Saiba tudo sobre abajur

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

abajures

Muitas pessoas usam abajur para dar um toque de elegância e sofisticação a um ambiente, mas você sabia que a função de um abajur vai muito além disso?

Se é verdade que um abajur pode ser uma maneira fácil de atualizar a aparência de um ambiente, sua principal função é reduzir a claridade direta e melhorar a eficiência das lâmpadas.

Escolher o abajur certo para um espaço pode parecer confuso, mas na verdade é simples, a primeira coisa a pensar para não errar é qual será sua função.

Portanto, nesse artigo vamos procurar esclarecer tudo sobre abajures para que, assim, você encontre o seu com mais convicção.

O que é um abajur?

Um abajur é um dispositivo de iluminação muito usado, principalmente em residências, com o objetivo de fornecer iluminação suave e difusa.

De um modo geral ele consiste em uma fonte de luz, como uma lâmpada, protegida por uma cobertura ou sombra que ajuda a direcionar e suavizar a luz emitida.

Os abajures podem ter diferentes designs e estilos, variando desde modelos simples e modernos até aqueles mais ornamentados e clássicos.

Eles são muito comuns em mesas laterais, mesas de cabeceira, escrivaninhas ou outros móveis onde a iluminação direta pode ser muito intensa ou não adequada.

Além de sua função prática de fornecer luz, os abajures também são usados como elementos decorativos, pois podem complementar o estilo de decoração de um ambiente.

A variedade de materiais, cores e formatos disponíveis permite que os abajures se adaptem a uma ampla gama de configurações e gostos pessoais.

Os abajures mais populares têm o formato de um cilindro ou cone, mas existem em uma variedade de designs. Isso porque, atualmente, muitos deles são usados mais como destaque de decoração do que sombreamento.

Além disso, abajur é muito prático, ilumina o ambiente sem precisar de reformas ou instalação complicada. É só ligá-lo na tomada e está pronto para uso.

Qual é a origem do abajur?

A origem do abajur remonta a tempos antigos, quando as pessoas começaram a buscar maneiras de controlar a luz para iluminar seus ambientes de maneira mais direcionada e suave.

A palavra “abajur” tem origem no francês “abat-jour”, que significa abaixar a luz ou diminuir a luz.

Usou-se abajures ​​pela primeira vez em lanternas públicas, na Itália e em Paris, no final dos anos 1700, para focar a luz para baixo. O objetivo era iluminar as calçadas sem ferir os olhos dos transeuntes.

Mas os abajures ganharam mais destaque no final de 1800, para cobrir a luz brilhante da recém-inventada lâmpada elétrica incandescente de Thomas Edison e Joseph Swan em 1879.

Os primeiros abajures domésticos eram peças simples, como cúpulas ou estruturas de tecido que eram colocadas sobre velas ou lâmpadas para suavizar a luz emitida.

A ideia era criar um efeito de iluminação mais agradável, em vez de ter a luz direta e intensa das fontes de luz sem nenhum tipo de filtro.

Com o tempo, os abajures evoluíram em termos de design e materiais. Como já dito acima, no século XIX, com o advento da eletricidade, os abajures passaram a ser usados com lâmpadas elétricas, o que trouxe mais opções de iluminação e permitiu o uso de materiais como vidro, metal e tecido mais duráveis.

Hoje em dia, os abajures vêm em uma variedade incrível de estilos, formas, tamanhos e materiais, e são usados tanto para fins funcionais quanto decorativos. É inegável que eles adicionam um toque de estilo aos espaços interiores.

Portanto, o abajur tem uma longa história de evolução, desde suas origens simples até os designs sofisticados e diversificados que vemos hoje.

Quais são os tipos de abajures?

Atualmente existem infinitos tipos de abajures disponíveis. Cada um com seu próprio estilo, função e características únicas.

Além disso, a diversidade de estilos e designs de abajures é vasta e está sempre surgindo novas peças de design.

Ao escolher um abajur, leve em consideração o estilo da sua decoração, a função que você precisa e o ambiente em que você vai instalar.

Listaremos a seguir os abajures mais populares, sendo que mais de uma característica pode ser encontrada no mesmo abajur.

Abajur de mesa

São os tipos mais populares de abajures e são projetados para serem posicionados em mesas ou outras superfícies planas altas. Existem abajures de mesa de diversos estilos de cúpula, materiais e designs.

abajures coloridos

Abajur de chão

São abajures maiores e, portanto, em geral destinados a iluminar uma área maior. Eles são posicionados no chão e também têm uma variedade de estilos, desde modernos até clássicos.

Abajur de parede

Os abajures de parede também são chamados de arandelas. Eles são fixados nas paredes, portanto não ocupam espaço nem no chão nem em móveis. Usa-se muito em corredores e áreas onde a iluminação indireta ou direcionada é necessária.

Abajur pendente

Esses são abajures suspensos do teto e podem ser usados tanto como fonte de iluminação principal como também para criar um ambiente aconchegante em espaços específicos. Por exemplo, acima de mesas de jantar.

Abajur para leitura

Esses abajures são planejados para conter foco na iluminação e, assim, facilitar a leitura. Eles geralmente têm uma haste ajustável e uma cúpula que possibilita direcionar a luz para onde ela é necessária.

Abajur de tambor

Esses abajures têm uma cúpula em forma de tambor, ou seja, reta nas laterais e na parte superior e inferior. Eles têm uma aparência moderna e limpa e podem ser feitos de uma variedade de materiais.

Abajur cônico

Esses abajures têm cúpulas que se estreitam em direção à parte superior. Talvez sejam os mais populares, porque oferecem uma aparência sofisticada e clássica.

Abajur de metal

São abajures feitos de materiais como ferro, aço, latão ou alumínio. Eles podem ter estilos industrial, moderno ou vintage, dependendo do acabamento e design.

Abajur de vidro

Abajures que podem ser transparentes ou translúcidos e coloridos. Além disso, o vidro pode ter texturas ou padrões. Esses abajures oferecem uma iluminação suave e difusa.

Abajur de papel

Usa-se muito esses abajures para criar uma atmosfera etérea e acolhedora. Geralmente são feitos de papel ou material semelhante.

Abajur Tiffany

São abajures famosos por seus vitrais coloridos e complexos. Eles oferecem uma aparência artística, são feitos à mão e são muitas vezes considerados uma peça de decoração principal em um ambiente. Esse abajur recebeu esse nome, porque o original foi criado pelo design Louis Comfort Tiffany, atualmente virou um estilo.

Abajur Tiffany

Abajur Tiffany

Abajur moderno

São abajures que apresentam designs minimalistas, linhas limpas e materiais contemporâneos. Podem variar de estilos futuristas a designs mais simples e elegantes.

Por que usar abajur?

Conforme já dissemos, um abajur tem várias finalidades e benefícios, que vão além de simplesmente fornecer luz em um ambiente.

O uso de abajur vai muito além da simples funcionalidade de iluminar. Eles também desempenham um papel importante na criação de uma atmosfera agradável, na decoração do espaço e na melhoria do conforto visual.

Portanto, conheça a seguir alguns motivos pelas quais as pessoas optam por usar abajures.

Obter uma iluminação direcionada

São abajures que proporcionam uma fonte de luz direcionada. Portanto são ideais para leitura, trabalho ou tarefas que exigem um foco mais claro. Eles evitam a dispersão da luz em todo o ambiente, criando um foco de iluminação somente onde é necessário.

Criar um ambiente acolhedor

Dependendo do tipo de abajur, a luz emitida é geralmente mais suave e difusa do que a luz direta do teto. Portanto, ajuda a criar uma atmosfera mais aconchegante e acolhedora em um ambiente. Esse uso é especialmente útil para quartos, salas de estar ou ambientes de relaxamento.

Montar uma decoração com estilo

Os abajures vêm em uma variedade de estilos, designs e materiais, permitindo que você escolha um que se adapte ao estilo de decoração do ambiente onde vai instalá-lo. Eles podem funcionar como peças de destaque na decoração e , assim, ajudar a definir a estética do ambiente.

Controlar a luminosidade

Muitos abajures têm dispositivos que permitem ajustar a intensidade da luz conforme suas necessidades. Isso é útil para criar diferentes atmosferas, desde uma luz suave para relaxar até uma luz mais brilhante para atividades que exijam mais visibilidade.

Possibilitar a leitura noturna

É muito comum as pessoas terem um abajur ao lado da cama. Isso porque ele fornece a quantidade ideal de luz para leitura antes de dormir sem causar muito desconforto visual ou interromper o sono de um parceiro.

Evitar ofuscamento

A luz direta de teto ou luminárias de teto pode causar ofuscamento, especialmente em superfícies brilhantes, como telas de computador ou televisão. Os abajures ajudam a reduzir esse problema, fornecendo luz indireta e direcionada.

Criar uma zona de foco

Em espaços maiores, onde várias atividades podem acontecer ao mesmo tempo, usa-se abajures para criar zonas de foco e delimitar áreas específicas.

Economizar energia

Em muitas situações, os abajures consomem menos energia do que as luminárias de teto, tornando-os assim uma opção mais econômica para iluminação.

Ter flexibilidade

Muitos abajures são portáteis, o que significa que você pode levá-los facilmente de um lugar para outro, adaptando a iluminação de acordo com as necessidades.

abajur para leitura

O que substitui um abajur?

Sempre considere a função, o estilo e a atmosfera que você quer criar ao escolher uma opção ao abajur. Isso porque, cada opção tem suas próprias vantagens e características distintas.

Várias opções de iluminação podem substituir um abajur. Mas isso depende da função e do estilo que você está buscando. Veja a seguir algumas dessas opções. Lembrando que, pelo que você leu acima, nem sempre outro tipo de iluminação pode ser funcional.

Luminárias de teto

Se você deseja uma iluminação mais abrangente e uniforme em um espaço, as luminárias de teto são uma ótima opção. Assim como os abajures, elas vêm em uma variedade de estilos, desde embutidas até pendentes, permitindo que você escolha a que melhor se adapte ao ambiente.

Luminárias de parede

São luminárias fixadas na parede que fornecem iluminação direcional ou difusa. Elas são uma boa alternativa se você quiser economizar espaço em uma mesa ou criado-mudo.

Luminárias de piso

Luminárias de piso são uma ótima opção para criar uma iluminação aconchegante e direcionada a um ambiente. Assim como os abajures, elas também podem ser um elemento decorativo por si mesmas.

Iluminação embutida

Se você deseja uma iluminação mais discreta, então pode optar por iluminação embutida no teto, paredes ou até mesmo no chão. Esse tipo de iluminação cria uma atmosfera mais moderna e limpa.

Luzes de LED

As fitas de LED e outras formas de iluminação de LED podem ser usadas de maneira criativa para destacar áreas específicas. Além disso, elas podem criar novos efeitos de iluminação ou até mesmo substituir a iluminação mais tradicional.

Velas

São ótimas para um ambiente mais acolhedor e romântico. São uma opção interessante para uma comemoração. Elas oferecem uma luz suave e natural.

Iluminação inteligente

As lâmpadas modernas e sistemas de iluminação inteligentes permitem que você ajuste a intensidade, a cor e até mesmo o padrão de iluminação de acordo com as suas necessidades e preferências.

Qual a diferença de luminária e abajur?

Tanto a luminária quanto o abajur são dispositivos de iluminação para espaços internos que fornecem luz adicional ou complementar à iluminação principal.

No entanto, como poderemos ver a seguir, eles têm algumas diferenças distintas em termos de design, funcionalidade e uso.

abajur

Luminária

Uma luminária é um dispositivo de iluminação que geralmente consiste em uma estrutura mais complexa e elaborada.

Além disso, ela pode conter elementos como cúpulas, braços ajustáveis, bases ornamentadas e designs mais modernos.

As luminárias mais sofisticadas são peças que assumem destaque na decoração de um ambiente.

Elas podem ser de diversos tipos, como por exemplo, luminárias de teto, luminárias de parede, luminárias de chão e muito mais.

Por fim, as luminárias também podem abrigar diferentes tipos de lâmpadas, como lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de LED, entre outras.

Abajur

Um abajur não deixa de ser um tipo de luminária, da mesma forma que a luminária, sua função é criar um foco de luz.

No entanto, um abajur é um dispositivo de iluminação que geralmente consiste em uma base estável e uma cúpula que cobre a lâmpada.

Usa-se mais os abajures em mesas laterais, assim como em mesas de cabeceira ou escrivaninhas.

Em geral eles têm um propósito mais funcional e direto, proporcionando luz direta para tarefas como leitura, estudo ou iluminação suave em um ambiente. Além disso, a cúpula do abajur serve para direcionar a luz para baixo, evitando que ela se espalhe demais.

Em resumo, a principal diferença entre luminárias e abajures está no seu design, propósito e funcionalidade.

Luminárias são peças mais complexas e decorativas, muitas vezes usadas como elementos de destaque na decoração, enquanto abajures são dispositivos de iluminação mais simples e funcionais, usados para funções específicas.


Leia também:
8 itens que não podem faltar em uma cozinha completa
O que significa 127V e 220V?
Por que a decoração é importante?
Decoração de quartos
60 ideias de decoração em estilo Boho Chic e ainda muitas dicas para você se inspirar
Como criar uma decoração atemporal

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *