Plantas super resistentes, saiba quais são – Parte I

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Plantas super resistentes, saiba quais são - Parte I

Se você gosta de plantas mas não tem tempo ou aptidão para cuidar adequadamente delas, saiba que existem algumas plantas que são muito resistentes, elas exigem poucos cuidados e se adaptam muito bem aos vasos.

Para elas não existe dedo verde, falta de sol ou de água. Selecionamos 4 exemplos de plantas que se adaptam muito bem tanto a vasos como em jardins, além disso, são lindas e acompanharão você por muitos anos.

Zamioculca

A Zamioculca é uma folhagem ornamental reconhecida pela sua rusticidade e beleza. É muito usada para paisagismo em ambientes fechados porque tolera bem o ar condicionado, mas ela também pode ser plantada no jardim, desde que em local sombreado, pois ela não tolera o sol a pleno.

É ideal para ambientes pouco iluminados, que é justamente quando suas folhas ficam mais bonitas, coloridas e brilhantes. Muito resistente, a Zamioculca continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados.

A Zamioculca raramente precisa ser regada, portanto é ótima para quem tem pouco tempo, ou costuma esquecer das regas. Tem crescimento lento e sua manutenção é a rega, a retirada de folhas amarelas e adubação regular.

Deve-se evitar o sol direto pois a luz natural amarela suas folhas. Sua flor é branca ou creme e nasce entre os galhos de folhas. É considerada uma planta venenosa, portanto não deve ser ingerida. Prefere ambientes quentes.

Agave

A Agave é uma planta ornamental super resistente e também muito usada em projetos paisagísticos. Pode ser plantada individualmente ou em maciços e chega a atingir 1,5 metros de altura quando adulta. É uma espécie de suculenta e não tolera solos muito úmidos.

É super resistente ao sol, porém, se ficar muito exposta a ele, ela deverá ser regada com maior frequência, mas não em abundância. Existem mais de 100 variações de Agave. Ela dá muitos “filhotes” em sua volta e tende a formar grandes maciços.

Deve ser plantada afastada de locais de circulação ou onde as crianças costumem brincar pois possui folhas pontudas e que podem machucar.

Pata de Elefante

A Pata de Elefante é um arbusto que pode chegar a 5 metros de altura, como ela tem um crescimento muito lento, pode ser cultivada em vasos dentro de casa, mas chegará um momento que o vaso ficará pequeno e ela deverá ser transferida para o jardim. No entanto, isso levará anos para acontecer.

Mas, justamente por esse crescimento lento, ela é uma planta de valor aquisitivo bem mais alto se for comprada grande.

É bastante famosa no segmento de paisagismo. Essa planta cria pontos de destaque no seu jardim com sua aparência única de tronco arredondado e a cabeleira na ponta dos galhos.

A pata de elefante quase não exige cuidados é uma planta adaptada para sobreviver em situações extremas. Ela armazena água na parte inferior do caule, por isso não exige muita rega.

Solos muito úmidos podem apodrecer a raiz, portanto prefira espaços mais secos para cultivá-la.

Xanadu

A Xanadu é uma planta tropical de folhagem exuberante. Nativa do Brasil, ela desempenha papel importante tanto na criação de selva como nas composições exóticas em jardins.

Em climas mais frescos o cultivo pode ser feito recebendo sol a pleno, mas ela se adapta melhor à meia sombra. Seu crescimento é lento e além disso não tolera baixas temperaturas.

É uma ótima opção para plantar em vasos ou floreiras. Essas lindas espécies dão um aspecto tropical e “selvagem” aos jardins. São, assim, uma ótima opção para quem aprecia esse estilo, além do fato de não necessitarem de podas, contribuindo para uma manutenção mais econômica do jardim.

É uma planta que gosta de solo úmido, mas não encharcado. Propague a Xanadu através de mudas retiradas da planta mãe.

Leia também Plantas super resistentes, saiba quais são – Parte II, com mais plantas que você vai adorar.


Leia também:
Cachorros e Jardins Combinam?
Orquídeas, como cuidar?
Como cultivar antúrio
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
A primavera está chegando, o que você acha de dar um “UP” em seu jardim?
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *