Como aliviar a dor nas costas de uma maneira efetiva

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Segundo pesquisas recentes, oito em cada dez adultos sofrem de dores nas costas regularmente.

O que é mais alarmante é que estas mesmas pesquisas revelam que nove em cada dez pessoas que sofrem com estas dores não faz ideia de suas causas. Os especialistas tem ligado as dores na coluna à nossa evolução – em tese, nossa coluna não foi “planejada” para sermos animais bípedes.

No passado remoto a nossa coluna possuía quatro pilares de sustentação – duas pernas e dois braços – e passou a ter de equilibrar o peso do corpo somente sobre as duas pernas.

É por esse motivo que a nossa coluna precisa de constante apoio da musculatura corporal – testes aplicados em cadáveres mostraram que as colunas aguentavam sustentar pesos muito menores do que seres humanos vivos nas mesmas condições.

O que poucos sabem é que dor na coluna é algo resultante dos seus hábitos diários e, portanto, algo que pode ser prevenido e até revertido. A verdade é que passamos cada vez mais tempo sentados. Estar sentado é um veneno para o nosso corpo.

Quando estamos sentados há um grande acúmulo de pressão sobre a nossa coluna vertebral, o que diminui a circulação de nutrientes e de remoção de toxinas das articulações. Assim, esqueça se já te disseram que a melhor maneira de sentar é mantendo a coluna ereta de uma maneira forçada, em um ângulo de 90º com as pernas.

A melhor maneira para sentar, segundo os especialistas, é de maneira relaxada, com as costas devidamente apoiadas pelo suporte da cadeira, aliviando a pressão sobre a coluna. Além disso, mudar de posição com frequência é, na verdade, benéfico, pois estimula a circulação na coluna.

Outra sugestão que certamente fará toda a diferença no seu dia a dia é: tente ficar de pé mais tempo. Quando você está de pé você produz menos pressão sobre a sua coluna do que quando está sentado.

Se você trabalha em um escritório ou em outro local que te obrigue a ficar boa parte do tempo sentado, tente criar o hábito de fazer pausas de descanso de 5 minutos a cada hora de trabalho (se esse é seu caso recomendamos também a leitura do texto “5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado”, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”).

Durante essas pausas levante e dê uma pequena caminhada – você pode até fazer um breve alongamento, tentando alcançar o teto com as suas mãos enquanto fica na ponta dos pés.

Estes simples e rápidos exercícios reduzirão a pressão sobre a sua coluna e breves caminhadas farão com que as juntas da sua coluna se reorganizem de uma maneira mais adequada.

Entretanto, fazer muito exercício também pode causar dor nas costas. Muitas pessoas que malham com grande frequência também sofrem com essas dores. Portanto, sempre converse com o seu educador físico profissional sobre preparar treinos que fortaleçam os músculos que estabilizam as costas.

Adotar essa prática diminuirá a pressão sobre a sua coluna de uma maneira muito mais efetiva do que somente fazer exercícios específicos para ganhar músculos nos braços e pernas.

Por fim, a dica mais essencial: lembre-se sempre que dores são sintomas e não causas de problemas de saúde. Assim, sempre que você tiver dor nas costas ou qualquer outra dor em seu corpo de origem desconhecida, procure um médico ou outro especialista de sua preferência.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?
Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse
A jardinagem e a saúde física e mental
Dicas para tornar o inverno uma estação mais agradável
Saiba quais são os sinais precoces de pressão alta

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *