5 maneiras para se livrar dos pensamentos indesejados e ainda mais 3 para os obsessivos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 11 minutos

pensamentos obsessivos

O que são pensamentos obsessivos? E pensamentos indesejados? A mente humana é uma fábrica contínua de pensamentos, ela produz um pensamento após o outro. Isso funciona como formas de energia que são transmitidas para o nosso ser.

Há pensamentos que nos fazem sentir bem, enquanto outros fazem nos sentirmos mal ou são carregados de energias negativas, que nos arrastam para baixo. É perceptível como a força de pensamentos ruins nos deixam em um estado inerentemente impotente.

O que são pensamentos?

Os eventos passados ​​são armazenados como memórias. Nosso condicionamento mental e crenças também são armazenados como memórias. Esse armazenamento é inconsciente, nossa mente faz tudo isso no modo automático e independe de nossa vontade.

Percepções e interpretações são criadas na mente com base em nosso condicionamento externo passado e também em nosso condicionamento natural (genética). Essas interpretações, percepções e julgamentos retornam como pensamentos na mente, e podem ser positivos ou negativos dependendo do condicionamento da nossa mente.

Os pensamentos são gerados justamente com base nessas memórias passadas, projeções futuras e interpretações sobre a situação de vida presente. É como um computador tentando prever ou evocar uma projeção com base nos dados coletados até o momento atual.

Quando os pensamentos são de natureza negativa, como os pensamentos de preocupação, ansiedade, estresse, carência, ressentimento e culpa eles produzem resistência ao andamento natural de nossa vida e essa resistência é sentida como sofrimento. Os pensamentos negativos sempre resistirão ao movimento de nossa vida, como blocos de pedra no caminho de um fluxo contínuo de água.

Resumindo, a vida é um fluxo de pura energia positiva e, portanto, qualquer pensamento negativo se opõe a ela, causando atrito que é sentido como sofrimento pelo nosso corpo.

Como nossos pensamentos são gerados?

Não somos nós que geramos nossos pensamentos, pois se assim fosse também poderíamos controlá-los sem nenhum esforço. Na realidade quem gera nossos pensamentos é a nossa mente e isso acontece no “modo automático”, ou seja, é nosso subconsciente trabalhando.

Isso é fácil de constatar, por exemplo, você pode prever o que você vai pensar daqui a 30 segundos? Se você não pode, como pode presumir que é você que está gerando seus pensamentos? E se você acredita que você é a sua mente, essa também é uma crença errada.

Se você é a sua mente, então como você pode observar os seus pensamentos? Para fazer isso, você precisa estar separado da sua mente para enxergar o que ela está produzindo.

A mente gera pensamentos, que são apenas formas de energia, esses pensamentos passam como nuvens. Nós nos identificamos com alguns desses pensamentos e, por vezes, ficamos obcecados por eles. Posteriormente, nesse texto vamos tratar sobre essa obsessão e como resolvê-la.

Assim, todos os nossos pensamentos são apenas formas de energia neutra. É o nosso interesse ou associação com os pensamentos que os torna obsessivos. Se você entender essa lógica terá dado o primeiro passo para se livrar dos pensamentos indesejados e obsessivos.

Nosso estado de espírito e como encaramos nosso dia é comandado, constantemente, quase como se fosse um prisioneiro da avalanche de pensamentos que passam pela nossa mente. Isso seria maravilhoso se a mente produzisse apenas bons pensamentos, mas infelizmente não é isso que acontece.

Portanto, a questão que se impõe para que nossa vida seja melhor é como nos livrarmos dos pensamentos indesejados que surgem frequentemente. Ou seja, como se tornar livre da influência desses pensamentos negativos?


Dicas para afastar os pensamentos indesejados

Como já vimos, não é possível “escolher” quais pensamentos vêm à nossa mente, isso ocorre porque o pensamento é espontâneo, entretanto, mesmo assim é possível não ser influenciado por pensamentos indesejados ou negativos e, portanto, ficar livre do impacto que eles causam.

Preparamos cinco dicas simples que podem ser úteis para ajudar a superar essas situações, procure aplicá-las para que sua mente trabalhe a seu favor e não contra você.

1. Não tente afastar um pensamento indesejado

Quando um pensamento negativo surge em sua mente, ele cria uma sensação ruim em seu corpo, quando surge esse desconforto a reação automática é tentar afastar esse pensamento. Entretanto, na realidade, você ficará “algemado” a qualquer tentativa de resistir ou afastar.

Ao tentar afastá-lo você se concentra nele. Quanto mais você tenta afastar o pensamento, mais ele parece se fixar na sua mente.

O segredo nesse caso é “permitir” e não resistir ao pensamento negativo. Aparentemente isso pode parecer muito contra intuitivo, como assim, permitir um pensamento negativo em vez de fugir dele? Mas acredite, essa permissão é o caminho para a livrar-se dele.

Tudo o que você permitir totalmente passará pelo seu ser sem esforço e será transmutado na energia do seu ser. A vibração do seu ser é puramente positiva e qualquer coisa que toque essa vibração se converte na mesma.

Portanto, permita que o pensamento negativo se mova pelo espaço do seu ser sem qualquer resistência, e veja como ele se transmuta.

Permita pensamentos

Mas, o que significa “permitir um pensamento”? Permitir um pensamento é deixar o pensamento passar sem dar-lhe qualquer reconhecimento. Você nem resiste ao pensamento e nem dá atenção a ele.

Simplesmente enxergue o pensamento como uma nuvem passageira e deixe-o flutuar, pois como já explicamos, o nosso cérebro é uma fábrica de pensamentos, logo virá outro e esse terá ficado no passado. Permita que o pensamento ruim flutue para longe.

Contrariamente a isso, você também pode se concentrar nos pensamentos positivos gerados pela sua mente e, assim, desenvolver um impulso positivo. Toda vez que sua mente produzir algum pensamento positivo, por exemplo, pensamento de amor, alegria, excitação, abundância, beleza, apreciação, paixão, paz entre outros, concentre-se nele e dê atenção a ele.

Isso fará com que sua mente atraia pensamentos mais positivos e, assim, construa um impulso positivo. É realmente muito simples. Uma vez que você entenda a mecânica de como os pensamentos ganham impulso na mente, você estará no controle total de seu estado de ser.

2. Somente a consciência pode provocar uma transformação real

Uma maneira poderosa de se livrar permanentemente de pensamentos indesejados é permitir que o poder da consciência exerça sua força sobre ele e transmute sua energia.

Esteja “consciente” do pensamento, sinta a energia por trás do pensamento e permita que o pensamento tenha o seu espaço. Mas não julgue ou tente analisá-lo, não se perca nele e nem dê a ele uma importância exagerada, apenas esteja consciente disso.

Quando você está consciente de um pensamento, ele não pode “puxar” sua atenção e, portanto, não cresce em energia. A inteligência da consciência pode então dissolver o pensamento negativo. A mudança real só pode vir da inteligência “incondicionada” da consciência.

Se você procurar analisar ou se distanciar de um pensamento, ele só se tornará mais poderoso em sua resistência e atenção.

Pessoa feliz

3. Privar um pensamento de atenção faz ele perder poder

Reiterando os pontos que levantamos acima, um pensamento depende completamente de sua atenção para prosperar e se sustentar por mais tempo. Assim, se você não der atenção a um pensamento, ele não terá como sobreviver no espaço de sua mente.

Portanto, a melhor maneira de se livrar de pensamentos indesejados é parar de alimentá-los com sua atenção. Embora isso seja mais fácil dizer do que fazer, porque os pensamentos negativos, por causa de seu conteúdo de medo, têm uma maneira de atrair nossa atenção muito mais do que os pensamentos positivos.

O que está em jogo é se você pode confiar em si mesmo e acreditar na inteligência do seu ser para evitar ser sugado pelos medos dos pensamentos negativos.

As pessoas que conseguem acreditar em seu ser, confiando em sua inteligência, não se incomodam com pensamentos indesejados, porque não o alimentarão com a sua atenção.

4. O silêncio é o segredo da vida iluminada

Há uma dimensão de “quietude” em você que está subjacente a todo o fenômeno do nível superficial, como pensamentos e emoções. Portanto, quando você tiver acesso a essa dimensão em você, nada na superfície terá o poder de incomodá-lo.

Sempre que você se deparar com pensamentos indesejados, mova-se para a quietude do seu ser. Isso trará muito espaço para sua experiência e o pensamento não parecerá mais tão poderoso. Como fazer isso?

A melhor maneira de experimentar a quietude é tornar-se consciente do momento presente. Portanto, sente-se ou deite-se e traga sua atenção para o momento presente. Sinta seu corpo, sinta seu ambiente, ouça os sons ao seu redor. Torne-se consciente do que seu corpo está fazendo.

Se você encontrar alguma tensão em seus músculos, deixe-se relaxar. Sinta a energia em seu corpo concentrando-se em todo ele, desde a ponta dos pés até a cabeça. Descanse nesta consciência. Em outras palavras, torne-se plenamente consciente do agora.

Todo o barulho da mente desaparecerá no silêncio do seu ser. O silêncio do seu ser não é “burro”, mas uma força altamente inteligente, e tem a capacidade de criar soluções e transformar situações simplesmente pela sua presença.

5. Não tema os pensamentos negativos

Pare de ter medo de seus pensamentos. Olhe para seus pensamentos como formas de energia temporárias que entram no espaço do seu ser.

Repetindo, os pensamentos negativos são inofensivos, a menos que sejam alimentados com sua crença e atenção.

Então, para se livrar de pensamentos indesejados, é preciso enfraquecê-los, privando-os de atenção, permitindo que a força silenciosa de sua consciência dissolva a energia desses pensamentos e pratique a quietude.

Pensamentos Obsessivos

Infelizmente há ainda um pensamento mais desconfortável do que o pensamento indesejado, é um pensamento indesejado que incomoda ainda mais, o pensamento obsessivo. Esses são aqueles pensamento que causam uma tortura contínua da mente “geradora de pensamentos” e que parecem impossíveis de se livrar.

Os pensamentos obsessivos ou “consumistas” podem tornar a nossa vida miserável quando somos atormentados por eles. Entretanto essa mesma situação pode se tornar um convite para transcender a mente e ficar livre do sofrimento para sempre.

Você pode parar de ter pensamentos obsessivos?

Se você pudesse, seria ótimo. Mas a verdade é que, assim como os pensamentos negativos, é um pouco mais complicado do que apenas suprimir seus pensamentos. É possível fazer isso por apenas alguns segundos e lá estão eles de volta. Além disso, suprimir pensamentos é ainda pior do que ter pensamentos duradouros, pois eles acumulam muita energia negativa em nossa mente.

Então, como parar esses pensamentos contínuos e desconfortáveis? O segredo para parar esses pensamentos é se desapegar da mente, isso porque você não pode lutar contra a sua mente. Vamos descobrir mais detalhes sobre isso?

Como parar pensamentos negativos obsessivos?

Se você está se fazendo essa pergunta agora mesmo, faça outra pergunta a si mesmo: “Fazer essa pergunta não é outro pensamento? É um pensamento sobre como matar pensamentos”.

Todas as suas tentativas de suprimir e parar os pensamentos falham porque você está usando a mente para parar a mente. Se o mocinho e o bandido são a mente, então como o mocinho poderá matar o bandido?

Então você não pode matar a mente pela força. A mente morre sua própria morte pelo veneno da dissociação. Vamos lembrar novamente o que dá poder a um pensamento? O seu interesse e atenção. Se você não tem interesse em um pensamento em particular, então ele perde o controle sobre você.

Você pode experimentar aplicar isso agora mesmo. Deixe os pensamentos fluírem pela sua mente, mas não se interesse por eles. Apenas fique como espectador ou observador e deixe os pensamentos flutuarem.

Inicialmente, você pode ter dificuldade em observar os pensamentos por causa de seu hábito inerente de se associar a cada pensamento que surge. Ajuda saber que você não é seus pensamentos, que os pensamentos são apenas formas de energia criadas na sua mente.

Por que a mente cria pensamentos? A ciência ainda não descobriu, é apenas algo que ela faz, por que se preocupar com isso? Você já se perguntou por que o seu coração bate?

Com um pouco de prática, você conseguirá apenas observar seus pensamentos e não se envolver com eles. Você vai parar de dar poder aos pensamentos por não dar-lhes a sua atenção. Os pensamentos morrem imediatamente quando são privados desse combustível de interesse.

Se você não se associar com o pensamento ou dar poder a ele, ele desaparecerá rapidamente. Procure aplicar as técnicas a seguir.

1. Desenvolvendo a prática de observar a mente

Tudo o que você precisa fazer para se livrar dos pensamentos obsessivos é observar a mente sem se envolver. Você vai ficar muito bom nisso com apenas um pouco de prática. O hinduísmo chama isso de “sadhana”, um treinamento de autodisciplina para a mente.

No entanto, você nem precisa entender essa prática, basta aplicá-la. Quanto mais você tentar entender, mais a mente se envolve. Apenas observe a mente e logo você verá que você definitivamente não é a sua mente.

Mais uma vez, liberte-se de sua mente, privando-a de seu interesse. Este é o único caminho objetivo para se libertar dos pensamentos obsessivos.

2. Técnica de foco em um ponto

Se você achou o conceito acima difícil de aplicar, tente então esta técnica mais simples. Ela é conhecida como “foco em um ponto” e envolve focar toda a sua atenção em um único ponto por um longo período de tempo. Essa técnica repetida por alguns dias ajudará a obter um domínio considerável sobre sua mente. Vamos aprender como fazer?

Sente-se em um local confortável, preferencialmente durante a noite, quando há menos barulho e distrações. Feche seus olhos e desvie a atenção de seus pensamentos para sua respiração.

Sinta o ar entrando e saindo pelas suas narinas, entra ar frio e sai ar quente. Veja quanto tempo você é capaz de manter esse foco. Se você é iniciante, não conseguirá manter o foco por mais de alguns segundos. Decorridos esses segundos você descobrirá sua atenção voltando para seus pensamentos obsessivos novamente.

Não se preocupe com isso, é normal e não perca sua calma acreditando que não vai dar certo. Assim que você perceber que sua atenção voltou para seus pensamentos, gentilmente traga sua atenção de volta para sua respiração. Faça isso por alguns minutos.

Quando você conseguir manter o foco em sua respiração por um período de 4 a 5 minutos, você começará a ganhar domínio sobre sua mente.

Você terá domínio sobre sua atenção e poderá desviá-la de seus pensamentos, para sua respiração sempre que quiser. Isso significa que você não precisa mais ter medo de pensamentos obsessivos, você estará completamente livre de suas garras.

Foque em pensamentos bons

À medida que você domina essa técnica, você também pode considerar algumas outras formas de foco, como essas:

  • Vocalize o mantra OM e concentre toda a sua atenção no som do OM;
  • Conte as contas de Japamala com os dedos e concentre sua atenção nas contas e na contagem;
  • Concentre-se nas batidas do seu coração;
  • Ouça sons binaurais ou frequências de cura, como a frequência de 528Hz, e concentre-se no som;
  • Concentre sua atenção em um som externo, como, por exemplo, o som de grilos durante a noite;
  • Concentre sua atenção em uma parede ou tela em branco.
3. Visualize o pensamento como uma forma de energia

Aqui está mais uma técnica que você pode usar, ela é muito simples. Quando você vai ao cinema, certamente observa que a sala de exibição contém um projetor para levar feixes de luz até uma tela em branco. Esses feixes de luz refletem de volta para nós depois de atingir a tela, criando as imagens que assistimos.

A mente é como um projetor. Quando sua mente gera um pensamento, ela também gera imagens que o acompanham. Essas imagens passam na sua cabeça exatamente como as imagens projetadas em uma tela de cinema.

Mas todos nós sabemos que as imagens na tela são apenas raios de luz que são refletidos após atingir a tela. Agora imagine se, em vez de observar a tela, você se voltasse e observasse o projetor. Você perceberá imediatamente que as imagens na tela são apenas raios de luz gerados pelo projetor.

De maneira semelhante, visualize seus pensamentos como formas de energia (sinais elétricos) correndo dentro dos caminhos neurais do seu cérebro. Dê alguma cor a essas formas de energia. Por exemplo, visualize-as como raios de luz temporários que serão descartados pelo seu cérebro, a menos que você decida dar atenção a elas.

Sempre que tiver um pensamento negativo, enxergue esse pensamento como uma forma de energia em vez de se concentrar nas imagens geradas por ele. Dessa forma, você privará o pensamento de seu poder e ele desaparecerá.


Leia também:
10 coisas que pessoas infelizes fazem
Dicas para atrair boa sorte mudando a forma de encarar a vida
Siga esses rituais matinais poderosos para turbinar sua mente e o seu corpo
O que é o movimento antitrabalho? Entenda porque ele está crescendo
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *