Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Qual a importância de beber água? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, então, vamos procurar esclarecer aqui.

Quais são, em primeiro lugar, as atitudes que pensamos em adotar em nossos hábitos diários quando decidimos que queremos ter uma vida mais saudável? Alimentação adequada e prática de exercícios físicos, não é mesmo?

Se você pensa assim, está no caminho certo, porém, precisa adicionar mais um item importantíssimo a esses dois, beber água na quantidade adequada para manter em perfeito funcionamento todas as funções vitais do organismo.

Qual a importância da água no nosso organismo?

Muitas pessoas seguem uma alimentação saudável, praticam exercícios, mas esquecem de manter o corpo hidratado.

Portanto, é muito comum durante um dia assoberbado de trabalho, estudo ou outras tarefas rotineiras, uma pessoa terminá-lo sem ter ingerido um único copo de água. Então, isso já não aconteceu com você?

Se aconteceu, você precisa passar a associar a ingestão de água de uma forma regular a uma boa alimentação, principalmente em dias mais quentes.

A falta de água em nosso organismo pode acarretar muitos problemas, como por exemplo: constipação intestinal; ressecamento da pele, dos cabelos e dos olhos; aumento do cansaço físico e da sonolência; câimbras; falta de concentração; tonturas; náuseas; sobrecarga renal.

O que dizem os médicos sobre o consumo de água?

Segundo um artigo publicado pelo cirurgião plástico Antonio Greca Born, “A água é o elixir da vida. Sem água vivemos por poucos dias, e perdemos a consciência ainda antes.”.

Assim, como defensor enfático da boa saúde, ele ainda inicia seu artigo sobre esse assunto afirmando: “Com a chegada do verão e a temperatura subindo, a hidratação do nosso corpo merece uma atenção especial.

Exposto a altas temperaturas nosso corpo perde água mais rapidamente que em dias mais frios, tanto pelo suor como pela respiração – em forma de vapor d’água. E esta água precisa ser reposta de alguma forma para que não entremos num estado chamado desidratação.”

Aqui no blog “Lar, Doce Lar” já abordamos esse assunto algumas vezes, com dicas para facilitar a criação do hábito de beber água.

Postamos sobre isso nos artigos “Você esquece de beber água? Como Resolver?” e “Dica para beber água fresca por muito mais tempo durante a prática de exercícios“, pois, por tudo o que já lemos e pesquisamos, consideramos a manutenção desse hábito diário fundamental para uma vida saudável.

Descubra mais sobre a importância da água para o nosso corpo

O título que escolhemos para essa postagem “Você ainda tem dúvidas sobre a importância de beber água?”, não tem o intuito de assustar, mas sim de alertar sobre a importância da água para nosso organismo.

Assim, se você está entre as pessoas que ainda questiona essa importância, recomendamos a leitura completa do artigo “Por que você deve tomar mais água no verão…” escrito pelo Dr. Antonio Born, ele é muito esclarecedor, leia-o aqui.

Se você é uma pessoa consciente de que a ingestão de água é fundamental para nosso organismo, lembre-se de também hidratar as crianças que convivem com você, seus filhos, sobrinhos, amigos de seus filhos.

Faça isso porque eles raramente percebem que devem dar uma pausa em suas atividades para consumir água.


Leia também:
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Qual a diferença entre purificador e filtro de água?
10 hobbies que melhoram a inteligência
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Caminhar uma hora por dia combate os efeitos causados pelo sedentarismo
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *