50 ideias incríveis de cozinhas azuis e muitas dicas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

cozinhas azuis - capa

Se você está procurando dicas sobre cozinhas azuis, então esse texto com certeza poderá ajudar a tomar sua decisão.

O azul sempre foi muito popular nas cozinhas. Então, se você conheceu cozinhas antigas, certamente encontrou várias com predominância do azul, pelo menos nos azulejos das paredes.

Muitas vezes, mesmo quando as cores neutras ainda eram muito usadas, o azul estava lá.

Com o modismo das cozinhas gourmet e desde que a cozinha passou a ser um dos ambientes da casa onde recebemos amigos e convidados a cor azul continuou sendo uma das mais utilizadas e ainda encontrou novos espaços e tonalidades, em armários, pisos e tetos.


É possível encontrar cozinhas azuis de muitos tons e estilos diferentes. Todas elas com personalidade própria e muitas delas ainda espelham a personalidade e o estilo de vida dos moradores da casa.

Azul é a cor do céu limpo e dos oceanos, talvez seja exatamente por isso que haja uma associação natural de tranquilidade na cor azul.

Todo mundo tem uma cor preferida, se você adora a cor azul e gostaria de vê-la em sua cozinha mas ainda não se decidiu sobre como aplicá-la, selecionamos abaixo muitas ideias para você encontrar alguma no seu estilo e tonalidade preferidos.

O azul é uma boa cor para a cozinha?

Sim, o azul é uma cor que funciona muito bem e é apropriado para a decoração de cozinhas. O azul é uma cor revigorante e funciona melhor quando usado com moderação, porém, se você quer chamar a atenção para a cor azul de sua cozinha, pode usá-lo em abundância para marcar um estilo.

Cozinhas com tons de azul mais claros criam uma sensação de limpeza e são recomendados para vários itens que compõem uma cozinha, como as paredes, os armários, eletrodomésticos e até mesmo para o teto.

Os tons mais escuros de azul deixam a cozinha com mais personalidade, sofisticação e elegância e dominam um ambiente.

São inúmeras as possibilidades de tons para decorar uma cozinha, como azul petróleo, azul turquesa, azul cobalto, azul claro, azul marinho, azul royal, ou ainda compondo com branco, preto ou madeira, por exemplo. O azul dá vida a todos os itens da cozinha, desde armários e paredes até os acabamentos e pequenos detalhes.

A escolha da tonalidade também vai passar pelo seu objetivo em decorar sua cozinha em azul. Muitas pessoas começam o seu dia na cozinha, nesse caso, uma cozinha que misture o azul com o branco é uma das melhores opções para começar um dia refrescante e com energia.

cozinhas azuis - eletrodomésticos

Cozinha azul escura ou azul claro, qual escolher?

Conforme explicamos acima, o resultado obtido pela utilização do azul claro e do azul escuro na cozinha é diferente.

A escolha de azul escuro é a menos popular das duas alternativas porque tende a fazer com que a cozinha pareça um pouco menor. Porém se o azul escuro for usado com moderação, é possível conseguir um belo design sem a sensação de perda de espaço.

Entretanto, se você optar por tons mais claros de azul, além das vantagens que comentamos acima, também poderá trabalhar essa cor em todos os eletrodomésticos da cozinha, o que é essencial porque você pode consegue encontrar mais facilmente eletrodomésticos em tons claros. Essa composição é muito mais difícil se você planeja sua cozinha em tons escuros de azul.

A luz natural direta também se reflete nos azuis mais claros de uma forma muito agradável, diferentemente de quando incide nos azuis mais escuros, quando é absorvida por eles. Se você tem uma iluminação artificial forte, o azul escuro ainda é uma opção viável, pois o reflexo da luz vai realçar um pouco do brilho das cores mais escuras.

Considere o efeito esperado

A decisão deve ser tomada em razão do que você pretende conseguir de efeito, mas considere também outras variáveis. Azuis mais claros descolorem mais facilmente. Azuis mais escuros escondem mais a sujeira e os danos pela utilização. Além disso, é mais fácil encontrar objetos de cozinha azul claro do que objetos azul escuro.

Uma última dica antes de você planejar uma cozinha azul. Evite colocar muito próximos detalhes nas cores preto e laranja. A cor preta combina muito com a cor azul. Mas para permanecer agradável essa combinação, o laranja, que é muito popular em outros ambiente com azul, tende a não funcionar muito na cozinha perto do preto.

Por fim, o azul combina com mármores e com muitos outros acabamentos, pisos e acessórios de cozinha de diversas cores, inclusive se o objetivo é criar um espaço divertido ele também é apropriado. Você pode inclusive compor azul escuro com azul claro.

50 ideias para cozinhas azuis

Procure por esses resultados nas cozinhas azuis que selecionamos a seguir, você poderá constatar que o azul, dependendo da forma que for utilizado, pode deixar tanto um ambiente sóbrio e ao mesmo tempo aconchegante, como leve e divertido. Amplo ou pequeno. Escuro ou claro. Qual seu objetivo?


Leia também:
Como montar uma cozinha ao ar livre
Como planejar uma cozinha atemporal
24 ideias de cozinhas pequenas com cor e personalidade
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Dicas de ilhas de cozinhas e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Decoração de cozinha moderna: dicas e tendências
Como escolher o piso para a cozinha

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *