O que é economia verde?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

economia verde - capa

Economia verde é um sistema econômico que procura melhorar o bem-estar das pessoas mantendo o equilíbrio social, assim como reduzir significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Mas, apesar do seu nome já esclarecer sobre como ela funciona, muitas pessoas têm dúvidas de como aplicar esse tipo de economia.

Então, vamos entender melhor o que isso significa?

O que é economia verde?

Seguida ao pé da letra, a economia verde resulta em melhorias no bem-estar humano e na igualdade social, ao mesmo tempo em que protege a natureza e diminui a escassez ecológica.

Seu conceito é fazer com que as atividades econômicas sejam ecologicamente sustentáveis, ao mesmo tempo em que impulsiona a eficiência no uso de recursos e a redução do desperdício.

A economia verde procura atingir esses objetivos por meio de práticas como a adoção de tecnologias limpas, o investimento em energia renovável, a promoção de práticas de produção e consumo sustentáveis, entre outras iniciativas.

Esse conceito foi criado no ano de 2008, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) através de um conjunto de ações que buscam alcançar alguns objetivos. Ou seja, uma economia que tenha como base o bem-estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação da natureza.

A economia verde busca conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. É um modelo econômico que promove o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo o impacto ambiental das intervenções humanas sobre o planeta.

Onde a economia verde pode ser aplicada?

Alguns exemplos de setores onde esse conceito pode ser aplicado é na geração de energia, na agricultura, na indústria de transformação e no transporte.

Aplicar a economia verde envolve explorar fontes de energia renováveis, assim como buscar por processos produtivos mais limpos e praticar a reciclagem e a redução do desperdício. E nisso está incluído a eficiência energética, a gestão de resíduos e outro setores, como por exemplo, o ecoturismo.

Sendo assim, esse modelo de economia também ajuda na criação de empregos verdes, ou seja, que contribuem para a conservação e preservação do planeta.

A economia verde também provoca o surgimento de novas profissões e oportunidades de negócios por meio da transição para práticas sustentáveis, promovendo assim o desenvolvimento econômico de forma responsável e consciente.

Adotar a economia verde é crucial para garantir um futuro sustentável, preservar os recursos naturais para as futuras gerações e mitigar os impactos provocados pelas mudanças climáticas.

Por fim, essa abordagem procura equilibrar as necessidades econômicas com as preocupações ambientais, visando a longo prazo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

economia verde - energias renováveis

Quais os princípios básicos da economia verde?

Para que a economia verde possa funcionar em sua plenitude é essencial ter como base alguns princípios.

Usar os recursos disponíveis com eficiência. Maximizar o uso dos recursos naturais, evitando assim desperdícios e promovendo uma gestão sustentável. Para isso, é preciso adotar tecnologias mais limpas e processos produtivos mais eficientes.

Promover a sustentabilidade ambiental. Como você já pode observar, a economia verde procura conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do planeta. Isso implica na adoção de práticas que minimizem o impacto ambiental das intervenções humanas, como por exemplo a redução das emissões de gases de efeito estufa e o uso de energias renováveis.

Inclusão social. A economia verde também prevê a redução das desigualdades, assegurando que os benefícios do desenvolvimento sustentável sejam benéficos para todas as pessoas. Isso envolve a criação de empregos verdes, o incentivo ao uso da mão de obra local e o respeito aos direitos das pessoas envolvidas.

Economia circular. A economia verde estimula a transição de um modelo linear de produção e consumo, baseado na extração e descarte de recursos, para um modelo circular, no qual os materiais são reaproveitados, reciclados e, assim, reintegrados à cadeia produtiva.

Participação e governança. Como vimos acima, a economia verde é um modelo que valoriza a participação ativa de todos os agentes da sociedade. Ou seja, do setor privado e das instituições governamentais na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Isso implica em adotar uma governança transparente e participativa, com a colaboração de todos.

Como adotar a economia verde?

Adotar a economia verde refere-se à implementação de práticas e políticas que visem promover o desenvolvimento econômico sustentável, a preservação ambiental e a equidade social.

Sendo assim, empresas precisam avaliar, através de estudos, as melhores formas de aplicar a economia verde. Esse estudo deve ser seguido da adoção de medidas concretas e da integração de princípios sustentáveis em todas as áreas possíveis.

Já os governos precisam implementar e estimular políticas e regulamentações que incentivem práticas sustentáveis e desestimulem ações prejudiciais ao meio ambiente. Algumas das iniciativas podem ser metas de redução de emissões e incentivos para energia renovável.

Enfim, cabe também aos consumidores a adoção de práticas que promovam a entrada de produtos verdes em seu hábito de consumo.

economia verde - agricultura orgânica

Alguns movimentos em favor da economia verde

Investimento em energia renovável. Priorizar a transição de fontes de energia fósseis para energia limpa, como solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica.

Eficiência energética e conservação. Promover o uso eficiente de energia em edificações, transportes e indústrias de transformação através da adoção de tecnologias de baixo consumo de energia, transporte público sustentável e práticas industriais mais limpas.

Gestão sustentável dos recursos naturais. Desenvolver estratégias para conservar e gerir de forma sustentável os recursos naturais, como florestas, água, solo e vida selvagem. Isso inclui práticas de reflorestamento, conservação da água e agricultura sustentável.

Incentivos econômicos para práticas sustentáveis. Implementar políticas e incentivos que encorajem empresas e consumidores a adotar práticas mais sustentáveis. Isso pode incluir subsídios para tecnologias verdes, incentivos fiscais para empresas que reduzem suas emissões de carbono e taxas extras sobre atividades poluentes.

Inovação e desenvolvimento tecnológico. Incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias verdes e soluções inovadoras que possam contribuir para a economia verde. Isso inclui investimentos em pesquisa de energias renováveis, tecnologias de reciclagem e materiais biodegradáveis.

Educação e conscientização. Promover a educação e a conscientização ambiental para aumentar a compreensão dos desafios ambientais e fomentar uma mudança de comportamento em direção a práticas mais sustentáveis. Isso pode ser feito por meio de campanhas de conscientização, programas educacionais e engajamento da comunidade.

Desenvolvimento de políticas de economia circular. Promover o desenvolvimento de políticas que incentivem a redução, reutilização e reciclagem de recursos, promovendo uma abordagem de economia circular. Isso envolve repensar o ciclo de vida dos produtos e minimizar o desperdício.

Desenvolvimento de infraestrutura verde. Investir em infraestrutura verde, como parques urbanos, telhados verdes e sistemas de drenagem sustentável, para melhorar a qualidade de vida nas cidades e reduzir o impacto ambiental.

economia verde - energia aeólica

Exemplos práticos de aplicação da economia verde

Energia solar. O uso de de painéis solares tanto para a geração de energia elétrica limpa e renovável (fotovoltaica) como para o aquecimento de água.

Energia de biomassa. Queima de resíduos orgânicos ou dos gases provenientes de sua decomposição, como resíduos agrícolas e de madeira, para geração de energia térmica ou elétrica.

Agricultura orgânica. Cultivo de alimentos sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Reflorestamento (agroflorestas). Integração de árvores, culturas agrícolas e criação de animais em sistemas sustentáveis, promovendo a diversidade e a conservação do solo.

Construção sustentável. Uso de materiais e técnicas que reduzem o impacto ambiental das construções, como por exemplo, o uso de materiais reciclados, sistemas de captação de água da chuva e eficiência energética.

Mobilidade elétrica. Uso de veículos elétricos e infraestrutura de carregamento para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Reciclagem. Transformar resíduos em novos materiais ou produtos, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais.

Turismo sustentável. Práticas turísticas que valorizam a conservação ambiental, a preservação cultural e o envolvimento das comunidades locais.

Economia circular. Os modelos de comércio “lixo zero”, com embalagens retornáveis e políticas de logística reversa são abordagens sustentáveis que visam reduzir a geração de resíduos e promover a economia circular.

Por que adotar a economia verde?

Promover a adoção da economia verde provoca uma forte influência na sociedade, além disso, pode ser um diferencial competitivo.

Isso porque, atualmente, há muitas pessoas que se sentem melhor quando consomem produtos sustentáveis. O perfil dos consumidores está mudando constantemente nessa direção.

Os produtos com selo verde têm impacto importante no âmbito da sustentabilidade, já que são desenvolvidos com foco na redução do impacto ambiental em comparação aos produtos tradicionais.

Por fim, muitos produtos verdes também são fabricados sem o uso de substâncias tóxicas, como produtos químicos, pesticidas e materiais prejudiciais à saúde. Sendo assim, esses produtos reduzem os riscos de exposição a substâncias nocivas, tanto para quem consome quanto para as pessoas envolvidas em sua produção.


Leia também:
O que significa ter conexão com a natureza?
Conheça dois projetos de casas que se adaptaram perfeitamente às condições oferecidas pela natureza
Diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *