8 itens que não podem faltar em uma cozinha completa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

cozinha completa - capa

Quem deseja ter uma cozinha completa, sabe que há vários fatores a se considerar antes de começar uma reforma ou a aquisição dos móveis. Afinal, tudo depende do espaço disponível, das preferências e claro, do orçamento para a aquisição.

Além disso, renovar a casa exige uma pesquisa minuciosa de preços, modelos e marcas. E também, entender quais peças ou acessórios são essenciais para a composição do ambiente.

Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo para te ajudar a montar uma cozinha completa e ter um cantinho para preparar os melhores pratos para a família e amigos. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é uma cozinha completa?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa. As pessoas precisam usá-la várias vezes ao longo do dia e para diferentes situações.

Primeiramente, é importante explicar que uma cozinha completa é um conjunto de elementos e equipamentos que proporcionam todas as funcionalidades necessárias para o preparo de alimentos. Ou seja, ela é projetada para atender às diversas necessidades culinárias, permitindo que os usuários preparem uma variedade de receitas de forma eficiente.

Em outras palavras, você precisará preencher sua cozinha com todas as coisas necessárias para preparar uma boa refeição para você e sua família.

Em resumo, o conceito de cozinha completa pode variar de acordo com cada usuário, mas o importante é que ela consiga oferecer comodidade para o preparo dos alimentos. Dito isto, relacionamos a seguir o que não pode faltar em nenhum tipo de cozinha.

Check-list para uma cozinha completa

Uma cozinha completa geralmente inclui os componentes que elencamos abaixo.

1. Fogão/cooktop em uma cozinha completa

O fogão ou cooktop é o coração de qualquer cozinha. Isso porque o fogão geralmente possui queimadores a gás ou elétricos, onde você pode cozinhar seus alimentos em panelas e frigideiras. Alguns modelos podem ter forno embutido na parte inferior, permitindo que você asse alimentos diretamente no fogão.

Por sua vez, o cooktop é uma versão mais compacta, que pode ser instalada na bancada da cozinha e combinada com um forno independente.

2. Geladeira ou freezer

A geladeira é um eletrodoméstico indispensável na cozinha, utilizado para manter os alimentos frescos e conservados. Afinal, ela possui um compartimento de refrigeração, onde você armazena carnes, laticínios, frutas, legumes e outros alimentos perecíveis.

Além disso, muitas geladeiras também possuem um freezer para congelar alimentos. O ideal para uma cozinha completa é ter estes itens conforme o espaço onde serão instalados.

3. Pia e torneira

A pia é usada para lavar alimentos, utensílios e louças, sendo um componente fundamental da cozinha. Por isso, ela pode ser feita de diversos materiais, como aço inoxidável, granito ou cerâmica.

Junto com a pia, é importante ter uma torneira de qualidade, que facilite o fluxo de água e seja funcional para as atividades diárias na cozinha.

cozinha completa - pia

4. Armários ou prateleiras em uma cozinha completa

Os armários de cozinha são responsáveis pelo armazenamento de utensílios, panelas, pratos, copos e alimentos em geral. Dessa forma, eles são projetados para ajudar a manter a cozinha organizada e permitir que você encontre facilmente o que precisa.

Existem diferentes tipos de armários de cozinha, como os suspensos na parede, os embutidos em bancadas e os armários altos.

Em uma cozinha completa, eles são essenciais para garantir a organização dos itens do dia a dia.

5. Utensílios básicos de cozinha

Os utensílios básicos de cozinha são as ferramentas que você precisa para cozinhar e preparar suas refeições. Em resumo, isso inclui panelas de diferentes tamanhos, frigideiras, colheres de pau ou silicone, espátulas, tábuas de corte e facas afiadas.

Esses utensílios são essenciais para lidar com os ingredientes e garantir um bom desempenho na cozinha. Dessa forma, escolha aqueles com maior durabilidade, resistência e, principalmente, que não causem acidentes ou possam aguentar temperaturas mais altas.

cozinha completa

6. Pratos, copos e talheres

Ter um conjunto de pratos, copos e talheres adequados às suas necessidades diárias é essencial. Sendo assim, os pratos podem variar em tamanho e formato, desde os pratos rasos para as refeições principais até os pratos de sobremesa.

Além disso, você também poderá usar os mesmos os copos para diferentes tipos de bebidas. Já os talheres incluem garfos, facas e colheres, necessários para o consumo dos alimentos.

7. Forno ou micro-ondas

O forno é um eletrodoméstico usado para assar alimentos, como pães, bolos, assados e pizzas. Geralmente é parte integrante de um fogão, mas também pode ser encontrado em modelos independentes.

Por sua vez, o micro-ondas é um aparelho que utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer e descongelar alimentos de forma rápida. Ele é útil para aquecer pratos prontos e realizar pequenas tarefas de cozinha.

8. Exaustor ou coifa

Um exaustor de cozinha, ou coifa, é um item essencial para manter um ambiente de cozinha limpo, seguro e livre de odores. Ele desempenha várias funções importantes, como eliminar odores indesejados, remover fumaça e vapores prejudiciais, evacuar gases tóxicos, controlar a umidade e reduzir gordura e sujeira.

Por isso, sua instalação traz benefícios significativos para o conforto e saúde dos ocupantes da casa, contribuindo para uma experiência culinária mais agradável e segura dentro de uma cozinha completa.

Dica extra para uma cozinha completa

Uma cozinha completa também pode incluir outros eletrodomésticos, como liquidificador, batedeira, máquina de café, torradeira e outros, dependendo das necessidades e preferências do usuário.

Conclusão

É importante lembrar que você pode alterar visão geral que trouxemos conforme a utilidade, frequência de uso e espaço de cada cozinha. Por isso, nunca se esqueça que sua cozinha completa por exigir menos acessórios ou itens.

Além disso, há uma variedade de opções disponíveis no mercado, com diferentes características e funcionalidades, para atender às necessidades e preferências individuais de cada pessoa. E claro, variar de acordo com o espaço disponível, o estilo de decoração e as necessidades individuais.

Por fim, uma forma de garantir que os utensílios da sua cozinha lhe sirvam por muito tempo é mantê-los limpos e bem acondicionados. Portanto, certifique-se de seguir todas as instruções dos fabricantes sobre manutenção e principalmente segurança.


Leia também:
Decoração de cozinha moderna: dicas e tendências
24 ideias simples para deixar sua cozinha com estilo de casa de fazenda
Como montar uma cozinha ao ar livre
O que significa 127V e 220V?
Decoração de cozinha
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *