Por que devemos comprar e consumir os alimentos da estação?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

alimentos da estação

Muitas pessoas acreditam que criar o hábito de consumir os alimentos da estação (que estão em época de sua safra) é benéfico apenas para o bolso, pois é a época em que seus preços estão em baixa. No entanto, essa não é a única vantagem que esse hábito nos oferece.

Ao consumirmos alimentos frescos – recém colhidos -, aproveitamos muito mais seus nutrientes e, também é a época em que geralmente eles estão mais saborosos.

Infelizmente, seja pelas mudanças do clima, seja pela demanda dos mais variados alimentos em todos os meses do ano, o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do planeta.

Mesmo que você não seja um entusiasta de produtos orgânicos e por isso não se importa de consumir produtos com produtos químicos, hormônios artificiais e outros aditivos, saiba que, para produzir um alimento fora da estação, maior é o volume de adição desses produtos durante seu cultivo.

Esse é mais um motivo para darmos preferência aos alimentos em sua época de safra. Ou seja, além de estarem mais baratos e mais nutritivos nessa época, eles sofreram menos intervenções artificiais em seu cultivo.

Porque os alimentos da estação são mais saudáveis?

Os vegetais cultivados na época certa respeitaram os ciclos de vida e florescimento de cada planta. Dessa forma, suas vitaminas, minerais e outros nutrientes estão em concentrações mais intensas. Isso porque quem os cultivou respeitou suas épocas de maturação.


Quando no período de safra, podemos reconhecer os vegetais principalmente por sua cor. Isso porque eles ficam, em geral, mais forte e uniforme que os vegetais amadurecidos artificialmente. O aroma, principalmente das frutas e legumes, também costuma ser mais intenso quando os produtores fazem a colheita no tempo certo.

Se você costuma consumir vegetais comprados em feiras de orgânicos, provavelmente já seja um consumidor de vegetais da estação, pois nessas feiras dificilmente encontramos algum vegetal fora de sua época certa de colheita, esse é mais um dos motivos para você ficar de olho em alimentos vendidos como orgânicos em supermercados e feiras, pois se eles estiverem fora da estação, desconfie.

Vegetais vendidos fora da estação, a menos que estejam recebendo condições climáticas iguais ao da sua época de plantio, é provável que estejam recebendo uma “ajudinha” artificial na sua produção.

Se você quer produzir seus próprios vegetais em casa, mesmo que não disponha de grandes áreas, saiba que é possível plantar hortaliças em pequenos espaços. Além disso, é possível cultivar até mesmo dentro de casa, desde que respeitadas as condições e a época de cada uma delas.

Vela a pena ler também

Para os iniciantes nesse assunto, vale a pena também a leitura de outros textos postados aqui no blog “Lar, Doce Lar”. Por exemplo, os textos abaixo também poderão ajudar você a tomar sua decisão.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
O que é smoothie? Porque ele é tão recomendado por nutricionistas?
Paisagismo comestível (foodscaping)
Malefícios do café
Dieta paleolítica, o que é e por que é tão popular?
O que é CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *