Significados espirituais do pentagrama

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Significados espirituais do pentagrama

O pentagrama é um símbolo antigo que é usado por muitas culturas ao redor do mundo com diferentes significados espirituais.

Muitos povos usam esse símbolo de cinco pontas desde a antiguidade, incluindo os egípcios, gregos, celtas, romanos e cristãos.

O significado do pentagrama varia de cultura para cultura, mas a imagem em si é geralmente vista como um símbolo de proteção, equilíbrio e poder.

O que é o pentagrama

O pentagrama é uma estrela de cinco pontas, geralmente desenhada usando uma linha contínua de cinco segmentos retos.

Ele tem sido usado ao longo da história como um símbolo religioso e muitas vezes na magia ou no ocultismo. Mas seu significado variou muito ao longo do tempo e funcionou como um símbolo de proteção, de perfeição, do Diabo e da humanidade, entre outros.

Matematicamente, os segmentos do pentagrama exibem a proporção áurea, o que talvez torne essa figura especialmente agradável esteticamente.

O pentagrama e seus significados espirituais

Por causa da associação do pentagrama à bruxaria e ao ocultismo, muitas pessoas acreditam que ele seja um símbolo maléfico. No entanto, isso não uma verdade definitiva. Na verdade, o pentagrama é um símbolo muito antigo que tem sido usado por muitas culturas como um símbolo de proteção e poder.

Ele representa as cinco pontas dos elementos naturais, que são a terra, a água, o fogo, o ar e o espírito. Sendo assim, muitas pessoas o usam como um talismã para proteção e para equilibrar esses elementos em suas vidas.

Pentagrama nas religiões

Na tradição cristã, o pentagrama é frequentemente associado ao símbolo de Cristo. Ele é usado em muitas igrejas como um símbolo de sua crença em Jesus Cristo como o Filho de Deus. Além disso, o pentagrama também é um símbolo de proteção, e muitas pessoas o usam como um talismã para proteção contra o mal.

Na tradição celta, o pentagrama era um símbolo de equilíbrio e proteção. Os celtas acreditavam que as cinco pontas do pentagrama representavam os cinco elementos da natureza – terra, água, fogo, ar e espírito – e que o símbolo ajudava a equilibrar esses elementos em suas vidas. Eles também acreditavam que o pentagrama era um símbolo de proteção contra o mal e o perigo.

Os antigos egípcios também usavam o pentagrama como um símbolo de proteção e poder. Eles acreditavam que o símbolo representava a vida eterna e usavam o pentagrama em seus amuletos e joias. Os antigos egípcios também usavam o pentagrama para representar o deus Osíris, que era o deus da vida, morte e renascimento.

Na tradição islâmica, usa-se o pentagrama como um símbolo de proteção contra o mal. Sendo assim, ele é frequentemente encontrado em mesquitas e outros locais islâmicos sagrados como um talismã para proteção.

Outros significados espirituais do pentagrama

O pentagrama também é um símbolo importante na tradição da magia. Isso porque os praticantes de magia usam o pentagrama em seus rituais para invocar os espíritos e para proteção.

Para isso, eles desenham o pentagrama no ar com uma varinha ou uma faca mágica durante o ritual, e acreditam que isso ajuda a invocar as energias corretas.

Explicando em detalhes os significados espirituais do pentagrama no cristianismo

Significados espirituais do pentagrama - vitral de igreja

Conforme você viu acima, o pentagrama é um símbolo amplamente usado em muitas tradições espirituais, entre ela o cristianismo.

Portanto, apesar de sua associação ao ocultismo e à magia, o pentagrama também tem uma longa história no cristianismo como um símbolo de várias crenças e valores cristãos.

Em muitas tradições cristãs, usa-se o pentagrama como um símbolo da estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até o local de nascimento de Jesus. O pentagrama também representa a Virgem Maria e a representação da estrela que apareceu acima do local do nascimento de Jesus.

Além disso, usa-se o pentagrama como um símbolo da cruz, que é um dos símbolos mais importantes do cristianismo. Sendo assim, algumas versões do pentagrama cristão incluem a cruz dentro do desenho do pentagrama. Isso pode ser interpretado como uma representação da união entre o divino e o humano, que é um tema importante na teologia cristã.

O pentagrama também pode ser interpretado como um símbolo da santidade e da perfeição divina. Como um símbolo de cinco pontos, o pentagrama representa as cinco chagas de Cristo na cruz e os cinco sentidos humanos. Alguns cristãos também interpretam o pentagrama como um símbolo da Trindade, representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Embora haja a associação do pentagrama ao ocultismo e à magia em algumas tradições, muitos cristãos o veem como um símbolo inofensivo e até mesmo sagrado. Algumas igrejas cristãs usam o pentagrama em seus vitrais e em outras decorações, e muitos cristãos usam joias e outros objetos com o pentagrama como um símbolo de sua fé.

Controvérsias sobre os significados espirituais do pentagrama

No entanto, nem todos os cristãos veem o pentagrama como um símbolo positivo. Alguns cristãos argumentam que o pentagrama é um símbolo pagão que foi incorporado ao cristianismo. Sendo assim, pela sua associação com o ocultismo e a magia é inapropriado para a religião cristã.

De uma forma ou de outra, é claro que o pentagrama tem uma longa e rica história no cristianismo, e seu significado pode variar amplamente de acordo com a interpretação de cada pessoa. Para algumas, o pentagrama é um símbolo sagrado e poderoso da fé cristã, enquanto para outras ele é um símbolo controverso. Portanto as pessoas desse segundo grupo procuram evitá-lo.

De qualquer forma, o pentagrama é um símbolo fascinante e intrigante tanto na tradição cristã como em outras.

O pentagrama na história da humanidade

O pentagrama e seus significados espirituais são comuns há milhares de anos. Seu uso remonta os tempos antigos, em túmulos e selos do Egito e da Mesopotâmia e moedas da Grécia.

Além disso, o pentagrama era um símbolo do matemático e filósofo grego Pitágoras e seus discípulos, provavelmente em parte como uma forma de os seguidores se reconhecerem. Algumas fontes dizem que para os os pitagóricos ele era um símbolo de saúde e conhecimento. Assim, eles colocavam as letras gregas para a palavra “saúde” nas pontas em algumas representações.

Para os gregos e outros povos ele era um símbolo para afastar o mal. Por exemplo, ele foi visto na cerâmica do antigo reino da Judéia, talvez como uma marca dos cobradores de impostos.

Na Europa da Idade Média, os pentagramas eram símbolos das cinco virtudes cavalheirescas. No poema Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, o protagonista Sir Gawain usa um pentagrama dourado tanto em seu xale quanto em seu escudo como uma marca de sua virtude, lealdade e bondade.

Pentagrama como proteção

Significados espirituais do pentagrama - amuleto

Usou-se também pentagramas ao longo da história como defesa contra bruxas, assim como espíritos malignos e demônios.

No século 16, Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim publicou uma nova versão do pentagrama. Essa versão simbolizava o homem como uma obra perfeita de Deus, com cabeça, mãos e pés representando os cinco pontos e símbolos dos cinco planetas ao seu redor. Lembrando que, nessa época, conhecia-se apenas cinco planetas.

O ocultista francês Éliphas Lévi no século 19 expandiu esse conceito com o “pentagrama tetragrama”, que inclui uma variedade de símbolos que representam a existência humana. Além dos símbolos planetários e astrológicos, este pentagrama inclui símbolos dos quatro elementos e letras hebraicas.

Os maçons também usam o pentagrama como geração do Grande Arquiteto. Uma história dos maçons do final do século 19 observa a variedade de usos – como símbolo do homem, demônio, proteção, magia e outros.

Pentagrama em outras culturas religiosas

Por fim, conforme já dissemos acima, usa-se os pentagramas também ​​em vários contextos religiosos. Para os muçulmanos, o pentagrama é o selo de Salomão, e seus cinco pontos, em pelo menos uma tradição, representam amor, verdade, paz, liberdade e justiça, respectivamente.

Embora não seja o mais prevalente, ele é também o símbolo oficial da Fé Bahá’í, conhecido como haykal, que significa “templo” ou “corpo” em árabe.

Entre os cristãos tem simbolizado as cinco chagas de Cristo – suas mãos e pés perfurados pela crucificação e seu lado perfurado pela lança de um soldado – assim como a Estrela de Belém e o próprio Cristo.

Atualmente, o pentagrama é mais frequentemente associado às religiões neopagãs, especialmente à Wicca. Nessas tradições, os cinco pontos geralmente representam os cinco elementos do ar, fogo, água, terra e espírito. Além disso, para os wiccanianos, o pentagrama também pode simbolizar o masculino e o feminino, ou a Deusa Tríplice (três pontas) e o Deus Chifrudo (duas pontas).

Muitos neopagãos consideram o pentagrama um símbolo de proteção e podem usá-lo para invocar ou banir espíritos.

Pentagrama e o Diabo

Às vezes, a figura invertida do pentagrama, com duas pontas voltadas para cima e uma voltada para baixo, significa magia negativa ou “negra” e a adoração ao diabo.

Com efeito, figuras de pentagramas invertidos no sigilo de Baphomet, um dos principais símbolos da Igreja de Satã, uma organização ateísta que evoca em suas imagens o Diabo visto no Cristianismo, mas não adora nenhum deus ou ser ou exige que seus membros realizem quaisquer rituais, mágico ou não.

O sigilo de Baphomet retrata uma cabra com seus chifres nas pontas viradas para cima da estrela. Isso provavelmente decorre do renascimento do ocultismo na Europa no século 19.

Segundo estudos, se sustentou que um pentagrama com uma ponta voltada para cima simbolizava a ascendência, Deus e a supremacia do espírito, enquanto um pentagrama com uma ponta voltada para baixo simbolizava Satanás, o tormento eterno e a descida do espírito.

Resumo

Em resumo, o pentagrama é um símbolo antigo seu uso abrange muitas culturas ao redor do mundo. Como você pode ver, são muitos os significados espirituais do pentagrama em diversas culturas religiosas.

Por fim, ele é um símbolo de proteção, equilíbrio e poder, e representa as cinco pontas dos elementos naturais – terra, água, fogo, ar e espírito.

Significados espirituais do pentagrama - piso


Leia também:
62 ideias de filtros dos sonhos e dicas de como fazer
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Significados e simbolismos da Árvore da Vida
Como desenvolver a espiritualidade
Aprenda algumas formas de limpar as energias de acordo com o Feng Shui
Significado do Ankh (chave da vida)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *