Como remover tinta de azulejos e rejuntes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

remover tinta de azulejos e rejuntes

Remover tinta de azulejos e rejuntes sem saber o modo certo pode ser uma tarefa difícil. Além disso, pode fazer mais mal do que bem se você não tiver experiência no assunto.

No entanto, nem todo mundo tem experiência em limpeza pós-construção, não é mesmo? É provável que seja esse o seu caso, então nesse artigo poderemos te ajudar.

O processo é complicado e demorado, mas com as ferramentas certas e algumas dicas úteis, você lidará com as manchas teimosas sem dificuldades.

Antes de ir adiante, se você estiver lidando com tinta ainda molhada, então basta limpá-la com um pano úmido, ou uma esponja com água e detergente. Mas você terá que agir rápido e se livrar da mancha enquanto ainda estiver molhada.

Dicas para remover tinta de azulejos e rejuntes

Se a tinta já estiver seca, então tente um dos métodos que listaremos a seguir. São vários métodos, portanto talvez você precise testar mais de um para conseguir um resultado eficiente.

Além disso, o ideal é que você use equipamentos de segurança, como óculos, luvas e máscara em alguns casos.

Raspe a tinta

Um raspador é uma das formas mais baratas e eficazes de remover tinta seca de seus ladrilhos. Para fazer isso, você precisará de um raspador de plástico ou uma faca e um pano úmido.

Mas escolha a ferramenta de raspagem certa. Por exemplo, um estilete em ladrilhos esmaltados vai arranhá-los, neste caso a melhor opção é um raspador de plástico.

Raspe suavemente a tinta de uma pequena área do azulejo segurando o raspador em um ângulo de 45º. Então, se você notar que o esmalte está sendo arranhado, pare imediatamente e tente outro método para lidar com a tinta.

Mas se não houver nenhum dano ao azulejo, continue o processo até eliminar todas as áreas afetadas, inclusive os rejuntes.

Depois de terminar de raspar a tinta dos ladrilhos e do rejunte, então limpe-os com um pano úmido ou uma esponja, água e detergente.

remover tinta de azulejos e rejuntes - esfregando o chão

Use calor e raspagem para remover a tinta

Tintas muito antigas (com muitos anos), principalmente quando grudadas em ladrilhos porosos, como por exemplo cerâmica ou ladrilho hidráulico, podem ser mais resistentes à remoção.

Portanto, se você tiver uma pistola de ar quente, seu trabalho pode ser facilitado. Uma opção é um secador de cabelos, mas seu calor pode não ser forte o suficiente.

Primeiramente remova sujeiras que possam estar grudadas na tinta depois de tantos anos. Então, em pequenas áreas, mova lentamente a pistola de calor para frente e para trás até que a tinta amoleça.

Este procedimento requer um cuidado extra, pois você pode facilmente queimar seus ladrilhos se não for cuidadoso. Para evitar isso, não deixe a pistola de calor no mesmo local por muito tempo.

Então, segure o raspador ou faca em um ângulo de 45 graus e remova cuidadosamente a tinta do ladrilho. O ideal é começar do canto e trabalhar até o meio, com isso você evitará marcas de queimaduras e bolhas. Tome cuidado extra ao remover perto dos cantos de seus ladrilhos, pois há uma chance de lascá-los.

A cada área pequena raspada, limpe a superfície do ladrilho com um pano úmido para garantir que todo o excesso de tinta tenha sido removido.

Use removedor de tinta

Usar um removedor de tinta pode ser a melhor opção para uma tinta muito teimosa. Além disso, se seus ladrilhos já estiverem danificados, optar por esse método também ajudará a evitar que piore.

Primeiramente limpe os azulejos, você pode usar uma solução de vinagre branco e água para fazer isso. Em seguida, limpe qualquer resíduo com um pano limpo e úmido.

Então, teste o produto antes de começar. Seguindo as instruções da embalagem, aplique um pouco de removedor de tinta em uma área discreta do ladrilho com um pano limpo. Então, aguarde o tempo recomendado e raspe a tinta como faria normalmente. Se você não observar nenhum dano no ladrilho, poderá remover com segurança toda a tinta com este produto.

Depois de concluído, use uma solução de detergente e água morna e limpe os ladrilhos com um pano limpo ou uma esponja.

Importante, ao comprar o removedor de tinta, certifique-se de que seja o tipo certo para seus ladrilhos. As lojas de tinta e materiais de construção em geral sabem indicar o solvente certo. Informe que é para remover tinta de azulejos e rejuntes.

Se você acha o removedor de tinta muito forte, então pode optar por um diluente mais fraco ou vinagre. Dependendo da situação da tinta eles também podem ser eficientes.

remover tinta de azulejos

Use diluente de tinta

Diluente é um solvente mineral usado para diluir a tinta à base de óleo que pode também facilitar a remoção. No entanto, isso só funciona enquanto a tinta ainda estiver molhada ou for muito recente. Para tinta a óleo seca, você terá que recorrer a um método diferente.

Teste pequenas áreas em seus ladrilhos e argamassa antes de limpar a tinta com o solvente. Use um pano ou um cotonete para aplicar o diluente, esfregue cuidadosamente e depois limpe a área quando terminar. Em seguida, para remover o solvente, use uma solução de água com detergente.

Use vinagre

Esta é uma forma fácil e econômica de remover a tinta seca dos ladrilhos. Além disso, é também uma solução natural e ecológica.

Para remover as manchas de tinta dos ladrilhos e rejuntes, aqueça uma pequena quantidade de vinagre branco. Então deixe o vinagre agir por 10 a 15 minutos, tempo suficiente para amolecer a tinta. Em seguida, remova a tinta solta com um raspador. Limpe a superfície com um pano úmido.

Use acetona

A acetona é um solvente fácil e barato para remover tintas à base de óleo, pois a acetona é eficaz tanto para tintas secas quanto frescas.

Primeiramente raspe a tinta com um raspador de plástico ou uma faca. Em seguida esfregue o azulejo e o rejunte com um pano embebido em acetona. Deixe agir por alguns minutos para que a tinta amoleça, então esfregue novamente os ladrilhos com o pano embebido em acetona para remover o excesso de tinta. Finalmente, enxágue com um pano com água e sabão para eliminar qualquer sobra de acetona.

rejunte epoxi

Alternativa para remover a tinta do rejunte

Remover tinta de rejunte poroso e não selado pode ser um difícil, mas não se preocupe, ainda assim é possível fazer isso.

Se a tinta no rejunte estiver molhada, basta limpá-la com um pano com detergente ou diluente. Este método também pode ser usado para tintas à base de água. Mas se a tinta for à base de óleo, você deve agir rapidamente.

Isso porque a superfície porosa do rejunte absorverá imediatamente a tinta, causando danos permanentes. Se for esse o caso, então a única solução é você raspar e rejuntar a área.

Se você não quiser rejuntar a área, então pode pensar em aplicar um epóxi colorido no rejunte. Isso restaurará a cor do seu rejunte e ajudará a selar a superfície.

Nesse caso, aplique suavemente o corante usando uma escova de dentes. O resultado final será um rejunte de aparência fresca, livre de manchas de tinta.

Outra alternativa é usar álcool isopropílico para remover a tinta de azulejos e rejuntes. Para fazer isso, mergulhe um pano no álcool e esfregue nos locais manchados até remover completamente a tinta.


Leia também:
Como retocar a pintura sem pintar toda a parede?
Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas
Algumas maneiras de repaginar os móveis e os ambientes da sua casa
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
Como combinar as cores na decoração
Como escolher a tinta certa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *