Como planejar uma cozinha atemporal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

cozinha atemporal

Uma cozinha atemporal pode ser a alma de uma casa. No entanto, executar um projeto de cozinha completa em geral é caro e envolve decisões importantes sobre uma das peças mais usada da casa.

Por essa razão muitas pessoas optam pro escolher um design atemporal, que sobreviverá aos modismos e continuará atual por muitos anos. Portanto, se você está montando ou planeja fazer uma cozinha, vamos listar tudo o que você precisa saber para projetar uma cozinha que resistirá ao passar do tempo.

Você está em busca de ideias para planejar sua cozinha?

Essa cena costuma se repetir e talvez esteja acontecendo com você nesse momento. Você quer mudar a sua cozinha e é possível que esteja rolando pelo Instagram ou pelo Pinterest por horas e salvando cozinhas com designs da moda em sua pasta de ideias.

No entanto, quando se trata de planejar uma cozinha, embora os designs modernos sejam atraentes, é importante perceber que eles são somente tendências do momento. Muitas vezes, essas tendências de designs podem sair de moda até mesmo antes do final de sua reforma. Portanto, essa é a última coisa que você desejaria para uma reforma de cozinha você esteja gastando um bom dinheiro.

Ao montar uma cozinha, é melhor optar por um design de cozinha atemporal que permaneça em grande estilo por, pelo menos, uma década e ofereça a função adequada para seu uso diário sem se estragar. Assim, o que você deseja é o chamado design de cozinha atemporal.

O que é um design de cozinha atemporal?

Uma cozinha atemporal é um espaço que atenderá com eficiência sua função sem ser identificada com modismos de design e que durará por muitos anos. Além disso, ela var manter sua utilidade para sempre e com design sempre atual.

Os principais recursos atemporais em uma cozinha são os pisos, as bancadas, os armários, as ferragens, o balcão da pia e o layout. Ou seja, a cozinha deve ficar aconchegante e com estilo, mas também deve funcionar bem sem desgaste por muitos anos, ou, com pequenas mudanças, para sempre.

Aderir aos modismos pode ser ótimo em um primeiro momento. Mas, por que não optar por um design que pareça e faça você se sentir tão bem ou até melhor com o decorrer dos anos?

cozinha atemporal

Como montar uma cozinha para muitos anos
Esqueça as tendências

Ao mobiliar e equipar uma cozinha, é fácil se deixar levar pelo apelo das tendências, mas projetar uma cozinha atemporal é deixar de lado as obsessões de estilo fugazes do momento para se concentrar no que realmente vai durar.

As “tendências da moda” fazem com que muitas pessoas acabem por modificar sua cozinhas com muito mais frequência do que gostariam. Mas, essas mudanças por vezes são caras e, passado o modismo, se arrependem ou se cansam do ambiente criado em apenas alguns anos.

Essa maneira de pensar a decoração e estilizar uma cozinha de acordo com tendências da moda, gradualmente está se tornando menos usada. Isso porque, na medida em que as pessoas estão se voltando para soluções mais sustentáveis e, conscientes do desperdício e dos gastos necessários, estão considerando mais importante associar o estilo com a longevidade de um ambiente.

Então, como montar uma cozinha atemporal?
Misture o antigo e o novo

Uma das maneiras mais fáceis de projetar uma cozinha que resistirá ao passar dos anos é basear seu projeto em cozinhas que já resistiram ao teste do tempo. Volte, por exemplo, até o século passado e você poderá identificar quais estilos de cozinha, layouts, materiais, eletrodomésticos e elementos decorativos parecem transcender o tempo.

A constante atualização da decoração de uma cozinha já é uma atitude ultrapassada e fazer isso denota que ela foi mal pensada. Além disso, a mistura do antigo e do novo, associada a compras de itens de boa qualidade, que sejam do seu gosto e que serão praticamente vitalícios dentro de sua casa é um sinal de projeto de sucesso.

Misturar e equilibrar elementos antigos e novos garantirá que o design da sua cozinha não se pareça com uma cápsula do tempo da época vintage. Ela também não vai se parecer com um espaço moderno que provavelmente estará ultrapassado no próximo ano. As cozinhas atemporais parecem que sempre estiveram lá, são funcionais e bem conservadas o suficiente para se parecerem sempre novas e atuais.

Use materiais de qualidade e duráveis

Usar materiais de alta qualidade custa mais caro na instalação da cozinha do que usar materiais de qualidade baixa, entretanto esse é um investimento que com certeza vale a pena.

É melhor gastar um pouco mais no momento em que você está montando sua cozinha – e que se planejou financeiramente para isso – com materiais de primeira classe, do que, em alguns anos ter que dispender mais dinheiro para refazer praticamente toda a sua cozinha porque você decidiu optar por armários e bancadas mais baratos mas que simplesmente não resistiram ao seu uso.

Também é uma decisão mais acertada optar por materiais de acabamento que você sabe que pode confiar. Por exemplo, madeira, granito ou outra pedra natural, que são opções mais caras para as bancadas do que um material sintético da moda que, para durar, precisa ser usado com todo o cuidado para que resista.

Isso sem contar que materiais naturais além de serem duráveis, são lindos e, dificilmente você vai enjoá-los, enquanto revestimentos da moda podem rapidamente se tornarem cansativos aos nosso olhos.

Principais elementos e layout de uma cozinha atemporal

Independente do formato e do espaço de sua cozinha, se for pequena ou grande, quadrada ou longitudinal, se for fechada ou em plano aberto, ao planejá-la certifique-se de que o que é considerado o triângulo clássico de uma cozinha, fogão, pia e geladeira estejam posicionados para que tenham a relação mais funcional possível. Sua cozinha precisa ser prática e facilitar as tarefas, não complicá-las.

Escolha armários de cozinha que não tenham identificação com estilos muito marcados pela moda. Por exemplo, você pode optar, por armários com uma tendência moderna mas com raízes em séculos da história do design de ambientes, como veremos mais adiante nesse texto.

Embora a madeira pareça ser impermeável às tendências, na realidade, usar muito de uma única madeira, como o mogno escuro das cozinhas do passado, pode identificar a época de sua cozinha. Então, procure usar madeiras como carvalho ou nogueira em detalhes e acabamentos ou mesmo lâminas com cores que não sejam muito marcantes.

Você também pode optar por usar aço e vidro à vontade, como cobrir a lateral de uma ilha de cozinha ou instalar prateleiras de madeira flutuantes. Outra opção é escolher armários de frente plana em cores neutras.

Opte por uma pia de cozinha que seja simples e funcional. Além disso, procure combinar todos os seus acessórios e torneiras com mistura de metais. Dessa forma eles ficarão lindos e não estarão associados aos acabamentos de metal que estejam na moda em cada ano.

Utilize materiais e acabamentos atemporais

Cozinhas atemporais combinam com a utilização de materiais naturais, como pedra e madeira – pense em mármore, granito, aço, madeiras clássicas conforme explicamos acima.

Além dos materiais naturais há outros clássicos de cozinha, como por exemplo os ladrilhos hidráulicos. Eles são sempre atemporais e você também pode exercer seu lado criativo com o uso de ladrilhos de cimento estampados ou com formas geométricas que eram tão comuns no início do século 20 quanto estão sendo no século 21, e que provavelmente continuarão com ótima aparência por muitos anos.

Em um espaço de plano aberto (cozinhas americanas), considere usar o mesmo piso usado no resto da sala em toda a cozinha. Mas, desde que não seja um piso que se estrague ao contato com a água, obviamente.

Explore a beleza através do piso

Ao planejar uma cozinha de conceito aberto, procure escolher um material de piso para usar por todo o espaço. Se possível, prefira piso de madeira, pois é um dos materiais mais atemporais, fácil de manter e agradável sob os pés.

Opte também por materiais e cores que resistam ao desgaste e não deixem marcados os locais de tráfego mais frequente.

cozinha atemporal

Cores, decoração e acessórios da cozinha atemporal

Com um layout atemporal, clássico e funcional e as peças fundamentais para uma cozinha eficiente, você pode atualizar sua cozinha com o passar do tempo. Assim, você pode alterar acessórios, tecidos, decoração, pintura, acabamentos de parede e outros ajustes decorativos que a mantenham bonita em vez de precisar renová-la a cada mudança.

Prefira as cores neutras, como branca, bege, marfim, cinza, preta ou preta e branca. Use cores brilhantes ou não neutras apenas como detalhes na pintura da parede, em tecidos ou acessórios que possam ser facilmente substituídos se você enjoar.

As cores ousadas podem adicionar um pouco de diversão a uma cozinha e seu uso pode até ser uma tentação. Isso se você tiver preferência por um design moderno. No entanto, cores fortes e brilhantes tendem a sair de moda de uma forma muito rápida, além de cansarem nossos olhos.

Cozinha atemporal comporta cores fortes?

Em vez de escolher um balcão de cozinha amarelo brilhante ou uma bancada de ilha de cozinha laranja, use cores ousadas em detalhes de decoração. Por exemplo, use tapetes, vasos, panos de prato ou toalhas de mesa coloridos. Fazendo dessa forma, você pode aproveitar essas cores e incorporá-las ao espaço sem precisar se preocupar se o design da sua cozinha ficará desatualizado.

Uma das maneiras mais fáceis de criar uma estética atemporal em sua cozinha é incorporar uma decoração marcante das cozinhas ao longo das décadas. Isso inclui acessórios do dia a dia, como tábuas de corte de madeira, panelas e frigideiras de cobre e louças, copos e talheres clássicos.

Escolha materiais naturais que já comprovaram serem duráveis ao longo do tempo. Como por exemplo linho e algodão para cortinas nas janela, estofados, panos de prato e detalhes de mesa.

Instale luzes de tarefas integrada para cozinhar e preparar refeições e sobreponha a iluminação ambiente na forma de pendentes industriais ou lustres vintage.

Enquanto muitas pessoas sonham com aparelhos atualizados, novos fornos, geladeiras, cooktops e micro-ondas que podem ter seu estilo ultrapassado rapidamente, como aqueles eletrodomésticos de cores brilhantes da década de 1970, prefira optar por modelos clássicos.

Pode ser uma opção esconder a geladeira e outros equipamentos dentro de armários. Assim, você vai criar uma aparência perfeita de harmonia em sua cozinha. Ou então, escolha aparelhos simples e em cores neutras. Mas, se você quiser investir um pouco mais, escolha alguns eletrodomésticos vistosos com apelo retrô, como torradeiras, batedeiras e cafeteiras que também servirão como detalhes de enfeite.

Avalie usar armários estilo shaker

O que são armários estilo shaker? É provável que você já os conheça, no entanto não saiba que eles têm esse nome. Os armários em estilo shaker nunca saem de moda, e é por isso que você os encontrará em muitos projetos de cozinha que considerar usar.

O nome ‘Shakers’ é a abreviação do nome de uma seita religiosa norte-americana que surgiu ainda no século 18, a ‘Shaking Quakers’. As pessoas dessa seita tinham como princípios fundamentais a simplicidade e a funcionalidade. Por isso, as portas dos armários nesse estilo são feitas com 5 pedaços de madeira encaixados, mas sem nenhum ornamento, é um estilo minimalista, prático e muito versátil. Observe a imagem abaixo, você já viu armários com portas assim, não é mesmo?

Modelo de Porta Shaker

Do estilo tradicional ao moderno, os armários estilo shaker podem se encaixar em todos os estilo de decoração. É um estilo de móvel clássico que funciona bem com uma variedade de designs e é fácil de manter. Assim, existem poucas áreas nas portas dos armários para juntar sujeira, poeira ou gordura. E isso permite a limpeza com um mínimo de esforço.

E os armários no estilo shaker não são apenas bonitos pela sua simplicidade, mas também funcionam como um ótimo pano de fundo discreto. Isso para que os equipamentos de cozinha assumam o protagonismo do espaço. Enfim, há uma razão pela qual o design de armários do ano de 1900 ainda esteja presente até hoje.

Seu visual clássico está longe de ser confundido com antiquado. Além disso, pela sua simplicidade de detalhes, ainda se adapta a qualquer tipo ou estilo de puxador que você decidir usar em seus armários. Você também pode jogar com cores mescladas em seus armários.

Planeje sua cozinha atemporal sem pressa

A decoração de uma casa, assim como a moda, superou a era em que um único estilo regia todas as peças. Os estilos de cozinhas que você nunca vai se cansar parecem que foram montadas ao longo do tempo, assim como um roupeiro clássico.

Pense em criar um espaço eclético, com pontos de interesse que não sejam associados a um único estilo ou tendência de decoração. Crie um espaço que não pareça tão organizado com cuidado que se pareça com um hotel ou um museu. Mas sim com uma mistura que combine e crie um ambiente com interesse e personalidade. Leva tempo e paciência fazer isso, não é instantâneo, mas com certeza vale a pena.


Leia também:
Como escolher o piso para a cozinha
Vale a pena ter uma parede interna de tijolos aparentes? Dicas e alternativas
Como transformar sua cozinha em um espaço agradável para reunir a família e os amigos
24 ideias de cozinhas pequenas com cor e personalidade
Dicas de ilhas de cozinhas e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Como grelhar peixe sem grudar
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *