo, é preciso ressaltar que a pitaya é um cacto apenas no nome, pois quando se trata de solo, você precisa plantá-la em um solo rico em nutrientes, neutro a ácido. Então é por isso que deve receber uma mistura para suculentas, os solos de cactos não fornecem nutrientes suficientes.

Como cultivar pitaya no jardim

Primeiramente escolha um local com muito espaço, ensolarado com solo bem drenado. Caso o solo seja muito pobre, procure enriquecê-lo com um adubo, terra fértil, ou fertilizante.

Instale uma estrutura para suporte, você pode usar uma treliça ou estacas para isso. Então, cave buracos de plantio perto da base da estrutura de suporte, esses buracos devem ter o dobro da largura do torrão da muda que você vai plantar e a mesma profundidade. Então, remova as mudas do seu recipiente e solte suas raízes, além de cortar as raízes circulares ou emaranhadas.

Posicione os torrões nos buracos e complete com substrato, firme suavemente sem socar muito a terra e regue muito. Você pode também cobrir a base com cobertura orgânica ou palha seca, deixando apenas uma coroa em volta dos caules.

Então, pode todos os brotos laterais das plantas e prenda os caules principais de cada planta à estrutura de suporte, sem apertar muito.

Cuidados para cultivar a pitaya

Independente de você plantar a pitaya diretamente no solo do jardim, ou em um vaso, os cuidados são basicamente os mesmos.

Luz solar

A pitaya é um cacto que precisa de seis a oito horas de luz solar por dia para se desenvolver bem, inclusive produzir flores e frutos. Assim, tanto o sol da manhã de uma janela ou sol da tarde são suficientes para ela. No entanto, se a luz solar for muito intensa, para não queimar a planta, procure girá-la 180 graus em intervalos regulares, para que ela fique exposta ao sol por todos os lados.

Luz artificial (se você estiver cultivando dentro de casa)

Se você não tiver uma janela com luz natural para cultivar a pitaya, pode optar por luzes artificiais. Portanto, você pode usar luzes de cultivo suplementares para imitar a luz solar forte, essas luzes devem ser luzes LED de espectro total.

Clima para cultivar pitaya

A temperatura ambiente ideal para a planta de pitaya é entre 18 e 30ºC.  Além disso, ela não tolera temperaturas extremas, ou seja, acima de 37ºC e nem frio com geada. Portanto, caso a temperatura esteja muito quente, procure afastá-la do sol, muito fria, procure protegê-la.

A umidade ambiente que ela prefere é entre 30% a 50%. Então, em períodos muito secos, para plantas de dentro de casa, o ideal é borrifá-las com frequência, assim como, para plantas de exteriores, procure não deixar o solo secar demais.

Volume de regas

Regue o cacto da pitaya com cuidado, pois essa planta é muito sensível ao excesso de água, podendo apodrecer, mas ela pode suportar algumas condições secas. Por ser um cactos, seus galhos, que se assemelham a folhas, retêm água.

Portanto, nas estações quentes, regue sempre que o solo estiver seco, mas sem exagero. Contudo, nas estações frias reduza a rega, pois isso induz a dormência da planta.

Poda e manutenção da pitaya

O objetivo ao podar a pitaya é cortá-la em um único caule ou em alguns caules mais grossos assim como as trepadeiras principais. Além disso, ao fazer isso os galhos laterais menores vão afinar. Então serão nesses galhos que as flores e os frutos se desenvolverão.

A poda não só aumenta a circulação de ar, mas também aumenta a qualidade e o tamanho da fruta.

Esse cacto é um produtor vigoroso, portanto você precisa cortá-lo e desbastá-lo pelo menos uma vez por ano para garantir uma boa circulação de ar. Isso porque a má circulação de ar o torna mais propenso a fungos.

pitaya com frutas

Como fertilizar a pitaya

Apesar de ser uma planta tropical, a pitaya cresce apenas durante as estações de clima quente. Portanto, você pode até fertilizá-la uma vez por mês com um fertilizante com baixo teor de nitrogênio. No entanto, com excesso de nitrogênio a planta cresce desordenadamente, e você precisa evitar isso.

O ideal é fertilizá-la na primavera e no verão, assim, nos meses frios ela se preserva.

Precisa replantar ou trocar a pitaya de vaso?

A troca de vaso se torna necessária quando você perceber que a planta parece muito enraizada. Esse excesso de raízes vai depender do tamanho do vaso escolhido, mas, em geral, esse replantio pode ocorrer anualmente.

Contudo, as raízes da planta de pitaya são muito pequenas e peludas e replantá-lo requer cuidado extra para não danificá-las. Assim, o ideal é seguir essas dicas, que postamos aqui no blog.

Polinização da pitaya

Como já dissemos, para dar frutos a pitaya precisa de polinização cruzada manual com o pólen da flor de outro cacto de pitaya. Caso você queira tentar, então, colete o pólen do estame de uma planta e aplique-o suavemente no estigma da planta que deseja polinizar.

Mas, para fazer isso, use um cotonete limpo para cada planta. Ela é uma flor noturna, portanto você precisa polinizá-la entre o anoitecer e o amanhecer.

fruta pitaya


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor…
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como cuidar da planta fantasma
Como cultivar amoras

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *