Para que serve o Palo Santo?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

palo santo
O Palo Santo é uma das madeiras mais perfumadas do mundo. Assim, seu doce aroma de pinho, hortelã e limão tem sido, por séculos, um prenúncio de cura e boa sorte.

Muitas pessoas que buscam uma conexão espiritual mais forte com o mundo usam o Palo Santo para proteger, perfumar e curar. Então, vamos conhecer seus benefícios, espiritualidade e usos?

Mas, o que é Palo Santo?

Vamos conhecer o que é Palo Santo e seu uso medicinal? O Palo Santo, nome científico Bursera graveolens, é uma árvore nativa do Peru, Equador e outros países da América do Sul. Ele cresce em florestas tropicais secas e produz uma resina muito cheirosa, onde é tido como “madeira sagrada”. No Brasil ele também é chamado de pau santo.

Assim, sua madeira, resina e óleo são usados ​​para fins medicinais, para tratar a dor e o estresse. Além disso, no campo espiritual, é usado para limpar as energias negativas.

No entanto, apesar de não haver muitas provas científicas por trás desses benefícios, o Palo Santo é usado pelos povos indígenas há séculos. Além disso, muitas pessoas o associam a vários benefícios medicinais e terapêuticos. Então, vamos explorar a seguir esses benefícios que as pessoas atribuem a ele, assim como suas formas e usos.

Você pode usar o Palo Santo em diferentes formas. A madeira da árvore do Palo Santo está disponível como gravetos, lascas ou pó. Geralmente vem dos galhos da árvore, então é 100% de madeira. Ou como resina, a madeira contém uma resina muito aromática, que também pode ser extraída e usada. Como óleo, assim, o óleo essencial pode ser extraído tanto da madeira como da fruta.

Então, para que ele é usado?
Purificação espiritual e limpeza energética

Durante séculos, os povos indígenas dos Andes usaram o Palo Santo para purificação espiritual e limpeza energética. Assim, acredita-se que a queima da madeira limpe a energia negativa e restaure a paz e a calma.

Inspirar a criatividade e trazer amor e boa sorte

Você pode queimar incenso, ou a madeira de Palo Santo para rituais que trarão criatividade, amor e boa sorte em seu espaço. A madeira pode ajudar a aumentar a energia e promover sentimentos de positividade e alegria.

Além disso, há quem afirme que o seu perfume também é útil para reduzir o estresse, a ansiedade e aumentar a clareza e a concentração.

Isso porque aroma do Palo Santo é relaxante, então acredita-se que ele tenha um efeito purificador e de limpeza no corpo e na mente. Isso pode ser devido ao limoneno contido nele. Em um estudo com animais, o limoneno inalado exibiu propriedades antiestresse e ansiedade.

Outro estudo descobriu que o limoneno ingerido diminuiu os sinais de estresse em ratos. Mas, apesar dessas descobertas, é preciso estudos em humanos para descobrir como essa madeira afeta o estresse.

Trazer uma conexão mais profunda com a fonte divina

Se a meditação é o yin, o Palo Santo é o yang. O seu aroma edificante é o parceiro perfeito para a prática de meditação. Portanto, eleve sua vibração e descubra a paz e a conexão com a terra à medida que você mergulha em uma conexão mais profunda com com sua consciência interior. Para isso, você pode queimar a madeira ou incenso.

Promover a cura física

Muitas pessoas usam o Palo Santo para tratar uma grande variedade de doenças físicas, como resfriados, gripes, ansiedade, depressão, asma, bronquite, dores de cabeça e traumas emocionais.

Além disso, você também pode usar o óleo para aliviar a dor da artrite e dores nas articulações em função das suas propriedades anti-inflamatórias.

Assim como dito acima, esse efeito pode estar relacionado ao limoneno. Isso porque um estudo afirma que essa substância tem propriedades analgésicas (para alívio da dor) e anti-inflamatórias.

Portanto, o limoneno pode proporcionar alívio ao inibir certas vias neuronais. Mas, isso ficou provado em um estudo com animais. Assim, não há provas concretas de que o Palo Santo tenha esse efeito em humanos, são necessárias pesquisas adicionais.

O chá de Palo Santo, que é feito fervendo a madeira em água quente, atua como um auxílio digestivo natural. Assim como, sabonetes, esfoliantes e loções para limpar e hidratar a pele contém o seu óleo. Além disso, as altas concentrações de limoneno da madeira também ajudam na prevenção de vários tipos de câncer.

palo santo madeira

Proteção energética e remoção da negatividade

Se você usar o Palo Santo em defumações, ele pode eliminar a energia negativa, criando um espaço mais calmo e tranquilo. Portanto, defina uma intenção sobre o que você deseja limpar do seu espaço, depois vá de canto a canto, removendo qualquer energia ruim, elevando seu espírito e enchendo sua casa de boa sorte.

 O aroma envolvente do Palo Santo

O aroma do Palo Santo é especial para casa, veículo e local de trabalho, ele oferece um aroma único e especial a cada espaço. O benefício de queimar sua madeira em uma prática de defumação é seu aroma persistente e envolvente.

Acalmar a mente e problemas mentais

Os sintomas e as causas da depressão, ansiedade e distúrbios do sono são complexos. A madeira do Palo Santo não possui uma cura, mas uma prática de defumar ou óleos essenciais integrada como parte de um plano de cura maior que pode proporcionar algum alívio. Portanto, na aromaterapia seu uso libera um aroma calmante para os sistemas olfativo e límbico do corpo e do cérebro. Isso, por sua vez, cria uma sensação de relaxamento e calma.

Afastar insetos indesejáveis ​​nos meses de verão

Queimar a madeira no verão oferece o benefício adicional de afastar os mosquitos de maneira natural e não prejudicial à saúde. O Palo Santo contém óleos voláteis e resinas aromáticas que comunicam um sinal de alerta para os insetos, mas sem os produtos químicos agressivos. Atribui-se também a ele o poder de afastar formigas, cupins e moscas.

Pode haver algum verdade nessa afirmação, porque, de acordo com um estudo, o óleo essencial de Palo Santo é composto principalmente de limoneno. O limoneno também é uma substância com propriedades inseticidas, portanto é comum em repelentes naturais contra insetos.

No entanto, não há provas concretas para apoiar esse benefício, assim, mais pesquisas são necessárias para determinar como ele afeta os mosquitos e outros insetos.

Palo Santo tem efeitos colaterais?

O Palo Santo não está associado a nenhum efeito colateral importante, no entanto, é bom ter cuidado com o seu uso, caso você se enquadre em alguma das situações abaixo.

Se é a primeira vez que você usa o óleo, então faça um teste em um pequeno espaço de pele. Então, se a sua pele ficar irritada, pare de usar o óleo imediatamente.

Caso você tenha problemas pulmonares ou respiratórios, então evite queimar Palo Santo no ambiente em que você esteja. Pois ao fazer isso, seus sintomas podem piorar.

Se você está grávida ou amamentando também recomenda-se evitar o seu uso.

arvore de palo santo

A árvore Palo Santo está ameaçada de extinção?

Embora o Palo Santo tenha se tornado muito popular, ou seja, com um consumo mundial enorme, a árvore não está ameaçada de extinção.

Ela está listada como “Menos Preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Isso significa que a população dessa árvore é estável e não está ameaçada. Ainda assim, é melhor você comprar o Palo Santo de origem ética e sustentável.

Isso porque, por muitos anos, sua colheita foi feita pelo desmatamento e isso tem efeitos ambientais negativos. Além disso, ele também reduz as fontes de renda das populações locais.

Mas, a colheita não precisa derrubar as árvores. Isso porque ela pode ser feita a partir de galhos caídos, enquanto a extração do óleo pode ser feita a partir das frutas. Assim, esses métodos deixam a floresta ilesa.

Então, antes de comprar Palo Santo, certifique-se de que sua produção foi feita com responsabilidade. Com isso, você ajudará a apoiar a preservação da espécie e o sustento dos povos nativos. Isso, sem contar que com origem garantida você preserva sua saúde.


Leia também:
Aprenda a cultivar e conheça o simbolismo e o significado espiritual da pata-de-elefante
Significado espiritual e simbolismo do Lírio da Paz
Significado espiritual dos sinos dos ventos

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *