Para que serve, como plantar, cultivar e cuidar da camomila

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

camomila no campo

A camomila é uma erva única, pois é tão bonita quanto útil. Além de ser uma planta que fica linda tanto em jardins externos como em vasos, alegrando qualquer ambiente, sua função na medicina é muito ampla.

Por ser rica em compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, ela tem propriedades calmantes, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, sendo muito utilizada como remédio caseiro. É uma das plantas medicinais mais utilizada no mundo.

Aprenda tudo sobre Camomila
Quais são os tipos de camomila?

O que muitos jardineiros desconhecem, mesmo os experientes, é que existem dois tipos de camomila populares e cultivadas em todo o país. A camomila alemã (nome científico Matricaria chamomilla ou Matricaria recutita) e a camomila romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis), da família Asteraceae.

As duas são nativas da Europa e ambas apresentam qualidades medicinais que são incorporadas em remédios de ervas e cuidados com a pele. Além disso, ambas possuem flores perfumadas, semelhantes às margaridas, mas menores, com pétalas brancas em torno de um centro amarelo.

Essas duas variedades de camomila crescem muito rápido, assim, atingem a plena floração em cerca de 10 semanas e se desenvolvem melhor quando plantadas na primavera, seja por meio de sementes ou de mudas (estaquias).

Diferenças entre as camomilas

A principal diferença entre elas é que a camomila romana costuma ser usada como cobertura do solo ou planta rasteira para suavizar as bordas de uma parede ou passarela – pode atingir até 25 cm de altura -, enquanto a camomila alemã cresce mais verticalmente, podendo atingir até um metro de altura. A camomila alemã é mais comumente usada para fazer chá, mas as duas são eficazes.

Outra diferença importante é que a camomila alemã é uma planta anual, enquanto a camomila romana é uma planta perene.

A camomila alemã pode não ficar muito bonita quando plantada combinada com outras flores em um canteiro, pois ela tende a ficar sufocada e praticamente desaparecer entre plantas mais formais e imponentes.

O curioso é que as duas são popularmente chamadas aqui no Brasil de verdadeira camomila e falsa camomila. No entanto, dependendo da região do país, a falsa é considerada como a verdadeira, enquanto em outras regiões é o contrário.

tipos de camomila

Como plantar camomila?

Você pode plantar a camomila alemã a partir de sementes, por ser uma planta anual. Enquanto a propagação da camomila romana pode ser feita tanto por sementes como por estaquias, pelas divisão de plantas sadias e desenvolvidas.

Apesar da camomila alemã ser uma planta anual, ela é tão fácil de semear quanto uma planta perene como a camomila romana.

Para fazer o plantio através de semente, prefira fazer na primavera. Espalhe as sementes sobre uma terra rica, úmida e bem drenada. Aperte-as contra o solo sem enterrá-las, pois precisam de luminosidade para brotarem. Mantenha o solo úmido, mas sem encharcá-lo muito.

Se você preferir, em vez de semear a camomila no local definitivo, utilizar sementeiras e transplantar as mudas quando estiverem com cerca de 2,5 a 5 cm de altura, isso vai aumentar ainda mais a chance de sucesso. Da mesma forma, coloque as sementes com uma profundidade máxima de 0,5 cm, ou apenas pressione levemente as sementes no solo. A germinação levará em torno de de uma a duas semanas.

Já o plantio feito por estaquias não tem uma taxa de sucesso tão grande quanto por sementes, o ideal é que os rizomas tenham pelo menos cerca de 20 cm de altura e sejam cultivados inicialmente em vasos, mantidos em um berçário e na sombra.

Como plantar a camomila no local definitivo

Para transplantar as mudas para seu local definitivo, o espaçamento pode ser de 30 a 45 cm entre cada uma delas.

Você pode cultivar ambas também em vasos e jardineiras grandes. No entanto, para plantio em vasos, tanto por semente como através de mudas, use um solo rico e bem drenado.

Os dois tipos são fáceis de cuidar tanto em um ambiente de jardim como de vaso e requerem muito poucos cuidados extras para prosperarem e se desenvolverem. Entre as duas, a camomila alemã produz flores mais abundantes, enquanto a camomila romana tem menos flores. Entretanto, as flores da romana são mais perfumadas.

camomila

Onde plantar camomila?

Tanto a camomila romana quanto a alemã crescem bem a pleno sol, mas preferem sombra parcial em locais de clima muito quente.

As duas variedades também florescem melhor em pleno sol, mas um pouco de sombra parcial é uma escolha melhor, especialmente durante as horas quentes da tarde, para evitar queimar suas as flores delicadas.

Receber mais sol normalmente leva a um crescimento mais rápido, mas como esta planta cresce rapidamente por natureza, mesmo em meia sombra, a falta de sol durante todo o dia pode não ser um problema.

Também ambas variedades de camomila florescerão melhor se cultivadas em solo rico e orgânico. Elas podem sobreviver em misturas mais pobres, mas isso fará com que suas hastes fiquem mais moles e se verguem facilmente. O pH do solo não é muito importante para seu desenvolvimento e floração, mas elas preferem uma faixa neutra, entre 5,6 a 7,5.

Como cuidar e como cultivar a camomila?

Água: Plantas jovens exigem regas mais frequentes, regue sua camomila sempre que perceber que a terra não está mais úmida. À medida que o pé de camomila se desenvolve e fica adulto, ele fica mais tolerante à seca, sendo assim possível esperar que o solo seque um pouco mais entre as regas. No entanto, em climas extremamente quentes e, principalmente se ela estiver plantada em sol pleno, a camomila apreciará um pouco mais de umidade e regas mais frequentes.

Temperatura e umidade: a camomila é capaz de prosperar e permanecer saudável em qualquer clima de verão abaixo de 37ºC , mas prefere temperaturas mais moderadas, de até 26ºC. Por tolerar bem climas secos, ela não requer considerações especiais de umidade. Portanto, apenas observe o que comentamos acima, que em regiões de clima muito quente ela não esteja plantada sob sol pleno.

Que pragas e outros problemas podem atacar a camomila?

A maioria dos insetos evita a camomila, inclusive ela é utilizada para afastar pragas de algumas culturas, como a de pepino, por exemplo. No entanto, às vezes é possível que pulgões e tripes à ataquem. A solução para ambos os casos é lavando a planta ou tratando com um sabonete inseticida.

Manchas marrons nas folhas da camomila podem ser um sinal de uma série de doenças fúngicas que a estejam atacando, como a Ferrugem da Botrytis. Para resolver esse problema você pode tratá-la com um óleo fungicida.

Se acontecer das folhas da camomila ficarem castanhas e caírem, ela pode estar recebendo muita água. Reduza o volume de regas e observe se isso resolve.

Como colher camomila?

Você deve colher as flores de camomila quando elas estiverem totalmente abertas, porque nesse momento elas estarão na sua plenitude. Isso deve ocorrer cerca de 3 a 4 mesas após o plantio. Colha somente as flores, sem as suas hastes para obter um sabor melhor, principalmente se você for utilizá-la como chá.

Você pode usá-las tanto ​​frescas quanto secas, e também armazená-las para um uso posterior. Para secá-las, coloque-as em um local seco, escuro, bem ventilado e arejado até ficarem completamente secas. Quando estiverem prontas, coloque-as em um recipiente hermético ou congele-as até que você queira usá-las.

Quando as flores de camomila começam a envelhecer (isso acontece quando o miolo escurece e as pétalas brancas ficarem voltadas para baixo), elas ficam com menos sabor e aroma.

Você pode usar as folhas também, mas se ao consumi-las em forma de chá achar que estão o tornando um pouco amargo, deixe-as de fora e colha somente as flores, conforme explicamos acima. Além disso, você também pode usar o miolo das flores para fazer um extrato que pode ajudar a aliviar problemas digestivos.

Quais partes da camomila são comestíveis?

Todo o pé de camomila é comestível, você pode consumir tanto as folhas como as flores ou preparar bebidas e chás. O que ocorre é que o chá quando também for feito com as folhas pode ficar mais amargo, mas isso é gosto pessoal.

Para que serve a camomila?

A camomila é uma planta com muitas propriedades medicinais. Por exemplo, ela atua em: ansiedade, nervosismo ou estresse; insônia ou dificuldade para dormir; má digestão; gastrite ou úlcera gástrica; diarreia; excesso de gases intestinais; cólicas intestinais ou menstruais; dores reumáticas; gota; dores de cabeça; hemorroidas;
feridas, úlceras, queimaduras ou irritação na pele; resfriados ou sinusite; cicatrização de feridas na boca; alívio das inflamações nas gengivas.

Mas atenção. É muito importante evitar a automedicação. É sempre recomendável ouvir a opinião de seu médico antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, pois um sintoma aparentemente simples pode estar escondendo um problema sério de saúde.

Quais os simbolismos e os significados espirituais da camomila?

A flor da camomila carrega consigo o significado simbólico de descanso, paz, equilíbrio e calma. A flor também é um sinal de renovação e renascimento em muitas culturas, devido à sua capacidade de florescer por longos períodos.

Suas flores, com pétalas brancas e amarela no centro também contribui para seu simbolismo, associando-a à calma, paciência, vida longa, prosperidade e sabedoria.

Transmite uma ótima energia para combater as mágoas, o ódio, a raiva, o medo, a falta de fé e o estresse emocional. Credita-se a ela o poder mágico de atrair paz, harmonia, otimismo, sorte e alegria.

Muitas pessoas também usam para simbolizar um novo começo ou a superação de um período de luto. Amarelo significa felicidade, calor e alegria. Como a cor do sol, ajuda a ligar a camomila simbolicamente ao nascer do sol todas as manhãs.


Leia também:
Como cultivar hortelã
14 dicas de como aproveitar um espaço pequeno para fazer um jardim
Como cultivar babosa (aloe vera)
Chá de camomila aumenta a longevidade
Como cultivar antúrio
Como cultivar hosta (funquia)
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *