Como plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

UseComo plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)

A Uva do Oregon é um arbusto perene de folhas largas, coloridas e com texturas que cresce muito bem em locais mais sombreados. Ela é uma planta atraente durante todo o ano, seja pelas suas folhas, flores ou por seus frutos, também lindos.

É usada no paisagismo pela sua beleza, seu colorido, por ser resistente à seca, tolerar solos com poucos nutrientes e por ser de baixa manutenção.

Tudo o que você precisa saber sobre a Uva do Oregon

A Uva do Oregon tem esse nome por sua origem, a região oeste dos EUA. Ela é a flor símbolo do estado de Oregon, onde é muito popular.

O nome científico da Uva do Oregon é Berberis aquifolium (era Mahonia aquifolium) e ela pertence à família berberidaceae.

Sua principal característica é ser colorida nas quatro estações do ano. Seja pela suas folhas verdes e bordôs, por suas flores amarelas ou pelas suas frutas azul-arroxeadas.

Como você pode perceber, a Uva do Oregon é conhecida por dois nomes científicos, na realidade o seu nome atual é Berberis aquifolium. Seu nome, que é pelo qual muitas pessoas ainda a conhecem, já foi Mahonia em homenagem ao horticultor americano Bernard McMahon.

Depois ela foi reclassificada no gênero Berberis. Aquifolium significa que as folhas são como as de azevinhos e arbustos, embora pertençam a famílias diferentes. Existem cerca de 70 variedades de plantas do gênero Mahonia e muitos mais cultivares e híbridos.

É por esse motivo que existem muitos nomes comuns diferentes associados a esta planta, mas trata-se de uma única espécie, com muitas variedades.

O nome popular de “uva”, surgiu por sua semelhança com a fruta uva. Mas ela não é uma uva verdadeira (Vitis), ou da família Vitaceae.

Quais as características da Uva-do-Oregon?

A maioria dos arbustos dessa espécie são densamente texturizados com folhagem grande e atraente. Eles são arbustos adequados tanto para embelezar um jardim, como para criar sebes de privacidade.

Entretanto, o maior charme desses arbustos perenes verticais é que eles oferecem interesse durante todo o ano. Sua presença em um jardim cria um aspecto de vida selvagem para atrair borboletas, abelhas, beija-flores e outros pássaros.

Elas são fáceis de cultivar e têm uma aparência quase tropical. Suas flores perfumadas do final do inverno amarelo-dourado ou início da primavera são atraentes para polinizadores como abelhas e borboletas.

Bem como suas frutas, que atraem uma variedade de pássaros, que também podem se refugiar na sua folhagem espessa.

As folhas sempre saudáveis são dentadas como as dos azevinhos. Por isso ela pode ser usada como uma cerca de privacidade para manter visitantes indesejados fora, pois suas folhas são afiadas.

Quando elas surgem são vermelhas. Entretanto, conforme passa o tempo, elas ficam com um tom verde brilhante e no outono, tornam-se cor de vinho, mas não caem.

Aproveitamento da Uva do Oregon

É uma planta também muito útil, com aproveitamento de praticamente todas as suas partes. Com suas frutas é possível preparar deliciosas geleias e sucos, além de vinhos. Da casca do seu caule, das raízes e dos seus frutos também é possível extrair corantes amarelos e roxos.

A fruta é uma baga que se assemelha a uma uva em forma e cor. Ela é comestível, mas é azeda e fica melhor de consumir em compotas, geleias e conservas.

Depois de colhidas, suas folhas demoram muito para murcharem, portanto são muito utilizadas por floriculturas pela sua beleza e durabilidade.

Além disso, suas raízes são usadas na medicina para o tratamento de infecções por possuírem alcaloide berberina, uma substância anti-inflamatória e antibacteriana.

As mahonias são conhecidas por serem arbustos de crescimento lento, muito resistentes e de baixa manutenção. Elas não gostam de ser movidas e a seleção apropriada do local de plantio é importante para seu sucesso.

Portanto proteja seu arbusto dos ventos gelados, pois eles podem causar queimaduras no inverno. Certifique-se também de que eles tenham espaço suficiente para crescer, pois não gostam de ficar apertados.

A Uva do Oregon geralmente tem entre 1 e 3 metros de altura e 0,5 e 1,5 metros de diâmetro. Ela cresce melhor quando plantada a partir de sementes e a melhor época para o plantio é no outono. Cresce lentamente no início, mas à medida que envelhece, cresce rapidamente até a maturidade.

Qual a luminosidade ideal para a mahonia?

A maioria das variedades de mahonia pode tolerar desde sol a pleno até sombra espessa, entretanto elas preferem e ficam mais exuberantes com sombra parcial. A sombra profunda pode resultar em crescimento de caules longos em busca de luminosidade.

Qual o solo ideal para a mahonia?

Uma das vantagens das variedades de mahonia é que elas não tendem a exigir um tipo de solo específico para crescerem. Geralmente se dão bem em solos arenosos, argilosos e em uma variedade de níveis de pH, mas os preferidos são os ácidos e neutros. O solo só precisa estar úmido e bem drenado.

Qual a quantidade de água ideal para a mahonia?

Geralmente as mahonias se desenvolvem melhor com regas regulares e abundantes enquanto estão se estabelecendo, principalmente no primeiro ano. Mas evite que o solo fique permanentemente encharcado.

Depois de estabelecidas, elas são conhecidas por serem bastante tolerantes à seca. Geralmente só precisam de rega quando há períodos de estiagem, quentes e secos.

Qual o clima ideal para a mahonia?

Qual a temperatura e a umidade adequados para a Uva do Oregon? Apesar do perigo de queimar a folhagem por causa dos ventos gelados, as mahonias geralmente toleram uma ampla variedade de temperaturas.

Ou seja, elas são capazes de suportar temperaturas tão baixas quanto -15ºC. No entanto, se as temperaturas caírem tão baixo assim, o ideal é providenciar um cobertura morta ao redor do arbusto para proteger suas raízes.

A mahonia precisa ser adubada ou fertilizada?

A Uva do Oregon não necessita de um regime rigoroso de fertilização. Pode receber uma alimentação anual de primavera com um fertilizante de liberação lenta e baixo teor de nitrogênio. Ou receber uma camada rica de cobertura morta ou composto com farinha de peixe e ossos deve ser suficiente.

Como podar a mahonia?

As mahonias não têm um regime de poda exigente. No entanto, a poda leve a cada ano, no início da primavera pode incentivar o crescimento saudável da folhagem. Você também pode ajudar a manter uma aparência arrumada, afinando os galhos muito carregados.

Quando seu arbusto estiver crescendo em sombra profunda, isso pode resultar em um crescimento de caules longos e irregulares. Portanto, faça uma poda radical quase na base para ajudá-lo a recuperar um formato mais compacto e completo.

Depois de cortar assim, é uma boa ideia cobrir a base do arbusto e oferecer uma adubação extra para estimular um crescimento novo e saudável.

Também é bom controlar quaisquer mudas que brotem na volta da planta. Você pode preferir removê-las se não quiser que o espaço fique superlotado com mahonias.

Como propagar a mahonia?

A mahonia pode ser propagada através de estaquias ou sementes. Ela costuma se desenvolver bem a partir de sementes e é fácil encontrá-las em lojas que vendem através da internet.

Propagação por estaquias

A maioria das variedades de mahonia se propaga a partir de estacas colhidas no final do verão ou início do outono antes da floração. Seguir os passos abaixo pode ajudar a aumentar a chance de sucesso na propagação por estaquias:

  • Primeiramente selecione e corte um galho de cerca de 15 centímetros;
  • Depois retire as folhas da metade inferior do corte;
  • Mergulhe a ponta cortada em uma solução com nutrientes de enraizamento;
  • Envase em um solo úmido e bem drenado após o surgimento das raízes;
  • Mantenha sempre o vaso em um local quente, em uma estufa, ou ainda, cubra com plástico para reter a umidade. Mantenha assim e sempre úmido até as raízes se firmarem;
  • Enfim, depois de enraizar bem, transplante para o seu lugar definitivo com o torrão formado.
Propagação por sementes

Para plantar e cultivar a mahonia a partir de sementes, tente seguir as etapas abaixo para o plantio:

  • Primeiramente separe as sementes das bagas mais carnudas se você não tiver adquirido as sementes. Mas não deixe as sementes secarem;
  • Estratifique a frio essas sementes coletadas por um período mínimo de um mês;
  • Após esse período, coloque as sementes em um local mais quente, em torno de 20ºC e deixe-as assim por mais um mês;
  • Semeie as sementes em torno de 0,5 centímetros de profundidade em um vaso;
  • Depois de brotadas, transfira para seu local definitivo. Como essa planta nasce muito facilmente em condições ideais, você pode tentar semeá-las diretamente no seu local definitivo. Mas, fazendo dessa forma, a chance de sucesso diminui.


Quais as doenças comuns das mahonias?

As mahonias são espécies robustas, e pragas e doenças graves não são problemas comuns. Às vezes, elas sofrem com ferrugem ou oídio (que causa manchas marrons na folhagem).

Embora nenhum delas seja tipicamente fatal, elas podem causar folhas enroladas, murchas ou caídas.

Se isso acontecer, passe a regar os arbustos na base da planta e não sobre as folhas. Além disso, evite um local úmido e remova as seções infectadas pode ajudar a minimizar esses problemas. Use fungicidas ​​se o problema for difícil de controlar.

Eventualmente podem também aparecer pragas, como moscas brancas, pulgões ou escamas. Neste caso, trate com um sabonete inseticida.


Leia também:
Como cultivar amoras
Para que serve, como plantar, cultivar e cuidar da camomila
Como cultivar babosa (aloe vera)
Benefícios, como plantar e como cuidar da Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata)
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)
Como mudar as cores das hortênsias?

Compartilhe...

2 comentários em “Como plantar e como cuidar da Uva do Oregon (Mahonia aquifolium)

  1. Miguel Busnello disse:

    Olá. Vocês tem mudas da uva do Oregon?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Miguel, nós não fazemos vendas, pesquise na internet, há vários viveiros que vendem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *