Como decorar uma sala com plantas artificiais

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

decorar com plantas artificiais

Vamos descobrir como decorar uma sala com plantas artificiais de uma forma que pareça que a natureza entrou na sua casa e não pareça um ambiente de mau gosto?

Embora quando o assunto é decoração usando plantas, a maneira ideal é fazê-lo com plantas naturais, por vários motivos, pois além delas trazerem vida para dentro de casa, muitas delas ainda trazem outros benefícios, como a purificação do ar, boas energias, afastam mal olhado, entre tantos outros.

Porém, essa postagem se destina a quem sonha em ter plantas em sua sala mas não tem condições de mantê-las, seja por falta de luminosidade adequada, seja por falta de habilidade para cuidá-las, ou até mesmo porque fica longos períodos fora de casa, o que impossibilita o cuidado adequado.

Como decorar a sala com plantas artificiais?

Antigamente, decorar uma sala com plantas artificiais era sinônimo de mal gosto, isso devia-se ao fato delas serem claramente sintéticas. Sendo assim, o “verde” que elas traziam para dentro de casa realmente acabava se tornando feio e falso.


Atualmente as plantas artificias são produzidas com novos materiais, que imitam perfeitamente as plantas naturais. Além disso, as técnicas de manufatura usadas deixam-nas com características e movimentos muito semelhantes às plantas vivas.

Além disso, as plantas artificiais podem trazer uma vantagem extra, muitas delas possuem baixo custo e não exigem adubação nem regas, apenas precisam ser limpas e têm longa duração, o que dilui ainda mais o investimento feito na sua aquisição.

Portanto, agora é possível decorar uma sala com plantas sintéticas sem perder a elegâncias e o bom gosto. Uma disposição estratégica das plantas artificiais pela sala simula plantas reais com eficiência e com realismo.

Para as plantas artificiais ficarem ainda mais realistas e parecidas com as naturais também é importante escolher vasos adequados onde ela serão colocadas, o tamanho deve ser proporcional. Dê ainda preferência aos vasos e complementos feitos com materiais naturais, acrescente pedriscos ou cascas de árvore.

E se você tiver tempo para regas, também pode mesclar em um mesmo ambiente plantas artificiais com plantas naturais resistentes e que se adaptem às condições de iluminação e temperatura da sua sala.

Como escolher plantas artificiais?

Listamos abaixo algumas dicas importantes que você deve observar antes de ir às compras.

É claro que ainda existem à venda plantas artificiais que não conseguem imitar completamente as naturais, por isso é muito importante que você observe atentamente cada uma das que pretende comprar, evitando assim o desgosto de fazer um investimento em decoração que acabe se transformando em frustração.

Geralmente as plantas que simulam mais facilmente as naturais são as fabricadas em tecido, principalmente as que copiam folhagens. Outra boa opção são as plantas artificiais fabricadas em silicone, elas não desbotam e são fáceis de limpar.

As plantas artificiais feitas em plástico muitas vezes não conseguem simular completamente as naturais, porém existem também plantas artificiais plásticas com um realismo impressionante.

Procure adquirir plantas que possam ser moldadas e que os galhos possam ser dobrados. Dessa forma ficará mais fácil você encaixá-las no local escolhido para sua colocação de forma que pareça natural e esteja em busca de luz.

Escolha espécies adequadas para cada local de sua sala, respeitando as características da espécie natural equivalente. Se a planta sintética escolhida reproduz uma planta que precisa de pouca iluminação natural, use-o em um local com essa característica. Dessa forma ela parecerá mais natural e realista.

Além disso, procure distribuir as plantas pela sala harmonicamente e sem exageros. Respeite sempre o tamanho adequado para cada local, ou seja, imagine se uma planta natural teria aquele tamanho naquele espaço.

Aproveite as plantas artificiais para esconder imperfeições

Aproveite e explore o fato de que as plantas artificiais não necessitam de locais específicos como as naturais e esconda detalhes da sua sala que você não gostaria que ficassem a vista. Dessa forma, cubra tomadas elétricas, fios e cabos aparentes com elas, por exemplo.

Observe as recomendações do fabricante sobre a manutenção e cuidados necessários para que ela tenha uma grande durabilidade parecendo natural. Assim como, evite locais onde ela perca sua cor e luminosidade rapidamente – geralmente quando recebe sol direto – e procure não usar em sua limpeza produtos abrasivos, que modifiquem suas características.

Conclusão

Por fim, decorar com plantas artificiais não é simplesmente largar as plantas em um ambiente e esquecê-las para sempre. Isso porque, com o passar do tempo, pode ser que uma planta artificial perca suas características que simulam a sua similar natural. Então, nesse caso, não tenha pena de descartá-la e substitui-la por uma nova, pois a partir desse momento ela não mais será uma decoração adequada, mas sim um sinônimo de mal gosto, como escrevemos no início da postagem.


Leia também:
Plantas super resistentes, saiba quais são – Parte I
Orquídeas, como cuidar?
Aprenda algumas formas de limpar as energias de acordo com o Feng Shui
Orquídeas, como cuidar?
Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável
34 ideias para montar e decorar o seu terrário, inspire-se aqui
Tudo sobre jardins de vidro + 24 fotos para inspiração
Aprenda a cultivar bambu dentro de casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *