Jardinagem, o hobby que me encanta!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Jardinagem, o hobby que me encanta

Já publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” vários artigos sobre hobbies e sobre a sua importância em nossas vidas, nesse texto trouxemos um relato sobre o hobby da jardinagem, considerado um dos que mais ajudam a combater o estresse e um dos mais gratificantes.

Jardinagem como hobby

Por: Míriam Roman

Nesse artigo resolvi falar sobre um assunto que me muito me encanta. Adoro plantas, acho que elas dão vida a uma casa.

Tenho muitas plantas, tanto dentro da minha casa, como no jardim. Sou amadora em relação à jardinagem, mas cuido de alguns canteiros na minha casa. Até pouco tempo eu acreditava que tinha “dedo podre”, tudo que eu plantava morria, mas resolvi insistir, tive uma boa professora e procurei me informar sobre o que estava fazendo de errado.

Agora, já me arrisco a mudar plantas de lugar, semear e cuidar dos meus canteiros. O meu próximo passo é começar a fazer mudas e presentear os amigos com as minhas plantas e não plantas compradas.

A jardinagem é um hobby nos permite colocar as mãos na terra, ter maior contato com a natureza, mesmo morando em um apartamento. Os benefícios desta atividade foram comprovados em vários estudos, ela é muito boa para a saúde física e mental (leia também “A jardinagem e a saúde física e mental“).

Praticar o hobby da jardinagem também auxilia no combate ao estresse e à depressão.

Escolher o que plantar, onde e quando, acompanhar o desenvolvimento das plantas e beneficiar-se com a beleza, o aroma ou o sabor resultante do nosso esforço é muito gratificante.

Além disso, quando nos expomos ao sol, nosso corpo absorve vitamina D, que ajuda a fortalecer nossos ossos. Movimentos como cavar, abaixar, levantar e plantar, são ótimos para o corpo e auxiliam na tonificação muscular.

Comer itens colhidos na própria horta, além de trazer uma enorme satisfação mental, traz mais saúde, pois torna nossa alimentação mais natural.

Estudos sobre quem planta e consome

Existem estudos que comprovam que as pessoas que plantam suas próprias hortas são mais magras, pois consomem mais hortaliças e frutas pelo fato de darem mais valor a elas.

Jardinagem é uma atividade indicada para pessoas de todas as idades, pois pode ser praticada de forma leve, utilizando vasos em sacadas ou em pequenos canteiros no jardim; ou de forma mais intensa, em jardins ou hortas maiores.

Ela também pode ser uma atividade praticada de forma individual ou familiar, por casais, pais e filhos, tios e sobrinhos, pessoas que compartilhem do mesmo gosto por esse hobby. É excelente para crianças pois ajuda no seu desenvolvimento, tanto físico quanto mental e ainda contribui para despertar nelas um sentimento de respeito à terra e ao meio ambiente.

Se você pretende começar a praticar essa atividade, mas não tem nenhuma experiência, vá com calma. Escolha poucos vasos ou um canteiro pequeno.

Verifique quais as plantas mais indicadas para o local e a época do ano, vale a pena dar uma pesquisada sobre o assunto, como por exemplo o texto que publicamos sobre a sazonalidade das hortaliças, que pode ser lido aqui.

Grandes projetos podem ser desgastantes fisicamente para iniciantes e podem causar frustrações em função dos erros normais cometidos sempre que iniciamos uma nova atividade. Seja paciente, algumas plantas precisam de mais tempo que outras para se desenvolverem.

Ferramentas certas são fundamentais

Providencie as ferramentas necessárias para facilitar o seu trabalho. Visite floriculturas e converse com os vendedores para colher informações a respeito de sementes, mudas, substratos, adubos, etc. Também há muita informação disponível na internet e uma vasta bibliografia sobre esse assunto.

Se você se sentir inseguro quanto as regas ou se fica muito tempo fora de casa e não tem tempo de regar constantemente suas plantas, lojas especializadas em produtos inovadores, como a Inova Store, possui vasos e hortas autoirrigáveis que são ótimos para auxiliar nesse aspecto, além disso, são equipamentos que também evitam a proliferação de mosquitos, porque a água para irrigação fica fechada em reservatórios.

Jardinagem - horta em vasos

Minha Hortinha Externa

Mas, depois de todo esse texto, onde, empolgada, me alonguei, justificando o que me levou a apreciar o hobby da jardinagem, vamos voltar ao meu jardim.

Aprendi com um vizinho que o melhor para canteiros é não fazê-los diretamente no chão, se você for fazer um canteiro, projete-o um pouco mais alto, para facilitar o trabalho físico e também o controle de pragas. Isso inibe também o trânsito de animais domésticos sobre ele.

Canteiro de temperos

Montei um canteiro de temperos, com canos de concreto usados para construir galerias (aqui no Rio de Janeiro são chamadas de manilhas) e instalei-os acima do nível do solo. Aproveitei e fiz mosaicos sobre eles, outro hobby meu, e acho que consegui criar um cantinho bem bonito. Meu pé de manjericão cresce tanto, que tenho que podá-lo constantemente para evitar que os galhos quebrem com o seu próprio peso.

Também tenho algumas orquídeas, que estavam plantadas em vasos dentro de casa e não davam flor, provavelmente por falta de claridade. Enchi um vão entre duas pedras do jardim com substrato e as plantei ali, estão florindo todos os anos agora.

As orquídeas que comentei acima

As orquídeas que comentei acima

Além delas, plantei e estou cuidando de dois canteiros ornamentais no jardim externo, assim como um jardim interno. Pretendo ir ampliando gradativamente minha atuação no jardim de casa.

Meu jardim interno - jardinagem como hobby

Meu jardim interno

Posso continuar falando muito mais sobre esse assunto mas acho bom parar por aqui para não ficar tão maçante. Se você também gosta de jardinagem, então envie fotos de suas plantas para o blog. Se gosta, mas ainda não pratica, espero ter contribuído para lhe incentivar a tentar uma nova atividade.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari.


Leia também:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
Jardinagem como terapia
Janelas com floreiras, dicas úteis de como montar as suas e ainda 28 soluções lindas
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis

Compartilhe...

Um comentário em “Jardinagem, o hobby que me encanta!

  1. Esmeralda disse:

    Adoro jardinagem e é algo que me acalma e me faz muito bem!
    É uma terapia!
    Obrigada pelas dicas e informações!
    Parabéns por este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *