Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Se você tem um sótão em casa, ilumine e ventile com claraboias. Nesse texto daremos várias dicas e ainda 30 ideias para você planejar o seu.

A maioria das casas construídas nas últimas décadas já não conta mais com sótão. No entanto ele é encontrado com frequência em muitas casas antigas ou em raros projetos atuais que buscam um retorno ao passado.

Um sótão com pouca luz em geral só pode ser usado como depósito de objetos de pouco uso. Se você tem um sótão assim em sua casa e está pensando em aproveitá-lo melhor, veja abaixo o que uma claraboia pode fazer por você.

Porque ter um sótão com claraboias?

Depois que postamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” o texto “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente” vários leitores nos pediram dicas e ideias sobre o seu uso em várias peças da casa, como salas, cozinhas, banheiros, entre outros.

Essas dúvidas de nossos leitores deu origem a uma série de textos sobre o uso das claraboias nos mais diversos cômodos de uma casa. Assim, nesse texto vamos tratar sobre claraboias em sótãos.

Conforme já mostramos nos outros textos dessa série, as melhorias que uma claraboia pode causar em um ambiente escuro ou com pouca ventilação externa são incontestáveis. No entanto, se tem um ambiente que quase sempre sofre  com falta de luz e de ventilação em uma casa, esse ambiente é o sótão.

Principalmente aqueles sótãos que não possuem nenhuma janela, não possuem paredes verticais para instalá-las e tampouco grades de ventilação. Para esses, a claraboia foi feita sob encomenda.

A propósito, a origem da palavra claraboia é do francês claire-voie (caminho claro), ou seja, as primeiras claraboias que surgiram foram justamente pela necessidade de iluminar e ventilar os espaços escuros.

Com o passar do tempo, pela beleza arquitetônica que proporcionam, as claraboias também passaram a fazer parte de ambientes com outros tipos de iluminação natural. Porém, elas nunca perderam sua função original, iluminar e/ou ventilar um ambiente.

A importância da claraboia em um sótão

Voltando ao nosso sótão não iluminado pela luz natural ou mal iluminado. A adição de uma claraboia a ele certamente terá um impacto incrível, trazendo vida e deixando-o com uma aparência de muito maior do que realmente é.

É surpreendente como a luz natural favorece a decoração e aumenta a vontade de utilizar qualquer ambiente que se queira criar em um sótão, seja ele um quarto de dormir, uma biblioteca, um quarto para as crianças brincarem, uma sala de estar, uma sala de leitura, enfim a luz solar natural atrai as pessoas para o ambiente criado.

Além disso, quem não gosta de contemplar as estrelas no período noturno ou uma boa chuva batendo no vidro da claraboia e escorrendo em direção ao telhado?

Porém, antes de pensar no tamanho e no tipo de claraboia que você vai instalar em seu sótão, primeiro você precisa definir que destinação ele terá, se ele vai se transformar em um quarto ou uma sala, por exemplo.

Qual o tamanho ideal da claraboia do sótão?

Cada peça de uma casa exige uma iluminação específica. Iluminação demais ou de menos em um ambiente pode deixá-lo desconfortável, assim como também o excesso de ventilação ou falta dela, se suas claraboias tiverem também esse propósito e forem de abrir.

Você precisa definir também se as claraboias serão escurecidas em certos momentos do dia com cortinas, persianas, blecautes ou de outra forma. Se você quiser assistir televisão ou dormir até mais tarde em um final-de-semana, por exemplo, o excesso de iluminação natural pode incomodar mais do que favorecer.

Observe a sala abaixo com as claraboias abertas na primeira imagem e com as claraboias fechadas na segunda, as duas opções deixaram o ambiente fantástico e, dependendo da situação, ela pode ser uma sala mais escura ou mais clara.

Ambiente com as claraboias abertas e iluminação natural

Ambiente com as claraboias fechadas e iluminação artificial

Além da iluminação adequada, você precisará se preocupar com o equilíbrio estético das claraboias que vão compor o ambiente e com sua viabilidade. Portanto, procure um especialista para verificar se a estrutura do seu telhado ou laje comportará e aceitará uma claraboia antes de iniciar o seu projeto.

Além disso, a opinião de um especialista em arquitetura e construção também poderá ser útil. Assim ele poderá ajudar a definir quantas claraboias instalar, onde instalá-las e de que tamanho elas serão.

A claraboia precisa ser adequada

Por exemplo, claraboias muito pequenas poderão ser inúteis dependendo da posição em que estejam. No entanto, claraboias muito grandes poderão transformar seu sótão em uma estufa. Mas isso vai depender da posição onde serão instaladas e da região do país onde você mora. Portanto, a palavra é equilíbrio.

Também, como dissemos acima, as claraboias são um ótimo recurso para apreciarmos o céu, as estrelas, a lua, o sol e nos remetem ao sentimento de estar ao ar livre. Assim, seria muito bom se o seu projeto prevesse isso também.

Ao contrário da maioria das outras peças da casa, em geral uma reforma em um sótão destina-se a mudar a sua forma de aproveitamento e uma transformação radical do espaço. Portanto, pesquise muito antes de iniciar seu projeto para que possa desfrutar seu sótão da melhor forma possível.

Para você ter ainda mais ideias sugerimos a também leitura do texto “Aproveitamento de sótão, 28 ideias para você se inspirar” antes de você colocar as mãos-a-obra.

Trouxemos abaixo várias ideias de sótãos com claraboia, assim, tente imaginá-las no seu próprio sótão. Você pode aproveitar também as ideias de decoração, algumas são muito encantadoras.

30 ideias de sótão com claraboias


Leia também:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Salas de estar com claraboias, 30 ideias e muitas dicas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *