Por que a decoração é importante?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

por que a decoração é importante

Talvez você já tenha se perguntado por que a decoração de uma casa é importante. Será que realmente importa o que eu tenho em minha casa, assim como, a forma que minha casa está decorada?

Você se lembra do dia em que se mudou para o seu próprio espaço pela primeira vez? Talvez com paredes vazias, sem tapetes, impessoal e parecendo que tudo estava por fazer?

Seu novo lar parecia uma promessa de dias melhores mas sem parecer ser o seu próprio espaço? Então, se você já passou por isso, provavelmente já saiba o quanto a decoração é importante em uma casa.

Depois de um tempo residindo, então você pendura algumas fotos, compra alguns adornos e objetos do seu agrado e, antes que você perceba, chegar em sua casa já faz você ficar feliz.

A decoração da casa é importante, pois como nossa casa é decorada afetará muitos aspectos de nossas vidas. Isso porque nossa casa mostra ao mundo quem somos e o que é importante para nós.

Além disso, a decoração da nossa casa pode afetar nosso bem-estar físico e mental, assim como pode se tornar um local de encontro para a família, amigos e entes queridos. Assim, a forma como vivemos e como decoramos a nossa casa torna-se parte da nossa identidade pessoal.

Segundo Susan Clayton, psicóloga ambiental do College of Wooster, “Para muitas pessoas, sua casa faz parte de sua autodefinição, e é por isso que fazemos coisas como decorar nossas casas e cuidar de nossos gramados. São parte de uma face pública das pessoas, exibindo sua casa como uma extensão de si mesmas.”.

O processo de decoração também importante

Por que o processo de decoração importa? Porque a forma como decoramos a nossa casa é a nossa oportunidade de criar o tipo de espaço que gostamos e diz muito sobre a nossa personalidade.

Você é uma pessoa extrovertida, organizando o máximo de cadeiras possível para reunir muitos amigos ou uma pessoa introvertida, projetando o recanto de leitura perfeito?

Enfim, tudo, desde a sua escolha de cores até o número de almofadas que você coloca no sofá, é uma oportunidade de criar um ambiente onde você e seus entes queridos irão prosperar e deixar sua marca.

Você pode criar um espaço tranquilo e relaxante com esquemas de cores simples, ou uma casa aconchegante e convidativa com tons quentes, ou ainda uma área de entretenimento brilhante e animada com padrões arrojados.

Ou seja, o processo de decorar e seu objetivo é criar um ambiente para a melhor vida que você pode ter. isso mesmo, a decoração tem o objetivo pode melhorar nossa vida. Pode tornar encontros mais divertidos, crianças mais felizes, o ato de relaxar mais fácil, as conversas mais íntimas, assim como convidados mais à vontade.

Há que pense que decorar é frívolo, mas ao contrário, fazer um lar encantado e feliz é um objetivo nobre e que traz recompensas essenciais à vida.

A maioria das pessoas passa muito tempo em casa, portanto como a forma que decoramos nossas casas não seria importante? Devemos nos cercar de coisas que gostamos, segundo Winston Churchill, “Nós moldamos nossas casas e então nossas casas nos moldam.”.

Enfim, decorar faz bem para casa, para você, para todos os moradores da casa e para seus convidados.

por que a decoração é importante - sala decorada

Como então montar uma decoração que se pareça com você?

O segredo para a decoração ficar perfeita é garantir que cada decisão contribua para a criação de beleza e conforto de acordo com os seus padrões.

Além de nos expressarmos através da decoração da nossa casa, seremos afetados fisicamente por ela.

Por exemplo, você acende uma vela perfumada enquanto trabalha em home office para definir o clima para um dia produtivo? Em um artigo publicado, Rachel Herz, professora assistente de psicologia na Brown University, afirma que os aromas podem afetar o humor e a produtividade com base no aprendizado associativo.

Em um estudo, as pessoas que trabalharam perto de um purificador de ar com cheiro agradável relataram maior autoeficácia, estabeleceram metas mais altas e ficaram mais propensas a empregar estratégias de trabalho eficientes do que os participantes que trabalharam em uma condição sem odor.

Se você pretende começar agora a decoração de sua casa, então sugerimos também a leitura do texto “5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara”. Além disso, se você mora em um apartamento alugado, também é possível decorá-lo ao seu estilo, veja como fazer isso no texto “Dicas para deixar um apartamento alugado com a sua cara”.

Qual o objetivo de decorar?

A decoração da casa é importante porque conta sua história. Quando você entra na casa de outra pessoa, pode dizer muito sobre essa pessoa pela decoração. Ou seja, a casa de uma pessoa contará as histórias de sua vida, é como o nosso livro de histórias pessoal.

A decoração da casa é importante porque reflete quem você é, assim como diz ao mundo o que defende. Por exemplo, sua casa tem muitas fotos de família? Então as pessoas vão entender que a família é importante para você. Se sua casa tem muitas obras de arte, então isso pode mostrar que você é um amante da arte.

Nossos próprios gostos individuais e como decoramos nossas casas dizem muito sobre cada um de nós. Billy Baldwin, design e decorador de Nova York, afirmou “Seja fiel ao seu próprio gosto, porque nada que você realmente goste está fora de moda.”.

A decoração certa para você reflete quem você é, assim como, provoca nas pessoas a sensação que você gostaria que sentissem ao encontrar com você.

mulher feliz na sala

Conclusão

A decoração da sua casa é importante porque pode afetar tudo, desde sua autopercepção até sua confiança e produtividade.

Portanto, vá em frente, adicione em sua casa tudo o que tenha a ver com você e com o que você quer transmitir.

Fazendo dessa forma, você não estará errando, mas sim, criando um ambiente que pode ser a melhor versão de si mesmo.

E lembre-se sempre, a decoração da sua casa é direcionada a você, portanto tem de ser do seu agrado!


Leia também:
O que é o Baguá Feng Shui e como usá-lo em uma casa
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
48 ideias sensacionais de salas de estar com estilo retrô
Dando um toque de cor na decoração
O que é o estilo de decoração eclético e como conseguir aplicá-lo em sua casa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *