Simbolismo das borboletas: saiba tudo sobre elas…

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 11 minutos

simbolismo das borboletas

Por ser mestre em metamorfose, o simbolismo das borboletas remete à transformação, liberdade e renascimento.

Em diferentes culturas elas também são são vistas como mensageiras de outro mundo e portadoras de boa sorte e alegria.

Por exemplo, a palavra grega para borboleta, Psique, é a mesma palavra usada para alma, e essa associação é encontrada em muitas culturas.

Nos acompanhe nesse artigo, porque vamos explicar tudo sobre essa espécie animal intrigante.

Simbolismo das borboletas, significados, mitos e metamorfose

As borboletas são criaturas incríveis e fascinantes, portanto têm um simbolismo poderoso em várias culturas.

Seu ciclo de vida único, assim como sua beleza e suas características peculiares tornam-na um objeto de admiração e contemplação.

Além disso, a transformação da borboleta, passando por diferentes estágios em sua vida, está associada a conceitos como renascimento, liberdade e crescimento espiritual.

Metamorfose

Talvez a característica mais marcante da borboleta seja sua metamorfose. Ou seja, ela começa como um ovo, se transforma em uma larva (lagarta), depois em uma pupa (casulo) e, finalmente, ressurge como uma linda borboleta.

Essa metamorfose é um símbolo de renascimento e transformação. Acredita-se que, assim como a borboleta passa por fases de mudanças profundas, os seres humanos também têm a capacidade de se reinventar e se transformar em algo novo e belo.

Espiritualidade

Em algumas culturas ao redor do mundo, a borboleta é associada à alma e à espiritualidade. Nessas culturas, acredita-se que as borboletas tragam mensagens dos reinos espirituais para o mundo terreno.

Essa crença está presente, por exemplo, em tradições indígenas americanas, onde a borboleta é considerada um símbolo de boa sorte, felicidade e harmonia espiritual.

Liberdade

Além disso, outro simbolismo associado às borboletas é a liberdade. Sua capacidade de voar livremente e de cobrir grandes distâncias tem inspirado muitas pessoas a buscarem a liberdade em suas próprias vidas.

A borboleta lembra essas pessoas que, assim como ela, são capazes de se libertar das restrições e limitações impostas pelo mundo ao seu redor. Ela as encoraja a buscar sua própria liberdade e a seguir seus sonhos e aspirações.

Beleza

A beleza das borboletas também é um elemento importante em seu simbolismo. Suas diferentes cores vibrantes e padrões intricados são apreciados e inspiradores ao longo da história da arte e da cultura.

A borboleta muitas vezes representa a beleza efêmera da vida, lembrando-nos da importância de apreciar o momento presente e a fugacidade da existência.

Sua beleza também é vista como um lembrete de que a verdadeira beleza está na diversidade e na variedade de formas e cores que existem no mundo.

Transformações da mente

Em algumas culturas e tradições a borboleta também é associada à transformação da mente e à iluminação espiritual.

Isso porque sua jornada de crescimento e desenvolvimento, do estado de lagarta ao de borboleta, representa a jornada espiritual que cada pessoa pode percorrer em busca de sabedoria e compreensão mais profundas.

A borboleta lembra uma evolução constante, buscando uma maior consciência e um entendimento mais completo do mundo ao redor.

simbolismo das borboletas - liberdade

Simbolismo das borboletas nas mais diversas culturas

Pelo volume de significados que pudemos ver acima, não é de se admirar que a borboleta tenha significados em praticamente todas as culturas. Então vamos conhecer alguns deles a seguir?

Simbolismo das borboletas na China

As borboletas são um motivo de design muito usado em tecidos clássicos chineses como um símbolo de verão, alegria, beleza e elegância.

Além disso, borboletas em pares são bordadas em tecidos como um símbolo do amor jovem. “Os Amantes Borboleta” (Liang Zhu) é uma lenda chinesa sobre o trágico romance de dois amantes que se transformam em borboletas quando Zhu se joga no túmulo de Liang.

Além disso, há um antigo texto filosófico chinês, onde a passagem mais famosa é uma pergunta sobre a natureza da realidade. O Sonho da Borboleta, do filósofo Chuang-Tzu (Zhuangzi).

Nesse texto ele escreve: “Eu, Zhuangzi, sonhei que era uma borboleta, esvoaçando de um lado para o outro, para todos os efeitos uma borboleta. Eu estava consciente apenas de minha felicidade como uma borboleta, sem saber que eu era Zhuangzi. Logo acordei, e lá estava eu, verdadeiramente eu de novo. Agora não sei se eu era então um homem sonhando que era uma borboleta, ou se agora sou uma borboleta, sonhando que sou um homem. Entre um homem e uma borboleta há necessariamente um distinção. A transição é chamada de transformação das coisas materiais.”

Simbolismo das borboletas no Japão

No Japão, as borboletas são associadas a espíritos falecidos e, dependendo da pessoa, podem ser vistas tanto como um bom presságio quanto mau.

Nessa cultura, uma alma que partiu assume a forma de uma borboleta ou é guiada por borboletas para a vida após a morte.

Uma nuvem de borboletas alertou sobre uma revolta do primeiro samurai Masakado, um agora semideus cujo fantasma ainda assombra Tóquio até hoje. Uma borboleta rabo de andorinha foi usada no brasão de seu clã (Taira).

As borboletas também estão associadas ao amor e à feminilidade, e são comumente apresentadas em designs de roupas para mulheres.

Além disso, as borboletas foram a primeira forma de origami, inspiradas em um poema sobre borboletas de papel. Isso deu início à tradição de colocar duas borboletas de origami em uma garrafa de saquê nos casamentos japoneses.

Simbolismo das borboletas para os nativos americanos

Os nativos americanos acreditam que as borboletas trazem sonhos e inspiração. Algumas tribos realizam uma dança cerimonial da borboleta, que é uma dança de 2 dias realizada por mulheres jovens.

As borboletas também são alguns dos principais kachina , ou espíritos da vida selvagem, e aparecem em estatuetas e cerâmicas Hopi. Essas estatuetas simbolizam transformação e equilíbrio.

Simbolismo das borboletas-monarcas no México

As borboletas-monarcas chegam ao México em sua migração anual perto do Dia de los Muertos – o Dia dos Mortos -, muito comemorado no país. Então as monarcas se tornaram um símbolo natural para as almas dos entes queridos falecidos.

Além disso, os astecas acreditavam que o último suspiro de uma pessoa moribunda assume a forma de uma borboleta. Itzpapalotl é uma deusa guerreira asteca que assume a forma da borboleta de obsidiana. Associada a morcegos, mariposas e águias, ela governa o lugar onde habitam as almas infantis e onde os humanos são criados.

borboletas-monarcas

Revoada de Borboletas-monarcas

Simbolismo das borboletas na Europa

Em toda a Europa, as borboletas são predominantemente associadas à alma, à morte e ao renascimento. Os celtas acreditavam que as borboletas eram almas humanas em busca de mães.

Na Irlanda e na Alemanha , as borboletas eram almas de crianças. Portanto, em 1600 era ilegal matar uma borboleta branca na Irlanda.

Na Espanha andaluza, existe um antigo ritual funerário que diz: “Um herdeiro deve jogar vinho puro sobre as cinzas do falecido como um brinde à borboleta que escapará com a alma”.

Simbolismo das borboletas na Grécia

A palavra para borboleta em grego é psique. Os gregos antigos também chamavam a borboleta de escólex, enquanto a crisálida, que é o próximo estágio da metamorfose de uma lagarta, era chamada de nekydallon, que significa “a casca dos mortos”.

O mito grego de Eros e Psique, a deusa grega da alma, foi imortalizado em toda a arte ocidental. Psique nasceu uma princesa mortal. As histórias sobre sua beleza se espalharam tanto que a deusa da Beleza, Afrodite, ficou com ciúmes e mandou seu filho, Eros, atirar uma flecha nela para fazê-la se apaixonar por um monstro.

Em vez disso, ele pica o próprio dedo com a flecha e se apaixona por ela. Então eles se casam com a condição de que ela nunca possa vê-lo. Afrodite fica sabendo do casamento e a envia para tarefas impossíveis que ela realiza com ajuda de animais. Na arte, Psique geralmente aparece como uma bela jovem com asas de borboleta.

Simbolismo das borboletas no cristianismo

Para o cristianismo as borboletas estão associadas à ressurreição e à transformação espiritual. Como Jesus emergiu da tumba após 3 dias, uma borboleta emerge da crisálida após um tipo de morte metafórica.

Sendo assim, há muita lápides gravadas com borboletas como um símbolo de renascimento.

Simbolismo das borboletas no Egito

No antigo Egito, as borboletas eram frequentemente usadas como elemento decorativo em obras de arte de túmulos.

As borboletas eram presumivelmente um dos prazeres que aguardavam o falecido na vida após a morte, refletindo a crença egípcia na imortalidade da alma humana.

simbolismo das borboletas - coloridas

Simbolismo das cores das borboletas

Cada cor e espécie de borboleta assume significados específicos que vão além dos significados válidos para todas as borboletas. Dessa forma surge um mundo de simbolismo tão variado quanto eles.

Significado da borboleta vermelha

As borboletas vermelhas estão associadas à coragem, força, paixão, ao ciclo vida-morte-vida, fogo e sobrevivência.

As borboletas vermelhas são interpretadas como símbolos de amor intenso ou como representações de energia vital.

Significado da borboleta laranja

As borboletas laranja estão associadas à juventude, energia, entusiasmo, curiosidade, prazer, felicidade, criatividade e sexualidade.

Além disso, essa cor vibrante está relacionada à vitalidade e ao crescimento pessoal.

Significado da borboleta amarela

As borboletas amarelas estão associadas à clareza, confiança, poder, alegria, felicidade, otimismo, iluminação, energia e humildade.

As borboletas amarelas também são tidas como símbolos de esperança e positividade.

Significado da borboleta verde

As borboletas verdes estão associadas ao equilíbrio, crescimento, renovação, fertilidade, amor, cura e vida.

Borboletas dessa cor também estão ligadas ao rejuvenescimento e à conexão com a natureza.

Significado da borboleta azul

As borboletas azuis estão associadas à verdade, tranquilidade, harmonia, serenidade, criatividade, comunicação, confiança, ar e fé.

Além disso, as borboletas azuis significam calma interior e paz.

Significado da borboleta roxa

As borboletas roxas (ou índigo) estão associadas à sabedoria, espiritualidade, intuição, inspiração, autoridade e honestidade.

Borboletas roxas são frequentemente vistas como mensageiras de inspiração espiritual ou crescimento pessoal.

Significado da borboleta violeta

As borboletas violetas estão associadas à espiritualidade, tranquilidade, sonhos, despertar, realeza e criatividade.

Significado da borboleta preta

Borboletas pretas estão associadas a mistério, noite, potencial, morte, elegância, sombra, transformação, renascimento e proteção.

As borboletas pretas também significam mudanças significativas na vida de uma pessoa.

Significado da borboleta branca

As borboletas brancas estão associadas à pureza, unidade, inocência, paz, dia e simplicidade.

Além disso, borboletas brancas também são mensageiras do espírito de alguém que morreu.

Simbolismo das borboletas nas artes

As borboletas atraem a imaginação de artistas e escritores ao longo do tempo e, para eles, significam amor e transformação. Suas asas delicadas e cores vibrantes também as associam a fadas.

Por serem criaturas bonitas e simbólicas elas podem representar diferentes ideias e emoções, dependendo do contexto em que são retratadas.

As borboletas eram um assunto popular entre os artistas no período Edo no Japão. Uma das pinturas de borboletas mais famosas desse período foi feita por Katsushika Hokusai, “Peônias e Borboletas”.

Vincent Van Gogh pintou uma série de quadros de borboletas e mariposas em 1889 e 1890 como uma forma de explorar a esperança de transformação. Além disso, ele escreveu sobre a possibilidade de transformação em uma carta a um amigo

quadro de Van Gogh

Quadro de Van Gogh

Há uma aquarela persa de 1600 de Bahram-e Sofrekesh retratando uma borboleta sobre um jovem casal se beijando, significando o espírito transformador do amor.

Os principais motivos explorados pelos artistas amantes de borboletas são: simbolismo da transformação, beleza e delicadeza, liberdade e efemeridade, assim como, espiritualidade e simbolismo cultural.

Significado e simbolismo das tatuagens de borboletas

As borboletas são um tema popular para tatuagens por seu simbolismo e seus belos padrões. Muitas pessoas fazem uma borboleta para simbolizar transformação, beleza, renascimento, esperança, liberdade, alegria, resistência e amor.

Além disso, há quem tatue borboletas para terem lembranças pessoais poderosas de mudanças ou de entes queridos.

Simbolismo das borboletas na ciência

O ciclo de vida fisiológico de uma borboleta é um dos exemplos naturais mais significativos de transformação.

Do ovo à lagarta, à crisálida (pupa), à borboleta, a inusitada metamorfose que essas criaturas passam é inspiradora e a razão de sua associação com mudança e renascimento.

Portanto, as borboletas são um assunto favorito entre muitos estudiosos amadores e profissionais devido aos seus estágios de vida notáveis, vida útil curta e cores brilhantes.

O que é o efeito borboleta?

Na teoria do caos, a expressão do efeito borboleta refere-se à possibilidade de que pequenas mudanças possam causar grandes consequências no futuro.

Essa expressão é atribuída ao meteorologista Edward Norton Lorenz, que afirmava que o bater de asas de uma borboleta poderia causar um tornado do outro lado do mundo. Assim, as borboletas são um poderoso símbolo da interdependência de tudo no universo.

A metáfora do efeito borboleta destaca como pequenas alterações em uma parte do sistema podem desencadear uma reação em cadeia e, dessa forma, levar a consequências imprevisíveis.

Usa-se essa ideia frequentemente para ilustrar a sensibilidade de certos sistemas complexos, onde pequenas variações nas condições iniciais podem levar a efeitos desproporcionais nos resultados finais.

O que significa sonhar com borboletas?

Como resultado da mente inconsciente, os sonhos podem nos mostrar como estão nossos sentimentos, medos e desejos mais instintivos e intuitivos.

Preste atenção às suas associações existentes com uma borboleta em particular e às emoções que a acompanharam em seu sonho para interpretar o que a borboleta do sonho significa para você.

Ou seja, sonhar com uma borboleta pode significar beleza ou transformação. Se você está passando por uma grande mudança em sua vida consciente, a borboleta pode aparecer para mostrar que a mudança é linda, por mais difícil que seja.

Ou ainda, talvez você esteja excessivamente preocupado com a sua aparência física, e a borboleta apareça para lembrá-lo de que as recompensas da vaidade são frágeis e de curta duração.

Os sonhos com a natureza podem revelar crenças inconscientes que formamos ao longo da vida, então observe as condições que cercam a borboleta em seu sonho. Talvez sonhar com uma borboleta morta ou borboleta em cativeiro esteja mostrando que você mantém uma crença inconsciente sobre o seu valor para sentir alegria ou experimentar o amor.

Por fim, em algumas culturas, borboletas e outros animais que aparecem em sonhos são mensageiros espirituais. Portanto, observe todas as impressões e mensagens que cercam a situação com a borboleta para obter pistas sobre o que seu sonho pode significar. Borboletas também representam pessoas importantes em sua vida, estejam elas vivas ou mortas.

O que significa quando uma borboleta nos visita?

Assim como nos sonhos, quando borboletas nos visitam elas são vistas como mensageiras. Elas podem significar muitas coisas, desde amor e alegria até impermanência e mudança.

O significado espiritual de uma borboleta é sobre transformação, alegria e renascimento. As borboletas são como arautos da alegria que nos ensinam a brilhar. Lembram também que o tempo é curto e gastar tempo evoluindo e espalhando beleza é um tempo bem gasto neste mundo finito. Além disso, a fase borboleta do ciclo da vida é de alegre celebração após um longo processo de transformação.

Borboletas nos lembram de confiar em nosso processo de transformação, especialmente quando parece sombrio e assustador.

borboleta pousada na mão

Pode ser doloroso e difícil quando superamos uma crença, relacionamento, trabalho ou hábito pelo qual estejamos passando e seguimos em direção a algo que percebemos como sombrio e desconhecido.

O crescimento pode parecer uma agitação intensa e coisas desmoronando, assim como pode parecer uma espera infinita em uma pequena crisálida.

Durante a transformação de uma lagarta em borboleta, é extremamente violento e dramático para a lagarta digerir-se para sofrer sua metamorfose.

Esse processo pode parecer horrível e confuso, mas, por outro lado, existem coisas que nem ela mesma entende que são possíveis em sua forma atual.

Do outro lado está o voo. Do outro lado está uma visão, expansão e conexão inimagináveis, mas esse é um desconforto que vale a pena e é significativo.

Se você prestar atenção às emoções que sente e às associações em que pensa ao encontrar uma borboleta, poderá entender melhor a mensagem que ela tem para você.

Muitas pessoas em muitas culturas associam borboletas a entes queridos, então talvez uma borboleta seja um a lembrança do amor que você compartilhou com um familiar ou amigo falecido.

As borboletas estão associadas a quais emoções?

Você certamente conhece aquela a sensação de frio na barriga antes de um encontro ou uma situação nova e excitante. Então, essa sensação é como se tivéssemos borboletas dentro de nossa barriga.

Além disso, há outras emoções ligadas às borboletas, como a vaidade, o amor e a impulsividade. Como a maioria dos símbolos, as borboletas podem incorporar aspectos positivos de leveza, alegria e mudança ou aspectos negativos de instabilidade errática.

Portanto, elas podem contribuir para uma mentalidade orientada para o crescimento da evolução contínua ou uma mentalidade fatalista sobre a aleatoriedade da vida.


Leia também:
Quadro de leão: quais os significados?
A jardinagem e os tipos de jardins
Significados e simbolismos da ferradura
Simbolismos da flor do antúrio
Quais os significados da coruja?
Simbolismo das cores

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *