Ar-condicionado portátil vale a pena?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Ar-condicionado portátil vale a pena

Será que o ar-condicionado portátil vale a pena? Atualmente são tantas mudanças nos equipamentos oferecidos, mas sempre resta essa dúvida na cabeça de consumidores.

Afinal, se um ar-condicionado portátil cumpre sua função da mesma forma que os fixos, porque não optar por ele e ter mais versatilidade?

Segundo alguns fabricantes, os modelos de ar-condicionado portáteis oferecem o mesmo poder de resfriamento ou aquecimento que uma unidade fixa de janela sem exigir instalação permanente ou bloquear completamente a janela.

No entanto, não é bem assim. Embora as unidades de ar-condicionado portáteis não sejam tão potentes ou eficientes quanto a maioria dos outros aparelhos de ar-condicionado, algumas vezes elas são a única opção prática para algumas casas.

Então, vamos explicar como esse ar-condicionado funciona, como ele se compara em relação a outros sistemas e o que você pode esperar em termos de eficiência e manutenção.

Afinal, ar-condicionado portátil vale a pena?

Vamos começar respondendo à essa pergunta objetivamente.

Primeiramente, é preciso ficar claro que não estamos tratando nesse artigo daqueles modelos super portáteis para cima da mesa. Esses modelos nada mais são do que um ventilador individual com um pouco de resfriamento. Estamos tratando de modelos mais potentes, que podem atender um ambiente inteiro.

Para pessoas que não querem gastar muito com um condicionador de ar, locatárias e que têm pressa em encontrar uma solução rápida para sua casa, um ar-condicionado portátil parece uma boa solução.

Em algumas situações, um sistema de ar-condicionado portátil pode resolver, no entanto, quem opta por essa solução geralmente se sente desapontado com suas limitações.

Portanto, a seguir, vamos listar prós e contras desse sistema de condicionar o ar de um ambiente. Porque, dessa forma, você poderá ter mais subsídios para decidir se essa solução é eficiente para as suas necessidades.

Isso, porque, algumas vezes, apesar de ter um custo maior, o melhor é investir em um modelo Split, ou até um ar-condicionado tradicional de parede.

Vantagens do ar-condicionado portátil

Preço: Compreensivelmente, muito do apelo de venda de um ar-condicionado portátil se baseia em seu preço. Isso porque, por um preço muito abaixo dos fixos e, sem os custos de instalação eles podem oferecer alívio ao calor ou ao frio. No entanto, alguns modelos de ar-condicionado portátil, principalmente os que também aquecem, pode

Mobilidade: Esse talvez seja o maior benefício do ar-condicionado portátil e talvez o motivo que tantas pessoas se perguntam se vale a pena. Isso porque, eles podem ser movidos à vontade por dentro da casa. Portanto, o potencial para essa facilidade é enorme. Com um único aparelho você pode resolver o problema e vários ambientes. Além disso, também pode transportá-lo para sua casa de praia ou trabalho.

Facilidade para instalar: Eles não precisam de dutos embutidos e são de fácil instalação. Os condicionadores de ar portáteis precisam de muito pouca configuração. Ou seja, para sua instalação mais simples, basta colocar a ventilação de exaustão de ar pela janela e ele estará pronto para uso. Isso o torna uma boa opção para locatários, pois não é necessária nenhuma perfuração ou instalação fixa.

Ar-condicionado portátil vale a pena - com mangueira

Desvantagens do ar-condicionado portátil

Como você provavelmente era de se esperar, os condicionadores de ar portáteis têm algumas limitações quando comparados aos sistemas convencionais de ar-condicionado Split, de duto e de parede.

Pode não arrefecer com eficiência: Geralmente, os condicionadores de ar portáteis não funcionam bem para resfriar espaços médios e grandes. Por exemplo, dependendo de sua produção, um ar portátil pode sofrer para resfriar uma sala de estar em um dia muito quente. Portanto, eles são eficazes para resfriar um pequeno quarto ou um escritório, no entanto, mesmo nesses, em um dia muito quente, isso pode significar posicionar-se perto do equipamento.

Barulho: Esse tipo de aparelho em geral é mais ruidoso do que outros aparelhos de ar-condicionado, como Split e duto. No entanto, se equipara ao fixos de parede que estejam em janelas, principalmente. Como todos os componentes estão dentro do mesmo equipamento. Isso pode ser um problema extra para quem tem sono leve ou que mora em um lugar muito silencioso.

Saída de água: Os sistemas dos ar-condicionado portáteis criam condensação interna, que é coletada em uma bandeja coletora. Outros modelos, você dele colocar perto de uma janela, para que a condensação possa sair por uma mangueira. Isso limita onde eles podem ser colocados, ou com modelos de bandeja coletora, significa esvaziamento regular para evitar que a água derrame no chão.

Em resumo, ar-condicionado portátil, vale ou não a pena?

Para a maioria das situações, sempre que possível, o ideal é adquirir um modelo Split adequado para o espaço onde ele vai ser instalado. Mesmo que você tenha um orçamento limitado, algumas vezes a economia não vai compensar a falta de eficiência.

Isso porque, geralmente os sistemas de ar-condicionado portáteis ficam aquém do que a maioria das pessoas gostaria de um sistema de resfriamento ou aquecimento.

Isso não apenas resolverá todas as limitações recomendadas para comprar uma unidade portátil menor, mas também será mais econômico financeiramente e manterá a temperatura adequada quando você mais precisar.

O condicionador de ar portátil é uma ótima opção para quem tem pressa em condicionar o ar, sem as despesas de um sistema de ar condicionado tradicional. Por serem compactos e leves, eles podem ser movidos e instalados em praticamente qualquer lugar com facilidade.

Por fim, avaliar se um ar-condicionado portátil vale a pena depende de vários fatores, incluindo suas necessidades de refrigeração, estilo de vida e restrições do local.

Ar-condicionado portátil

Cuidados com ar-condicionado portátil

Se você já adquiriu um ar-condicionado portátil, ou pretende adquirir, saiba que é importante tomar alguns cuidados para garantir um funcionamento seguro e eficiente.

Localização adequada: Posicione o aparelho em uma superfície nivelada, próxima a uma janela ou abertura para, dessa forma, expelir o ar quente para fora. Além disso, certifique-se de que não haja obstruções ao redor do aparelho, permitindo uma boa circulação de ar. Nunca bloqueie as entradas ou saídas de ar do aparelho, isso pode causar superaquecimento.

Instalação correta: Siga as instruções do fabricante para instalá-lo corretamente. Por exemplo, se ele estiver equipado com uma mangueira de exaustão, ela deve expelir o ar quente para fora da casa.

Limpeza regular: Faça a limpeza do filtro de ar de acordo com as orientações do fabricante e regularmente. Com isso, você vai manter a sua eficiência e melhorar a qualidade do ar interno.

Esvazie o reservatório de água: Se o seu ar condicionado portátil possuir um reservatório de água que precisa ser esvaziado periodicamente, então certifique-se de seguir as instruções do fabricante sobre como fazer isso.

Eletricidade: Certifique-se de que a tomada usada para ligar o ar condicionado portátil suporta a carga elétrica necessária. Além disso, evite ligar outros aparelhos na mesma tomada para evitar sobrecargas.

Como resolver problemas comuns com o ar condicionado portátil

Se o seu ar-condicionado portátil não está funcionando corretamente, a primeira coisa a fazer é consultar o manual do fabricante, mas aqui estão algumas sugestões gerais do que você pode tentar verificar.

Ar-condicionado não liga: Verifique se o cabo de alimentação está corretamente conectado à tomada e se a tomada está recebendo energia. Além disso, verifique se as pilhas do controle remoto estão funcionando.

Ar-condicionado não resfria: Lembre-se que esse modelo de aparelho é limitado em relação aos outros, portanto, certifique-se de fechar todas as portas e janelas. Além disso, verifique se o filtro de ar está limpo e livre de obstruções. Por fim, certifique-se de que a temperatura que você selecionou está mais baixa do que a temperatura do ambiente.

Ar-condicionado fazendo barulhos diferentes: Primeiramente verifique se o aparelho está nivelado e estável no chão. Observe também se há objetos soltos ou obstruções próximas ao aparelho que possam estar causando vibrações. Além disso, verifique se as grades de ventilação e a unidade de condensação estão limpas e livres de sujeira ou detritos.

Ar-condicionado vazando água: Verifique se o dreno está desobstruído ou se o reservatório de água está cheio. Observe também se o aparelho está nivelado para garantir que a água seja drenada corretamente.


Leia também:
Como escolher uma televisão
Forno de embutir a gás ou elétrico, qual escolher?
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Dica simples para deixar o forno do fogão como se fosse novo
Vale a pena comprar uma air fryer?
O que significa 127V e 220V?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *