Micoproteína: tudo o que você precisa saber

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Micoproteína - tudo o que você precisa saber

Micoproteína é um tipo de proteína que tem origem em fungos, entre eles os cogumelos. É um ingrediente popular em alimentos alternativos à carne.

A micoproteína como um produto substituto da carne está disponível em diversas formas, como costeletas, hambúrgueres, almôndegas, entre outros.

Seu consumo foi aprovado em 1983 como ingrediente alimentar comercial pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação do Reino Unido. Em 2001 a FDA, dos EUA, admitiu-a numa classe de alimentos “geralmente reconhecidos como seguros”.

Ele é comercializado como um alimento saudável, uma boa fonte de proteínas e fibras, com menor teor de gordura e gordura saturada do que os equivalentes de carne.

No entanto, há estudos que indicam que o principal ingrediente utilizado para produzir a micoproteína é um alérgeno potencial e pode causar reações perigosas quando consumido.

O que é micoproteína?

Micoproteínas compõem cogumelos, parasitas e leveduras, um reino tão abrangente quanto o reino animal e o reino vegetal.

Os fungos têm digestão e estruturas celulares únicas, o que os torna diferentes de outros tipos de seres vivos.

A micoproteína é produzida a partir do fungo Fusarium venenatum, um fungo inofensivo e que cresce no solo. Ele foi identificado pela primeira vez em um jardim no Reino Unido na década de 1960.‌‌

Atualmente, empresas alimentícias o processam em grande escala para produzir micoproteínas. É um fungo que possui fibras longas e finas que, portanto, pode imitar a textura da carne.

Como é feita a micoproteína?

A produção da micoproteína é através da fermentação. Na fermentação, bactérias inofensivas mudam a forma do alimento ao longo do tempo. Por exemplo, as cervejas, iogurtes e pães fermentados são submetidos à bactérias por horas, ou dias até que atinjam a forma desejada.

As empresas alimentícias produzem micoproteínas usando grandes fermentadores. Então, o fungo cresce primeiro dentro desses fermentadores. Em seguida, é adicionado quantidades específicas de água, açúcar e outros produtos químicos para ajudá-los a crescer mais.

Os produtos químicos reagem com o fungo para, assim, criar aminoácidos. Aminoácidos são os blocos de construção de todas as proteínas.

Os aminoácidos do fungo se combinam para formar a micoproteína. Um lote de micoproteína pode levar cerca de 5 semanas para ser produzido. O resultado é uma mistura pastosa com textura semelhante à de carne, rica em proteínas e fibras.

De acordo com uma revisão publicada em Current Developments in Nutrition, a micoproteína é uma fonte nutritiva de proteína, rica em fibras, tem baixo teor de sódio, açúcar, colesterol e gordura, rica em aminoácidos essenciais, tem uma textura semelhante a carne e tem baixa pegada de carbono e água, em comparação com frango e carne bovina.

Micoproteína - nuggets

Que alimentos contêm micoproteína?

‌A micoproteína é o ingrediente principal de muitos produtos que simulam carne e que se propõem a substituir a carne animal. Esses alimentos podem imitar o sabor e a textura de:

  • Peixe;
  • Frango;
  • Hambúrgueres;
  • Carne bovina;
  • Salsichas;
  • Almôndegas.

No entanto, nem todos os produtos de imitação de carne contêm micoproteína. Outros substitutos de carne populares são a soja, proteína de ervilha, glúten e outros ingredientes.

Benefícios da micoproteína

‌A micoproteína tem muitos benefícios para a saúde, além de éticos (para os veganos) e ambientais. ‌

Todos nós precisamos de proteína em nossa dieta para um ter organismo saudável, combater doenças e outras necessidades. A proteína é feita de aminoácidos.

Nosso corpo pode produzir algumas proteínas por conta própria com certos aminoácidos. No entanto, o restante dos aminoácidos precisa vir dos alimentos que ingerimos, são os aminoácidos essenciais.‌

Portanto, o consumo de micoproteína é uma maneira fácil de obter mais proteína na nossa dieta. Isso porque ela contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para produzir proteína suficiente.

Muitas outras fontes de proteína vegetal não contêm todos os aminoácidos essenciais. ‌

Além disso, a micoproteína adapta-se a muitas dietas diferentes. Muitas pessoas optam por não comer carne de animais. Pessoas vegetarianas, veganas, que seguem certas religiões ou têm alergias podem evitar comer carnes de animais ou outros produtos de origem animal.

Preste atenção no rótulo dos alimentos que contém micoproteína

A micoproteína é vegana? É preciso verificar sempre o rótulo do que compõe o alimento com micoproteína se você não consome produtos de origem animal.

Os alimentos com micoproteínas são feitos principalmente de fontes não animais, muitos deles não contém ingredientes de origem animal. No entanto, alguns produtos contêm ovos.

De um modo geral é um alimento saudável

A micoproteína pode ser mais saudável do que outras carnes, ela é rica em muitos nutrientes, como fibras, que podem ajudar a controlar o colesterol e o açúcar no sangue. Isso pode ser útil no controle do diabetes tipo 2 e da obesidade .

Além disso, a micoproteína pode fazer você se sentir mais saciado do que algumas proteínas animais, como o frango e peixe. Isso pode ajudar a prevenir excessos e ganho de peso.

As carnes bovinas, de porco e cordeiro são ricas em gorduras saturadas. Consumir muita gordura saturada pode causar doenças cardíacas e outros problemas de saúde. A micoproteína ajuda a obter quantidades semelhantes de proteína sem tanta gordura prejudicial.

Ela é melhor para o meio ambiente. A produção de carne contribui para a poluição e as alterações climáticas. Isso porque a criação de animais para produção de carne requer grandes quantidades de terra, água e energia.

A produção de micoproteínas utiliza muito menos terra e energia. Portanto, muitas pessoas consomem alimentos com micoproteínas para ajudar a reduzir as alterações climáticas.

Micoproteína

Malefícios da micoproteína

Apesar de ser um alimento saudável, a micoproteína pode oferecer algumas desvantagens para a saúde.‌ Por exemplo? Reações alérgicas. Algumas pessoas que consomem alimentos com micoproteínas apresentam reações alérgicas. Essas reações são geralmente leves, mas podem ser graves ou potencialmente fatais.‌

Os sintomas de alergia à micoproteína incluem:

    • Urticária ou erupção cutânea;
  • Olhos ou língua inchados;
  • Formigamento ou coceira na boca;
  • Problemas respiratórios;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Ataque de asma.

Portanto, se você apresentar algum desses sintomas ao consumi-la, converse com seu médico. Ela pode ser, ou não, a causa desses sintomas.

Nem sempre é saudável. O simples fato de um alimento se vegetal e conter micoproteína não necessariamente significa que ele seja saudável.

Isso porque o processo de produção de muitos produtos que contêm micoproteínas levam grandes quantidades de sódio, gordura e outros ingredientes. Isso pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde.‌

Por exemplo, um nugget frito ou um hambúrguer feito de micoproteína não é necessariamente mais saudável do que um feito de carne animal.

Mas, via de regra, a micoproteína pode fazer parte de uma dieta saudável em geral.


Leia também:
Proteína texturizada de soja: prós e contras
Mel, benefícios e malefícios!
Paisagismo comestível (foodscaping)
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Para que serve a babosa (aloe vera)?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *