O que é Boiserie

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

boiserie sala de estar

Mesmo que não saiba, você com certeza já conhece e provavelmente goste da técnica boiserie e de seu desempenho na decoração.

Boiserie é uma palavra de origem francesa usada para se referir às decorações do revestimento das paredes com painéis, originalmente de madeira, embutidos, gravados ou esculpidos. Ou seja, são uma espécie de molduras parecidas com as de porta-retratos fixas nas paredes com o intuito de decorá-las.

Mas, hoje, a boiserie é um revestimento que decora as paredes com painéis que podem ser de diversos materiais e acabamentos.

Origem da técnica boiserie

As boiseries (pronuncia-se “boaserrís”) eram muito populares para decoração de interiores na França nos séculos XVII e XVIII. Por exemplo, no Palácio de Versalhes existem inúmeros exemplos dessa técnica de decoração.

Esse detalhe de mobiliário e paredes, hoje muito difundido, tem uma história muito longa. Sua função principal era decorar os interiores e, em particular, era usado para revestir as paredes das salas cerimoniais. Assim como, belas incrustações esculpidas ou pinturas também foram feitas na madeira.

Além de sua finalidade ornamental, as boiseries também desempenhavam uma função mais prática de proteção contra o frio e a umidade dos interiores.

Assim como paredes, muitas vezes usava-se esses painéis também para decorar portas, divisórias e biombos. Por vezes também, haviam pinturas dentro das molduras, portanto, nesse caso ela se transformava em uma moldura para pintura ou baixo-relevo.

Boiserie em francês é marcenaria em português

Também se usa o termo boiserie às vezes para se referir a revestimentos com painéis de madeira não necessariamente decorados, mas sempre com o uso do formato de molduras presente.

Boiserie em francês é equivalente à marcenaria em português, isso porque as molduras originais eram sempre feitas em madeira. Mas atualmente elas são feitas de vários materiais diferentes.

Com o passar dos anos, a técnica boiserie foi desaparecendo gradualmente e hoje voltou com a função de dar um toque de elegância, requinte e sofisticação aos ambientes internos. Mas ela também está mais popular por agora não estar ancorada apenas na madeira como material de confecção.

Essas molduras são lineares (quadrados ou retângulos) e, de um modo geral, formam um jogo com várias em uma mesma superfície de parede. Trata-se, portanto, de um revestimento aplicado nas paredes definindo perímetros de um interior e pode ser de vários tipos: superfície contínua composta por elementos de madeira multicamada, rente à parede, em pedra natural, cimento, metal, gesso, poliestireno, cerâmica, plástico, entre outros.

Apesar do modelo mais comum ainda ser o de madeira, outros tipos de materiais também são cada vez mais frequentes.

boiserie sala

Você pode usar boiserie em qualquer estilo de decoração

Usar boiserie para revestir uma parede terá um grande impacto em qualquer que seja o estilo de referência de um ambiente e, consequentemente, nos móveis que compõem o espaço.

Por exemplo, um espaço em estilo clássico é aconselhável combinar um painel de madeira, cujo acabamento você escolherá de acordo com o mobiliário. Assim, o revestimento da parede pode ser uma solução para escritórios e estúdios que exigem um estilo sério e muito profissional.

No entanto, uma parede com boiserie de tecido é mais apropriada caso você decida optar por um estilo mais moderno. Assim como uma parede com boiserie de metal é mais adequada para um espaço que contém móveis industriais ou minimalistas. Uma boiserie de mármore ou pedra natural é uma escolha menos comum e mais exigente, mas capaz de enriquecer um ambiente com elegância e luz, como um banheiro.

Dependendo do material usado é essencial aplicar tinta ou outra forração sobre as boiseries, para que dessa forma elas fiquem mais resistentes e duráveis.

Estética e funcionalidade da boiserie de madeira

Conforme já dissemos, entre os diferentes tipos de boiserie, o mais difundido até hoje é o de madeira. Além disso você pode usar esse revestimento em qualquer tipo de ambiente. Desde cozinha, sala, quarto, corredor e até banheiro, entre outros.

Os painéis de madeira que revestem as paredes podem ser de diferentes acabamentos e cores e isso permite personalizar melhor o espaço que vamos decorar. Existem muitas espécies de madeira disponíveis que permitem ter, por exemplo, painéis de madeira em nogueira, olmo ou carvalho.

Assim, a madeira, além de dar um estilo elegante ao ambiente, graças às suas características físicas, também consegue garantir propriedades térmicas que permitem isolar o espaço da umidade e do frio. Tornando assim, os ambientes mais confortáveis.

boisierie escritorio

Design com boiserie

Uma das principais características da técnica boiserie é ser um elemento muito fácil de montar e modular. Graças a esse recurso, é possível pensar em um espaço que pode incluir boiserie com estantes ou boiserie com closets. Assim, seguindo o mesmo princípio da boiserie clássica e usando os mesmos acabamentos e materiais, você pode completar uma sala com paredes decoradas ou um quarto com uma estante sob medida.

Você também pode aplicar a técnica boiserie no teto, dessa forma ela é uma boa opção para criar um teto falso e sofisticado.

Outro elemento que caracteriza ainda mais o design dessa técnica de revestimento é a possibilidade ou não de incorporar um sistema de iluminação integrada. Ou seja, é uma solução inovadora que permite minimizar o impacto visual de lâmpadas e holofotes direcionados, pois estabelece um limite para elas.

Além disso, um dos segredos essenciais para que a técnica boiserie atinja seu objetivo e valorize um espaço, e não o contrário, é fazer formatos geométricos perfeitos e alinhados.

Bem como, dependendo do destaque que você queira dar para a boiserie, você pode optar por cores neutras e únicas, como também por cores para as molduras que contrastem com o fundo. Mas sempre optando por cores uniformes e evitando variações de cores nas molduras de uma mesma parede.

Faça você mesmo (DIY)

Dependendo das condições da sua parede, a instalação dos painéis pode ser muito fácil. Portanto, se você quiser aderir à essa técnica e não pretende gastar muito, faça você mesmo. Assim, decida quantas molduras você quer e meça bem o espaço. Então, compre sarrafos já cortados nas medidas e espessuras que você precisa, limpe bem a parede e cole sempre medindo bem para que fiquem alinhados.


Leia também:
O que é o estilo Urban Jungle?
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
48 ideias sensacionais de salas de estar com estilo retrô
O que é microcimento e quais as vantagens em usá-lo?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *