Proteína texturizada de soja: prós e contras

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Proteína texturizada de soja - capa

A proteína texturizada de soja (PTS), também chamada de carne de soja ou carne vegetal, é um produto muito popular como substituto da carne em dietas vegetarianas e veganas.

No entanto, assim como todos os produtos que consumimos, ela tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, se você consome ou pretende consumir esse alimento, o ideal é conhecê-lo melhor.

O que é proteína texturizada de soja

Por certo, pelo nome, você já sabe que é um alimento derivado da soja, ele é feito de farinha de soja.

Essa proteína é muito antiga, foi desenvolvida na década de 1960 pela indústria agrícola. Atualmente ela é uma das opções mais populares para ser usada como alternativas de carne. Ela é usada em salsichas veganas, hambúrgueres veganos, almôndegas veganas, entre outras receitas.

Apesar de muitos outros cereais estarem sendo usados em produtos sem origem animal, a maioria dos alimentos substitutos de carne vendidos em supermercados ainda são feitas com a proteína texturizada de soja.

Ela é rica em proteínas e é um ótimo substituto da carne vegetal, mas a proteína vegetal texturizada de soja é saudável?

Assim como outros alimentos feitos de soja, como o tofu ou o leite de soja, existem prós e contras associados à proteína vegetal texturizada e soja.

Ela é barata, versátil, permanece fresca por muito tempo e é uma fonte sustentável de proteína sem origem animal. Por outro lado, os produtos processados ​​de soja nem sempre são fáceis de digerir. Além disso, comer soja com frequência pode potencialmente alterar a forma como o corpo produz alguns hormônios, e também é um alérgeno comum.

Todos os tipos de proteína texturizada de soja são feitos da oleaginosa seca, mas existem várias opções diferentes, que diferem principalmente em termos de tamanhos e formatos.

Como ela pode ser comprada

Ao optar por consumir a proteína texturizada de soja, você poderá encontrá-la de várias formas:

  • granulada;
  • flocos, que podem ser grandes ou pequenos;
  • pedaços;
  • fatias;
  • tiras;
  • pepitas.

Proteína texturizada de soja

Qual é o gosto da proteína texturizada de soja?

Quando não combinada com temperos e outros ingredientes, basicamente ela não tem gosto de nada. Isso mesmo, ela quase não tem sabor por si só, o que a torna ideal em termos de versatilidade em receitas. Ou seja, você dará o gosto que quiser para ela.

No entanto, assim como é possível comprá-la em diversas variedades, você também pode comprá-la com ou sem sabor. Por exemplo, há opções que imitam o sabor da carne bovina, bacon, presunto, frango, entre outros.

Mas se você comprar o tipo sem tempero e sem sabor, espere por um sabor insípido. Você certamente terá que adicionar outros sabores, como temperos e molhos, para torná-la mais atraente.

Valor nutricional da proteína texturizada de soja

A soja é naturalmente rica em proteínas, é uma das plantas mais ricas, é por isso que os produtos derivados de soja estão entre as fontes de proteína vegetal mais populares.

Ela tem baixo teor de gordura e colesterol e também é rica em fibras. Isso a torna atraente para quem segue dietas com baixo teor de gordura, como adultos com histórico de fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo colesterol alto.

Além disso, ela é uma boa fonte de nutrientes essenciais, incluindo magnésio, fósforo, ferro, zinco, vitaminas B2 e B6, potássio e ácido fólico.

Uma xícara (68 gramas) de proteína texturizada de soja contém:

  • 222 calorias;
  • 23,1 gramas de carboidratos;
  • 35 gramas de proteína;
  • 0,8 gramas de gordura;
  • 11,9 gramas de fibra;
  • 2,8 miligramas de cobre, 311% do VD (valor diário recomendado);
  • 207 microgramas de folato, 52% de VD;
  • 197 miligramas de magnésio, 47% do VD;
  • 0,5 miligramas de tiamina, 42% do VD;
  • 458 miligramas de fósforo, 37% do VD;
  • 6,3 miligramas de ferro, 35% do VD;
  • 1.620 miligramas de potássio, 34% do VD;
  • 0,4 miligramas de vitamina B6, 24% do VD;
  • 1,7 miligramas de zinco, 15% do VD;
  • 0,2 miligramas de riboflavina, 15% do VD;
  • 1,8 miligramas de niacina, 11% do VD.
Benefícios da proteína texturizada de soja

Por sua composição nutricional, a proteína de soja oferece vários benefícios quando consumida.

Rica em proteínas

A soja é um excelente alimento sem origem animal rica em proteínas, porque contém todos os aminoácidos, alguns dos quais não compõem outros alimentos vegetais. É por isso que muitas pessoas consideram a soja uma “proteína completa”.

Excelente fonte de fibra

A proteína vegetal texturizada não contém glúten porque é feita de soja e não de grãos, e é muito rica em fibras.

Embora nem todas as pessoas digerem bem os produtos derivados da soja, para quem consegue tolerá-los, eles podem contribuir com muita fibra alimentar, auxiliando o intestino e prevenindo a constipação.

Além disso, ela contém uma ótima combinação de proteínas e fibras. Isso, aliado ao fato de ser relativamente baixa em calorias, a torna um alimento útil para quem está fazendo dieta e quer perder peso.

Substitui a carne

Por ter textura semelhante à da carne moída depois de cozida, a proteína texturizada de soja um ingrediente muito popular em alimentos vegetarianos e veganos. Ela pode pode “suprir a vontade” de consumir alimentos semelhantes à carne, como almôndegas ou carne moída, ao mesmo tempo que permite seguir uma dieta baseada em vegetais.

receita com proteína de soja

Malefícios, riscos e efeitos colaterais da proteína texturizada de soja

A proteína texturizada de soja é um alimento altamente processado. Ou seja, para fazê-la, a soja é primeiro desidratada, então é moída em farinha e, em seguida, transforma em migalhas de diferentes tamanhos.

Ela é considerada altamente processada porque deve ser extrusada, o que provoca uma alteração na estrutura da proteína da soja. Muitos produtores também utilizam solventes, como o hexano, para separar a gordura da soja da proteína de soja. Sendo assim, sempre existe a possibilidade de que pequenas quantidades do solvente permanecerem no alimento.

Enfim, de um modo geral, diferentemente da soja in natura, a proteína texturizada de soja é um produto processado, ou seja, um produto que devemos consumir com moderação.

Então, quais são as suas desvantagens?

As principais desvantagens de consumir proteína texturizada de soja são:

Dificuldade em digerir a soja adequadamente

Quando a soja não é fermentada (embebida e germinada), pode ser difícil decompor-se devido aos antinutrientes que ela contém. Esses ingredientes bloqueiam a absorção de alguns de seus minerais.

Esta é uma das razões pelas quais os produtos fermentados de soja em geral são uma opção melhor de consumir. Por exemplo, tempeh, missô ou tofu orgânico são mais saudáveis.

Possíveis reações alérgicas à soja

A soja é um alérgeno comum e pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como indigestão, erupções cutâneas, urticária e até complicações graves, incluindo anafilaxia.

Potenciais efeitos no equilíbrio hormonal

A soja é um alimento único porque é rica em compostos chamados isoflavonas, que são um tipo de estrogênio vegetal (ou fitoestrógeno). Os fitoestrogênios têm a capacidade de agir como o estrogênio humano no corpo. Portanto, se você consumir muitos produtos derivados de soja regularmente, pode ter seus hormônios afetados.

Possibilidade de consumir ingredientes prejudiciais

Como a proteína texturizada de soja é encontrada principalmente em alimentos processados, então é provável que você consuma aditivos, conservantes, muito sódio e açúcar adicionado e outros ingredientes indesejados.

Além disso, há um pequeno risco de consumir solventes que permanecem no alimento devido ao processo de fabricação.

Quais são alimentos mais saudáveis ​​para substituir a proteína texturizada de soja?

Se você adota dietas sem carne, então pode usar tofu orgânico, tempeh orgânico, natto, quinoa, búlgaro grosso ou cogumelos no lugar da proteína texturizada de soja.

O benefício de escolher a soja fermentada em vez da proteína texturizada é que pode ser mais fácil digerir e absorver os nutrientes desses produtos, uma vez que a fermentação ajuda a desbloquear proteínas, minerais e enzimas da soja.

Os cogumelos são um ótimo substituto da carne na maioria das receitas devido ao seu sabor rico e textura carnuda, além de fornecerem fibras e nutrientes. É por isso que várias espécies de cogumelos são ingredientes populares em muitas receitas vegetarianas e veganas.

Outros substitutos saudáveis ​​da carne que você pode começar a incorporar em sua dieta diária incluem jaca, legumes, nozes e sementes.

Além disso, há também a micoproteína, um ingrediente encontrado em muitos substitutos de carne vegetarianos. Ela é produzida fermentando um tipo de fungo microscópico e depois combinando os sólidos com clara de ovo, proteína de trigo e outros ingredientes. Seria um bom substituto para os vegetarianos, mas não para os veganos, por usar clara de ovo.

Mas, embora a micoproteína seja rica em fibras, ela causa reações adversas em muitas pessoas alérgicas. Portanto pode não ser uma das melhores opções.

produtos derivados de soja

Conclusão

A proteína texturizada de soja é boa para você? Pode ser que sim, mas pode ser que não.

É um bom substituto para a carne, pois é rica em proteínas e fibras, mas pode causar indigestão e reações alérgicas em alguns casos.

Enfim, PTS pode ser uma adição saudável à dieta de muitas pessoas, especialmente quando usada como parte de uma alimentação equilibrada e variada. No entanto, é sempre aconselhável evitar o consumo demasiado de alimentos processados, que é o caso desse alimento.

Além disso, o ideal é sempre consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças em sua dieta, especialmente se você tiver alergias alimentares ou preocupações específicas de saúde.


Leia também:
Micoproteína: tudo o que você precisa saber
Para que serve o chá de boldo?
Goiaba: benefícios para a saúde e possíveis malefícios
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Nutricoaching: descubra como alcançar o equilíbrio

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *