Simbolismo das cores

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

simbolismo das cores - escadaria

O simbolismo das cores é um assunto vasto e fascinante que tem sido explorado ao longo da história em diversas áreas, como a arte, a psicologia, a espiritualidade e o design.

As cores têm um poder intrínseco de transmitir emoções, expressar significados e despertar sensações nos seres humanos. Além disso, dependendo da cultura elas têm associações e simbolismos diferentes.

Vamos então conhecer o simbolismo e o significado das cores?

O que é simbolismo das cores?

O simbolismo das cores é o significado subjetivo que as pessoas atribuem a várias cores baseadas em critérios culturais e pessoais.

Tecnicamente falando, as pessoas reagem à mesma cor de três maneiras: biologicamente, por exemplo, vermelho significa medo ou cuidado; culturalmente, por exemplo, vermelho significa bem-estar em sociedades orientais; e pessoalmente, por experiências passadas, por exemplo, vermelho pode ter um bom ou um mau significado.

Além disso, como veremos mais adiante, os designers usam o simbolismo das cores em logomarcas para ganhar a confiança e a atenção dos clientes.

Dependendo do contexto, a cor pode transmitir um significado com mais eficiência do que as palavras.

O que as cores simbolizam?

As cores sempre tiveram significados especiais para as pessoas em todo o mundo. Elas não apenas influenciam a emoção, mas também têm significado na religião e em várias culturas.

Nesse artigo, você obterá respostas para perguntas como: “O que simboliza a cor vermelha?”, que citamos acima.

No entanto, essa pergunta é respondida de forma diferente dependendo da cultura onde você está inserido.

O mistério cativante da cor

A cor é um instrumento poderoso para provocar emoções, expressar pensamentos e criar uma forma de comunicação com as outras pessoas.

Mas, como já dissemos, seu simbolismo é subjetivo e depende do contexto. A forma como as pessoas reagem à cor é complexa e depende de alguns fatores.

Resposta biológica: A cor vermelha pode inspirar tanto medo quanto desejo sexual, enquanto a cor azul pode ajudar psicologicamente e transmitir calma.

Resposta cultural: Culturas diferentes valorizam as mesmas cores de maneira diferente. As sociedades ocidentais normalmente valorizam o azul bem acima do amarelo. Em contrapartida, as sociedades orientais tendem a valorizar o amarelo e ver o vermelho sem conotações alarmantes ou eróticas, mas de bem-estar.

Associações pessoais com cores: Nossas experiências passadas podem influenciar nossa visão de certas cores, por exemplo, um acidente náutico na infância de alguém pode deixar marcas permanentes em sua apreciação do azul.

Uma visão geral do simbolismo das cores

Alguma cores têm seu significado bem marcado na nossa cultura, mais adiante veremos essas mesmas cores nas mais diferentes culturas.

Vermelho

Começando pelo vermelho, essa cor intensa e vibrante é frequentemente associada à paixão, ao amor, à energia e à excitação pelos ocidentais.

Além disso, pode provocar sentimentos de velocidade, força, poder, calor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência, todas as coisas intensas e apaixonadas.

Ela tem o poder de chamar a atenção imediatamente e despertar sentimentos de excitação e intensidade.

O vermelho também está associado à vitalidade e à ação, e muitas vezes é usado em contextos de urgência e importância, como sinais de trânsito, sirenes de emergência e botões de chamada de atenção.

No entanto, o vermelho também pode ser interpretado como uma cor de raiva, refletindo seu lado mais alarmante.

Curiosamente, algumas seguradoras de automóveis cobram mais por carros vermelhos porque alguns dos proprietários de carros vermelhos são mais agressivos ou correm mais riscos.

Por fim, no Japão o vermelho significa sinceridade e felicidade.

simbolismo das cores - rua colorida

Amarelo

O amarelo é uma cor alegre, luminosa e otimista, que provoca sentimentos de felicidade, criatividade e aconchego. É associado ao sol, à luz e à energia vital.

Amarelo significa alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, luz do sol, verão, ouro, filosofia e amizade.

No entanto, em algumas culturas, o amarelo pode estar associado à covardia, traição, desonestidade, ciúme, cobiça, engano, doença e perigo.

O amarelo tem o poder de estimular a mente e trazer clareza mental, sendo frequentemente usado em situações para aumentar o aprendizado e a criatividade.

Além disso, o amarelo pode representar juventude, alegria e entusiasmo.

Azul

O azul é uma cor que transmite uma sensação de calma, tranquilidade e serenidade. É uma cor que nos lembra o céu e o mar, representando assim a vastidão e a profundidade.

O azul é frequentemente associado à estabilidade, à confiança e à segurança. É uma cor amplamente usada em logotipos de empresas e marcas para transmitir uma imagem de confiança e profissionalismo.

Além disso, o azul pode evocar sentimentos de paz interior e espiritualidade.

O azul escuro simboliza integridade, conhecimento, poder e seriedade. O azul turquesa simboliza calma.

No entanto, em alguns contextos, o azul também pode ser associado à tristeza e à melancolia, refletindo o aspecto mais introspectivo dessa cor.

Verde

O verde é a cor da natureza, da vida e do crescimento. É uma cor refrescante, equilibrada e harmoniosa. O verde também está associado à esperança, à renovação e à saúde.

É muito usado em contextos relacionados à sustentabilidade, ao meio ambiente e à ecologia. O verde também pode despertar sentimentos de calma, rejuvenescimento e equilíbrio emocional.

Além disso, o verde também está ligado à fertilidade e à abundância.

No entanto, em algumas culturas, o verde pode ser associado à inveja ou à falta de experiência.

Rosa

A cor rosa simboliza amor e romance, carinho, ternura, aceitação e calma.

Roxo

O roxo é uma cor misteriosa, luxuosa e espiritual. É frequentemente associado à realeza, ao poder, à nobreza e à espiritualidade.

O roxo possui uma qualidade intrigante e sofisticada, evocando criatividade, intuição e mistério. É uma cor que desperta a imaginação e está associada a práticas espirituais e meditativas.

O roxo pode representar também a sabedoria.

cor roxa e nobreza

Bege

A cor bege e marfim simbolizam a unificação. Marfim simboliza tranquilidade e prazer, enquanto o bege simboliza calma e simplicidade.

Laranja

O laranja representa energia, equilíbrio, entusiasmo, calor, vibrante, expansivo, extravagante, exigente de atenção. Talvez por estar muito próximo tanto do vermelho quanto do amarelo os sentimentos se misturam.

Marrom

O marrom representa a terra, estabilidade, lareira, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, simplicidade e conforto.

Cinza

O cinza representa segurança, confiabilidade, inteligência, sobriedade, modéstia, dignidade, maturidade, solidez, conservadorismo, praticidade, velhice, tristeza e chatice. A prata simboliza a calma.

Branco

A cor branca significa reverência, pureza, nascimento, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, inverno, bom, esterilidade, casamento – nas culturas ocidentais -, morte – nas culturas orientais -, frio e clínico.

Preto

O preto representa poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, mal, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, remorso, raiva, anonimato, subterrâneo, luto, morte – nas culturas ocidentais -, austeridade e destaque.

Como escolher as cores para um negócio

Lembre-se que, como comentamos acima, o contexto é fundamental. E, embora a maioria das “verdades” sobre a psicologia das cores ainda precise de base científica, uma análise mais profunda da paleta pode revelar algumas pistas.

Ou seja, veja porque você dever optar por determinadas cores baseando-se em um ciência empírica no momento de aplicá-las para que a mensagem que você quer passar tenha sucesso.

Além disso, tenha sempre em mente que as cores que você escolher precisam combinar com seus clientes e suas sensibilidades, não com as suas preferências pessoais.

Vermelho

Lembre-se que o vermelho, o escarlate e carmesim estão entre as variações que tornam o vermelho sexy e perigoso para os olhos dos ocidentais.

O vermelho pode ser sangrento e cativante na forma de raiva revolucionária e saldos bancários negativos, mas o vermelho é muito menos dramático aos olhos orientais, que o enxergam como bem-estar.

Laranja

Associado à criatividade e à felicidade, o laranja declara a identidade nacional e religiosa e define aplicações atléticas.

Como o vermelho, pode chamar a atenção (por exemplo, macacões de prisioneiros para serem localizados rapidamente). Considere-o para marcas jovens e enérgicas, em oposição às luxuosas, tradicionais ou sérias.

Amarelo

Amarelo é a cor do sol, portanto se destaca com um calor atraente. Mas o amarelo é ambíguo, pode representar felicidade, calor, alarme, doença e covardia.

Algumas tonalidades podem parecer desbotadas, portanto, é um exemplo notável da necessidade de pesquisar as reações dos clientes.

estações de trabalho coloridas

Verde

O verde é a cor da natureza e sua generosidade para sustentar a vida, com conotações de reciclagem e finanças saudáveis.

Verde também significa “prosseguir”, mas também pode parecer inexperiência e inveja. A sombra faz diferença. Verdes mais brilhantes e claros indicam crescimento, vitalidade e renovação, enquanto verdes mais escuros e ricos representam prestígio, riqueza e abundância.

Azul

As pessoas enxergam o azul como confiável, seguro, calmante e masculino. É um mar tranquilo e a imagem pacífica no céu limpo. No entanto, pode “mudar de humor” para a depressão.

Você pode apostar no azul para projetar confiabilidade financeira e corporativa, mas o tom certo de azul é vital.

Roxo

Desde sempre as pessoas associam o roxo à realeza, ele denota luxo e indulgência.

Mas sua majestade nem sempre se traduz em design. Por exemplo, apenas as mulheres preferem o roxo como uma cor de primeira linha. Roxo é incomum em marcas.

Branco

Limpeza, clareza, bondade, inocência e simplicidade estão associadas ao branco.

É tão puro quanto uma nevasca, no entanto significa luto no Oriente e significa rendição internacionalmente.

Embora naturalmente positivo, o branco carece de uma personalidade dinâmica, portanto é melhor usá-lo em marcas que são de fato puras, simples e transparentes.

Preto

O preto significa negócios sérios, com nuances de severidade e mistério, de morte e luto.

No entanto, sua escuridão inerente nem sempre transmite negatividade. É também um saldo bancário positivo e roupas elegantes e atraentes.

O ideal é contrastá-lo com uma cor brilhante, por exemplo, dourado para luxo ou branco para uma declaração ousada e simples.

Além disso, sua textura e brilho podem influenciar a mensagem da sua marca.

cores

Simbolismo das cores nas mais diversas áreas e culturas

A seguir vamos explorar o simbolismo das cores associado à áreas de ciência, religião, cultura, entre outros.

Cores nas emoções

O azul é visto como conservador, enquanto o vermelho é poder e agressão. Assim como quando alguém está com raiva diz que “vê tudo vermelho”.

Cores mais vivas, como amarelo e laranja, representam calor não apenas com emoções, mas também com temperatura. Quando alguém se acovarda, diz-se que “amarelou”.

As cores frias são azul, verde, preto ou qualquer cor com um tom escuro. Essas ores também estão associadas à depressão ou quando alguém está se sentindo triste.

Cores na ecologia

Obviamente, o verde é a principal cor que simboliza a ecologia. No entanto, o marrom também pode significar terra.

O mote que as pessoas e empresas que encontram maneiras de reduzir o consumo de eletricidade, combustível ou coisas que prejudicam o meio ambiente é “tornar-se verde”.

Cores nas religiões

As cores tanto podem ser usadas em cerimônias religiosas como também representam aspectos das religiões.

Os indígenas incluem várias cores em cerimônias religiosas.

No budismo o azul é a cor de Vairochana, um Buda celestial, cuja imagem é a imensidão do azul celeste. Além disso, os monges budistas tradicionalmente usam vestes laranja – a cor do açafrão -. Esse era o corante de cor mais barato na época e é o que eles continuaram a usar. Essas vestes simbolizam “simplicidade e desapego do materialismo”.

O verde é a cor tradicional do Islã, assim como a bandeira islâmica é verde. Verde também é mencionado no Alcorão como a cor das roupas, almofadas e tapetes no paraíso.

No hinduísmo, o açafrão é a cor mais sagrada. O açafrão representa o fogo que queima nossas impurezas. Amarelo representa conhecimento e aprendizado. A cor verde do Maharashtra representa a vida e a felicidade. A cor azul significa o infinito, como a vastidão dos oceanos e do céu.

No cristianismo, a cor vermelha simboliza o sangue de Jesus Cristo e o sacrifício, enquanto o branco representa o corpo de Cristo. O preto representa o pecado na liturgia católica. Cinza é a cor das cinzas e isso representa o arrependimento no catolicismo. O roxo é a cor litúrgica dos tempos do Advento e da Quaresma. O céu é descrito como tendo muito ouro em prédios e ruas. Usa-se branco e prata ​​na liturgia durante o Natal e a Páscoa.

A Bíblia diz que muitas pessoas no Oriente Médio e em Roma valorizavam gemas e joias coloridas. Coral vermelho e branco foi usado para miçangas e ornamentos. Rubis vermelhos e turquesa azul claro foram dados como presentes.

Cores na medicina e em terapias

As cores são muito usadas em terapias, conhecidas como cromoterapia. Elas têm um efeito enorme em pessoas com distúrbios cerebrais ou emocionalmente perturbadas.

A cor azul tem um efeito calmante em muitas pessoas e reduz a respiração e a pressão sanguínea, enquanto a cor vermelha tem o efeito oposto.

Alguns terapeutas usam o verde para acalmar e relaxar pessoas emocionalmente perturbadas que sofrem de ansiedade ou depressão.

Além disso, usa-se a cor violeta para combater enxaquecas e em casos de celulite causados ​​por má eliminação, peso ou lentidão após comer, distúrbios do baço, bexiga e rins

O amarelo ajuda a energizar as pessoas e alivia a depressão.

Conclusão

A cor significa muitas coisas diferentes para diferentes pessoas e culturas.

Além disso, como pudemos ver, o simbolismo das cores está associado à diversos motivos e, desde sempre, fez parte da história da humanidade.

Todos temos nossas próprias cores favoritas. As pessoas gostam de cores diferentes da mesma forma que gostam de alimentos diferentes.

A cor também representa sentimentos, pessoas, países, religiões e culturas.

mulher feliz em um espaço colorido


Leia também:
Como combinar as cores na decoração
Quais as melhores cores para interiores?
Quais as cores ideais para sua sala de estar de acordo com o Feng Shui?
Decoração, acerte nas cores!
A terapia das cores e como elas podem afetar seu humor
50 ideias incríveis de cozinhas azuis e muitas dicas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *