Como se livrar das moscas das frutas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Se você está enfrentando uma invasão de moscas das frutas na sua cozinha ou onde costuma armazenar suas frutas e legumes, sabe como isso pode ser irritante e nojento.

Em algumas regiões do Brasil as moscas de frutas (Drosophila melanogaster) são chamadas de mosquitinhos das frutas, mosquitos das frutas, drosófila, moscas do vinagre, moscas da banana, enfim nomes diferentes é o que não falta para esse insetinho que tanto nos incomoda.


Elas sobrevoam em volta da sua cabeça, se reúnem em grupos na bancada da cozinha e fixam residência na sua cesta de frutas e, embora você possa enxotá-las abanando as mãos, elas certamente voltarão.

Talvez seja isso o que mais incomoda é que essas mosquinhas são muito insistentes, e as vezes parece que é uma guerra que você não consegue vencer, entretanto, na verdade controlar a invasão das moscas das frutas é mais fácil do que você pensa. A seguir, vamos ensinar algumas maneiras de eliminar as que já estão incomodando e evitar uma nova invasão.

Em apenas alguns minutos, você pode livrar rapidamente a sua casa das moscas das frutas fazendo uma armadilha simples e caseira com ingredientes baratos que você já tem em seu armário e sem o uso de veneno.

Como fazer uma armadilha caseira para as moscas das frutas

Você vai precisar de: vinagre de maçã, detergente para louça e um pote pequeno.

Conforme explicamos acima, essa armadilha é sem venenos, entretanto, embora o vinagre seja o ingrediente principal e seja considerado seguro para consumo, o detergente líquido pode fazer mal se ingerido, e essa armadilha pode parecer apetitosa para crianças. Portanto, procure manter essa mistura fora do alcance de crianças pequenas.

Antes de colocar sua armadilha no local infestado, descarte todas as frutas que estejam podres ou maduras demais, pois geralmente são elas que atraem as moscas das frutas.

Como preparar a armadilha: Coloque uma xícara de vinagre de maçã em uma tigela pequena, ou um pote de vidro, essa quantidade não precisa ser exata, só é preciso que não fique muito rala no pote. Adicione algumas gotas de detergente ao pote, sem misturar. Está pronta a armadilha.

Agora coloque a armadilha no local onde as moscas das frutas estão infestando e aguarde que ela faça 0 seu trabalho. Em pouco tempo o líquido do pote ficará cheio de moscas das frutas afogadas. Se a infestação continuar, lave bem o pote e repita a operação.

Por que essa armadilha funciona?

O vinagre é um produto de cozinha natural, versátil e ecológico. Tem muitas utilidades além de seus usos culinários por ser um ingrediente barato. É usado em muitos produtos caseiros de limpeza, veja também essas dicas sobre ele que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Além disso, ao contrário de muitos produtos comercializados para combater insetos, o vinagre não emite gases nocivos e agressivos.

As moscas da fruta são atraídas pelo cheiro do vinagre de cidra e tentam pousar em sua superfície. No entanto, elas terão uma grande surpresa, pois o detergente de louça quebra a tensão superficial do vinagre, com isso, as moscas da fruta afundam e se afogam. Simples assim… Diga adeus a esse inseto irritante.

Se você achar necessário, mantenha sempre uma armadilha para as moscas das frutas sobre o balcão da cozinha, mesmo depois de eliminá-las, essa armadilha permanente impedirá a ocorrência de futuras infestações.

Uma garrafa com gargalo pequeno também pode ser usada, ou um recipiente bonito de decoração, para que ela não se destaque negativamente. Mas se for fazer isso, observe o nível do vinagre e reponha-o sempre que estiver baixo, pois o vinagre evapora com o tempo.

As moscas são atraídas por álcool, açúcar e produtos fermentados, portanto, se você não tiver vinagre em casa, pode utilizar um restinho de bebida doce, refrigerante, suco, vinho ou cerveja. Só não pode ser bebida diet, pois elas não são atraídas por esses adoçantes.

Há também um método alternativo para se livrar das moscas das frutas se você não tiver vinagre em casa. As moscas também podem ser capturadas colocando o pedaço de fruta madura demais ou já apodrecendo que às está atraindo em um saco plástico aberto. Espere as moscas da fruta se reunirem sobre a fruta e feche cuidadosamente o saco, prendendo-as dentro. Feche bem o saco para que elas não consigam sair e descarte.

Como prevenir futuras infestações das moscas das frutas

Se você tem infestações frequentes e gostaria de tentar fazer mais do que essa armadilha, relacionaremos a seguir algumas dicas e soluções importantes.

Frequentemente, as infestações ocorrem quando você já leva para casa frutas infectadas do supermercado, da fruteira ou da feira. Portanto, se você perceber a presença de moscas das frutas quando estiver fazendo compras, não pegue os produtos que elas estiverem rondando ou pousadas.

Você pode ter certeza que nos produtos em que elas estão há muitos ovos esperando para eclodirem na sua cozinha. Se considerarmos que uma única mosca da fruta pode botar 500 ovos, esse é um motivo bastante convincente para ir para casa sem as frutas e legumes que você planejava comprar.

As bananas estão entre as preferidas das moscas das frutas, ao comprar bananas, procure desmontar o cacho e isole o cabinho da ponta de cada uma delas com um filme plástico.



Quando você for comprar frutas, lave e enxágue as que são laváveis ​​assim que chegar em casa. Maçãs, frutas com caroço, bananas, frutas cítricas, entre outras, isso vai desalojar as larvas e ovos da mosca da fruta que eventualmente estejam presas nelas.

Procure consumir as frutas e vegetais antes que fiquem maduros demais ou apodreçam. As moscas da fruta gostam de colocar seus ovos em produtos maduros ou fermentados. Você também pode manter suas frutas e legumes na geladeira, onde elas não terão acesso.

Mantenha a cozinha limpa e sem restos de alimentos. As moscas das frutas também podem pousar e colocar seus ovos nas bancadas ou até mesmo na pia e nos ralos. Certifique-se sempre de que não haja resíduos de alimentos no ralo ou no lixo, elas adoram lixos abertos também.

Cubra os alimentos que possam ser um petisco para elas e onde elas colocarão seus ovos.

Leve o seu lixo para fora regularmente. Conforme comentamos acima, pequenas quantidades de suco ou vinho deixadas no fundo das garrafas são suficientes para chamar a atenção de uma mosca da fruta, e com isso, o problema recomeça.

Lave regularmente a lata de lixo e a lixeirinha que você tem na cozinha, o chorume produzido pelo lixo é um manjar para elas.

Se você tiver uma compostagem perto da cozinha procure isolá-la bem, as moscas das frutas são muito frequentes nas compostagens e para passar delas para suas frutas é fácil e rápido. Qualquer outro gerador de infestação possível deve ser eliminado.

Mantenha sempre limpos e troque as esponjas e panos de cozinha regularmente, pois resíduos de alimentos grudados neles também podem atrair as mosquinhas.

Você pode afastá-las também com aromas que elas detestam, por exemplo, as moscas da fruta não suportam o cheiro de manjericão, hortelã-pimenta, eucalipto, capim-limão, lavanda e cravo-da-índia. Distribua pela cozinha essas ervas aromáticas.

Moscas das frutas transmitem doenças?

Os problemas das moscas das frutas vão muito além do incômodo, da irritação e do aborrecimento com a sua presença, elas são, comprovadamente, transmissoras de doenças.

Há evidências de que elas transmitem bactérias ao pousarem em uma fonte contaminada e a seguir sobre alimentos prontos para consumo, é a chamada contaminação cruzada. Portanto elas são tão prejudiciais quanto outras pragas, como baratas, ratos, moscas domésticas e formigas.

Portanto, se você tiver uma infestação em sua casa, não deixe alimentos prontos para consumo expostos a elas.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar destas:
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Receitas caseiras para combater as pragas domésticas
O que fazer para afastar as formigas de dentro de casa?
Receita não tóxica para espantar as formigas da casa
Conheça 20 utilidades surpreendentes para o talco de bebê
5 maneiras caseiras para se livrar dos ácaros

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *