Simbolismo da planta Costela de Adão

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

costela de adão simbolismo

Você conhece o simbolismo e o significado espiritual da planta Costela de Adão? Nesse texto vamos descrever tudo o que você precisa saber sobre o seu significado e simbolismo ao redor do mundo.

Desde a China Antiga é atribuída à essa linda planta a capacidade de atrair boa sorte aos locais onde ela é cultivada.

Assim como, ela é uma das plantas mais recomendadas pelos adeptos do Feng Shui. Isso porque se supõe que em locais pouca incidência solar ela tenha a capacidade de reequilibrar a escassez de luz.

Além disso, filosofias antigas também afirmam que a monstera simboliza uma vida longa.

As pessoas apreciam muito a Costela de Adão pelo seu valor ornamental e sua exuberância, mas poucas pessoas conhecem seu significado espiritual e o seu simbolismo.

No entanto, a Monstera, nome científico da Costela de Adão tem sim, além de capacidade de enaltecer ambientes, muitos significados históricos e simbolismos culturais no mundo inteiro.

A essência do significado e simbolismo da Costela de Adão

Nas tradições orientais, as plantas Monstera simbolizam o respeito pela humanidade, honrando os mais velhos e a longevidade.

Na linguagem das flores, as flores da Monstera representam planos grandiosos, boas novas e relacionamentos profundos.

No entanto, em razão das suas folhas serem de rápido crescimento e de seu sistema de raízes aéreas, a Costela de Adão também pode simbolizar a asfixia em algumas culturas ao redor do mundo.

Significado etimológico

O nome do gênero Monstera vem da palavra latina que significa monstruoso ou anormal, e refere-se tanto às folhas como ao tamanho e aparência não comum dessa planta.

Na natureza, ela chega a atingir até 20 metros de altura quando se agarra em árvores em seus habitats naturais.

Mas, cultivada dentro de casa ou em vasos, ela pode atingir, no máximo, cerca de 4 metros de altura. Claro que isso vai depender também do tamanho do vaso e do suporte para se agarrar.

Costela de Adão

História e origens da Costela de Adão

As plantas Monstera têm uma longa história nas regiões tropicais das Américas, onde algumas partes suas são usadas há séculos para tecer cestos e fazer cordas, entre outros usos.

A Monstera deliciosa, comum aqui no Brasil, também sempre foi valorizada por sua fruta comestível, que também tem uma variedade de usos medicinais.

Como muitas plantas nativas da floresta tropical das Américas, as Costelas de Adão foram descritas pela primeira vez na literatura ocidental no final do século XVII e receberam o nome de “monstera” no final do século XVIII.

Características Botânicas da Costela de Adão

As plantas do gênero Monstera são consideradas hemiepífitas. Isso significa que elas podem enraizar tanto em árvores como em rochas ou ainda diretamente no solo.

Seus sistemas de raízes aéreas permitem que cresçam com um hábito de trepadeira ou videira. Na natureza, isso permitirá que elas subam nos troncos das árvores e estiquem suas folhas para absorver a luz do sol até 20 metros de altura acima do solo.

No entanto, apesar de seus hábitos de crescimento impressionantes, as Costelas de Adão são mais conhecidas por suas folhas grandes e largas.

Quando as plantas estão maduras, as folhas desenvolvem fenestrações (buracos) que podem permanecer em forma de buraco ou crescer tão grandes que atingem a borda da folha para dar à folha uma aparência de dedo.

As folhas das Costela de Adão são tipicamente brilhantes e verde-escuras, no entanto, há cultivares variegadas populares que apresentam folhas verdes salpicadas de manchas brancas.

Além disso, elas produzem flores brancas e espádices que se assemelham a seus primos, lírios da paz e lírios de calla.

Algumas variedades também têm frutas comestíveis que são descritas como uma combinação de abacaxi e banana ou tutti-frutti. Mas, é muito raro que as plantas monstera floresçam ou frutifiquem quando cultivadas em ambientes fechados e em vasos.

O significado espiritual, simbolismo e significado cultural da Costela de Adão pelo mundo

Conforme dito acima, são muitos os significados e simbolismos atribuídos à Monstera em todo o mundo, então vamos conhecê-los?

O simbolismo dos talos e raízes da Costela de Adão

Como você já viu acima, as plantas Monstera têm sistemas de raízes aéreas e uma velocidade de crescimento rápida que faz parecer que estejam sufocando as árvores ou estacas sobre as quais crescem.

Então, como resultado, com frequência as pessoas associam simbolicamente essas plantas à asfixia. Portanto, nesse caso, sua simbologia não é muito agradável.

O simbolismo da fruta de Costela de Adão

A fruta da Monstera deliciosa é simbolicamente associada à abundância e à fertilidade.

O simbolismo da flor de Costela de Adão

A Costela de Adão produz flores brancas. Flores brancas quase sempre simbolizam pureza, inocência, virtude, simpatia, tristeza e elegância.

Significado da Costela de Adão no Feng Shui

No Feng Shui, a Costela de Adão representa crescimento, energia ascendente e abundância. Como regra você deve colocá-la nos cantos de trabalho ou financeiros do mapa Baguá de uma casa ou em escritório para atrair a energia do crescimento profissional e financeiro.

No entanto, colocadas em qualquer canto do mapa Baguá, as plantas monstera podem atrair crescimento e energia. Assim, você pode usá-las ​​para revigorar a sua vida familiar e saúde, assim como seus relacionamentos românticos.

Muitas pessoas acreditam que a Costela de Adão melhora os vínculos afetivos com familiares de relacionamento difícil.

Mas é imperativo colocar uma Costela de Adão em um local onde tenha muito espaço para crescer. Caso contrário, essa energia positiva pode se tornar sufocada, bloqueada e se transformar uma força de negatividade.

Costela de Adão na Cultura Oriental

Nas culturas orientais, as plantas monstera simbolizam longevidade, respeito pelas pessoas e são um sinal de honrar os mais velhos. Portanto elas se tornam um presente perfeito para os mais velhos ou até mesmo para comemorar aniversários.

folha da costela de adão

Costela de Adão na Cultura Popular

As plantas Monstera, principalmente suas folhas vazadas únicas e facilmente reconhecíveis, surgem em todo o lugar na arte moderna, design, têxteis e decoração.

Com folhas grandes e redondas, essa planta faz uma declaração em uma casa, ainda mais se tiver raízes aéreas. Os buracos nas folhas dão um impulso extra de estilo e não é surpresa que ela seja uma fonte de inspiração no mundo da moda e da arte.

Muitas pessoas e fabricantes usam sua folha em estampas de papel de parede, camisas havaianas e outros motivos de decoração tropical.

Eles também fazem isso porque, na linguagem vitoriana das flores (floriografia), elas simbolizam relacionamentos profundos, grandes planos e boas notícias.

É bom ter Costela de Adão dentro de casa?

As plantas do gênero Monstera são umas das plantas mais eficazes para remover a poluição do ar interno e reabastecer o oxigênio interno de uma casa. Isso as torna uma ótima opção de planta para cultivar dentro de casa.

Além disso, por ser uma planta cheia de energias e pelo formato de suas folhas, a Costela de Adão tem o poder de deixar as pessoas mais relaxadas.

Conclusão

Independentemente do simbolismo e significados da Costela de Adão, ela é muito popular e muito cultivada em ambientes fechados.

Ela incorpora muito bem e combina com designs modernos, além de atrair energia para sua casa.

Mas ao cultivá-la, certifique-se de fornecer a essa planta alpinista bastante apoio, luz solar indireta e umidade. Dessa forma você desfrutará de incontáveis ​​dias de beleza, diversão e ar interno limpo.

Então, divirta-se cultivando esta planta de casa tão exuberante e popular!


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Costela de Adão
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Para que serve o Palo Santo?
Louro, simbolismo e significado espiritual

Compartilhe...

Um comentário em “Simbolismo da planta Costela de Adão

  1. Maria Cecília Furtado Rodrigues disse:

    Amo essa planta de nome tão curioso e diferente…eu conhecia como Imbé…mas tem também o nome de Costela de Adão..outro nome …Monstra Deliciosa…isso porque tem uma espécie de abacaxi…que é comestível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *