Essa fruta já foi a vilã da alimentação saudável, mas, depois da publicação de vários estudos científicos, ela virou a heroína em defesa da nossa saúde.
O abacate é um alimento perfeito para acompanhar dietas saudáveis. Isso porque ele é rico em gordura monoinsaturada, gordura ômega-3 e muito pobre em carboidratos. Bem como, o abacate tem 60% mais potássio que a banana, muito recomendada para reposição desta substância no nosso organismo.
Além disso, o abacate é rico em vitaminas do complexo B, E e K. Tem mais fibras do que todas as outras frutas e existem evidências científicas que mostram que a adição de abacate em nossa dieta regular reduz o colesterol ruim e os triglicerídeos.
A origem do abacate é creditada à América Central, mas no Brasil há muitas variedades de abacate há muitos anos e com adaptação perfeita ao nosso clima.
As variedades de abacate mais comuns são: Abacate Fortuna, Abacate Breda, Abacate Geada, Abacate Milênio, Abacate Margarida, Abacate Ouro Verde, Abacate Quintal e Avocado (Hass).
Hoje em dia, de uma forma errada, está na moda em muitas dietas e hábitos alimentares orientados por profissionais de saúde a inclusão de avocado e não de outras variedades do abacate, como se fossem frutas diferentes.
Qual a diferença entre abacate e avocado?
Para muitas pessoas o avocado é uma novidade, uma nova fruta que chegou ao Brasil há pouco tempo, porém, é preciso esclarecer que o avocado (abacate em inglês) nada mais é do que uma variedade do nosso velho e popular abacate, trata-se apenas de um modismo.
Mas, há diferenças entre os outros abacates e o avocado? Obviamente que há, justamente pelo avocado ser uma variedade dos abacates que conhecemos mais popularmente no Brasil, porém, as pessoas que conhecem o interior do país, onde os abacateiros são muito comuns, já devem ter colhido avocado em abacateiros.
Portanto, há mais uma informação que é preciso esclarecer. Alguns sites de saúde e consumo de alimentos saudáveis afirmam que o abacate é brasileiro, enquanto o avocado é original de outros países da América Latina e Estados Unidos. Mas isso não é verdade, a variação avocado é encontrada aqui no Brasil também há muitos anos.
Se você conheceu abacate ainda no abacateiro, as duas imagens abaixo podem esclarecer melhor o que estamos nos referindo. A primeira é do abacate chamado agora de avocado, a segunda é de uma das variedades mais comuns à venda em mercados e feiras do Brasil.
A diferença é visível, não é mesmo? Assim como eles têm diferenças visuais, por serem variações do abacate, eles também trazem consigo diferenças de sabores e propriedades, vamos a elas?
As variedades de abacate mais populares no Brasil, que citamos acima, geralmente são maiores que o avocado, tem um formato menos redondo e a casca mais verde e lisa quando maduro, enquanto o avocado fica com a casca marrom, dura e rugosa quando maduro.
Variedades de abacate
Para conhecer melhor, observe a imagem abaixo, com a classificação das principais variedades de abacate produzidas no Brasil, montada pela Associação Abacates do Brasil.
Nessa imagem, o avocado está um pouco menos redondo do que a maioria das vezes em que é encontrado à venda, mas ela serve como referência de características, tamanho e propriedades de cada variedade.
O avocado é um pouco menos doce e saboroso e tem uma consistência mais firme e, obviamente por ser uma novidade à venda, tem preço mais elevado.
As propriedades nutricionais de cada um são diferentes por serem variações de uma mesma fruta, mas são mínimas, como poderemos ver a seguir.
Todas as variedades de abacate são ricas em nutrientes e têm grandes volumes de vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K. O avocado tem um pouco menos carboidrato e um pouco mais de gordura. Os outros abacates têm o dobro de fibras. Todos eles contém gordura monoinsaturada, muito benéfica para nosso organismo.
Quais os benefícios do abacate para a saúde?
O nutrientes que compõem o abacate, alguns já muito conhecidos e outros recém descobertos pela ciência, como os fitonutrientes (substâncias bioativas contidas em vegetais) ajudam na prevenção de diversas doenças.
Muitas pessoas afirmam que do abacate se aproveita tudo, desde a casca até o caroço. 🙂 Seus componentes são usados em cremes, pomadas e podem compor produtos de higiene, saúde e beleza, entre outros.
Vamos listar abaixo alguns benefícios para o nossa saúde, dessa fruta tão rica.
- O abacate fortalece o colágeno, dando mais firmeza para a pele, ajuda na sua hidratação e combate o envelhecimento precoce;
- Fortalece os músculos, os ossos e as articulações;
- Hidrata os cabelos secos, deixando-os mais macios e com brilho;
- Tem efeito anti-inflamatório;
- Aumenta a produção de serotonina, dessa forma combate o estresse e a ansiedade;
- Suas fibras aumentam a sensação de saciedade por isso reduzem o apetite, situação essencial em dietas de emagrecimento;
- Aumenta o poder de concentração e memória;
- Diminui o colesterol ruim e os triglicerídeos do corpo humano;
- Auxilia na digestão;
- É diurético;
- Previne alguns tipos de câncer;
- Regula o ciclo menstrual;
- Melhora o sono;
- Melhora a visão.
Enfim, listamos apenas alguns dos benefícios para não alongar demais essa lista, mas a cada dia a ciência descobre novos benefícios proporcionados pelo uso do abacate, sua casca, sua semente e, até mesmo, pela sua flor e folhas.
Como saber se um abacate está maduro?
Uma forma de saber se o abacate está maduro e que vale para todas as variedades que citamos acima é observando o buraco por onde ele estava preso ao abacateiro. Assim, se ele estiver branco ou amarelo claro ainda não está maduro. Ao contrário, se começou a mudar de cor para verde ou marrom, está maduro.
Já a forma mais eficiente de descobrir se um abacate está maduro é diferente para a maioria das variedades de abacate e do avocado e algumas outras poucas variedades.
Os abacates de variedades mais comuns estão maduros quando, ao serem apertados, estão com a casca e a polpa macias. Nesse caso, quando o abacate começar a amassar ao toque e escurecer a casca, ele já está passando do ponto.
Mas com o avocado não funciona assim, como ele tem a casca mais grossa e rugosa, ela não fica macia quando ele estiver maduro. Dessa forma, a observação é visual, quando a casca mudar de verde para marrom ele estará pronto para o consumo. Outras variedades que você possa ter em casa também podem ter essa característica, mas são poucas.
Como fazer para o abacate amadurecer?
O abacate só fica maduro em temperatura ambiente, portanto, não o armazene na geladeira enquanto estiver verde. Além disso, ele leva alguns dias para amadurecer.
Se você quiser acelerar o processo de amadurecimento do abacate, então pode usar a técnica que vale para todas as outras frutas. Coloque-o perto de bananas maduras. Isso porque as bananas maduras liberam gás etileno pela sua haste que aumentam a velocidade de amadurecimento das outras frutas a sua volta.
Outras dicas importantes sobre o abacate
Se você cortar um abacate e não for consumir todo de uma vez, deixe seu caroço na parte que sobrou e a casca para mantê-lo fresco por mais tempo.
Você pode congelar o abacate cortado, mas para manter suas características e propriedades enrole-o em um filme plástico para evitar o contato com o ar.
Depois de cortado, evite que o abacate fique em contato direto com ar, pois isso fará com que ele escureça rapidamente.
Se o abacate escurecer um pouco, ele não está impróprio para consumo e tampouco é prejudicial à nossa saúde, apesar do seu aspecto não ficar agradável.
O abacate é muito versátil e você pode consumi-lo tanto em doces como em comidas salgadas, experimente consumi-lo de várias formas e com novas receitas, você vai se surpreender.
Se você acha que não tem grandes dotes culinários, então comece por essa receita de sorvete de abacate que publicamos aqui no blog: Sorvete de abacate pronto em segundos.
Dicas essenciais sobre abacateiros e como plantar abacate
O abacateiro para crescer bem e produzir muitos abacates deve ser plantado em um solo rico em matéria-orgânica. Além disso, também deve receber adubação com frequência.
Os climas mais propícios para o plantio do abacateiro é o tropical e o tropical-úmido, isso porque ele não tolera geadas.
O plantio do abacateiro deve ser feito em períodos chuvosos, ou então ele precisa ser regado em abundância até que se desenvolva.
A melhor estação para podar abacateiros é o início do outono. Isso vai facilitar a entrada de sol entre os galhos e renovará o abacateiro para a próxima floração.
Assim, conforme as condições climáticas onde foi plantado, um abacateiro pode começar a produzir em até dois anos, mas em geral demora mais tempo.
A colheita de abacate, também dependendo da região do país onde foi plantado, ocorre entre janeiro e agosto. Na maioria das regiões o pico da colheita ocorre em abril e maio.
Como produzir mudas de abacateiro
O abacateiro é plantado a partir de uma muda. Você pode produzir suas próprias mudas a partir do caroço seguindo os passos abaixo (observe também a próxima imagem para entender melhor como fazer):
- Primeiramente, encha um copo com água;
- É muito importante que você use um caroço de abacate que você saiba a procedência e, de preferência, orgânico. Isso porque caroços de grandes empresas agropecuárias podem não germinar;
- Então, espete palitos no caroço (ou semente) do abacate, de forma que ele possa ficar fixado na borda do copo. O ideal é que a água cubra metade do caroço;
- Em seguida, coloque o copo em um lugar com claridade natural;
- Troque a água semanalmente;
- Assim, em até 4 semanas a semente começará a brotar;
- A partir do segundo mês, provavelmente você terá um pequeno pé de abacate com folhas;
- Aguarde até que seu pequeno abacateiro atinja entre 10 e 20 centímetros, quando então ele poderá ser transplantado. Quando maior estiver a muda, melhor;
- Mas, antes de transplantar sua muda, verifique se ela está com uma aparência saudável, sem manchas ou pragas. Se tiver qualquer problema, tente tratá-la para deixá-la saudável (ela pode até ser podada para retirar as folhas doentes)
- Enterre apenas o caroço no local de plantio e complete com terra rica em sua volta;
- Faça regas fartas até que ela comece a se desenvolver com vigor.
Se você comprar mudas já prontas e maiores, seu trabalho ficará muito mais fácil.
Abacate pode ser plantado em vaso?
Sim, o abacateiro cresce em vasos. Mas, assim como todas as plantas, seu tamanho se restringirá à quantidade de terra que ele tem para colocar suas raízes.
Assim, para que um abacateiro cresça em um vaso, prepare uma terra com 50% de composto orgânico bem rico e 50% de areia de construção lavada.
O vaso deve ter um bom tamanho e uma boa drenagem, pois o excesso de água apodrece suas raízes. Portanto, o vaso deve ter furos embaixo e argila ou brita em seu fundo.
Coloque o vaso em um local onde ele receba luz solar direta e regue bastante no início.
E então, trouxemos as informações mais essenciais sobre abacate para você? Esse texto poderia ser maior ainda, com receitas e muitas outras informações sobre essa fruta surpreendente. No entanto, mas vamos parar por aqui para não alongá-lo demais. Mas se restou alguma dúvida, deixe seu comentário que tentaremos respondê-lo.
Leia também:
Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Saiba tudo sobre a magnólia
Receita de dahl de lentilha
Kefir de leite e intolerância à lactose
Receita de sorbet de vinho com melancia
Como plantar e cultivar o alho-poró
Receita de pão de batata doce
Pinheiro para jardim: quais tipos e como cuidar do seu pinheiro
informação muito boa, excelente, obrigado
EXCELENTE!