Raças de cachorros

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Raças de cachorros

O cachorro é descendente do lobo e, através de cruzamentos feitos ao longo de 100 mil anos para aperfeiçoar qualidades físicas ou comportamentais, criou-se as mais de 400 raças de cachorros existentes hoje no mundo.

A criação ou aperfeiçoamento dessas raças foi com a intenção de aprimorar os cães em determinados trabalhos. Assim eles poderiam auxiliar o ser humano em suas tarefas.

O American Kenel Club – um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, sediado nos Estados Unidos -, divide as raças em 7 grupos diferentes. Já a FCI – Federação Cinológica Internacional, sediada na Bélgica -, classifica as raças em 11 grupos diferentes.

Quais as raças de cachorros mais populares?

Assim, como as raças de cachorros criadas são muitas, para melhor entendimento nessa postagem, decidimos tratar dos principais grupos quando falamos em escolher um animal com as características desejadas para você e sua família. Os grupos são divididas de acordo com as características em comum.

Esses grupos são: Esportistas, Hounds, Trabalhadores, Pastores, Terries, Toys e Não Esportistas. Vamos exemplificar as raças mais comuns no Brasil em cada um desses grupos.

Cães Esportistas

Esportistas são as raças criadas de cachorros para ajudar os caçadores. Eles localizam, apontam, levantam e buscam a caça. Nunca matam a sua presa. Estão classificados nesse grupo o Cocker Americano e Inglês, Dogo Argentino, Fox Paulistinha, Golden Retriever, Labrador, Pointer Inglês, Setter Irlandês e Weimaraner.

Cães Hounds

Hounds são as raças criadas para caças de mamíferos, ao contrário dos esportistas, não esperam pelos humanos e atacam as caças, os cães dessas raças normalmente têm o focinho cumprido e o usam muito para encontrar a caça. Nesse grupo estão os Afgan Hound, Basset Hound, Beagle e o Dachshund.

raças de cachorros - pastor alemão

Cães Pastores

Os Cães Pastores foram criados para ajudar a conduzir e encurralar outros animais, e ajudar a reunir e conduzir rebanhos. São animais com muita energia e precisam gastar essa energia para se manterem equilibrados. Nesse grupo estão os Collie e Border Collie, Pastor Alemão e Pastor Belga.

Cães Terriers

Terriers são ótimos para caçar e matar roedores. Apesar de seu porte ser pequeno, esses animais têm muita energia. Além disso, você deve criá-los socializando com outros cães desde pequenos. Estão nesse grupo o American Bully, Boston Terrier, Bull Terrier, Jack Russel Terrier, Pit Bull, Schnauzer, West Highland e o YorkShire.

Cães Toys

Os cães classificados como Toys foram criados apenas para fazer companhia ou como “enfeite”. Algumas raças são miniaturas de raças maiores. A este grupo pertencem o Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Pinscher, Poodle, Pug, e o Shih Tzu.

raças de cachorros - vira-lata

Cães Vira-latas (SRD)

Além de todos esses grupos acima, que são os mais populares no Brasil, existem ainda os SRDs – sem raça definida – ou vira-latas, como são chamados popularmente. Eles são resultados de cruzamentos de duas ou mais raças e podem resultar em inúmeras combinações.

Mas isso não os desvaloriza, ao contrário, geralmente eles são cães mais resistentes que podem ter características de sua raça dominante ou não. Além disso, se você for adotar um cachorro já adulto, independente de sua raça, sugerimos também a leitura desse texto.

Mesmo agrupados por características semelhantes, cada raça tem suas próprias características. Quanto mais puro um cão, mais ele deverá ter as características comuns da raça. Mas também lembre-se de que cada animal tem sua própria personalidade.

Ao avaliar uma raça para levar um animal para casa, é importante saber suas características, para definir os cuidados, exercícios, alimentação e outros hábitos que você deve manter para que o animal cresça saudável e em harmonia com sua família humana.

Também é bom saber qual a pré-disposição para doenças que cada raça possui. Isso porque, ao fazer cruzamentos entre pais e filhos para aprimorar as raças, algumas doenças também foram agregadas a essas raças.

Se você mora em um apartamento ou uma casa com quintal pequeno, então deve priorizar uma raça que não precise de muito espaço para se exercitar. Assim como, se você gosta de praticar exercícios ao ar livre, seu melhor amigo canino, também deverá gostar disso.

Adote um cão que combina com você, assim, não vai sacrificar seu melhor amigo

Lembre-se que as raças de cachorros foram criadas com objetivos específicos. Então, caminhadas, montanhismo, natação, são exercícios ótimos para fazer com seu cão, desde que ele tenha uma pré-disposição para isso.

Sendo assim, submeter um Pug ou um Buldog a um ritmo de exercício forçado é uma maldade, da mesma forma que manter um Setter dentro de um apartamento, sem praticar os exercícios necessários que as características da suas raça exige.

O comportamento de um cão também depende da forma como você o cria. Dessa forma, cães criados soltos, convivendo com pessoas diferentes e outros animais, sempre serão mais sociáveis do que os cães criados mais restritos.

Existem vários sites que descrevem as raças caninas e suas características e necessidades. Então, pesquise bastante antes de decidir a raça de seu próximo cão. Isso porque a adoção de um animal é um assunto muito sério. Assim como o abandono ou descuido com o bem estar de seu companheiro fiel é um ato de crueldade com um ser indefeso.

Não abandone seu melhor amigo

Aqui no blog “Lar, doce Lar”, somos contra o abandono ou maus tratos de qualquer animal. Portanto, acreditamos que a restrição de espaço, da higiene, da alimentação e dos cuidados com o bem estar é uma maldade.

Também acreditamos que adotar é melhor do que comprar. Mas se você optar pela compra, avalie muito o canil ou o criador para verificar se ele cuida bem dos animais matrizes. Ao fazer isso, você aumentará as chances de seu animalzinho ser saudável, além disso não estimula a exploração de animais com o fim comercial.


Leia também:
Testamos o mordedor para cães que se propõe a substituir a escova de dentes
A casa e os animais de estimação
Como os cães enxergam?
É recomendável usar xampu humano em nossos cães? E qual a maneira mais adequada para banhá-los?
Será que os cachorros já nascem prontos para se comunicar com as pessoas?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Quanto o seu cão entende você?
Calos de apoio em cães são um problema?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *