Simbolismo da buganvília

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Simbolismo da buganvília - capa

Além da buganvília ser uma flor deslumbrante, favorita de muitas pessoas que se apaixonam por sua aparência alegre e pétalas coloridas, ela é repleta de simbolismo.

Símbolo de devoção, coragem, determinação, dignidade, pureza de sentimento e elevação espiritual estão entre suas atribuições. Além disso, essa flor também representa serenidade.

Além disso, tem ainda como significado a beleza da vida e energia positiva da natureza.

Conheça um pouco mais sobre a buganvília

A buganvília produz brácteas (folhas que simulam pétalas) em uma variedade de cores, desde rosa escuro, vermelho e laranja até roxo, branco e amarelo. Na linguagem das flores, buganvílias significam paixão. Para os vitorianos, um presente de buganvílias destinava-se a inflamar a paixão.

A buganvília há muito tempo enfeita jardins tropicais em todo o mundo, a partir da sua exportação da América do Sul, sua popularidade em regiões quentes só aumentou.

Hoje, a buganvília é a flor nacional de Granada, onde uma imagem da planta está no brasão nacional e várias ruas e hotéis têm o nome de buganvílias. Em Guam, a buganvília também é a flor do estado. Assim como várias cidades da Califórnia, Japão, China e Filipinas escolheram a buganvília como sua flor oficial.

Além disso, vários países celebram a buganvília em festivais anuais. Por exemplo, em Darwin, na Austrália, um festival de buganvílias atrai multidões há décadas. A nação insular de Fiji também tem um festival de buganvílias, assim como a Índia.

Considerada uma flor tradicional, os habitantes de algumas regiões onde ela não é nativa, como por exemplo a Nova Inglaterra nos EUA, há muitos anos plantam essa variedade dentro e ao redor de suas casas. Muito embora, como já dissemos, sua origem remonte a climas tropicais.

Nativa das ilhas do Caribe e da América do Sul, assim como o Brasil, vários países usam essa flor como um símbolo frequente em sua cultura, celebrando a beleza e o encanto da espécie.

Cultivada em tons de vermelho, laranja, rosa, branco e algumas tricolores variadas, as pétalas suaves e delicadas “como papel” a tornaram famosa em todo o mundo.

No Brasil, onde também é conhecida como Primavera, a buganvília por exemplo, é a Flor Símbolo de Itajaí, SC, onde é cultivada em abundância.

Simbolismo e significados da buganvília

Simbolismo da buganvília - flores

Dependendo da cultura popular e do contexto, a buganvília é uma flor que pode ter diferentes simbolismos, mas a maioria acredita que ela representa um sinal de boas-vindas aos visitantes e beleza.

O Havaí é um excelente exemplo de quem às vezes troca as orquídeas usadas em colares por flores de buganvílias em ocasiões especiais. Outras culturas consideram essa planta como um símbolo de paz e incentivadora do livre comércio entre duas entidades. Outros acreditam que presentear um ente querido com um caule de buganvília acenderá a paixão no relacionamento.

Falando em termos de design floral, sua beleza pode realmente realçar um arranjo monótono e preenchê-lo com texturas, assim como cores e tons interessantes.

No Brasil, alguns dos significados mais comuns associados a essa flor são:

Beleza e encanto

A buganvília é conhecida por sua beleza exuberante e vibrante, portanto muitas pessoas a veem como um símbolo de encanto e atração.

Paixão e amor

Por ser uma flor de cor intensa, muitas vezes vermelha, a buganvília é associada à paixão e ao amor ardente.

Resistência e perseverança

A buganvília é uma planta que cresce em ambientes adversos e pode suportar condições difíceis, como a falta de água e o sol intenso. Por isso, ela pode ser vista como um símbolo de resistência e perseverança.

Proteção e defesa

As flores da buganvília crescem em volta de espinhos afiados, portanto pode representar uma forma de proteção e defesa contra possíveis ameaças.

Conclusão

Apesar de ser uma planta que, na antiguidade, não estava presente em todo o mundo, o simbolismo da buganvília ganhou cidades em todos os continentes.

Em resumo, a buganvília pode ser vista como uma flor que representa beleza, paixão, resistência e proteção. Mas é importante lembrar que esses simbolismos podem variar de acordo com o contexto cultural e individual de cada pessoa.
Simbolismo da buganvília - sobre um muro


Leia também:
Significados dos sonhos mais comuns
Lavanda, simbolismos e significados espirituais
Simbolismo das borboletas: saiba tudo sobre elas…
Simbolismos da flor do antúrio
Benefícios da espiritualidade
Significados e simbolismos da Árvore da Vida

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *