Conheça dois projetos de casas que se adaptaram perfeitamente às condições oferecidas pela natureza

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

O objetivo principal de qualquer construção bem planejada é adaptá-la para que seja adequada e bem protegida das condições climáticas do lugar onde ela é construída.

É muito comum encontrarmos moradias totalmente inadequadas à região onde estão inseridas e que não aproveitam o clima que a região possui, tanto de positivo, como de negativo, para que os ambientes internos fiquem agradáveis, aconchegantes e integrados à natureza.


As condições climáticas da Terra estão cada vez mais extremas, portanto, mais do que nunca, é imprescindível levar em consideração as características que a natureza oferece antes de iniciar qualquer projeto que se pretenda bem sucedido.

Atento à esse detalhe, o escritório de arquitetura XTEN, com sedes na Califórnia e na Suíça tem procurado desenvolver projetos com a máxima integração possível com o meio onde estão inseridos, como são os casos dos dois projetos abaixo.

Nakahouse, Los Angeles, Califórnia

Nakahouse é o resultado de uma reforma feita em uma casa dos anos 60, situada em um cume nos montes de Hollywood, logo abaixo do famoso Letreiro de Hollywood.

A casa original foi construída como uma série de volumes em terraços, houve pouca relação com o local, os interiores totalmente fechados para as vistas e foram separados um do outro. O objetivo da reforma foi abrir a casa para o exterior e adaptá-la para aproveitar as condições climáticas para deixá-la naturalmente mais agradável.

nakahause_09Para isso foram usados painéis de vidro deslizantes que se abrem nas direções Norte, Leste e Oeste e aproveitam as brisas predominantes na encosta dos montes. Janelas operáveis no segundo andar criam uma chaminé térmica para extrair o ar quente da residência, e um sistema de telhado térmico de alto desempenho minimiza o ganho de calor do telhado.

Durante a reforma a base da casa foi mantida no seu desenho original, porém seu interior foi completamente remodelado e o seu exterior foi aberto para as vistas da encosta e a beleza natural dos arredores. Um terraço externo foi adicionado para ligar a cozinha/sala de jantar com a sala de estar e adicionada uma escada de aço que conduz a um terraço no último piso.

Terraços também foram adicionados para a ala do quarto e a suíte máster superior para estender os espaços interiores através de painéis deslizantes de vidro do chão ao teto que se abrem e desaparecem completamente em paredes adjacentes.

Veja todos esses detalhes na galeria abaixo:


Madisonhouse, La Quinta, Califórnia

madisonhouse_12A Madisonhouse está situada em uma colina em La Quinta, Califórnia, perto de Palm Springs. A fim de abrigar a casa das condições extremas do deserto, os materiais utilizados foram escolhidos de forma a proteger contra o sol e os fortes ventos vindos do norte.

Ao mesmo tempo, a casa se abre completamente ao longo de um eixo Leste-Oeste culminando em um espetacular espaço interior e exterior com paredes de vidro de altura total da casa, que deslizam para se integrar à paisagem do deserto, a luz e a vista para as montanhas.

O espaço principal da casa, formado pela cozinha, sala de jantar e estar também se abre completamente para a paisagem. Portas de vidro em três lados giram e deslizam, desaparecendo dentro das paredes.

Os materiais de construção, foram selecionados para atingir metas ambientais. Paredes isolantes de concreto foram utilizadas em todo o projeto, recuos de vidros profundos e grandes saliências foram calculados para proteger a casa do forte sol do deserto. Se necessário, a casa se abre em todas as direções para circular o ar.

O pátio com um espelho d’água e a piscina principal fornecem resfriamento através de evaporação para as áreas do térreo. Vidro de alta performance, sistemas mecânicos de alta eficiência, luminárias e painéis fotovoltaicos reduzem ainda mais o consumo energético da casa.

O resultado é simplesmente encantador, veja os detalhes da casa abaixo.



Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destes:
Casas incríveis – Casa Invertida, Moscou, Rússia
Casas incríveis – Casa do Penedo, Fafe, Portugal
Casas incríveis – Fallen Star, San Diego, EUA – você moraria?
Casas incríveis – Syros, Grécia – você moraria?
Casas incríveis – The Water Tower, Londres, Inglaterra – você moraria?
Casas incríveis – Water Nest 100 – o ninho da água
O que significa ter conexão com a natureza?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *