O que é um sonho lúcido?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

O que é um sonho lúcido - capa

Um sonho lúcido é quando você sabe que está sonhando enquanto dorme. Ou seja, você está ciente de que os eventos que habitam em seu cérebro não estão realmente acontecendo. No entanto o sonho parece vívido e real.

Você pode até controlar como a ação se desenrola, como se estivesse dirigindo um filme durante o sono.

Vamos saber mais sobre isso?

Segundo alguns estudos, cerca de metade das pessoas pode ter tido pelo menos um sonho lúcido na vida. Mas eles provavelmente não acontecem com frequência, geralmente apenas algumas vezes em um ano.

Explicando um sonho lúcido em detalhes

Como dito acima, um sonho lúcido é um sonho no qual a pessoa que está sonhando tem consciência de que está dormindo e sonhando. Ao contrário dos sonhos comuns, em que a pessoa está imersa na experiência sem questionar sua natureza, um sonho lúcido oferece a capacidade de reconhecer e, em certa medida, controlar o sonho enquanto ele está acontecendo.

Sendo assim, durante um sonho lúcido, a pessoa percebe que está em um ambiente irreal. Além disso, durante um sonho lúcido é possível desafiar as leis da física ou ele pode conter elementos fantásticos.

Portanto, uma vez que a pessoa está consciente de que está sonhando, é possível que ela assuma o controle do sonho, manipulando o ambiente, os personagens e até mesmo suas próprias ações.

Isso permite que a pessoa experimente coisas impossíveis de acontecerem na vida real, como voar, explorar cenários imaginários ou interagir com personagens históricas ou fictícias.

Além disso, os sonhos lúcidos podem ser induzidos através de algumas técnicas. Portanto, eles têm despertado interesse em muitas pessoas devido às possibilidades que oferecem.

Quando conduzidos por profissionais os sonhos lúcidos oferecem benefícios terapêuticos. Por exemplo, eles podem ser usados para explorar a mente, superar pesadelos recorrentes ou melhorar a criatividade e o autoconhecimento.

Quando um sonho lúcido acontece?

Os sonhos lúcidos são mais comuns durante o sono de movimento rápido dos olhos (MRO), um período de sono muito profundo marcado pelo movimento dos olhos, respiração mais rápida e mais atividade cerebral.

Você geralmente entra no sono MRO (REM em inglês) cerca de 90 minutos depois de adormecer e ele dura cerca de 10 minutos. Enquanto você dorme, cada período MRO é mais longo que o anterior, chegando a durar até uma hora.

O que dizem as pesquisas sobre os sonhos lúcidos?

Os neurocientistas não sabem exatamente como e por que os sonhos lúcidos acontecem. Mas eles têm algumas suposições.

Há estudos que encontraram diferenças físicas nos cérebros de pessoas que têm e não têm sonhos lúcidos. A parte frontal do cérebro, chamada de córtex pré-frontal – o local de tarefas de alto nível, como tomar decisões e relembrar memórias – é maior em pessoas que têm sonhos lúcidos.

Isso sugere que as pessoas com maior probabilidade de ter sonhos lúcidos tendem a ser do tipo autorreflexivo, que remoem pensamentos em suas cabeças.

Um pequeno estudo na Alemanha rastreou a atividade elétrica cerebral em voluntários enquanto dormiam. Com base nessas medições os pesquisadores concluíram que o sonho lúcido pode ser uma espécie de “estado intermediário” em que a pessoa não está totalmente acordada, mas também não está totalmente adormecida.

Portanto, alguns cientistas do sono acreditam que os sonhos lúcidos também podem acontecer fora do sono MRO (REM), que muitos pensavam ser o único momento em que as pessoas sonhavam.

O que é um sonho lúcido - menina voando

Benefícios dos sonhos lúcidos

A ciência tem estudado os sonhos lúcidos e hoje há a crença de que eles podem oferecer muitos benefícios quando bem aproveitados. Listaremos a seguir alguns desses benefícios sugeridos.

Diminuir a ansiedade

A sensação de controle que a pessoa sente durante um sonho lúcido pode permanecer com ela e fazê-la se sentir fortalecida. Quando uma pessoa está ciente de que está sonhando, pode moldar a história e o final. Isso pode servir como terapia para pessoas que têm pesadelos, ensinando-as a controlar seus sonhos.

Melhorar as habilidades motoras

Alguns estudos sugerem que pode ser possível melhorar coisas simples, como bater os dedos mais rapidamente, “praticando” durante o sonho lúcido.

A mesma parte do cérebro se torna ativa, quer uma pessoa imagine os movimentos enquanto está acordada ou os execute durante um sonho lúcido.

Resolução de problemas aprimorada

Pesquisadores encontraram algumas evidências de que os sonhos lúcidos podem ajudar as pessoas a resolverem problemas relacionados com a criatividade mais do que com a lógica. Ou seja, a resolução de conflitos melhora usando criatividade e não a lógica linear.

Aumenta a criatividade

Algumas pessoas que participaram de estudos sobre sonhos lúcidos foram capazes de apresentar novas ideias ou percepções. Algumas vezes isso aconteceu com a ajuda de personagens de seus sonhos.

Malefícios dos sonhos lúcidos

Os sonhos lúcidos podem ser prejudiciais, assim como representarem alguns perigos.

Listaremos a seguir alguns dos problemas que um sonho lúcido pode provocar.

Menor qualidade de sono

Sonhos vívidos podem acordar uma pessoa e dificultar o retorno ao sono. Além disso, é difícil dormir bem se estiver muito focado em sonhos lúcidos.

Confusão, delírio e alucinações

Em pessoas com certos distúrbios de saúde mental, os sonhos lúcidos podem criar confusão entre o que é real e o que é imaginário.

O que é um sonho lúcido

Como é possível provocar um sonho lúcido?

Talvez você esteja se perguntando como faz para ter um sonho lúcido.

Alguns estudos descobriram que você pode aumentar suas chances de sonhar lucidamente. Uma maneira de fazer isso pode ser preparar sua mente para perceber detalhes incomuns em seu sonho para receber um alerta de que ele não é real.

Mais pesquisas são necessárias para saber se algum método pode realmente desencadear um sonho lúcido, mas há algumas coisas que os pesquisadores sugerem.

Fazer um teste de realidade

Você pode, em diferentes momentos do dia tentar descobrir se está sonhando. Você pode tentar fazer algo impossível, como passar o dedo pela palma da mão ou inspirar pela boca fechada. Ou então você pode fazer algo que geralmente é difícil de fazer em um sonho, como ler uma página de um livro.

Criar um diário de sonhos

Alguns estudos mostraram que as pessoas tinham sonhos mais lúcidos quando mantinham um registro de seus sonhos, porque estavam mais focados neles.

Outra pesquisa descobriu que esses diários não ajudam sozinhos, mas podem ser úteis quando combinados com outros métodos.

Voltar para a cama

Outra opção possível para tentar provocar um sonho lúcido é, logo depois de acordar de um sono longo, voltar para a cama e tentar entrar em um período de sono MRO.

Indução mnemônica de sonhos lúcidos

Quando acordar de um sono longo, diga para si mesmo várias vezes que na próxima vez que sonhar, vai se lembrar que está sonhando. Ao fazer assim, você vai usar a memória prospectiva, que é o ato de lembrar de fazer algo no futuro, para desencadear um sonho lúcido.

Usar drogas medicinais

Estudos também têm focado nos efeitos de várias drogas, como por exemplo suplementos e plantas medicinais, no sono e nos sonhos. Mas não está claro o quão seguro é fazer isso ou quão bem eles funcionam.

Usar dispositivos artificiais

Algumas máscaras e tiaras que possuem sons ou luzes podem provocar um estado lúcido. Outros dispositivos podem gravar e reproduzir mensagens usadas na técnica de indução enquanto você dorme.


Leia também:
Significados dos sonhos mais comuns
Qual a melhor posição para dormir?
Quais os significados da coruja?
Por que é importante ter esperança?
Você sofre com falta de memória? Saiba que o motivo pode estar no seu sono
Por que problemas financeiros afetam o sono?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *