Por que usar plantas artificiais decorativas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

plantas artificiais decorativas - capa

As plantas artificiais decorativas são uma excelente opção para quem quer levar a natureza para dentro de casa, mas não tem um ambiente apropriado para plantas vivas.

Além disso, elas também adicionam um toque verde e natural à uma casa ou espaço de trabalho sem a preocupação de ter que cuidá-las com frequência. Portanto também são ótimas para quem não tem tempo para se dedicar ao cuidado de plantas ou não tem o “dedo verde”.

Atualmente existem plantas artificiais decorativas feitas de materiais sintéticos de alta qualidade e é praticamente impossível perceber a diferença entre elas e plantas reais.

Nesse artigo vamos explorar as vantagens e desvantagens de usar plantas artificiais decorativas, assim como algumas dicas úteis para escolher e cuidar delas.

Por que decorar com plantas artificiais decorativas?

Elementos da natureza, como plantas verdes e flores são uma das formas mais populares de decorar casas, e por boas razões. Uma delas é que são uma forma simples e acessível de transformar um espaço para melhor.

Se você está procurando adicionar um toque de verde em sua casa ou trabalho, mas não tem tempo para manter e cuidar de plantas reais, saiba que isso é possível.

As plantas, assim como árvores artificiais decorativas são a solução perfeita para seu sonho de ter uma decoração que envolva a natureza.

As plantas artificiais têm inúmeras vantagens em relação às plantas vivas. Em primeiro lugar, elas não requerem quase nenhum tipo de manutenção, como regar, podar ou adubar.

Isso as torna ideais para pessoas que têm pouco tempo ou não possuem habilidades de jardinagem. Além disso, as plantas artificiais não sofrem com pragas, doenças ou condições climáticas adversas, o que significa que elas permanecerão bonitas e vibrantes o ano todo, independentemente das condições climáticas.

Elas parecem tão atraentes quanto as naturais e não precisam de atenção constante exigida por essas. Além disso, existem muitos outros benefícios de usar plantas artificiais, seja para espaços externos como internos. Então, vamos conhecê-los?

Aparência, parece real

Embora as plantas naturais não possam ser comparadas em função dos benefícios extras que oferecem, a produção de plantas artificiais tenta combiná-las com seus detalhes intrincados e bem desenhados.

Atualmente há prantas artificiais decorativas que é quase impossível de acreditar que não se tratam de plantas vivas. Isso porque elas são projetadas e utilizam materiais de forma que pareçam tão bons quanto naturais.

Isso é até uma situação engraçada, algumas vezes você já deve ter visto uma planta natural tão perfeita, mas tão perfeita que pensou que era artificial? Pois então, há plantas artificiais em que, propositadamente recebem toques de imperfeição para parecerem naturais.

Os tons, texturas e padrões de folhagem são combinados para parecer uma réplica perfeita. São plantas disponíveis em cores variadas e réplicas de muitas espécies para escolher.

Manutenção simplificada

Você costuma esquecer de regar suas plantas ou não tem tempo para isso? Tem dificuldades em encontrar um espaço que receba luz suficiente? Com plantas artificiais decorativas esses problemas não existem.

A manutenção, cuidados e atenção exigidos por plantas artificiais decorativas são mínimas. Você simplesmente vai seguir sua rotina normal de faxinas e limpeza.

Quando as plantas naturais são bem cuidadas, elas podem iluminar qualquer ambiente com sua cor e beleza. No entanto, algumas variedades de plantas naturais podem ser temperamentais e propensas a murchar e morrer. Todos esses são problemas podem ser resolvidos com uma planta artificial.

Ema sua maioria, as plantas artificiais duram para sempre e são extremamente simples de cuidar. A manutenção envolve a limpeza ocasional e a garantia de que a cor não desbote com a luz solar direta.

Sendo assim, você não vai se preocupar com a estação do ano, frio em excesso, calor em acesso, fertilizantes e pragas.

plantas artificiais decorativas - árvores

Estações do ano

Existem muitas plantas naturais que são perenes (permanecem iguais o ano inteiro, no entanto, a maioria delas é sazonal.

Isso significa que a maior parte do ano as plantas sazonais ou estão feias, morrem, ou então estão longe da sua exuberância.

Isso certamente não vai acontecer com plantas artificiais decorativas. Sendo assim, você poderá ter uma variedade de vegetação o ano inteiro sempre bonita.

Você não precisará se preocupar em trocar sua palmeira artificial, flor de cerejeira ou Zamioculca quando o tempo esfria demais.

Também as plantas artificiais rasteiras, como gramíneas ou plantas tropicais artificiais, embora sazonais, podem manter a aparência natural durante todo o ano.

Escolha sem restrições

Quando você opta por plantas naturais, precisará se restringir às espécies que habitam ou se adaptam bem às condições climáticas da sua região.

Com as plantas artificiais isso não acontece, sendo assim, você não precisará se preocupar com a espécie, adaptação climática ou condições de sobrevivência.

Existe uma imensa variedade de plantas artificiais, certamente haverá uma que você ama, mas infelizmente não poderia ter a natural em sua casa.

Se você gosta de plantas com flores ou apenas folhagens, se você ama os pinheiros ou outro arbusto, não importa o que seja, você poderá ter.

É uma decoração versátil e suave

Uma das vantagens de escolher plantas artificiais decorativas é que você pode experimentar vários tamanhos, cores, combinações ou tipos que mais se adequam ao seu espaço. Além disso, elas não vão crescer nem diminuir de tamanho. Sendo assim, o que você definir será por um longo tempo.

Por exemplo, se você quiser fazer mais em menos espaço, opte por plantas suspensas artificiais perto de suas janelas ou portas.

Você também pode criar um jardim vertical escolhendo plantas que formem uma parede verde. Assim como, pode preencher cantos perdidos com árvores.

Cada um dos designs que você escolher pode estar disponível em várias cores. Se você tiver criatividade, então o céu é o limite quando se trata de decorar com plantas artificiais.

Você vai decidir onde colocar

Se com plantas naturais você precisará escolher lugares que respeitem a luminosidade e umidade exigidas por ela, o mesmo não acontece com plantas artificiais decorativas.

Além disso, você poderá mudar constantemente – se assim o desejar – a posição da planta, já que ela não depende de nenhuma fonte de sol, ar ou água.

Plantas árvores artificiais dão vida à quartos, corredores, mesas de escritório, salas de estar e banheiros. Para isso, dependerá inteiramente do seu gosto e do espaço em que deseja colocá-lo.

Vasos de plantas artificiais oferecem flexibilidade para continuar mudando de posição também. Não são pesados, por não conterem terra ou substrato ​​e podem ser usados ​​em vários cantos do seu espaço.

Áreas sombreadas ou espaços escuros podem ser iluminados instantaneamente com plantas. Além disso, você pode montar uma iluminação que valorize sua planta, fazendo dela o centro do ambiente.

plantas artificiais no banheiro

Não provocam alergias

Muitas pessoas sofrem de alergias relacionadas a plantas. Sendo assim, mesmo adorando a aparência de algumas plantas, elas não podem conviver com elas. Isso pode causar comichões, nariz congestionado, ou até mesmo febre.

A melhor solução para essas pessoas são as plantas artificiais. As plantas de seda ou mesmo outras plantas artificiais não contêm nenhum alérgeno que possa causar alergia.

O único cuidado a ser tomado é com poeira acumulada, mas seguindo as instruções do fabricante e mantendo as plantas artificiais limpas esse problema não aparece.

São visualmente atraentes

As plantas oferecem mudanças revigorantes e alegria a qualquer ambiente. É por isso que muitas pessoas adoram estar em meio à natureza durante suas férias, finais-de-semana e feriados.

No entanto, você também pode tornar todos os seus dias agradáveis adicionando algumas plantas artificiais ao seu escritório ou sua casa.

Por fim, há estudos que demonstraram que as plantas tendem a ter um impacto positivo na psicologia e produtividade. Elas melhoram o humor e podem aumentar o moral.

Possíveis desvantagens das plantas artificiais decorativas

Embora as plantas artificiais tenham muitos benefícios, conforme visto acima, também existem algumas desvantagens que você deve considerar.

Por exemplo, algumas pessoas argumentam que as plantas artificiais não têm o mesmo apelo estético que as plantas vivas. Embora as plantas artificiais sejam projetadas para se parecerem com plantas reais, elas ainda podem ser identificadas como falsas por pessoas mais atentas.

No entanto, a tecnologia usada na fabricação de plantas artificiais tem avançado significativamente, e muitas delas são extremamente realistas e difíceis de distinguir das plantas vivas.

Outra desvantagem é que as plantas artificiais não contribuem para melhorar a qualidade do ar, como as plantas vivas fazem.

As plantas reais ajudam a purificar o ar, removendo poluentes e liberando oxigênio. As plantas artificiais não têm essa capacidade, pois não são organismos vivos. No entanto, se a qualidade do ar não for uma preocupação principal para você, esse aspecto pode não ser tão relevante.

Conclusão

Embora as plantas naturais sejam uma bela opção com muitos benefícios maravilhosos, as plantas artificiais também podem ser uma adição colorida à sua casa.

A questão central desse texto não é comparar uma à outra, defendendo que você use somente plantas artificiais decorativas, mas oferecer opções frente à impossibilidade de usar naturais por diversos motivos.

Se você está interessado em criar uma parede de plantas ou um recanto de plantas suspensas, as plantas artificiais são uma maneira impressionante e conveniente de levar a natureza para sua casa.

É claro que em todo esse texto estamos tratando de plantas artificiais decorativas de excelente qualidade e acabamento. Há plantas artificiais que não conseguem esconder que são falsas. Portanto, para essas, desconsidere algumas dessas dicas.

Outra grande vantagem das plantas artificiais decorativas é a sua durabilidade. Ao contrário das plantas vivas, que têm um ciclo de vida limitado, as plantas artificiais podem durar por muitos anos ou para sempre. Ou seja, se você cuidar bem de suas plantas artificiais elas podem até ser infinitas.

Elas não murcham, não perdem folhas e não precisam ser substituídas regularmente. Isso também torna o investimento em plantas artificiais uma opção econômica a longo prazo, uma vez que não é necessário gastar constantemente para substituí-las ou cuidá-las.

Variedade infinita

As plantas artificiais também oferecem uma variedade infinita de opções de design. Você pode encontrar plantas artificiais de todos os tipos, desde pequenas suculentas até árvores grandes e imponentes.

Além disso, elas vêm em uma ampla gama de cores, permitindo que você escolha as que melhor se adequam à decoração do seu ambiente.

Com tantas opções disponíveis, você pode criar arranjos personalizados e únicos que se encaixam perfeitamente no seu espaço.

Por fim, se você tem as condições necessárias para cultivar plantas naturais, pode mesclar em um mesmo ambiente plantas naturais com plantas artificiais.

plantas artificiais na sala


Leia também:
Plantas super resistentes, saiba quais são – Parte I
Como decorar uma sala com plantas artificiais
32 ideias de ambientes decorados com plantas artificiais
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Dicas para quem quer começar a plantar dentro de casa e não sabe como fazer
34 ideias para montar e decorar o seu terrário, inspire-se aqui

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *