Qual a diferença entre purificador e filtro de água?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

diferença entre purificador e filtro de água - mulher bebendo água

Você sabe qual a diferença entre um purificador e um filtro de água?

Os departamentos de marketing das empresas muitas vezes confundem a cabeça dos consumidores, atribuindo a produtos funções que na realidade não tem.

Portanto, neste artigo, vamos ajudá-lo a entender as diferenças entre eles para que, assim, você possa comprar com segurança e obter os resultados desejados.

O ideal é que todos nós tenhamos um suprimento constante de água limpa e saudável em casa, não é mesmo?

Afinal, usamos água para muitas coisas além de matar nossa sede. Mas, ao tentar encontrar maneiras de combater os potenciais contaminantes em sua água, você pode acabar se sentindo um pouco confuso com todos os termos técnicos da indústria.

Por exemplo, uma empresa pode chamar seu produto de filtro de água, enquanto outra pode chamar o seu de purificador de água. No entanto, na realidade, filtrar e purificar água são ações diferentes.

Portanto, nossa capacidade de distinguir entre os dois dependerá de compreendermos o que cada processo faz.

É essencial saber as diferenças específicas de cada tipo antes de efetuar a compra, porque dessa forma, usar o sistema certo irá ajudar a proteger adequadamente os moradores dos efeitos adversos de possíveis contaminantes contidos na água potável.

Qual a diferença entre um purificador e um filtro de água?

Tanto os filtros de água quanto os purificadores oferecem vários benefícios incríveis para a saúde, removendo impurezas da água que consumimos. No entanto, cada um deles tem objetivos e processos distintos de tratamento de água.

O que é um filtro de água?

Filtrar a água significa separar poluentes da água usando barreiras físicas ou filtros. Assim, com base no tamanho dos contaminantes, os poros do filtro podem retê-los, permitindo apenas a passagem da água.

Além disso, muitos sistemas de filtragem de água usam carvão ativado para impedir que contaminantes microscópicos permaneçam na água potável.

Então, como a maioria das impurezas tóxicas da água são baseadas em carbono, os filtros de água podem ser extremamente eficazes para manter a água segura e saudável.

Bem como, a filtragem pode ajudar a melhorar a textura da água potável, deixando-a mais leve e palatável.

Dessa forma, os filtros de água podem remover com eficiência até mesmo as menores partículas físicas e biológicas, incluindo bactérias e cistos microbianos. Isso se deve à capacidade dos filtros de reter poeira, células bacterianas e outros poluentes físicos microscópicos.

Mas, embora os filtros de água geralmente removam mais impurezas do que outros sistemas, eles não são eficazes contra contaminantes químicos. Ou seja, poluentes químicos e algumas toxinas bacterianas e vírus podem passar facilmente pelos poros devido ao tamanho minúsculo das suas partículas.

No entanto, existem alguns sistemas de filtragem de água mais avançados que podem bloquear essas impurezas menores de uma forma mais eficiente do que o normal.

Isso se dá porque esses filtros de água usam uma combinação de diferentes meios para atrair contaminantes e impedir que permaneçam na água.

diferença entre purificador e filtro de água - copo com água

O que é um purificador de água?

Os purificadores de água têm uma função semelhante à dos filtros de água, pois ambos removem as impurezas. No entanto, os purificadores de água vão um passo além, matando os contaminantes biológicos e removendo os minerais da água.

Ou seja, assim como os filtros, os purificadores de água trabalham para remover as impurezas da água. Mas, além disso, se concentram em matar agentes contaminantes biológicos na água com a ajuda de iodo ou cloro.

O processo de purificação pode envolver diferentes processos, como por exemplo, tratamento com UV, destilação, deionização e osmose reversa.

Dessa forma, os purificadores de água podem remover a maioria dos contaminantes com base em seu tamanho, carga elétrica e outros atributos. Processos de purificação como destilação e tratamento UV são poderosos, eles podem remover todas as impurezas da água, o que melhora sua textura, sabor e consistência.

De certa forma, a purificação é a maneira mais indicada de garantir que sua água esteja perfeitamente segura.

Mas, então os filtros são insuficientes para purificar a água?

Na realidade, depende da condição da água consumida, ou seja, os dois processos podem se complementar.

Os filtros de água mais avançados removem todas as bactérias patogênicas da água. Apesar disso, eliminar as bactérias não significa que a água estará segura para beber.

Hoje em dia, as fontes de água potável estão cada vez mais contaminadas com produtos químicos perigosos, como pesticidas e fertilizantes.

Esses compostos podem ser nocivos para a saúde humana, pois a maioria deles pode causar câncer entre outras doenças.

Mas, como já dissemos, você precisa encontrar o processo de tratamento adequado para sua casa. isso porque, embora a purificação de água ofereça a maior remoção de contaminantes, pode não ser a melhor opção para você.

Por exemplo, um purificador de osmose reversa removerá minerais, incluindo os saudáveis. Então talvez você precise comprar um com um remineralizador ou considerar outras opções.

Além disso, um purificador UV remove apenas microrganismos, mas você precisa usá-lo em conjunto com um filtro de água tradicional para remover os sedimentos.

diferença entre purificador e filtro de água - água limpa

Conclusão

Criar e manter um abastecimento de água limpa e saudável é um aspecto essencial para uma vida saudável.

Sendo assim, ao entender a diferença entre um filtro de água e um purificador de água, você pode encontrar o sistema certo para suas necessidades.

Embora ambos excelentes, é melhor encontrar um sistema que inclua um elemento de filtragem para impurezas em grande escala e metais pesados, bem como um elemento de purificação para garantir a segurança e o sabor geral da água.


Leia também:
Quanto de água devemos consumir?
Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?
Você esquece de beber água? Como resolver?
Quais as melhores plantas para combater resfriados?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *