Dicas para levar uma vida frugal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

Dicas para levar uma vida frugal - capa

Uma pessoa levar uma vida frugal significa que ela tem uma tendência de ser econômica ou parcimoniosa em seus hábitos de gastos e uso de recursos.

Além disso, pessoas frugais costumam ser cuidadosas e deliberadas em suas decisões financeiras, visando evitar despesas e desperdícios desnecessários.

A frugalidade pode ser uma característica valiosa para alcançar a estabilidade financeira e objetivos financeiros de longo prazo.

O que significa ser frugal‍?

A definição de frugal é um adjetivo financeiro usado para descrever uma pessoa que é extremamente cuidadosa em relação ao seu dinheiro. Ela procura gastar menos e economizar mais ao administrar suas finanças. Refere-se a pessoas que fazem escolhas econômicas com suas finanças e recursos.

Uma pessoa frugal administrará seu dinheiro com cuidado, gastará dinheiro com moderação, procurará consumir apenas o que realmente necessita e pesquisará diligentemente para tomar as decisões financeiras mais prudentes possíveis. Isso garantirá que ela economize mais dinheiro no longo prazo.

Aprender como ser uma pessoa frugal pode ajudá-lo se você tiver o hábito de gastar demais, sacar a mais do que precisa, estiver em inadimplência e não tenha reservas financeiras.

Porque levar uma vida frugal

Os problemas de ordem financeira são, sem dúvida, um dos que mais afetam nossa saúde, tanto física como mental.

Portanto, ao adotar uma vida frugal, uma pessoa consegue eliminar grande parte dos problemas que enfrenta no seu dia-a-dia.

Se você acredita que questões financeiras estão afetando demasiadamente sua vida, então assuma o controle de suas finanças usando algumas dicas super simples que passaremos a seguir.

Uma vida frugal pode ser o segredo do sucesso financeiro.

Existem muitas dicas e truques para manter suas finanças sob controle. Aplicar dicas econômicas em um estilo de vida econômico é uma ótima maneira de começar.

Isso porque ao aplicá-las, você vai gastar menos, economizar mais e alcançar seus objetivos financeiros com mais rapidez.

Coisas simples que você pode praticar todos os dias ajudam a desenvolver hábitos financeiros saudáveis ​para chegar a uma situação financeira boa, estável e duradoura. Além disso, ao passar a viver com mais cautela financeira, você poderá colher benefícios incríveis no futuro.

Dicas para uma vida frugal (e feliz)

Existem muitas forma de ser mais econômico. Então, reunimos algumas que são muito fáceis de praticar e que estão ao alcance de qualquer pessoa.

Separe os gastos supérfluos das despesas necessárias

‍A primeira dica para adotar uma vida frugal é saber diferenciar nitidamente os gastos necessários e os gastos supérfluos. Ser capaz de fazer essa distinção ao gastar seu dinheiro é a chave para parar de gastar demais com coisas que você realmente não precisa.

Os gastos, ou despesas necessárias são uma categoria de gastos que inclui despesas essenciais para a manutenção das suas necessidades básicas.

Entre as despesas necessárias estão o aluguel, financiamento da casa, alimentação, gás, energia elétrica, escola, remédios e outros custos associados ao cuidado dos seus filhos ou seus.

Os gastos supérfluos (ou de luxo) são uma categoria de gastos que incluem despesas discricionárias que não são essenciais para a manutenção das necessidades básicas.

Por exemplo, nos gastos supérfluos podem estar restaurantes sofisticados, entretenimento, férias e compras por impulso desnecessárias, entre outros.

Portanto, avalie todas as suas despesas mensais e classifique-as em despesas necessárias e despesas supérfluas. Em seguida, priorize os gastos necessários e se organize para diminuir os gastos supérfluos.

No entanto, essa dica não significa que você nunca mais deve gastar seu dinheiro em coisas supérfluas. Mas sim, que sabe que despesas devem ser priorizadas para economizar mais do que gastar.

Dicas para levar uma vida frugal - na cozinha

Faça cortes nos seus gastos sem sacrifício

Faça uma lista das despesas que você pode cortar ou substituir por outras de menor valor. Ao fazer cortes nos seus gastos, você pode gastar cada vez menos e economizar mais.

Um exemplo de despesas que você poderia cortar é a assinatura de alguns serviços de streaming. Será que você precisa ter vários deles, ou poderia ficar apenas 1 ou 2? Outro exemplo são os serviços contratados para seu celular, será que você usa tudo o que está contratado ou poderia migrar para um plano mais barato?

Os planos de telefonia móvel têm várias opções, mas alguns podem ser caros e incluir recursos que você não usa. Além disso, algumas vezes trocar de operadora traz uma boa economia.

Outros exemplos podem ser: substituir a academia por exercícios e corridas em um parque; escolher marcas de produtos bons, mas que sejam mais baratos do que os que você costuma comprar; comprar roupas boas mas que não sejam de grife.

Sempre existem novas tendências e modismos de condicionamento físico que nos induzem a gastar para atingir nossos objetivos de condicionamento físico. Ignore-os, fique em forma de maneira gratuita, fazendo caminhadas, corridas, passeios de bicicleta ou esportes. Lembre-se que em alguns meses o modismo será outro.

Você não precisa comprar equipamentos caros ou frequentar uma academia para se manter saudável.

Enfim, se você analisar seus gastos supérfluos poderá encontrar várias despesas que podem se cortadas sem diminuir sua qualidade de vida.

Limite seus gastos ao seu orçamento

Limite seus gastos para mantê-los dentro do seu orçamento mensal.

Se você não tem ideia de onde está gastando seu dinheiro, então uma boa forma de descobrir é usar envelopes com dinheiro. Este método pode organizar os recursos disponíveis em seções fáceis de entender quando o dinheiro destinado para cada despesa estiver em um envelope.

Isso também ajuda você a visualizar melhor seu orçamento.

Guarde os comprovantes e controle os gastos

Guarde os recibos e notas de compra para controlar mais facilmente seus gastos reais. Armazene todos eles em uma pasta organizada por tipos de contas.

Você também pode manter uma planilha de gastos ou usar um aplicativo específico para isso, existem vários gratuitos.

Fazendo assim você terá controle total sobre seus gastos, assim como perceberá se algum gasto fugiu do padrão.

Pense duas vezes antes de comprar

Outra dica fundamental para quem quer adotar uma vida frugal é fazer todas as compras com cuidado e consideração. Se você gosta de fazer compras pelo simples ato de comprar, então você está propenso a gastar demais quando se sente entediado, triste ou até mesmo feliz.

Portanto, descubra novas formas de satisfazer seus anseios para que não gastar em coisas desnecessárias. Além disso, muitas vezes a euforia da compra é seguida por um sentimento de arrependimento.

Em vez de comprar algo novo quando sentir vontade de fazer compras, experimente fazer outra coisa, como passear no parque, dar uma caminhada pelo bairro, ou mesmo assistir a um bom filme.

Analise se esta compra é realmente uma necessidade ou apenas um desejo pelo supérfluo. Na dúvida, saia da loja sem comprar e, se você realmente precisa daquela compra, volte mais tarde.

Por fim, antes de ir às compras, defina quanto você realmente está disposto a gastar naquele dia em despesas supérfluas e nunca ultrapasse esse valor. Lembrando ainda que esse valor deve estar disponível e não pode comprometer as despesas necessárias.

Aprenda a negociar

Para levar uma vida frugal você precisa aprender a pechinchar, isso não é feio!

Há situações em que é possível barganhar um preço de um produto ou serviço, assim como e há situações inadequadas. Portanto, aprenda a identificá-las. Então, quando for o momento certo, não tenha medo de negociar o preço e use essa dica frugal para economizar onde puder.

Trocar e pechinchar também são mais do que baixar o preço de um item. A troca também pode substituir o uso do dinheiro.

Se você tem alguma coisa que queira se desfazer ou produz alguma coisa em casa, poderá trocá-la com seus prestadores de serviço por uma coisa que esteja precisando. Por exemplo, troque uma bicicleta que você não usa mais por algumas vindas de seu jardineiro.

Recicle e reutilize

Uma dica que pode ser divertida além de ser econômica é ser criativo com suas coisas usadas. Há muitas coisas que podem não ser mais úteis por algum motivo, mas que, recicladas, podem fazer as vezes de outra coisa que acabaríamos comprando.

Por exemplo, em vez de comprar uma obra de arte para preencher um espaço, será que você não tem um objeto antigo que, restaurado, ficaria lindo naquele espaço?

Outro exemplo, será que uma calça que você não usa mais não pode virar uma ótima bermuda?

O simples fato de você adotar hábitos assim aumentará sua capacidade de levar uma vida frugal sem grandes sacrifícios.

Dicas para levar uma vida frugal - reciclando

Vista-se de um modo frugal

A moda tanto pode ser uma necessidade como ser um luxo. No entanto, para vestir-se confortavelmente e estar na moda não é necessário que você compre roupas caras ou de grife.

Existem roupas clássicas que podem durar muitos anos pela sua qualidade e que não necessariamente sejam as mais caras. Portanto, não compre roupas apenas pelo seu preço ou por serem de uma marca conhecida. Em vez disso, procure aliar preço com qualidade.

Por exemplo, aproveite liquidações (reais) de roupas de qualidade comprovada. Dessa forma você poderá vestir-se bem, por muito tempo e sem gastar muito.

Além disso, muitas veze pode valer a pena consertar uma roupa de boa qualidade para prolongar sua vida útil e evitar a necessidade constante de comprar novas.

Faça refeições frugais

Ao adotar um hábito alimentar frugal, você não só vai economizar muito como também, provavelmente, vai ter uma dieta saudável e dentro do seu orçamento.

Portanto, planeje estrategicamente suas refeições e sua lista de compras para minimizar as compras e maximizar a variedade ao longo da semana. Além disso, procure consumir sempre os produtos da estação. Isso porque, além de serem mais baratos, eles estão no auge de suas qualidades.

Reaproveite pratos e priorize alimentos versáteis. Por exemplo, batatas, elas podem ser usadas para fazer batatas fritas, purê de batatas, batatas assadas e muito mais.

Crie um hábito alimentar simples, saboroso e barato.

Economize nas compras

Economize o que você gasta em compras comparando os preços em diferentes lojas, isso vale tanto para lojas físicas como para compras online.

Anote os preços do que você esteja precisando e considere fatores como pontos, recompensas e descontos. Esta dica o ajudará a identificar os supermercados mais baratos para que você possa economizar ao máximo na conta do supermercado.

Você também pode começar um jardim comestível para economizar ainda mais em compras de produtos. Ao fazer isso você ainda ganhará relaxante, desestressante e gratificante. Você não precisa de um grande jardim, se não tiver muito espaço, então cultive as ervas e temperos que você usa com frequência para desfrutar de produtos frescos e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro.

Dicas para levar uma vida frugal - refeições

Economize em viagens

Não planeje viagens de férias de última hora.

Use dicas econômicas para viajar planejando com antecedência para conseguir as melhores ofertas. Comprar passagens de viagem com antecedência lhe dará mais tempo para comparar preços e encontrar as melhores ofertas e os melhores dias.

Por exemplo, compare os custos de diferentes opções de viagem para ver se você economizará mais viajando de carro, avião ou ônibus.

Para economizar ainda mais em viagens, considere viajar com outras pessoas para dividir os custos de transporte e hospedagem.

Além disso, você também pode viajar fora da temporada para economizar dinheiro e também desfrutar de férias melhores com os lugares mais vazios.

Economize nas despesas fixas

Existem inúmeras dicas e truques simples e econômicos para ajudar a economizar nas contas fixas mensais.

Por exemplo, você poderia reduzir sua conta de energia elétrica mantendo as luzes apagadas durante o dia. Ou então reduzir a conta de gás otimizando o uso do fogão e horários de banho.

Enfim, existem muitas formas de economizar no uso da água, gás, energia elétrica, telefonia e outros custos fixos mensais adotando uma vida frugal. Portanto, identifique as suas oportunidades de fazer isso.

Conclusão

Levar uma vida frugal não significa, necessariamente, fazer grandes sacrifícios.

De um modo geral isso está mais associado a adotar hábitos que evitem desperdícios desnecessários e economizar sempre que possível, sem perder em qualidade de vida.

Se você conseguir aplicar as dicas acima em sua vida, então pode ter certeza que economizará muito e terá uma saúde física, mental e financeira melhor.


Leia também:
Adotando essas práticas você poderá economizar muito dinheiro
Como organizar as finanças pessoais: 7 dicas práticas!
Como planejar o orçamento familiar?
Mitos que atrapalham investimentos financeiros
O que é economia verde?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *