Paisagismo comestível (foodscaping)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

paisagismo comestível - capa

O paisagismo comestível é uma nova abordagem de jardinagem que combina elementos estéticos com a produção de alimentos.

É uma prática que integra plantas comestíveis, como frutas, legumes, ervas e até mesmo árvores frutíferas, em paisagens urbanas, criando assim espaços que são tanto bonitos quanto produtivos.

O que é paisagismo comestível

Muitos jardineiros se interessam apenas por flores coloridas e arbustos exuberantes. Outros preferem criar fileiras de vegetais suculentos e árvores frutíferas. No entanto, cada vez mais jardineiros apreciam ambos em sua paisagem.

Mas, com que frequência você vê plantas ornamentais e comestíveis cultivadas no mesmo canteiro?

Paisagismo comestível, paisagismo alimentar, paisagismo gastronômico, ou ainda jardim comestível ou jardinagem de alimentos é a prática de intercalar plantas ornamentais com culturas comestíveis. Muitas vezes isso cria uma variedade de folhagens exuberantes e coloridas.

Essa nova forma de jardinagem, que recebeu o nome de Foodscaping ou Foodscape em países de língua inglesa, vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Foodscaping é uma tendência que ainda engatinha, mas que está crescendo rapidamente e chegou ao Brasil.

Como e por que montar um jardim comestível

Há uma tendência dos produtores separarem seus canteiros “práticos” de suas exibições de plantas mais estéticas.

Tradicionalmente, as pessoas evitam ter hortas e pomares voltados para a frente das suas casas. Isso faz com que elas mantenham as suas culturas alimentares fora da vista de visitantes, ou atrás das suas casas.

O paisagismo comestível visa quebrar essa distinção e enfatizar a ideia de que as plantas podem ser tanto práticas como atraentes.

É um conceito de design onde os alimentos são adicionados intencionalmente à sua estrutura existente de plantas ornamentais. O resultado são jardins deslumbrantes que também alimentam. É uma prática que combina perfeitamente forma e função.

Os benefícios dessa nova cultura são óbvios. Os jardineiros e suas famílias desfrutam de alimentos frescos a custos mais baixos e de uma paisagem mais rica.

Além disso, sem intermediários entre a exploração agrícola e a mesa, o risco de doenças de origem alimentar é menor e a alimentação é mais saudável. Isso sem falar na satisfação de produzir parte do que consome.

paisagismo comestível - horta com jardim

Como começar um jardim comestível

Se você é novato em paisagismo comestível e ainda não está muito seguro de que vai gostar, então o ideal é começar aos poucos.

Portanto, plante um pequeno canteiro de alface, couve, ou ervas aromáticas na volta de suas plantas ornamentais. escolha vegetais fáceis de cultivar e que você e sua família pretendam consumir.

À medida que você se sentir mais confortável misturando esses dois mundos naturais, você pode se aventurar mais. Pense em plantas comestíveis mais exuberantes, como girassol e milho.

Arbustos e hortênsias podem servir como suportes para tomateiros, assim como feijões podem se misturar com trepadeiras ornamentais.

Planta certa no lugar certo

Tanto as plantas ornamentais como as comestíveis têm exigências de cultivo semelhantes, ou seja algumas preferem sombra, outras sol. Assim como, algumas exigem solo seco, outras encharcado.

Portanto, para montar uma paisagem alimentar de sucesso, a planta certa deve estar no lugar certo. Sendo assim, escolha alimentos que prosperem nas mesmas condições que as plantas paisagísticas existentes de mesma exigência.

Concentre-se em plantas perenes e plantas de baixa manutenção. Por exemplo, alimentos tolerantes à seca são uma vantagem, uma vez que muitos alimentos requerem mais água do que as plantas típicas da paisagem.

Agrupe as plantas que tenham necessidades de água semelhantes. Dessa forma, você economizará dinheiro e tempo porque só precisará irrigar os espaços de plantas que necessitam disso.

Como projetar uma paisagem comestível

O principal apelo dos jardins comestíveis é que sejam úteis e bonitos, portanto planeje um design antes de começar a plantar.

Considere como será sua paisagem ao longo do ano, já que você provavelmente plantará uma mistura de plantas anuais e perenes.

Em seguida, decida um estilo de design ou tema que orientará suas escolhas de plantas. Por exemplo, você pode projetar um jardim formal com bordas retas ou optar por um tema mais natural com formas orgânicas.

Crie pontos de interesse variando texturas e tamanhos, enquanto usa padrões para cultivar um senso de unidade. Além disso, seguir um padrão de cores também pode promover harmonia na paisagem alimentar.

Outras dicas úteis para iniciantes

Combine plantas ornamentais exuberantes ​​com as plantas comestíveis. Como as plantas de alimentos podem não parecerem bonitas durante todo o ano ou durante condições climáticas extremas, ter uma mistura sólida de plantas ornamentais coloridas e interessantes manterá a paisagem alimentar com aparência saudável.

Adicione estruturas esteticamente agradáveis, como grades para os tomates, treliças e mandris para apoiar as plantas e adicionar detalhes arquitetônicos. Esta também é uma ótima oportunidade para reaproveitar materiais que você já possui.

Facilite o manejo

Incorpore sistemas que facilitem o cultivo ao projeto para mantê-lo organizado, gerar interesse e facilitar a manutenção. Por exemplo, uma caixa de compostagem também pode ser colocada em um local conveniente.

Crie bordas separadoras instalando paredes de jardim, bordas, meio-fio ou canteiros elevados. As opções de materiais reciclados são toras, bambu, garrafas de vidro, garrafas pet e madeiras recicladas.

Instale caminhos para conectar as plantações e facilitar o acesso às plantas. Existem muitas opções de materiais, mas os permeáveis são melhores para que a água possa escoar para o solo.

Considere o tamanho que uma planta pode atingir ao escolher onde plantá-la. As plantas que crescem muito para sua localização exigirão manutenção e poderão deixar a paisagem alimentar pareça confusa.

Comece com uma pequena área de teste e mantenha-a simples. Depois de obter sucesso então continue a expandi-la.

Selecione alimentos com qualidades ornamentais que você goste de comer, por exemplo, alecrim, manjerona, capim-limão, flores comestíveis ou frutas tropicais. Muitos alimentos comestíveis podem ter uma função dupla, como arbustos ou como cobertura do solo.

paisagismo comestível

Flores comestíveis

Existem muitas flores de dupla função, por exemplo, as flores de capuchinha são lindas e comestíveis.

Além disso, permita que os alimentos vivam seu ciclo de vida, mesmo quando não estiverem mais produzindo. Alguns fornecerão lindas flores para polinizadores ou se transformarão em plantas ornamentais impressionantes.

Considere também o seu sistema de irrigação existente ao escolher os locais das plantas. Coloque as plantas que exigem mais água perto do sistema de irrigação. Lembre-se também de que todas as plantas precisarão de irrigação à medida que se estabelecem.

Manutenção

Ao fertilizar, siga a aplicação recomendada para cada cultura específica. Você também pode alterar o solo com composto ou outros materiais orgânicos para enriquecê-lo, fornecer nutrientes e aumentar a capacidade de retenção de água.

A cobertura morta do seu jardim comestível também ajudará a prevenir ervas daninhas, a evaporação da água e a flutuação da temperatura do solo. Além disso, ajudará a manter os produtos e as plantas limpos.

Use folhas, palha, lascas de madeira ou cobertura morta de cascas para arbustos e árvores frutíferas. Retire a cobertura morta mofada da base das plantações para evitar doenças e danos às plantas.

Adicione plantas que atraiam os polinizadores para seu jardim. Considere também fornecer habitats para pássaros, sapos, morcegos e lagartos, pois eles ajudarão no manejo de pragas. Com esse aumento da biodiversidade, você pode esperar infestações de pragas menos sérias em seus alimentos e plantas ornamentais.

Por fim, remova frutas mortas e pratique a rotação de culturas para prevenir ainda mais problemas de pragas.

Resumo dos benefícios de manter um jardim comestível
Beleza e produtividade

O paisagismo comestível procura criar espaços que sejam visualmente atraentes e funcionais ao mesmo tempo. Sendo assim, ao incorporar plantas comestíveis em projetos de paisagismo, é possível desfrutar da beleza das flores, folhagens e frutos, ao mesmo tempo em que se colhe alimentos frescos e saudáveis.

Sustentabilidade

Paisagismo comestível promove a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de transporte de alimentos e diminuir a pegada de carbono associada à produção de alimentos. Além disso, ele pode contribuir para a conservação da biodiversidade e melhorar a qualidade do solo.

Variedade de plantas

O paisagismo comestível oferece uma ampla gama de opções de escolhas. Você pode cultivar uma variedade de frutas, bem como legumes, ervas aromáticas e até mesmo cogumelos comestíveis.

paisagismo comestível - horta em frente à casa

Uso criativo do espaço

O paisagismo comestível permite que as pessoas usem efetivamente o espaço disponível em suas propriedades. Mesmo áreas pequenas podem ser transformadas em jardins comestíveis, aproveitando espaços verticais, como paredes verdes ou estruturas de treliça, para o cultivo de plantas.

Autossuficiência alimentar

Para algumas pessoas, o paisagismo comestível pode ser uma forma de se tornar mais autossuficiente em termos de alimentos, reduzindo a dependência de supermercados e fornecedores externos. É uma maneira de cultivar alimentos frescos em seu próprio quintal.

Educação e consciência

O paisagismo comestível também é uma excelente ferramenta educacional. É uma maneira eficaz de ensinar crianças e adultos sobre a origem dos alimentos e a importância da agricultura sustentável.

Comunidade e compartilhamento

Em algumas comunidades, projetos de paisagismo comestível são desenvolvidos coletivamente, promovendo o compartilhamento de recursos e alimentos. Isso fortalece os laços comunitários e cria uma sensação de pertencimento.

Conclusão

Praticar o paisagismo comestível é uma “nova” maneira de planejar um jardim.

Se gramados bem cuidados e arbustos perfeitamente aparados eram as referências de beleza até recentemente, agora a aposta é na beleza integrada com a funcionalidade.

O princípio do jardim comestível é simples porque envolve projetar jardins onde são cultivadas plantas comestíveis junto com plantas exuberantes.

Enfim, ao fazer o seu próprio paisagismo comestível, você poderá criar um ambiente funcional e ecológico, que lhe permitirá produzir alimentos orgânicos, frescos, saborosos e baratos.


Leia também:
Jardim para idosos, como montar?
O que significa ter conexão com a natureza?
O que é CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura?
Jardinagem com pedras
A jardinagem e os tipos de jardins

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *