Como refrescar um quarto sem ar-condicionado

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como refrescar um quarto sem ar-condicionado

Se você sofre com o calor na hora de dormir nas noites quentes do verão, então saiba que há diversas maneiras de refrescar o quarto sem precisar usar o ar-condicionado.

Temperaturas noturnas mais altas não apenas dificultam o sono, mas também podem interromper os ciclos de sono e provocar um descanso de baixa qualidade.

Em algumas regiões do país, as noites de verão podem ser insuportavelmente quentes se você não tiver um ar-condicionado em seu quarto. No entanto, você vai descobrir que há muitas maneiras criativas de manter um clima ameno dentro de casa, não importa o quão quente esteja lá fora.

Embora o ar-condicionado seja o recurso mais efetivo para refrescar rapidamente um quarto, nem todas as pessoas podem tê-lo, ou não querem usá-lo.

Descubra então a seguir alguns truques criativos para resfriar seu quarto durante os meses de verão sem fazer uso do ar-condicionado.

Dicas para refrescar um quarto sem usar ar-condicionado

Conforme já dissemos acima, existem muitas formas de fazer isso e você pode usar várias delas simultaneamente. Isso porque quanto mais recursos usados, maior pode ser o resultado obtido.

Use cortinas ou persianas

Instale cortinas ou persianas e as mantenha fechadas durante o dia para bloquear a luz solar direta e manter o ambiente mais fresco. Ao contrário, quando anoitecer, abra as cortinas e as janelas e deixe o ar fresco entrar.

As cortinas e persianas fechadas principalmente durante as horas mais quentes do dia, ainda mais se o sol bater diretamente no quarto ajudam muito a bloquear o calor.

É comprovado cientificamente que deixar as janelas descobertas durante as horas mais ensolaradas do dia permite a entrada de uma quantidade considerável de calor. Portanto, se seu quarto for ensolarado demais, considere também a opção da utilização de um toldo ou ainda a instalação de películas protetoras nos vidros.

Essas barreiras protetoras, além de serem energeticamente eficientes, bloqueiam o sol antes que o calor entre em sua casa.

Plantas em frente das janelas também podem ser uma boa opção.

mulher dormindo tranquilamente

Diminua o calor da sua roupa de cama

A sua cama pode reter e potencializar o calor, especialmente quando o calor do corpo é liberado. Portanto, use travesseiro, colchão, protetor de colchão e lençóis feitos de materiais refrescantes para ajudar a dissipar o calor e a umidade do seu corpo.

Por exemplo, lençóis de algodão, seda ou linho ajudam a refrescar durante os meses de verão. O algodão fornece propriedades de regulação do calor que absorvem rapidamente a umidade para aumentar o seu conforto. O segredo desses tecidos mais frescos é que eles permitem a circulação de ar entre suas fibras.

Ao contrário, evite qualquer tecido sintético, pois eles retém o calor.

Use um ventilador ou um circulador de ar

Os ventiladores não são exatamente um ar-condicionado para refrescar um quarto, mas cumprem uma função muito importante.

O ventilador cria uma brisa refrescante, principalmente se você conseguir posicioná-lo em frente a uma janela aberta.

Outra opção, se a noite estiver especialmente quente é uma vasilha de gelo na frente ou atrás do ventilador para obter uma lufada de ar mais fria e úmida.

Se você tiver ventilador de teto então ajuste-o para girar no sentido anti-horário. Sendo assim ele vai para puxar o ar quente para cima e para fora.

Se você puder deixar as janelas abertas e elas forem em lados opostos do quarto, então elas vão criar uma corrente de ar.

ventilador na janela

Abra as janelas à noite

Conforme já sugerimos nas dicas anteriores, sempre que que possível abra as janelas para aproveitar a brisa fresca da noite.

Caso haja insetos que possam entrar por elas, então use telas para manter os mosquitos e as moscas do lado de fora. Mas, ao raiar do dia, feche as janelas e as cortinas novamente.

Além disso, durante o dia, mantenha a porta do quarto fechada para evitar que o ar quente de outras áreas da casa entre no quarto.

Diminua a temperatura do seu corpo

Além de refrescar o quarto, preocupe-se também com a temperatura do seu corpo. Há muitas maneiras de manter a temperatura corporal baixa durante os meses quentes de verão.

Evite exercitar-se antes da hora de dormir, assim como um banho com temperatura inferior à do corpo também é um opção eficiente.

Além disso, durma sem roupas ou faça uma escolha adequada sobre o que usar para dormir. Portanto, escolha tecidos de algodão soltos e respiráveis ​​e cores claras que não absorvam o calor.

Use um desumidificador

Um desumidificador remove a umidade do ar e deixa o ambiente mais fresco, sem aquela sensação de abafamento.

Mas essa dica depende da umidade relativa do ar de sua região, ou seja. Se for uma região muito seca, ela é desnecessária e talvez ao contrário, um umidificador pode deixar o quarto mais confortável no verão.

Nesse caso, se você não tiver um umidificador, então pode colocar um pano úmido na frente do ventilador.

Outras dicas que também podem ajudar a diminuir o calor gerado dentro do quarto

Evite ao máximo aparelhos eletrônicos ligados, pois eles produzem calor e contribuem para o aquecimento do ambiente.

Troque todas as lâmpadas possíveis por lâmpadas de LED, que geram menos calor.

Procure usar cores mais claras no quarto, as cores claras ajudam a refletir a luz solar e manter o quarto mais fresco. Assim como procure ter lençóis, fronhas e cortinas em tons claros.

Com essas dicas, você pode refrescar melhor o quarto durante o verão sem usar o ar-condicionado.


Leia também:
Maneiras naturais e econômicas para resfriar uma casa
Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor
20 inspirações para você utilizar o clássico tapete listrado preto e branco na decoração
5 sugestões criativas e simples para renovar sua casa
Como usar redes na decoração
Dicas para umidificar o ar de um ambiente
Decoração de quartos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *