Saiba tudo sobre móveis de jardim em madeira

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

móveis de jardim em madeira - capa

Existem vários materiais dos quais é possível fazer móveis de jardim, entre eles a madeira. Se você quer transformar seu jardim em um local aconchegante e confortável, então a madeira é um do materiais mais adequados.

A madeira não somente cria uma atmosfera calorosa e convidativa, mas também adiciona um toque de beleza natural ao seu jardim.

Portanto, nesse texto vamos explorar os benefícios dos móveis de madeira para jardim, assim como daremos algumas dicas sobre como fazer as escolhas certas.

Quais os benefícios de ter móveis de madeira no jardim?

Assim como usar outros materiais tem seus benefícios, o uso da madeira tem os seus, vamos conhecê-los?

Durabilidade

Os móveis de madeira para ambientes externos são muito duráveis e, com os devidos cuidados, eles duram por muitos anos.

Madeiras nobres como a teca, o carvalho e o cedro são muito resistentes às intempéries e às pragas que afetam a madeira, o que as torna uma excelente escolha para móveis de jardim.

Beleza natural

Os móveis de madeira de jardim adicionam um detalhe aconchegante e convidativo à qualquer jardim.

Isso porque os padrões naturais e os tons da madeira se integram facilmente à natureza, criando um espaço ainda mais aconchegante e convidativo, perfeito para relaxar e se divertir.

Versatilidade

Os móveis de madeira para jardim podem ter uma ampla variedade de estilos, do tradicional ao contemporâneo, do rústico ao muito trabalhado.

Portanto, não importa se você prefere uma decoração clássica ou moderna, com linhas limpas ou rústicas, sempre haverá móveis de madeira possíveis de serem usados.

Baixa manutenção

Os móveis de madeira para jardim são fáceis de manter e requerem muito pouca manutenção. Basta limpá-lo regularmente com um detergente neutro e água para mantê-lo com a melhor aparência.

Além disso, proteja-os com cera ou um selador de tempos em tempos, dessa forma você aumentará ainda mais sua durabilidade.

Como escolher os móveis mais adequados para seu jardim

Para que seu jardim não se transforme em um depósito de móveis sem uso, há algumas coisas que você deve considerar antes de mobiliá-lo.

Como escolher a mobília de madeira certa para um jardim.

Considere o espaço disponível

Antes de partir para as compras, considere o tamanho e o layout do seu quintal. Além disso, faça medições dos espaços realmente disponíveis entre as plantas e outros acessórios já existentes. Dessa forma você terá a certeza de que os móveis você escolher caberão confortavelmente no jardim sem parecerem apertados.

Funcionalidade

Como e para quê você pretende usar os móveis do seu jardim? Por exemplo, você quer ter uma área para fazer refeições, uma área aconchegante para relaxar ou uma combinação de ambos?

Decidido isso, escolha móveis que atendam às suas necessidades específicas.

Escolha a madeira mais adequada

Diferentes tipos de madeira têm diferentes níveis de durabilidade e requerem diferentes níveis de manutenção. Portanto, escolha uma madeira adequada ao clima de sua região, ao local onde ficará no jardim, assim como ao seu estilo pessoal.

Qualidade e durabilidade

Compre móveis de madeira para jardim da mais alta qualidade que seu orçamento permitir, ou seja, escolha móveis feitos para durar. Opte por móveis robustos, com acabamentos suaves e almofadas e estofados confortáveis.

móveis de jardim em madeira - sala de estar

móveis de jardim em madeira - mesa com cadeiras

Que madeira é melhor para móveis de jardim?

Quando se trata de escolher a melhor madeira para móveis de jardim, é essencial considerar vários fatores, como durabilidade, resistência às intempéries e pragas, assim como o apelo estético geral.

Além disso, opte sempre por madeira maciça. A madeira maciça é um material de alta qualidade e em estado bruto, o que a torna muito mais durável.

Listaremos a seguir algumas das principais espécies de madeira para móveis de terraço de madeira para esclarecer um pouco mais.

Teca

A teca é uma das madeiras mais escolhidas para móveis de jardim. Ela é naturalmente resistente às intempéries, insetos e podridão, tornando-se incrivelmente durável.

A teca também tem uma bela cor marrom-dourada que se transforma em uma pátina cinza-prateada com o tempo, conferindo-lhe uma aparência elegante e atemporal.

Cedro

O cedro é outra escolha muito popular para móveis de madeira de jardim, principalmente se você tem um orçamento limitado. É uma madeira leve, fácil de trabalhar e naturalmente resistente a insetos e decomposição.

O cedro tem uma cor marrom-avermelhada, ele pode ser deixado ao tempo naturalmente ou selado com um acabamento transparente para proteção adicional.

Eucalipto

O eucalipto é uma madeira nobre que está ganhando popularidade como uma escolha sustentável e ecológica para móveis de madeira de jardim.

É uma opção durável, resistente às intempéries e aos insetos e possui uma bela cor marrom-avermelhada que lembra a teca. No entanto, o eucalipto requer uma proteção regular para manter a cor e evitar rachaduras pelo ressecamento.

Carvalho

O carvalho é uma madeira densa e forte, portanto ideal para móveis de exteriores. Tem uma cor castanha clara a média com um padrão proeminente que acrescenta carácter e calor a qualquer espaço exterior.

O carvalho é resistente às intempéries e aos insetos, mas também requer manutenção regular para evitar rachaduras e ressecamento.

Mogno

O mogno é uma madeira nobre e elegante, ideal para móveis de madeira de alta qualidade. Possui uma cor marrom-avermelhada que se aprofunda com o tempo e um padrão de grão fino que lhe confere uma aparência sofisticada.

O mogno é naturalmente resistente às intempéries e aos insetos, mas requer manutenção regular para manter seu brilho.

Cumaru

O cumaru é uma madeira de alta densidade, portanto muito resistente e durável. Sua cor varia entre o castanho amarelado e o castanho esverdeado, portanto é um tom ideal para móveis contemporâneos e sofisticados.

Ipê

O ipê é muito resistente aos insetos, fungos e ao fogo. Além disso, é uma madeira perfeita para móveis de jardim rústicos.

Suas cores variam entre o castanho-claro e o castanho-esverdeado.

Maçaranduba

A maçaranduba também é uma madeira considerada nobre para móveis de jardim. Ela tem um tom avermelhado, muito semelhante ao mogno. É muito resistente aos insetos e fungos, portanto precisa de baixa manutenção.

Muiracatiara

O muiracatiara é uma excelente madeira para área externa pela sua durabilidade. Sua cor é rosa avermelhada com listras ligeiramente mais escuras. É muito resistente ao sol, à umidade e às pragas.

Pau-amarelo

O pau-amarelo é uma madeira clara de brilho amarelado. É macia e fácil de ser trabalhada para fazer móveis. Portanto, é muito usada em móveis para áreas com grama ou que possuam árvores e outras espécies de plantas.

Móveis de madeira para jardim feitos de pau-amarelo podem durar mais de 15 anos.

Jatobá

Móveis de madeira para jardim feitos de jatobá são ideais para ambientes mais sofisticados. Essa madeira tem uma cor castanha avermelhada. Bem como, ela é uma das preferidas de arquitetos e paisagistas.

móveis de jardim em madeira

Pode deixar móveis de madeira sempre no jardim?

Os móveis de jardim feitos com madeira apropriada podem sim ficar permanentemente na área externa.

No entanto, é óbvio que quanto mais você protegê-los mais tempo eles irão durar. Você pode colocar capas quando não estiverem em uso, aplicar cera ou outro selante para prolongar sua vida útil, entre outras opções.

Muitos móveis de jardim já vê com alguma proteção contra pragas e intempéries, entretanto, o ideal é que essa proteção seja renovada de tempos em tempos.

Conclusão

Os móveis de jardim feitos em madeira são uma ótima maneira de melhorar e aproveitar mais um jardim, além disso, eles criam uma atmosfera calorosa e convidativa.

Com durabilidade, beleza natural, versatilidade e baixa manutenção, é um opção inteligente e que, portanto, proporcionará anos de aproveitamento.

No entanto, você precisa escolher a madeira adequada para o clima de sua região, assim como, protegê-la da melhor maneira possível. Sendo assim você terá seu móveis por muitos anos.


Leia também:
8 dicas para montar um home office no jardim
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis
O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua
Qual é a função de um pergolado?
A jardinagem e os tipos de jardins

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *