Louro, simbolismo e significado espiritual

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Louro simbolismo e significado espiritual

Você conhece o simbolismo e o significado espiritual do louro? Nos tempos antigos, os imperadores usavam coroas de louros para simbolizar riqueza e poder, mas esses são apenas dois dos seus simbolismos.

Louro nos lembra de recuperar nossa voz e nossa sabedoria enquanto reequilibramos nossa vida, assim, esse é um momento de moderação e autocontrole.

Portanto, nesse texto vamos explorar o simbolismo e o significado espiritual do louro que vão muito além do sucesso e da riqueza.

Origem do simbolismo e significado espiritual do louro

O louro, Laurus nobilis, é uma planta aromática perene, é a espécie-tipo do gênero Laurus.

Há mais de 150 milhões de anos, existiam vastas florestas de louro conhecidas como “florestas de nuvens” em toda a bacia do Mediterrâneo.

No entanto, à medida que o clima se tornou menos úmido, essas florestas diminuíram até desaparecerem há 10.000 anos. Existem apenas quatro espécies de Laurus restantes. As folhas de louro são usadas para cozinhar, na medicina, adivinhação e espiritualidade.

Você deve conhecer a expressão “Colher os louros da vitória!”. Então, vamos conhecer sua origem?

Em 1400 aC, Pytho era o local de uma antiga floresta de louros perto de uma fonte sagrada no Monte Parnaso, na Grécia. Esse local era adorado como o umbigo de Gaia, a mãe terra, e como a casa de um grande oráculo que era protegido por uma píton gigante.

Em 800 aC, Homero escreveu sobre como Apolo, deus da luz e da profecia, matou a píton de Gaia para reivindicar o oráculo para si.

Assim, Pytho foi renomeado Delphi ou delphys que significa “ventre”. Em homenagem à píton de Gaia, o Oráculo de Delfos ficou conhecido como Pítia, uma alta sacerdotisa que falava por Apolo.

Pítia mastigava como ritual folhas de louro, sentava-se em um tripé feito de madeira de louro e segurava um ramo de louro. Além disso, ela respirava vapores que induziram um estado de transe antes de fazer profecias sobre agricultura, vida, morte, guerra e paz.

folhas de louro

Templo feito de louros

Então, o primeiro templo dedicado a Apolo, foi construído de louro no local do Oráculo de Delfos.

Na mitologia grega, a obsessão de Apolo pelo loureiro começou quando ele zombou de Eros, deus do amor. Eros então atirou uma flecha dourada no coração de Apolo que o fez se apaixonar por Daphne, uma ninfa da natureza.

No entanto, Zeus atingiu Daphne com uma flecha de chumbo que a fez odiar Apolo. Desesperada para fugir de Apolo, ela gritou: “Deixe-me ficar livre deste homem a partir deste momento!”. Segundo a tradição, esse pedido de socorro transformou-a num loureiro.

Mas, de forma implacável, Apolo jurou amá-la para sempre. Então, ele usou seus poderes de imortalidade para tornar Daphne, o loureiro, “para sempre verde”.

Para homenagear Daphne, Apolo criou uma guirlanda de folhas de louro, que ele usava como coroa. Representações de Apolo, o deus Sol, mostram a luz irradiando de sua coroa.

Assim como a irmã gêmea de Apolo, Artemis, é vista como a Deusa da Lua e senhora da floresta. O cipreste é seu símbolo.

No ano de 586 aC, atletas competiram nos jogos Pythian em Delphi. Então, os vencedores receberam coroas de louros para simbolizar nobreza, honra, verdade e vitória. Os títulos Poeta Laureado e Laureados com o Nobel estão diretamente relacionados com o antigo loureiro.

Significado espiritual e simbolismo da folha de louro

Atualmente, muitas instituições usam coroas feitas de folha de louro para conceder diplomas. Em muitas culturas, as pessoas presenteiam com folhas de louro em várias ocasiões. Esse gesto representa o reconhecimento de sucesso, fama, riqueza e prosperidade.

A folha de louro é comumente usada na culinária em muitas culturas. Além disso, acredita-se que ela tenha muitos benefícios para a saúde.

No entanto, lembre-se que o simbolismo é subjetivo. Ou seja, o que representa uma coisa para uma pessoa, pode representar outra coisa para outra pessoa.

Portanto, os exemplos que trouxemos a seguir são apenas interpretações possíveis e podem não ser as interpretações adequadas para você e sua situação. Assim, estamos trazendo o que a folha de louro simboliza de um modo geral.

oferecendo folhas de louro

Simbolismo e significado espiritual do louro

Conheça 10 significados consagrados das folhas de louro.

1. Honra, Glória e Vitória

Conforme já dissemos, desde os tempos antigos, a folha de louro tem sido um símbolo de honra, glória e vitória.

Nos tempos antigos, as coroas feitas de folhas de louro eram apresentadas como uma homenagem aos comandantes militares que tinham sucesso nas batalhas.

Da mesma forma, os imperadores também usavam coroas de louros em suas cabeças para simbolizar a honra entre as pessoas.

Encontramos exemplos disso nos textos religiosos da Roma Antiga. Victoria, a deusa da vitória, é frequentemente descrita como coroando deuses e imperadores com uma coroa de louros nas mãos.

2. Sucesso, Fama e Prosperidade

As folhas de louro simbolizam sucesso, fama e prosperidade. Nos tempos antigos, as folhas de louro eram usadas para significar as fileiras das pessoas na sociedade.

Se você observar imagens de quaisquer imperadores romanos e gregos, verá que todos eles têm coroas de louros em suas cabeças. Isso porque as coroas de louros eram o sinal de sua fama, posição e soberania.

Até Napoleão Bonaparte usou louro como um dos emblemas de seu Império Francês.

Portanto, a folha de louro tem sido usada para significar o sucesso de reis e imperadores ao longo da história.

3. Proteção

Acreditava-se que um raio nunca poderia cair em um loureiro. Como resultado, muitas pessoas o viam como um símbolo de proteção.

Assim, também por esse motivo, alguns imperadores romanos, incluindo Tibério, costumavam usar uma coroa de louros na cabeça para proteção.

Isso porque uma folha de louro não apenas simbolizava proteção contra eventos naturais, mas também proteção contra ataques desconhecidos.

Em muitas culturas, o louro também é considerado uma planta sagrada que afasta os maus espíritos. É por isso que muitas pessoas plantam um loureiro em casa e mantêm folhas secas de louro na cozinha.

4. Pureza

A folha de louro também é um sinal de pureza. Em muitas culturas, as pessoas usam folhas de louro para purificar um espaço e banir toda a energia negativa e espíritos malignos.

O contexto cultural disso é encontrado no folclore, isso porque na mitologia, depois que Apolo mata o Python, ele se purifica com um louro.

Acreditava-se que, ao fazê-lo, ele estaria protegido dos espíritos malignos da besta e de outros homens. Então, até hoje muitas pessoas usam folhas de louro em seus ritos de purificação.

5. Prêmio

Em muitos costumes e culturas antigas, as coroas de louros eram concedidas às pessoas por suas grandes conquistas.

Nas primeiras olimpíadas modernas, a pessoa que ficasse em segundo lugar recebia um ramo de louro e uma medalha de cobre. Além disso, as medalhas olímpicas também têm motivos de coroa de louros impressos nelas até hoje.

As olimpíadas modernas têm um prêmio especial para atletas chamado Laurel Olímpico, que é concedido aos atletas que contribuíram significativamente para a humanidade e a paz por meio do esporte.

coroa de louros olimpiada

6. Sucesso e Realização

Usa-se muito o louro em cerimônias de formatura. Muitas universidades e faculdades oferecem coroas de louros aos alunos no dia da formatura para desejar sucesso e boa sorte nos próximos anos.

Formar-se em uma faculdade é uma grande fase e um grande dia na vida de todas os pessoas. É depois da formatura que muitas pessoas começam realmente sua vida profissional e passam a ter uma vida independente.

É por isso que as pessoas presenteiam com coroas de louros, para desejar boa sorte nos próximos tempos.

Além disso, na mesma cerimônia de formatura, a coroa de louros também é um reconhecimento por uma conquista tão grande.

7. Como desejo de boa sorte em uma despedida

Se alguém muito próximo e querido está se mudando para começar algo novo, então presenteá-lo com uma folha de louro significa boa sorte e tudo de bom.

Então, quando alguém se afasta de você para começar algo novo, algo de que goste, você deve apoiá-lo. Dessa forma, ao presenteá-lo com uma folha de louro, você está deseja um futuro melhor para ele.

Além disso, é também um sinal de esperança e perseverança, para que, por mais difícil que as coisas fiquem, a pessoa continue trabalhando duro.

8. Forte vínculo de amor

Presentear seu parceiro com uma folha de louro em seu aniversário simboliza seu forte vínculo.

Isso porque, como parceiros, uma das coisas mais importantes a se ter é um vínculo forte. Então, não importa o que aconteça, haverá conflito em algum momento. Assim, é nesse momento que o forte vínculo de amor e conexão entre os dois o ajudará a superar qualquer situação difícil.

9. Início de um novo capítulo na vida

Em muitas culturas, as pessoas dão uma folha de louro a uma nova mãe para enviar saudações ao se tornar mãe e desejar boa sorte no início de uma nova fase da vida.

Ter um bebê muda completamente a vida de uma mulher. Esta é uma fase importante e alegre de sua vida.

Portanto, oferecer a ela uma folha de louro simboliza os melhores desejos para a nova mãe. Além disso, também pode dar a ela toda a energia positiva que ela precisa para iniciar essa nova fase da vida.

10. Ajudando a seguir em frente

As pessoas também oferecem uma folha de louro a um amigo que está passando por uma situação difícil na vida.

Todas as pessoas têm momentos difíceis em suas vidas. Embora nem sempre você possa ajudá-las financeiramente ou da forma que precisam, sempre pode enviar mensagens positivas para elas.

Portanto, presentear uma pessoa com uma folha de louro em um momento difícil pode atrair energias positivas muito necessárias em sua vida. Isso pode ajudá-las a enfrentar e melhorar sua situação.


Leia também:
62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Para que serve o Palo Santo?
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?
Significado espiritual, simbolismo e mitologia das orquídeas
Quebrar espelho dá azar?
Floriografia, o significado da linguagem das flores

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *