Receita de sorbet de vinho com melancia

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você sabe qual a diferença entre sorvete, sorbet e gelato? Ao prepararmos essa receita para publicar, iniciamos uma discussão sobre o assunto.

Como haviam opiniões diferentes, decidimos pesquisar melhor sobre essas diferenças e, antes de ensinar essa deliciosa receita de sorbet de vinho pinot noir com melancia, procuramos esclarecer melhor do que se trata cada um deles.

Caso você já saiba qual a diferença, pode pular direto para a receita de sorbet, descrita mais abaixo.


Diferenças entre sorvete, sorbet e gelato

Gelato: Muito encontrado na Itália, geralmente é preparado para ser consumido assim que estiver pronto e sempre com ingredientes frescos. É composto por uma mistura líquida de água e açúcar, acrescida de leite e do ingrediente de sabor desejado.

O equilíbrio entre a quantidade de água e de açúcar utilizado é fundamental para garantir a textura do gelato, conforme os ingredientes de sabor utilizados, as proporções dessa mistura muda, para garantir que o ponto de congelamento não interfira em sua cremosidade e no sabor, pois quanto mais gelada é uma comida, menos sentiremos o seu gosto.

Sorvete: Os sorvetes que costumamos comprar nos supermercados e sorveterias, usam a mesma mistura inicial do gelato, mas se diferenciam quanto às quantidades água e açúcar. A proporção certa de açúcar é que impede o sorvete de se transformar em uma bola dura de gelo.

Os sorvetes industrializados contém mais água para evitar a formação de cristais de gelo, por isso contém aquele gosto diferente do gelato fresco e também sua cremosidade.

O sorvete é produzido a base de produtos lácteos, como leite, creme de leite, entre outros. Em função disso, é mais gorduroso e possui, na maioria das vezes em sua composição, estabilizantes e aromatizantes para procurar melhorar a sua textura e o seu sabor.

Sorbet: é feito com água e frutas, não contém derivados lácteos. É bem mais simples de fazer, mais leve para consumir, e a consistência é de uma textura granulada, lembra das raspadinhas? Não possui nenhuma gordura em sua receita, nem de origem vegetal, nem de origem animal.

O resultado obtido depois de pronto é de uma consistência bem mais fina, é formado por cristais de gelo que se misturam ao sabor escolhido. O sorbet é muito usado em restaurantes mais sofisticados, com vários serviços, para limpar o paladar entre o consumo de um prato e outro. Para manter a qualidade deve ser consumido no máximo em uma semana, após esse prazo a água começa a separar dos ingredientes de sabor.

Esclarecidas as diferenças, caso você deseje conhecer um sorbet com um sabor totalmente diferente e inusitado, conheça então uma nova forma de consumir um bom vinho em dias quentes. É importante ressaltarmos, que para que essa receita fique gostosa, necessariamente seja utilizado um vinho de qualidade em sua confecção, afinal, se beber um vinho ruim é péssimo, utilizá-lo em uma sobremesa não vai melhorá-lo, não concorda?

Recomendamos também a utilização de um vinho produzido com a uva pinot noir, pelo seu aroma ser apropriadíssimo para essa receita, porém ele pode ser substituído pelo vinho de sua preferência. Vamos à ela?

À propósito, por não conter derivados lácteos, o sorbet não contém lactose, portanto é perfeito para quem tem tolerância e quer matar a vontade de saborear um doce delicioso e gelado.

Receita de sorbet de melancia com mel, manjericão e vinho pinot noir

Ingredientes:

  • 1 melancia madura e doce;
  • 2 1/2 xícaras de vinho pinot noir;
  • Manjericão fresco, se você preferir, pode utilizar hortelã, também fresca, mas não exagere na hortelã para não ficar muito forte;
  • Mel à gosto;
  • Sal marinho.

Modo de preparar:

  • Fatie a melancia, se você for experiente, pode tostar rapidamente a casca no fogão ou numa grelha para adicionar um sabor final um pouco defumado à mistura;
  • Faça um purê com a melancia fatiada e adicione o mel e folhas rasgadas de manjericão;
  • Enquanto mistura, adicione uma pitada do sal marinho para ressaltar os sabores o vinho;
  • Quando a mistura estiver homogênea, despeje-a em um prato refratário e leve-a ao congelador;
  • A cada 30 ou 40 minutos, retire a mistura do congelador e dê uma mexida nela com uma colher;
  • Continue o processo de congelamento, alternando-o com as retiradas para mexer por aproximadamente 3 1/2 horas. Períodos mais longos no freezer produzirão cristais de gelo maiores, enquanto períodos menores produzirão cristais menores, tornando o sorbet mais cremoso, portanto estabeleça esses períodos de acordo com a sua preferência;
  • Quando a mistura alcançar a textura desejada, faça bolas de sorbet e coloque em potes ou dentro de cascas de frutas, com umas folhinhas de manjericão ou hortelã em cima.

Achou difícil? Claro que não. E essa mistura de sabores é dos deuses!

Uma última dica, evite consumir melancia em excesso se você perceber que essa fruta pode estar afetando sua saúde, recomendamos a leitura do texto “Conheça 11 malefícios surpreendentes provocados pela melancia”, se você tiver alguma dúvida.


Se você gostou dessa receita, provavelmente também vá gostar destas:
Receita de pudim de manga
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Bolo de banana com calda de café
Receita de marshmallow cremoso
Receita facílima de mousse de chocolate
Sorvete de abacate pronto em segundos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *