Benefícios da espiritualidade

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

benefícios da espiritualidade

Você sabia que, além do bem-estar para a alma, a espiritualidade também oferece muitos benefícios para a saúde?

De um modo geral, quando falamos de bem-estar, estamos nos referindo à saúde física, mas e o nosso bem-estar espiritual?

Isso mesmo, o bem-estar espiritual é tão importante quanto o bem-estar físico e tem um impacto profundo em nossa saúde e felicidade geral.

A espiritualidade possibilita nossa autodescoberta. Muitas pessoas acreditam que a nossa percepção se dá apenas através de nossos órgãos sensoriais corporais, no entanto, quando nos tornamos espiritualmente conscientes, podemos perceber através do espírito.

Portanto, nos acompanhe nessa postagem, pois exploraremos o conceito de bem-estar espiritual e descobriremos alguns dos benefícios que o acompanham.

O que é Espiritualidade?

Espiritualidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes, ou seja, leva em conta a crença em um poder superior ou algo maior do que nós, juntamente com uma busca determinada por um significado maior.

A espiritualidade é a maneira como as pessoas encontram significado, esperança, conforto e paz interior em sua vida. Assim, há pessoas que encontram espiritualidade através da religião, outras através da música, da arte ou de uma conexão com a natureza. Há também outras pessoas a encontram simplesmente ao seguir e acreditar em seus valores e princípios.

Muitas pessoas frequentam regularmente um local de significado religioso, enquanto outras podem optar por se encontrar passeando ao ar livre ou até mesmo participando de projetos de ação social, buscando assim inspiração na natureza ou na humanidade.

Tocar a alma nos faz olhar a vida de uma perspectiva revigorante, é uma prática que nos faz sentir vivos. A espiritualidade é uma parte essencial da própria existência humana, está sempre disponível e oferece benefícios tanto para a mente quanto ao corpo.

Por que a espiritualidade é importante?

Despertar nosso lado espiritual trabalha no sentido de formar um modo de vida que garante que estamos em busca de respostas para todas as nossas perguntas que limitam nossa existência e a convertem em ser.

Assim, para determinar seu nível espiritual, responda essas perguntas:

  • Seus valores inerentes orientam suas decisões e ações?
  • Tem um senso de propósito bem definido?
  • Se sente em harmonia e equilíbrio com o mundo ao seu redor?
  • Costuma aceitar as opiniões dos outros?
  • Dedica tempo para relaxamento e rejuvenescimento no seu dia?
  • Encontra tempo para meditar ou orar?
O que é bem-estar espiritual?

Bem-estar espiritual é ter um conjunto de princípios, valores, crenças e moral que dão uma sensação de significado e propósito para a vida.

Somando isso ao fato de estar conectado a algo maior que você mesmo, guiará suas ações ao longo da vida. O bem-estar espiritual é uma área-chave em que uma pessoa pode se concentrar para melhorar seu bem-estar geral.

O bem-estar espiritual é uma das oito dimensões do bem-estar, que são os principais aspectos da saúde de um modo geral. Dessa forma, o mais indicado é encontrar as abordagens e técnicas que funcionam para você, pois elas podem trazer muitos benefícios à sua vida.

homem religioso

Quais são os benefícios da espiritualidade para a saúde?

Conforme já dissemos, os benefícios da espiritualidade tanto para a saúde física como para a saúde mental e emocional são vários. Então, vamos conhecer alguns deles?

Espiritualidade reduz o estresse

O estresse crônico é prejudicial tanto para a saúde física quanto para a mental.

Quando estamos estressados, perdemos o sono, ficamos com os músculos tensos, dor de cabeça, nos sentimos no limite físico, ficamos exaustos e muitas vezes somos desagradáveis com as outras pessoas.

A paz de espírito é um grande benefício do bem-estar espiritual. Assim, quando nos conectamos com nosso lado espiritual, podemos encontrar uma sensação de calma e relaxamento que nos ajuda a gerenciar melhor o estresse.

A adoção de hábitos de crescimento espiritual já demonstrou reduzir consideravelmente o estresse, assim como aumentar a paz interior e a tranquilidade.

Espiritualidade reduz a pressão arterial

Aumentar a espiritualidade ajuda a baixar a pressão arterial.

O aumento da pressão arterial torna-se uma ocorrência comum à medida em que envelhecemos. A hipertensão arterial danifica nossas artérias, cérebro, coração, rins e olhos. Assim como, pode resultar em danos nos ossos e causar problemas para dormir.

Portanto, com todas essas complicações, esse simples benefício da espiritualidade já não é suficiente para adotá-la?

Espiritualidade melhora o funcionamento do sistema imunológico

O crescimento nas práticas espirituais ajuda a manter o ritmo físico, fortalecendo assim o sistema imunológico. Esse benefício pode ser visto como uma consequência da redução de estresse que citamos acima.

Isso porque a simples redução do estresse mental reduz o estresse no sistema imunológico. Da mesma forma, menos estresse imunológico leva a menos doenças físicas.

As pessoas que estão espiritualmente bem também desfrutam de melhor saúde física, isso pode acontecer porque elas aprendem a gerenciar o estresse e a ansiedade de forma mais eficaz ou desenvolvem hábitos de vida mais saudáveis.

A redução do estresse e a melhora na saúde física também são uma grande fonte de motivação. Isso porque, ao perceber o progresso nos ajuda a ter força para continuar progredindo em direção aos objetivos finais.

A oração, a meditação e a participação em serviços espirituais demonstraram aumentar a imunidade geral.

Espiritualidade reduz a depressão

Estar na constante tensão de não viver nossos valores é muito desgastante e pode nos deixar com uma visão negativa de nós mesmos e mais ainda de nossa vida.

Mas é importante ressaltar que não estamos nos referindo à depressão resultante de um desequilíbrio químico ou outras condições médicas e interações medicamentosas que também podem levar à depressão.

A depressão que estamos nos referindo aqui resulta de uma desconexão constante entre nossos valores fundamentais e como vivemos.

Ou seja, quando a forma que percebemos o mundo vai contra nossa crença, nossa sensação de bem-estar é severamente afetada.

Dessa forma, fazer uma busca espiritual, procurando identificar tais tensões, pode nos ajudar tremendamente a trabalhar com elas, a fim de ajudar a resolver a desconexão ou então nos levar à ação.

Muitas vezes, simplesmente reconhecer essa desconexão pode ajudar a eliminar os pensamentos negativos.

Como resultado disso, podemos nos sentir mais confortáveis e altamente capacitados.

Espiritualidade diminui a ansiedade

Para as pessoas que sofrem de ansiedade as práticas espirituais diminuem os sintomas.

Não há dúvidas de que a ansiedade e os ataques de pânico são muito reais e debilitantes. Assim como, também não há dúvidas que é possível reduzir o nível de ansiedade e diminuir a duração de um ataque de pânico aumentando a espiritualidade.

benefícios da espiritualidade grupo de ajuda

Espiritualidade conecta a uma comunidade maior

As práticas espirituais, juntamente com exercícios mentais ou físicos, aumentam das interações sociais. Isso acontece porque quem busca o bem-estar espiritual geralmente se conecta com outras pessoas que compartilham os mesmos valores espirituais.

Dessa forma, cria-se um senso de comunidade que permitirá fazer amizades com pessoas que pensam da mesma forma e assim se sentir mais conectado socialmente.

Isso pode acontecer ao participar de aulas de ioga, frequentar eventos espirituais, cultos religiosos, entre outras atividades relacionadas ao bem-estar espiritual.

Essas interações ganham cada vez mais um senso de comunidade aprofundado, e relacionamentos carinhosos e significativos aumentam o bem-estar mental e emocional.

Além disso, o benefício da comunidade não se restringe a grupos religiosos ou espirituais, essas comunidades podem refletir melhor os valores essenciais em comum.

Espiritualidade aumenta a compreensão

Quando nos envolvemos em práticas espirituais como oração, meditação ou simplesmente fazemos uma pausa, nos abrimos para novas perspectivas sobre a vida.

Como resultado, passamos a ver o mundo sob uma ótica diferente, e nossa compreensão espiritual pode se aprofundar.

A espiritualidade ajuda a melhorar a saúde mental geral. Os benefícios dos hábitos espirituais podem ser experimentados através do crescimento espiritual, estando internamente conectado, completamente consciente, praticando a atenção plena e tendo um maior senso de compreensão sobre as coisas.

Espiritualidade aumenta a longevidade e dá significado à vida

A soma da redução do estresse, da pressão arterial, da depressão e da ansiedade, aliada ao aumento da interação social e ao fortalecimento do sistema imunológico aumentam a longevidade.

Além disso, a espiritualidade promove vidas mais significativas. Uma vida espiritualmente enriquecida é muitas vezes mais gratificante e proposital do que uma que não é.

Quando nos conectamos com nosso lado espiritual, podemos descobrir que nossas paixões e interesses se alinham mais de perto com nossos valores espirituais, como por exemplo, honestidade, confiança, bondade e generosidade.

Como posso me tornar mais espiritual?

Tornar-se mais espiritual pode ser feito cumprindo os benefícios gerais da espiritualidade de várias formas, como as que listaremos a seguir.

Melhore a vida das pessoas ao seu redor

Espiritualidade é ir além de si mesmo e, dessa forma, mudar a forma de se relacionar com as outras pessoas, com a comunidade próxima e com um ser superior.

Ao melhorar a saúde física e mental, as relações com as outras pessoas têm uma chance maior de florescer. Isso trazer cada vez mais prazer, felicidade e paz.

Os efeitos do aumento da espiritualidade melhoram as experiências de vida das outras pessoas e também as encorajam a explorar mais crescimento espiritual para si mesmas.

passando conhecimento

Faça escolhas mais saudáveis

Aderir a hábitos e tradições espirituais traz um benefício indireto à saúde, pois muitas tradições têm certas regras sobre como tratar o corpo e a mente com a maior gentileza e evitar qualquer forma de comportamento prejudicial.

Pessoas que realmente praticam uma crença ou uma tradição sadia são menos propensas a fumar ou beber em excesso, cometer crimes ou se envolver em atividades violentas. Assim como são muito mais propensas a praticar em hábitos preventivos, como por exemplo, usar cinto de segurança, alimentar-se bem e respeitar o próprio corpo.

Procure perdoar

O perdão é um bom remédio. Deixar de lado os sentimentos negativos após um incidente doloroso é uma prática que é refletida por várias tradições espirituais.

Os benefícios para a saúde do perdão são numerosos, indicando melhor função imunológica, vida útil mais longa, níveis mais baixos de pressão arterial, melhora geral da saúde cardiovascular e menos sentimentos de raiva ou mágoa.

Conclusão

Se você chegou até aqui em nosso texto, pode comprovar que os benefícios da espiritualidade, além de serem muitos, são fáceis de ser alcançados.

A meditação pode ser praticada de várias maneiras e o ideal é fazê-la com atenção plena, um tipo de meditação que se concentra na consciência e na aceitação do momento presente. Dessa forma ela se torna eficaz no crescimento espiritual.

Praticar a espiritualidade é uma forma muito produtiva de reduzir os níveis de estresse e focar a energia em coisas positivos.

Assim, se você está se sentindo sobrecarregado e quer experimentar a espiritualidade em sua vida, então encontre um local tranquilo e reflita por alguns momentos. O simples fato de abandonar o controle do que está te sobrecarregando pode ser o suficiente para acalmar a sua mente.

Então, ao perceber isso, pode ser o primeiro passo para você passar a aproveitar todos os benefícios oferecidos pela espiritualidade.

Não existem pesquisas definitivas sobre como a espiritualidade está relacionada à saúde. No entanto, a ciência admite que o corpo, a mente e o espírito estão conectados e a saúde de qualquer um desses elementos afeta os outros.


Leia também:
Arejar a mente! Por que é importante desconectar-se?
Por que é importante ter esperança?
Descubra 11 hábitos das pessoas verdadeiramente felizes
Como explicar o medo
Simbolismo do cacto e significado espiritual

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *