O que fazer quando uma toalha não enxuga?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

O que fazer quando uma toalha não enxuga - capa

Você sabe o que fazer quando uma toalha não enxuga conforme você esperava? Então, são duas situações diferentes, as toalhas novas que não enxugam e toalhas já usadas que antes eram boas.

Quando se tratar de toalhas novas, assim como algumas peças de roupa recém compradas, as toalhas de banho precisam ser amaciadas.

Mesmo as que você escolheu justamente por parecerem ser macias e absorventes, requerem várias lavagens para atingir o máximo de suavidade e absorção.

Mas você pode acelerar e melhorar o processo de aumento de absorção. Portanto, nesse artigo explicaremos como amaciar as toalhas de banho e mantê-las macias e absorventes ao longo do tempo.

Como melhorar a absorção se a toalha não enxuga?

Quem gosta de toalhas macias e absorventes sabe como é maravilhoso se envolver em uma toalha nova e fofa após um banho relaxante.

Se você acompanha nosso blog, então é possível que tenha lido o artigo “Como escolher toalhas de banho”. Nele, ensinamos como escolher as melhores toalhas na hora da compra.

Mas se você comprou uma toalha de qualidade e ela não está enxugando conforme você esperava, então o problema pode não ser a toalha.

Portanto, veja se alguma dessas ações a seguir resolve o problema.

No entanto, se você já tentou essas soluções a seguir e a toalha ainda não enxuga adequadamente, pode ser que a sua qualidade não seja boa. Nesse caso, você pode considerar substituí-la por uma de melhor qualidade.

Lave a toalha

Antes de usar a toalha pela primeira vez, assim como qualquer outra peça de tecido comprado, é recomendável lavá-la. Isso pode remover qualquer revestimento ou resíduo que possa estar afetando sua capacidade de absorção.

No entanto é preciso que você saiba que é provável que não alcance o máximo de absorção na primeira lavada. Mas, conforme prometido acima, mais adiante nesse texto ensinaremos a acelerar esse processo.

Isso porque suas fibras precisam ser liberadas de qualquer impermeabilização. Ou seja, toalhas novas precisam passar por um período de amaciamento antes de atingir o máximo de maciez e absorção.

Esse processo pode levar até três ciclos completos de lavagem para que uma toalha de banho fique ótima e absorva a água da maneira que foi projetada.

Não exagere no detergente

Se você estiver usando uma quantidade excessiva de detergente ao lavar suas toalhas, isso pode levar ao acúmulo de resíduos. Se isso está acontecendo, então tente reduzir a quantidade de detergente e veja se isso faz diferença.

Use vinagre branco

Adicione meia xícara de vinagre branco durante o enxágue da toalha. O vinagre pode ajudar a remover resíduos de sabão e amaciante que possam estar prejudicando a capacidade de absorção.

Além disso, o vinagre funciona como amaciante sem deixar a toalha impermeável.

Evite o uso de amaciantes comerciais

O amaciante pode deixar uma camada nos tecidos, o que pode reduzir sua capacidade de absorção. Experimente lavar a toalha sem adicionar amaciante e veja se isso melhora sua absorção.

Se você usou o vinagre, conforme recomendamos acima, então ele já terá feito essa função. Você também pode usar o vinagre, por uma segunda vez na mesma lavagem, colocando-o no compartimento de amaciante de sua máquina de lavar.

Seque a toalha ao ar livre e à sombra

Em vez de usar uma secadora ou pendurar sua toalha ao sol, pendure a toalha ao ar livre e na sombra para secar ao vento.

Às vezes, a secadora pode deixar resíduos de amaciante nos tecidos, ou o sol pode ressecar demais as fibras, o que pode afetar a sua capacidade de absorção.

Lave separadamente

Às vezes, as toalhas não enxugam bem porque estão sendo lavadas junto com outros tecidos que soltam fiapos ou outras substâncias, como roupas de lã ou tecidos com pelos.

Portanto, lave as toalhas separadamente para evitar que esses fiapos se prendam às suas fibras.

Os processos acima servem para ser aplicados sempre, independente da toalha ser nova ou usada. Ou seja, fazendo assim, você sempre vai ter toalhas macias.

No entanto, em se tratando de toalhas novas, você pode acelerar o processo de amaciamento.

O que fazer quando uma toalha não enxuga - mulher se secando

Como acelerar o amaciamento de uma toalha que não enxuga?

Você vai amaciar suas toalhas de banho mais rapidamente usando apenas vinagre branco e bicarbonato de sódio.

Primeiro passo: lave a toalha nova em água entre morna e quente, mas não escaldante. Nessa lavagem adicione apenas uma xícara de vinagre branco, não use detergente.

Segundo passo: faça mais uma lavagem, mas dessa vez usando apenas meia xícara de bicarbonato de sódio. Ou seja, novamente não use detergente.

Terceiro passo: seque de acordo com as instruções do fabricante sem usar amaciante ou secadora de roupas.

Por que nunca se deve usar amaciante de roupas em toalhas de banho?

No artigo “Como lavar toalhas de banho”, que publicamos aqui no blog, já explicamos o que acontece quando colocamos amaciantes de roupas em toalhas. Mas nunca é demais lembrar novamente, ou pela primeira vez, para que não leu o outro artigo.

Nunca use amaciante de roupas em suas toalhas de banho ou rosto. O amaciante de roupas tem um cheiro agradável e oferece a falsa ilusão de suavidade.

Sim, a toalha aparentemente, assim como nossas roupas fica mais macia, mas o amaciante cobre o tecido com um revestimento ceroso que quebra as fibras de algodão das toalhas e as torna menos absorventes.

Além disso, conforme já dissemos acima, o vinagre branco sempre vai cumprir esse papel com eficiência. Mas você ainda tem alternativas se, por qualquer motivo, não quiser ou não puder usar vinagre. Use aquela bolas que estão na moda dentro de sua lavadora durante a lavagem.

O que fazer quando uma toalha não enxuga - toalha seca

Como recuperar uma toalha que não enxuga mais?

Com o tempo, mesmo uma toalha felpuda da mais alta qualidade pode desenvolver um cheiro de mofo, perder a capacidade de absorção e parecer dura.

Isso é normal com o uso regular e, em geral, é causado pelos efeitos da água, do sol e do acúmulo de detergente. Além disso, dificilmente fazemos rodízio de toalhas, pegamos quase sempre a que está em cima da pilha, não é mesmo?

A consequência disso é o desgaste que comentamos acima. No entanto, se você aplicar a mesma técnica que ensinamos acima para acelerar o amaciamento de toalhas novas, ela também vai funcionar para toalhas usadas.


Leia também:
Para que servem os aquecedores de toalhas?
Toalha para cabelo, existe coisa mais prática?
Você sabe lavar suas roupas da forma correta?
Ar-condicionado portátil vale a pena?
Como deixar uma casa cheirosa e sem maus odores

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *