Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

parede viva - sala

Se você adora natureza e está em busca de uma opção para decorar uma parede, considere montar uma parede viva.

Uma parede viva, que pode ser um jardim vertical ou uma horta vertical, é, em essência, uma parede coberta de plantas vivas. Assim, elas podem ocupar toda parede, ou parte dela, podem estar plantadas em vasos individuais, ou todas juntas, criando assim uma obra de arte viva.

O que é uma parede viva

Muitas pessoas conhecem as paredes vivas como paredes verdes, hortas verticais, ou ainda jardins verticais. É provável que você já tenha visto várias instalações verticais repletas de natureza viva. Por exemplo, em saguões de hotéis e condomínios, escritórios, aeroportos e shopping centers.

Portanto, elas são comuns há muito tempo nos projetos de arquitetura, tanto nas paredes internas como nas paredes externas desses prédios. Agora chegou a vez delas entrarem em nossos lares, principalmente em casas e apartamentos com espaço limitado e que não contam com área externa.

Talvez o aspecto mais importante nessa nova tendência de decoração é que parede viva significa levar vida para dentro das casas. Isso cria uma conexão positiva de bem-estar entre as plantas e as pessoas, ainda mais nas grande cidades, que distanciam as pessoas do verde.

São muitas as vantagens de optar por uma parede viva na decoração, entre elas podemos elencar, sua beleza, o fato de trazer a natureza para dentro de casa, purificar o ar, reduzir o estresse do dia a dia das grandes cidades, abafar o ruído externo e interno, entre outras.

Portanto, além da bela estética visual que uma parede viva empresta a um ambiente, ao introduzi-la em uma casa, se tornam uma ótima opção para praticar jardinagem em um espaço pequeno. Além disso, uma área plantada de 15 metros quadrados pode gerar o mesmo volume de oxigênio de uma árvore.

É caro montar uma parede viva?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, montar e cultivar uma parede viva não necessariamente precisa envolver grandes gastos. É claro que você pode, por exemplo, contratar um especialista em design biofílico se você quiser investir mais, mas também pode optar por fazer de acordo com suas ideias e pesquisar dicas de como fazer da melhor forma.

parede viva

Aspectos que você deve considerar antes de montar uma parede viva

Uma dica importante é que, ao montar uma parede viva, você deve optar por plantas que exijam cuidados iguais. Isso porque, é provável regará e nutrirá todas ao mesmo tempo, principalmente se você é uma pessoa que dispõe de pouco tempo para fazer isso.

Lembre-se que uma parede viva não se limita apenas a plantas ornamentais. Portanto, você pode optar por ervas e temperos, e, dependendo do espaço e das condições até pensar em uma horta vertical com tomates, verduras, pimentões, entre outras plantas comestíveis que ocupam espaços maiores

Qual o local ideal para uma parede viva?

A primeira coisa que você deve definir, antes mesmo de iniciar o seu projeto de parede verde é onde vai colocá-la. Isso é essencial para observar o volume de luz que ela vai receber e, portanto, quais as espécies de plantas mais adequadas.

A luz natural sempre é a melhor opção, seja ela proveniente de uma claraboia ou de uma janela que proporcione a incidência da luz solar sobre a parede.

Uma das atividades das plantas e que contribuem para melhorar a qualidade do ar em um ambiente é a produção de parte de seus próprios alimentos através da fotossíntese. Fotossíntese é a produção de clorofila, portanto, a presença da luz é requisito básico para o sucesso do seu projeto.

Caso você não tenha luz natural em abundância no ambiente escolhido isso não significa que precise abandonar o seu projeto. Neste caso você tem alternativas, como a utilização de plantas que exigem menos luz natural, ou até, caso o espaço não receba luz natural nenhuma, considerar a utilização de iluminação suplementar artificial.

Considerando que a maioria das plantas precisa necessariamente de muita luz, quanto mais luz um espaço recebe, maiores são as opções de espécies de plantas que você pode escolher para cultivar nele. Portanto, se você não tiver muita luz direta, tanto natural como artificial, sua parede verde ficará restrita a plantas que exigem pouca luz.

Que plantas você pode usar em uma parede viva?

Conforme já dissemos acima, é possível usar várias espécies de plantas em uma parede verde. No entanto, você precisa respeitar o limite de espaço e o volume de luz do ambiente, além de ser recomendável a escolha de espécies que exijam o mesmo tipo de cuidado.

Além disso, é importante escolher espécies que se completem e que você possa plantar consorciadas. Assim , elas não concorrem entre si, caso contrário, uma espécie pode anular o efeito visual da outra.

Para paredes interiores com luz direta, tanto natural como artificial, existem várias opções de escolha, opções essas que ficam limitadas em ambientes mais escuros. Portanto, informe-se bem sobre as exigências de cada espécie antes de fazer as suas escolhas.

Para não ficar enfadonho, não vamos discorrer sobre todas as espécies que você pode usar, até porque são muitas e sua escolha vai depender também do clima e da região onde você mora. Além disso, já tratamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre muitas plantas que você pode usar na decoração de interiores, e que condições cada uma delas necessita para se desenvolver.

Cuidados e manutenção de uma parede viva

Manter uma parede viva, de uma forma geral, não difere muito de manter plantas cultivadas da forma tradicional.

Com a popularização das paredes vivas, já é comum encontrar sistemas completos prontos para montar uma estrutura que dê baixa manutenção, inclusive com sistema de irrigação automático. Se você optar por uma solução assim diminuirá muito o seu tempo dispendido com cuidados e manutenção. Os vasos autoirrigáveis são uma dessas soluções, assim como mantas com bolsos são outra solução.

Caso você vá regar e adubar as plantas manualmente, certifique-se de não regar demais nem com um volume de água insuficiente para sua sobrevivência. O volume certo de água é fundamental para manter uma parede viva sempre linda e saudável. Por esse motivo que sugerimos acima que você escolha plantas com as mesmas necessidades.

Que plantas podem ir em uma parede viva?

Se você escolher plantas que requerem o mesmo volume de luz e condições climáticas, seu trabalho ficará muito facilitado e elas prosperarão e crescerão uniformemente.

Outra medida que pode ser interessante na manutenção de sua parede viva, se você montou com vasos que possa deslocar com facilidade, é a de botar suas plantas para “tomar sol” em um dia bonito. Plantas que precisam de bastante luz vão ficar mais exuberantes adotando essa medida.

Porém, se você for fazer isso, certifique-se que a diferença de temperatura, umidade e luminosidade entre os dois ambientes não seja muito grande, pois as plantas se adaptam ao ambiente em que estão e podem sofrer com mudanças radicais, chegando até mesmo a morrer.

Você também pode fazer um rodízio das plantas que estão na sua parede verde com outras que estejam em um ambiente mais ensolarado e arejado. Mas, tome o mesmo cuidado que sugerimos acima.

Outra atividade de manutenção não menos essencial é observar se as suas plantas não estão sendo atacadas por insetos e outras pragas, você precisa certificar-se de que elas estejam sempre limpas e saudáveis para evitar esses problemas. Limpar as folhas das plantas com água e sabão neutro ajudam muito a preveni-los.

Além disso, dependendo das espécies de plantas e do espaço disponível, talvez seja preciso podar seu jardim vertical para que ele não cresça além do esperado.

Se sua opção de parede viva for por plantas comestíveis, como ervas e temperos, você vai perceber que com o decorrer do tempo, depois de várias colheitas elas perderão a força para se desenvolver novamente, neste caso é preciso renovar, plantando novas mudas e descartando as atuais.

Como montar uma parede viva

Quando se trata de planejar e montar um jardim ou uma horta vertical as opções são infinitas. Você pode optar por pendurar, prender na parede, construir uma moldura ou comprar uma pronta. Além disso, pode usar vasos, mantas de feltro com bolso, material sintético ou reciclado, enfim montar o seu próprio jardim vai depender de suas escolhas.

Você também pode usar bandejas com as plantas encaixadas como prateleiras e que você possa retirar facilmente para executar a manutenção manual.

Considere também viabilizar facilmente o acesso para a manutenção e cuidados para que sua parede viva não se transforme em um problema.

Depois de ler essas dicas e sugestões, você está considerando essa opção de decoração? Então confira as alternativas de ambientes, estilos e as belas ideias que buscamos para você se inspirar na montagem da sua. Qual a peça da casa mais apropriada para uma parede viva? Qualquer uma que você definir.

Você pode fazer uma parede viva em sua cozinha por exemplo

Se você for uma pessoa afortunada o suficiente para ter uma cozinha com muita luz natural, uma parede viva na cozinha é uma opção maravilhosa. Assim, você pode optar por folhagens, flores ou ainda uma variedade de temperos e ervas que você vai usar nas suas receitas, como na ideia abaixo.

parede viva - cozinha

Veja essa outra cozinha, em que as opções escolhidas foram folhagens e num estilo mais sóbrio e sofisticado.

Uma parede verde com cestas fixadas na parede e que seja possível retirar e colocar os vasos com facilidade também pode ser uma boa opção. Essa ideia abaixo também é uma boa opção para plantas que precisam de uma arejada e luz natural por vezes e, portanto, precisam ser remanejadas.

Observe ao fundo da imagem a opção de utilizar uma estante para as plantas, isso também oferece a mesma facilidade de manejo. Nessa mesma estrutura foi providenciado um sistema de iluminação artificial.

A sala abaixo também proporciona essa facilidade de realocação de plantas utilizando vários recursos, como plantas penduradas, plantas no chão, em prateleiras e em estantes.

Observe essas alternativas abaixo, que utilizam mantas de feltro para formar o painel. Esses painéis são chamados de plantadores de parede, entretanto, antes de escolher essa solução, certifique-se de que a umidade não vá estragar sua parede. Você precisa resolver bem o sistema de vedação e nunca oferecer água em excesso.

parede viva

Paredes verdes em local de trabalho

Está provado que levar o verde para dentro do ambiente de trabalho, além de todos os benefícios que já citamos ainda aumenta a produtividade. Além disso, um escritório com uma parede viva não precisa de muito mais investimento em decoração. Veja essas ideias.

E esse home-office? Simples, pequeno e com um bom gosto incrível.

Veja essa parede verde que prática, foi usado um painel de MDF perfurado que permite pendurar as plantas em várias alturas e vários formatos e tamanhos de vasos.

E por fim, imagine a parede dessa varanda em sua casa…



Leia também:
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Dicas interessantes para você aproveitar mais um jardim de inverno
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta
Dicas incríveis para montar um jardim na sacada + 32 ideias criativas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *