Como praticar a espiritualidade no dia a dia?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

espiritualidade no dia a dia - capa

Pequenos rituais voltados para a espiritualidade no dia a dia podem trazer conforto, criar melhores hábitos de vida e definir intenções positivas. Ao mesmo tempo que revelam lentamente um propósito mais profundo.

Hoje em dia, muitas pessoas usam a palavra espiritualidade, especialmente as gerações mais jovens. Por exemplo, você já deve ter ouvido uma pessoa mais jovem afirmar: “Não sou religiosa, sou espiritualizada”.

Segundo uma sondagem da Pew Research Center, a Geração Y realmente tem menos apego à religião do que os seus antepassados.

Mas, curiosamente, essa mesma geração sente uma sensação igualmente forte de paz espiritual, bem-estar e gratidão.

Então, o que espiritualidade realmente significa?

Neste texto, nós já procuramos responder à essa pergunta, no entanto aqui há um enfoque diferente. O que a espiritualidade no dia a dia realmente significa?

A definição objetiva de espiritualidade é “a qualidade de estar preocupado com o espírito ou alma humana, em oposição às coisas materiais ou físicas”.

Mas é claro que a espiritualidade assumirá significados diferentes para cada pessoa.

Como buscar a espiritualidade no dia a dia?

Talvez a espiritualidade para alguém possa significar olhar para o todo e fazer as perguntas mais importantes da vida, como por exemplo: Qual é o meu propósito? Como posso servir ao bem maior? Como faço para alcançar a paz interior? O que fazer para superar emoções negativas e obstáculos?

Pode-se olhar para a espiritualidade como o cume de uma montanha em que cada pessoa segue um caminho diferente até ele, mas todos chegam ao mesmo destino.

Enquanto milhões de pessoas ainda encontram respostas para as questões mais difíceis da vida através da lei religiosa tradicional e da oração, outros buscaram novas abordagens, fundindo antigos costumes espirituais de diferentes religiões nos seus estilos de vida.

À medida que as comunidades globais interagem cada vez mais entre si, surgem novas práticas, dando origem a uma bela mistura de espiritualidade de todo o mundo.

Sendo assim, encontrar respostas para as grandes questões não é uma tarefa fácil. As práticas espirituais diárias podem não fornecer as explicações que desejamos hoje, agora, ou possivelmente nunca na íntegra.

Ainda assim, praticar a espiritualidade no dia a dia traz muitos benefícios positivos para a saúde física e mental e o bem-estar.

Enfim, pequenos rituais diários podem trazer conforto, criar melhores hábitos de vida e definir intenções positivas, ao mesmo tempo que revelam um propósito maior para a vida.

Enfim, como praticar a espiritualidade no dia a dia?

Listaremos algumas propostas simples para você praticar sua espiritualidade diária.

Comece seu o dia com uma breve meditação ou oração

Muitas pessoas de sucesso começam o dia meditando ou orando.

Isso pode significar recitar uma oração, praticar um momento tranquilo de atenção plena ou ouvir uma meditação guiada.

Reservar alguns minutos pela manhã para nos conectarmos com nós mesmos e definir intenções positivas irá encorajar uma mentalidade pacífica e grata para um dia de sucesso com seus valores espirituais.

Faça meditação mesmo em movimento

A prática espiritual não significa necessariamente visitar um templo ou realizar um ritual complexo. Atitudes como caminhar com propósito e consciência também pode se tornar uma prática espiritual.

Fazer isso oferece uma oportunidade de limpar a mente e refletir. Você pode usar esse hábito para fazer uma pausa na agitação diária e se reconectar consigo mesmo.

Faça pequenas pausas espirituais ao longo do dia

Pausas regulares ao longo do dia ajudam a melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho geral. Elas também proporcionam fazer uma meditação ou oração curta e calmante.

Isso pode significar um simples alongamento de ioga com respiração profunda, sentar-se fora do escritório ao sol por 5 minutos ou simplesmente recitar mentalmente uma oração.

espiritualidade no dia a dia - meditando no escritório

Conte suas bênçãos

Embora uma dica como “conte suas bênçãos” pareça clichê, fazer isso envia uma mensagem poderosa para a mente e para o universo.

Muitos ensinamentos prescrevem a gratidão como antídoto para emoções negativas como ganância, raiva e inveja.

Manter um diário regular de gratidão ou simplesmente refletir sobre as pessoas boas ou as coisas que estão indo bem em sua vida representa uma prática espiritual diária simples que pode ajudar a aproveitar os muitos benefícios da gratidão.

Leia livros sobre espiritualidade

Hoje em dia está muito fácil ter acesso à antiga sabedoria espiritual dos monges tibetanos. Ler livros, ou mesmo sites sérios sobre essas práticas milenares introduz novas práticas espirituais e formas de pensar.

Muitos monges, médiuns e outros tipos de líderes espirituais escrevem livros compartilhando ideias inspiradoras. Ler esses livros antes de dormir pode ensinar uma nova sabedoria a cada dia.

Faça parte de uma comunidade espiritual

Uma das razões pelas quais a religião e a espiritualidade podem ter tantos efeitos positivos é porque tendem a reunir uma comunidade de pessoas que se apoiam mutuamente. Essa prática cria elos com pessoas que antes eram completamente estranhas para nós.

Isto pode revelar-se especialmente poderoso numa era de cada vez mais isolamento e desconexão.

Então, como isso se enquadra na prática diária? Não necessariamente, mas pode significar assistir a uma aula de ioga uma ou duas vezes por semana, visitar um templo local ou organização espiritual ou participar de um evento espiritual de vez em quando.

Você provavelmente fará amizade com pessoas que pensam como você, que compartilham seus valores e se sentem mais conectadas socialmente.

Incorpore a espiritualidade na sua rotina diária

Muitas religiões ensinam as pessoas a encontrar significado e meditação na vida quotidiana, quer isso signifique trabalhar arduamente para sustentar uma família, ajudar outras pessoas em casa ou no trabalho, ou apreciar cada momento, como uma refeição.

Isso pode até significar encontrar alegria nas coisas mundanas, como caminhar até o ponto de ônibus ou limpar a casa.

Além disso, celebrar até as menores coisas pode trazer significado à sua vida todos os dias e ajudar a viver com uma sensação de vitalidade e conexão.

Tenha paciência e dedique-se para encontrar o seu caminho

Atualmente quase todo mundo tem uma agenda lotada, mas existe um ditado Zen que afirma: “Você deve sentar-se em meditação por vinte minutos todos os dias, a menos que esteja muito ocupado, nesse caso você deveria sentar-se por uma hora.”.

Isso pode parecer frustrante e difícil no início, mas não precisa ser interpretado tão literalmente.

Mas, pense da seguinte forma: se alguma coisa é fácil para você, trabalhe um pouco nisso. Se for difícil para você, trabalhe muito nisso. Dedicar tempo à espiritualidade no dia a dia pode não parecer fácil no início, mas continuar dedicando seu tempo pode trazer muitos benefícios para uma vida alegre e significativa.

Como praticar a atenção plena espiritual

Para quem está começando a prática espiritual, tudo pode parecer muito difícil, mas não é. Tudo é uma questão de prática e dedicação.

Além disso, se você seguir os preceitos abaixo, tudo se facilita.

mulher no cume de uma montanha

Atitude de não julgamento

Algumas pessoas confundem sua jornada espiritual como uma forma de se compararem aos outros ou de se sentirem superiores aos menos atentos ao seu redor. Fazer isso não poderia contradizer mais as intenções da espiritualidade.

Uma maneira de iniciar sua vida espiritual diária é estar atento à forma como você interage com as outras pessoas, mesmo quando não está interagindo diretamente com essas pessoas.

É importante esforçar-se para criticar menos, comparar menos e esforçar-se ativamente para não rebaixar os outros. O não julgamento começa com a compreensão de que cada pessoa está fazendo o melhor que pode.

Bondade e gentileza

Assim como adotar a prática diária de não julgar as outras pessoas, a gentileza é um ato simples que pode fazer muita diferença.

É fácil ser gentil com quem você gosta, mas a verdadeira bondade é demonstrada com todos, não apenas com aqueles que você tem afinidade.

Na verdade, é especialmente importante mostrar bondade para com aqueles que o magoam. Aqueles que machucam você ou outras pessoas ao seu redor geralmente são as pessoas que mais precisam de gentileza.

Enfim, definir a intenção diária de ser mais gentil é um grande passo para iniciar uma vida espiritual.

Compaixão e empatia

Pode ser difícil dar um passo atrás em relação às suas próprias emoções e levar em consideração as emoções das outras pessoas.

No entanto, compaixão é a capacidade ativa de se colocar no lugar dos outros. Compaixão significa que você pode entender uma atitude de uma pessoa, mesmo que seja diferente de como você abordaria um problema.

Dê às outras pessoas benefício da dúvida, sinta as suas dores e sempre escolha a compaixão ao invés do ressentimento.

Controle sua raiva

Uma grande parte de abraçar uma vida mais espiritual é compreender o impacto que suas emoções podem ter sobre você e sobre os outros.

Uma das emoções mais fortes que experimentamos é a raiva, ela pode surgir a qualquer momento.

Talvez você esteja preso no trânsito ou as filas do supermercado sejam longas. Se pequenos momentos na vida podem deixá-lo com raiva, você pode dar um passo para trás e avaliar por que está se sentindo assim.

A raiva pode consumir sua vida, e o passo mais importante para liberá-la é a consciência de que isso está acontecendo.

espiritualidade no dia a dia

Deixe para lá

O ressentimento pode corroer você. É fácil ficar ofendido ou chateado com as pessoas. A mídia social pode ser uma ótima plataforma para conexões, mas também pode ser um terreno fértil para desentendimentos e palavras indelicadas, se não for controlada.

Quando você fica chateado, pode ser difícil controlar essas emoções e muitas vezes é mais fácil guardar rancor.

Espiritualidade significa que você pode não entender a situação em que se encontra, mas entende que no mundo espiritual não existe diferença real entre você e aquele indivíduo.

Portanto, assuma uma posição elevada, perdoe verdadeiramente e deixe-o ir de forma significativa.

Controle suas palavras

Embora muitas situações na vida possam parecer fora de seu controle, o controle que você possui está em suas palavras.

É fácil deixar escapar o que está em sua mente e se arrepender mais tarde. O mindfulness é um aspecto enorme de viver uma vida espiritual.

Quando você estiver consciente de suas palavras, obterá melhor controle e compreensão das situações ao seu redor. A escolha das palavras pode afetar sua capacidade de ser gentil, compassivo e não crítico.

Pratique somente a verdade

Estar consciente de suas palavras, mostrar compaixão e todos esses outros elementos não significa que você não possa ser genuinamente você, ou que deva abster-se de ser completamente verdadeiro consigo mesmo e com os outros.

As redes sociais e outras formas de interação permitem que muitos não gostem da sua vida mais autêntica, quando a comparam com outras. Abraçar a espiritualidade é abraçar a si mesmo.

Portanto, seja autêntico e fale a verdade, mesmo quando for difícil. Você deve ser autêntico, independentemente do que os outros possam pensar ou sentir.

Generosidade

Um tema comum que conecta as práticas religiosas tradicionais e os novos sentidos de espiritualidade é a capacidade de ser genuinamente generoso.

Esta é a capacidade de dar incondicionalmente sem esperar nada em troca.

A generosidade não precisa ser física ou material. Dedicar seu tempo e atenção pode ser o suficiente para mudar o dia de alguém para melhor.


Leia também:
Caminhos Espirituais: em busca da plenitude
O que significa ter conexão com a natureza?
Descubra 11 hábitos das pessoas verdadeiramente felizes
Benefícios da espiritualidade
Há diferença entre compaixão e empatia?
Significado espiritual da Espada-de-são-jorge

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *