Por que o feijão é bom para a saúde?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Por que o feijão é bom para a saúde

Você sabe por que o feijão é bom para a nossa saúde? Nesse artigo vamos listar vários benefícios do feijão, para, dessa forma você decidir se quer inclui-lo no seu cardápio caso ainda não faça parte.

O feijão é uma semente da família Fabaceae, comumente conhecida como leguminosa. É uma grande fonte de proteínas, fibras, ferro e vitaminas que oferecem muitos benefícios à saúde.

Existem muitas variedades de feijão, vamos conhecer então alguns desses benefícios comuns a todos eles?

Saiba porque comer feijão é bom para a saúde

Existem vários tipos de feijão, preto, carioca, branco, fradinho, entre outros. Cada um deles é mais ou menos rico em algumas das substâncias que listaremos a seguir, mas todos eles às contém.

Portanto, se você busca informações específicas sobre uma determinada variedade, então sugerimos uma pesquisa mais aprofundada com profissionais de saúde.

Feijão é rico em fibras

O feijão é uma ótima fonte de fibra, essencial para o ser humano mas que boa parte das pessoas não ingere o mínimo recomendado por dia. A fibra ajuda a manter o funcionamento do organismo e proteger contra doenças cardíacas, colesterol alto, pressão alta e doenças digestivas.

Feijão contém proteína

A proteína é um nutriente vital que desempenha um papel fundamental na manutenção e reparação do corpo.

O feijão é uma ótima opção para consumir proteína com baixo teor de gordura essenciais para a saúde e calorias que já contém fibras e carboidratos incluídos. Uma xícara de feijão tem cerca de 15 gramas de proteína, isso é duas a três vezes mais do que o arroz ou o trigo.

Sendo assim, ele ajuda na formação da lisina, uma proteína contida principalmente em alimentos de origem animal.

O feijão é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos, que, por não consumirem produtos de origem animal podem ter dificuldade em obter essa proteína.

Ele também tem menos calorias e gordura saturada do que algumas outras fontes de proteína, como carne e gordura integral ou laticínios com baixo teor de gordura.

Feijão ajuda a manter o peso corporal

Se você tem o hábito de consumir feijão, então é mais provável que tenha um peso corporal menor, uma cintura mais fina e um índice de massa corporal (IMC) menor.

Estudos mostraram que homens obesos em uma dieta rica em proteínas perderam mais peso com o feijão como sua principal fonte de proteína.

Feijão melhora a saúde do coração

O consumo regular do feijão é excelente para o coração. Estudos mostram que esse hábito de consumo pode diminuir o colesterol ruim (LDL).

As pessoas que consomem feijão regularmente têm menos probabilidade de morrer de ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular.

Além disso, os autores de uma meta-análise sugeriram que uma razão para a diminuição do risco cardiovascular foi que as pessoas substituíram proteínas de carne animal com alto teor de gordura por feijão.

prato de feijão

Feijão ajuda a controlar o diabetes

O consumo de feijão não apenas ajuda a prevenir o diabetes, mas também ajuda a controlar o alto nível de açúcar no sangue, que é causa e sintoma da doença.

O feijão é rico em ferro

O corpo humano usa ferro para produzir proteínas do sangue (hemoglobina e mioglobina) que ajudam a mover o oxigênio pelo corpo.

Também é um nutriente essencial para os hormônios e tecidos conjuntivos, como tendões e ligamentos.

O feijão contém magnésio

O magnésio ajuda a produzir proteínas e ossos e estabiliza o açúcar no sangue. O feijão é uma boa fonte de magnésio, contendo 120 miligramas em um único copo. Isso é cerca de um terço da quantidade diária recomendada.

O feijão é rico em potássio

O potássio é essencial para quase tudo em nosso corpo, incluindo coração, rins, músculos e sistema nervoso. O feijão tem bastante potássio, isso é quase o dobro do que uma banana, outro alimento rico em potássio.

Feijão contém zinco

O zinco é essencial para que as células do corpo humano combatam germes, produzam material genético e curem machucados. Além disso, ajuda as crianças a se desenvolverem adequadamente e auxilia seus sentidos de olfato e paladar.

Feijão contém folato

Como você já pode ver, o feijão contém vários nutrientes vitais para a saúde, incluindo folato, uma forma natural da vitamina B9.

O folato é essencial para a saúde geral, para produzir glóbulos vermelhos saudáveis, assim como ajudar a prevenir defeitos do tubo neural em um feto durante a gravidez. Portanto, o feijão é ótimo para mulheres grávidas.

Feijão contém antioxidantes

De acordo com uma pesquisa, o feijão é rico em polifenóis, que são um tipo de antioxidante.

Os antioxidantes combatem os efeitos dos radicais livres, que são substâncias químicas prejudiciais que o corpo produz durante o metabolismo.

Os radicais livres podem causar danos celulares que podem resultar em várias doenças, enquanto os antioxidantes ajudam o corpo a eliminá-los. Dessa forma, alimentos ricos em antioxidantes, como o feijão, podem ajudar a proteger de várias doenças.

Feijão reduz o risco de câncer

Alguns estudos demonstraram que o feijão atua como antioxidante e anti-inflamatório, sendo assim, pode reduzir o risco de câncer.

Uma pesquisa analisou se o feijão pode ter propriedades antioxidantes que combatem o câncer intestinal. Os resultados sugeriram que o feijão preto apresentou a maior atividade antioxidante.

Conclusão

Pelo que você pôde constatar, consumir feijão, em todas as suas variedades, é essencial para uma boa saúde. Principalmente para quem evita consumir produtos de origem animal, como veganos e vegetarianos.

Portanto, se você incluí-lo em sua dieta pode ser um excelente aliado para uma vida saudável.

variedades de feijão


Leia também:
Dieta paleolítica, o que é e por que é tão popular?
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Benefícios do aipo (salsão) para a saúde
Alimentos probióticos saudáveis
Benefícios do mamão baseados em pesquisas
Mofo no pão: causas, riscos e prevenção

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *